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Carismáticos?
 
 
MINISTÉRIO VERDADE QUE LIBERTA
 
 
O QUE É A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA ?
CONFERENCISTA, EV.EMANUEL HENRIQUE
Ex. Católico Carismático

RELATO DO MEU TESTEMUNHO
Como quase todo brasileiro nasci na religião católica, filho de uma família tradicionalmente católica, desde cedo aprendi todas as rezas da igreja, fiz a primeira eucaristia, e depois o Crisma. Sempre fui aquele tipo de pessoa bastante voltado a religião e havia dentro de mim uma sede muito grande de Deus, de tal forma que a minha vida era totalmente voltada para a igreja. Comecei a ler a Bíblia desde a minha adolescência, e gostava bastante da leitura bíblica pois sentia que ali estavam as respostas para todas as minhas perguntas. Servi como coroinha do Padre, me sentia muito bem quando vestia aquela batina de sacristão e ficava ali auxiliando na missa. Passei a sentir um grande desejo de me tornar um sacerdote católico, pois acreditava que somente assim eu poderia me aproximar mais de Deus e servi-lo plenamente. Aquele desejo que havia em meu coração existia, porque tudo o que eu mais queria era servir a Deus de todo o meu coração. Até aquela momento eu ainda era apenas um católico tradicional, pois ainda não conhecia a Renovação Carismática Católica, pois naquela época, o movimento carismático ainda estava muito recente na minha cidade e pouco propagado até mesmo no Brasil. Mas certo dia, em um meio da semana, eu entrei na igreja e havia uma reunião dos católicos carismáticos, e percebi que havia algo diferente ali naquela reunião, pois as pessoas oravam em voz alta de uma só vez, e cantavam hinos diferentes daqueles cânticos da missa. Gostei muito e voltei várias vezes, passando a ser um membro daquele grupo, que também era denominado de grupo de oração. O Padre da nossa paróquia não era a favor daquelas reuniões e muitas vezes nos reuníamos em uma sala de uma escola da própria igreja.
Mesmo sendo um católico, eu sabia que havia algumas coisas dentro da igreja que não estavam muito certas, mas não achava algo tão grave, mas depois que comecei a frequentar o movimento carismático de inicio passei a ser aquele tipo de católico bem radical e queria ver tudo certinho dentro da igreja, sentia orgulho de dizer que era da Renovação Carismática Católica Apostólica Romana, falava assim de boca cheia quando era abordado por algum evangélico tentando me evangelizar, e dizia eu para muitos que tudo estava diferente, e que nós éramos agora como os evangélicos e que não havia mais diferença alguma, pois até mesmo as imagens de escultura seriam tiradas pois a igreja estava sendo renovada, assim pensava eu quando ainda estava recente no movimento carismático. Mas o tempo passou e eu percebi que não era aquilo que eu pensava, pois nas nossas reuniões apesar de haver muita referência e louvor a pessoa de Jesus, havia também um destaque muito grande a pessoa de Maria. Com o tempo me tornei um grande defensor da fé católica e passei a estudar muitos livros teológicos que defendiam as doutrinas católicas, pois queria tirar minhas dúvidas e estar preparado para responder as perguntas principalmente de evangélicos, que sempre questionavam muitas doutrinas católicas. Pois bem, me tornei um carismático que muitas vezes chegava ao ponto de ir a residências de crentes para tentar evangelizá-los para a minha religião, eu estava tão bem preparado que as vezes crentes sem preparo bíblico ficavam sem argumentos na hora de um debate comigo. Li alguns livros bem conhecidos dos católicos como por exemplo: "A Igreja do Deus vivo", " A Igreja Católica e os Protestantes" etc. Eram verdadeiros arsenais teológicos contra os protestantes, escritos por padres teólogos peritos em torcer o sentido real dos textos bíbilicos para defender todas as doutrinas católicas.
