Página inicial » Estudos bíblicos
 

02/09/2010

Evangelístico

PROMESSAS DE DOIS CAMINHOS


(Is 43.16 e 19)
Assim diz o Senhor, o que outrora preparou um caminho no mar e nas águas impetuosas, uma vereda. (19) Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.

Preâmbulo: Nem sempre o caminho de Deus é o caminho mais curto, o caminho mais perto, o caminho mais fácil, o caminho mais cômodo, nem tampouco o caminho que do ponto de vista humano parece ser o mais certo ou o mais lógico; Nem sempre o caminho do homem é o caminho de Deus e nem sempre o caminho de Deus é o caminho do homem. (Is 58.8,9) Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

I – CAMINHO NO MAR – ISAÍAS 43.16

Assim diz o Senhor, o que outrora preparou um caminho no mar e nas águas impetuosas, uma vereda.

1.    Foi o maior milagre: A vista das nações. Foi o maior milagre de Deus, conduzir o seu povo pelo meio do mar Vermelho, fazendo cruzar o Golfo de Acaba em pé enxuto.

2.    Sepultado um exercito vivo: (43.17) o que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força-jazem juntamente lá e jamais se levantarão; estão extintos, apagados como uma torcida.

3.    Jeremias disse que isso é coisa passada: Tem certos momentos na vida que precisamos para de contar os milagres antigo, para contar os novos (Jr 16.14,15) Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Tão certo como vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel do Egito; mas: Tão certo como vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Norte...

II – CAMINHO NO DESERTO – ISAÍAS 43.19

Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.

1.    Deus avisa o que vai fazer novo: Deus tem todas as condições de avisar que esta fazendo algo novo. Esta saindo a luz, estava proximo do lançamento.

2.    Antes das coisas novas: (v.18) Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. O cérebro humano tem a característica de só poder receber uma imagem por vez. O cérebro de uma pessoa estrábica (caolho), que tem um olho olhando para uma direção e outro para outra, só recebe uma imagem (um olho fica inutilizado, pois o cérebro não consegue receber duas imagens ao mesmo tempo). A pessoa que está com sua mente voltada para o passado, não pode ao mesmo tempo olhar para as coisas que Deus está para fazer no futuro. O passado impede o grande futuro que Deus tem preparado. (Fp 3.13) esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. (2 Co 5.17) se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

3.    A coisa nova de Deus: Um Caminho no Deserto Deus ao trazer o seu povo cativo em Babilonia prepararia uma caminho pelo deserto, sem obstaculos para que pasasse seu povo. Com muita agua para homens e animais. Um verdadeiro oasis. (43.20) Os animais glorificariam a Deus por este beneficio.

4.    Deserto restaurado: Davi conhecia muito bem um fenomeno que acontecia em todos os invernos na Palestina (Outubro a Abril) Quando por causa de chuvas Serodias criava torrentes que penetravam e corriam pelo Neguebe. (Sl 126.4) Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

5.    Deserto florescendo: No mundo todo regiões que antes eram florestas hoje se transformaram em deserto. No Rio Grande do Sul, vários locais estão se tornando em grandes desertos. O deserto do Saara, avança mais e mais a cada dia, engolindo o continente africano. Porém, com Israel, o que se vê é exatamente o oposto: reigões que antes eram desérticas, agora estão dando frutos. Desde 1948 as chuvas aumentaram em 200% em Israel. (Is 35.1) O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso

6.    Outro milagre do Deserto: (Is 35.6) os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. Esse Caminho no Deserto é o Evangelho de Jesus.

III – OS CAMINHOS DE DEUS

1.    Sinalizados: (Is 30.21) Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. Esse Caminho é o Evangelho de Jesus

2.    Ensinados: (Is 48.17) Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar. Esse Caminho é o Evangelho de Jesus.

3.    Plano: (Is 11.16) Haverá caminho plano para o restante do seu povo, que for deixado, da Assíria, como o houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito.

IV – OS CAMINHOS DOS HOMENS

1.    Precisa ser aterrados: (Is 57.14) Dir-se-á: Aterrai, aterrai, preparai o caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo. O aterro é feito onde existe um lugar baixo, dinivelado, vazio.

2.    Precisa ser limpadso: (Is 62.10) Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos.

3.    Precisam ser endereitados: (Is 59.8) Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz.

4.    Precisam ser melhorados: (Is 65.2) Estendi as mãos todo dia a um povo rebelde, que anda por caminho que não é bom, seguindo os seus próprios pensamentos.

Por: Teófilo Karkle
Assenbleia de Deus - Lages SC
pastor.karkle@hotmail.com

Teófilo Karkle



Mais estudos:


Destaques

Hotsites

Acompanhe

© apazdosenhor.org.br - 2000 - 2014- Todos os direitos reservados
RUA GONÇALVES DIAS, Nº 565
CENTRO - (99) 3221-7700
CEP: 65.900-450 - IMPERATRIZ - MA