Me tomei um pregador habilidoso nas reuniões de oração, e isso causava admiração por parte de muitos, pois eu sendo ainda um adolescente já encarava multidões pregando com habilidade a Palavra de Deus, mas aquilo era porque Deus já tinha um plano na minha vida. Era uma pessoa muito caridosa, pois distribuía nos setores pobres da cidade cestas de alimentos que eram recolhidos no grupo de jovens que eu participava. Era também aquele tipo de católico que não possuía vícios e nem gostava de participar de festas, e também não tomava bebidas alcoólicas. Enfim, era um jovem diferente dos outros jovens católicos, pois via eu que tudo aquilo não era agradável diante de Deus, isso já era resultado da leitura da Bíblia, pois comecei a desenvolver um caráter de acordo com os padrões estabelecidos na Palavra de Deus. Houve um tempo em que eu na minha busca por Deus cheguei ao ponto de fazer pesadas penitências e mortificações do corpo, isto porque eu havia lido a biografia da vida de São Francisco de Assis e de São Geraldo, e lá relatava que eles tinham o hábito de chicotear o corpo até sangrar pois acreditavam eles que estavam crucificando as paixões da carne daquela forma, e eu e um amigo meu passamos a fazer coisas semelhantes, pois íamos para a igreja de portas fechadas, e ali, diante do altar e de joelhos com um colar do terço na mão batíamos um no outro com uma sandália. As vezes eu pegava uma cruz de tamanho médio que havia dentro da sacristia, colocava ela sobre meus ombros e rodeava a igreja, do lado de dentro, claro, rezando um terço, que para quem não sabe são 50 ave-maria, 05 pai-nosso 05 glória ao Pai e uma salve rainha, as vezes eu rezava tudo isso com os joelhos em cima de tijolos para me penitenciar, parece tudo um grande absurdo, mas tudo aquilo era uma busca desesperada por Deus.
Mas chegou uma fase em minha vida em que comecei a pesquisar na história secular a origem do Cristianismo e as divisões que culminaram com o aparecimento do Catolicismo e do Protestantismo, e percebi que a igreja original e primitiva não praticava certas doutrinas das quais eu cria e defendia, passei a descobrir na própria Bíblia as respostas para os argumentos que eu mesmo usava contra os evangélicos, e não havia mais como escapar frente as realidades bíblicas que lançavam por terra as minhas tradições e conceitos. Posso dizer que o próprio Espirito Santo se encarregou de me convencer, pois não sentia mais desejo de rezar terços, e nem conseguia mais ver fundamento bíblico na adoração a Maria e confissão com o Sacerdote, pois eu cria tanto como todo carismático, na autoridade do Padre de absolver os pecados na confissão auricular, que eu me confessava todo mês, mas eu já estava convencido de que o perdão, somente Cristo tinha esta autoridade, e não o homem mortal.
Na época em que havia em festejo em honra de algum santo católico, eu me entristecia muito, pois depois da missa, as pessoas e o próprio Padre, se reuniam na porta da igreja, para beber cerveja, e muitos fumando, dançando e muita camalidade, de tal forma que cheguei a conclusão que tudo aquilo era somente religião e tradição, mais não um Cristianismo autêntico e que muda as pessoas em todos os aspectos.
Mas mesmo não concordando mais com muitas coisas, ainda assim fui para Terezina-Pi para ingressar em um seminário católico, pois ainda tinha aquele desejo de ser um sacerdote, mas chegando lá para morar com a minha mãe ela havia se convertido há uma ano em uma Igreja Assembléia de Deus, e eu passei a frequentar os cultos, pois no setor que eu morava não havia igreja católica, e as missas eram realizadas apenas no domingo num pátio de uma escola, também não havia um grupo de oração carismático. Ali naquele lugar os amigos que fiz eram todos crentes, eu passei a conviver com eles mas mesmo assim teimando e tentando dar uma de durão, pois havia ainda em mim aquele orgulho religioso que há em todo bom católico praticante, mas chegou o momento em que eu não mais resisti, um dia do lado de fora da igreja em uma quarta-feira a tarde em um trabalho do círculo de oração das senhoras, eu estava olhando pela janela da igreja e uma irmã dava um testemunho muito lindo, passei a ver algo diferente naquele povo, na maneira de ser, de agir, de vestir, e vi que havia algo especial, quando de repente uma irmã chamada, irmã Creusa, fez o apêlo para que eu aceitasse a Jesus, e não mais resistindo, eu dei a volta, e entrei na Igreja dobrei os meus joelhos, e a glória de Deus caiu sobre todos e finalmente eu me rendi aos pés de Cristo, e troquei a intercessão de Maria pela intercessão do único Mediador entre Deus e os homens, Jesus; troquei a batina de coroinha, pela couraça da justiça, e o terço, pela espada do Espírito que é Palavra de Deus., e até aqui o Senhor tem me ajudado. Amém

CONTEXTO HISTÓRICO DO MOVIMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO
Antes de falarmos do contexto histórico do movimento carismático da igreja católica, é necessário dizer aqui que o termo "carismático" não é de uso exclusivo dos católicos, pois este termo é legitimo, porque "carismático"  dentro da teologia cristã é todo aquele que crê na atualidade dos dons do Espírito Santo, isto é, que eles não se limitam a um passado remoto na história da igreja cristã primitiva, mas que podemos vivenciar as mesmas experiências espirituais dos primeiros cristãos.
É necessário dizer aqui, que o termo "carismático" foi usado em primeira instância aplicável às igrejas consideradas tradicionais e conservadoras e que no início do movimento Pentecostal não aceitaram o batismo com o Espírito Santo tendo como evidência o falar em línguas, mas que com o tempo foram visitadas com o avivamento pentecostal, a partir deste instante este movimento que alcançava estas igrejas foi denominado de "movimento carismático". A igreja católica por sua vez também contrária às manifestações espirituais dos dons do Espírito, logo foi atingida pelo movimento carismático. Entender as raízes históricas do movimento carismático dentro da igreja católica é de suma importância para que possamos compreender plenamente todo este atual quadro de confusão e mudanças tão radicais dentro da liturgia da igreja católica nos nossos dias.
Tudo começou no ano de 1966 na Universidade Católica de Duquesne, em Pittsbugh, na Pensilvãnia, com dois professores iniciantes de teologia. Eles estavam profundamente insatisfeitos com a vida espiritual que possuíam, e passaram a ler dois livros evangélicos ("A Cruz e o Punhal " do Pr. Norte americano David Wilkerson, e "Eles Falam em outras línguas" de Jonh Sherill). Depois desta leitura eles passaram a crer no batismo com o Espírito Santo tendo como evidência inicial o falar em outras línguas. Entraram em contato com um grupo de oração de presbiterianos renovados, e nesta reunião foram eles balizados com o Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas.
Logo após esta experiência, eles programaram para seus alunos um retiro de fim-de-semana tendo como objetivo a busca do batismo com o Espírito Santo, estes alunos foram incentivados a lerem os livros "A Cruz e o Punhal " e "Eles Falam em outras línguas", e também os quatro primeiros capítulos do livro de Atos. Isso aconteceu de 17 a 19 de Fevereiro de 1967, ali estava sendo realizado pela primeira vez uma reunião oficial da Renovação Carismática Católica. Coisas estranhas começaram a acontecer naquelas reuniões, Jovens riam tomados pelo gozo do Espírito, outros oravam sem timidez e em voz alta, alguns eram lançados por terra pela unção do Espírito, e muitas outras coisas semelhantes do movimento pentecostal.
O movimento carismático católico, atingiu também a Universidade católica de Notre Dame de South Bend, Indiana, pois logo que os alunos e professores foram informados das coisas que estavam acontecendo, foram atraídos e estimulados a buscarem também as mesmas experiências carismáticas, estes católicos também entraram em contato com grupos pentecostais, e através de um membro da Assembleia de Deus chamado Ray Bullard, que também era Presidente da Associação de homens de Negócios do Evangelho Pleno (ADONEP), de South Bend, eles reuniram-se com onze ministros pentecostais e suas esposas no porão da casa de Ray, onde em oração pela imposição de mãos daqueles ministros, eles passaram a cantar e a falar em outras línguas. Logo após estas experiências, muitos católicos abandonaram a igreja católica e aderiram a igrejas evangélicas, mas muitos ainda continuaram dentro da igreja católica realizando reuniões de oração e renovação espiritual. Aqueles católicos da universidade de Notre Dame em Indiana, por exemplo, logo após terem recebido o batismo com o Espírito Santo pela intercessão de pastores pentecostais, foram convidados pêlos mesmos, a juntarem-se a igrejas pentecostais, mas eles não aceitaram aquele convite e permaneceram dentro da igreja, na esperança de que houvesse uma renovação espiritual e mudanças profundas.
A Igreja Católica possui uma característica que lhe é peculiar, que é exatamente adaptar dentro de sua teologia novas tendências sem no entanto dividir, e foi exatamente isso que aconteceu com o movimento carismático católico, pois em pouco tempo a hierarquia católica passou a dar ordens e diretrizes ao movimento, pois os carismáticos até hoje tendem a centralizar mais a pessoa de Jesus do que Maria, e assim os bispos e clérigos católicos, passaram a determinar que eles dessem mais ênfase a pessoa de Maria, a Missa e a Eucaristia.
Quando foram assim pressionados muitos  carismáticos abandonaram a igreja, mas no entanto muitos continuaram na igreja obedecendo cegamente ás determinações do Vaticano, pois temiam que houvesse um cisma dentro da igreja, e então o movimento carismático passou a ser apenas mais um departamento dentro da igreja católica.
No Brasil o movimento carismático chegou no ano de 1974 através de padres jesuítas, e a cidade escolhida foi Campinas-SP, pois lá havia muitos missionários e igrejas evangélicas que ameaçavam a fé católica.
Atualmente no Brasil segundo estatísticas recentes, são mais de 12 milhões de católicos carismáticos, sendo 70 milhões em todo o mundo, e eles estão crescendo rapidamente aqui no Brasil devido um grande investimento que a igreja está fazendo na comunicação de massa, através da mídia. No Brasil o principal destaque da Renovação Carismática é o Padre Marcelo Rossi, que se tomou mais um ídolo fabricado pela mídia e adorado pêlos católicos do Brasil. Padre Marcelo se tornou um tipo de artista religioso, pois muitos programas mundanos de televisão para alcançarem uma audiência no ibope levam o Padre Marcelo para seus programas.
 
ANÁLISE TEOLÓGICA SOBRE OS CASOS DE BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NO MOVIMENTO CARISMÁTICO.
Existe uma grande controvérsia em relação a autenticidade das manifestações do dom de línguas dentro da igreja católica, que irei analisar de acordo com o contexto histórico do passado, e da atualidade, á luz da Bíblia, e da minha própria experiência como ex-católico carismático.
As manifestações do começo do movimento são bem polêmicas, pois muitos católicos que diziam terem recebido o batismo com o Espírito Santo, tornaram-se mais excessivamente idolatras e mais fervorosos nas suas convicções. Vejamos alguns depoimentos de alguns carismáticos do inicio do movimento:
 
1. "Depois que o Espírito Santo habitou em mim... a assistência diária á missa tornou-se minha maneira de viver..."
2. "O Espírito Santo tem preenchido cada parte da minha experiência religiosa. Descobri um novo grau de significação em todos os sacramentos, especialmente na confissão e na eucaristia*Descobri uma profunda devoção a Maria."
3. "O Espírito Santo renovou o nosso amor pela igreja. As devoções naturais, como a de Maria, por exemplo tornaram-se mais significativa (e eu era um dos que colocavam Maria completamente fora de cena anos atrás). Especialmente a vida sacramental da igreja tem se tornado mais significativa para mim, particularmente o sacramento da penitência..."   (íí Católicos Pentecostais w, de Kevin e Dorothy , imprensa metodista,SP) Não podemos admitir que Jesus balizaria pessoas com o Espírito Santo para autenticar a sua idolatria e mariolatria, pois Jesus disse que ele (o Espírito Santo) iria guiar em toda a verdade (Jo. 16:12,13; 14:16,17;) O Espírito Santo veio para nos santificar e glorificar Jesus (Jo.l6:14). Como poderia então ele levar os católicos a uma profunda devoção a Maria, a adorar aquela que foi apenas o canal de Deus para a encarnação do verbo (Jo.l:14).
Quero dizer com base na minha própria experiência que o que está acontecendo no movimento carismático em relação ao batismo com o Espírito Santo não passa simplesmente de imitação ou manipulação das emoções das pessoas.
Participei de muitos retiros de fim-de-semana de três dias, em que muitas vezes o líder do grupo nos convocava para ficarmos de pé e treinarmos o dom de línguas, o que por si só demonstra que as línguas faladas por muitos carismáticos são apenas imitações do verdadeiro dom de línguas do Espírito.
Um dos métodos utilizados pêlos carismáticos nas suas reuniões de oração para que haja manifestação de línguas eu mesmo pessoalmente presenciei, em que dentro de uma sala por exemplo, de cem pessoas, dividia-se grupos de quatro, em quatro pessoas; nestes grupo pedia-se que houvesse duas pessoas que falassem em línguas, e duas que não falavam. Tinha então inicio um louvor, por sinal muito
bonito com corinhos evangélicos. Todos sabemos que a música toca nas emoções, e quando todos estavam bastante emocionados, e até mesmo chorando, aqueles que falavam em línguas começavam a falar em línguas nos ouvidos daqueles que ainda não falavam e diziam: "Fala essa língua que eu estou falando, depois o Espírito Santo te ensina o resto".
É dessa maneira que agem os carismáticos, e depois saem por ai dizendo que são balizados com o Espírito Santo, mas continuam da mesma maneira, sem que haja mudança de vida, no que diz respeito a idolatria, pois existem muitos carismáticos que no aspecto moral, são intocáveis, mas que continuam escravos dos dogmas do Vaticano. Eu mesmo quando católico carismático falava em línguas, mas era
aquele tipo de língua pura imitação e artificial, mas quando eu aceitei o verdadeiro evangelho de Cristo, não foi preciso ninguém me dizer que a língua que eu falava era artificial, pois o próprio Espírito Santo se encarregou de me convencer, eu mesmo notei que havia algo de diferente no tipo de língua que eu falava,-e nas línguas do Espírito que os irmãos falavam, então eu não mais falei naquela língua fajuta, e passei a buscar o verdadeiro batismo no Espírito Santo, e depois de dois anos de longa busca eu fui verdadeiramente mergulhado nas profundezas do Espírito de Deus, Aleluia!
Há casos de carismáticos que falam em línguas sob a influência de demônios, e que quando entram em uma igreja evangélica têm caído endemoninhado, conheci uma senhora carismática que tinha o Espírito de adivinhação, pois ela com um terço na mão, e a outra mão na cabeça da pessoa, adivinhava tudo o que estava acontecendo na vida daquela pessoa, uma imitação da palavra de conhecimento, pois não posso crer que isso seria o Espírito Santo, pois Deus não é Deus de confusão, aquela mulher estava profundamente envolvida com a idolatria, isso se assemelha com um caso na época do profeta Jeremias em que o povo chegou ao absurdo de profetizar em nome de Baal um deus pagão Jr.23:9-40.
Ê preciso dizer aqui que tenho visto alguns casos de católicos carismáticos que realmente foram balizados com o Espírito Santo, mas que a primeira evidência, foi que estes carismáticos não permaneceram mais dentro do movimento, pois começaram a descrer nos dogmas católicos, e até mesmo pregar dentro dos grupos de oração contra tais práticas, sendo que esta pessoa começa a ser expurgada de dentro do movimento e passa a ser indesejada, o que culmina com a saída definitiva deste carismático de dentro da igreja católica.
No inicio do movimento carismático muitos daqueles católicos que haviam realmente sido balizados com o Espírito Santo passaram a adorar somente a pessoa de Jesus e rejeitavam a idolatria, vejamos alguns testemunhos destes católicos, no livro "Católicos Pentecostais" de Kevin e Doroth Ranhaghan.
 
1. "Todos ali professavam, a crença de que Jesus estava presente na sala, e que o Espírito Santo também estava lá"
2. "A um lado certa moça contou como um amigo conduziu-a a Jesus", p. l O
3. "...cada palavra era um. grito para todos ouvirem "Jesus Cristo é o Senhor"... p. 18
4. " Muitos se converteram de uma vida pecado, outros de dúvidas intelectuais, passando a aceitar o Senhor Jesus através de maduros atos de fé." P. 35
Estes católicos realmente haviam tido uma experiência de salvação e de batismo com o Espírito Santo, e quando foram pressionados a colocarem Maria no centro, ou em pé de igualdade com Jesus, abandonaram a igreja católica e uniram-se a igrejas evangélicas da época, como ainda hoje está acontecendo.
 
ORIGEM HISTÓRICA E BÍBLICA DA MARIOLATRIA CATÓLICA.
Mas afinal de contas, de onde se originou esta doutrina de adoração em tomo da pessoa de Maria ? Em que parte das escrituras está dito que Maria deva ser venerada ou adorada ? Onde se encontra tal mandamento em atos ou nas epístolas de Paulo e dos demais apóstolos ?
Paulo por exemplo disse que havia anunciado todo o conselho de Deus, mas nunca ensinou sequer de longe que Maria deveria ser adorada, como fazem hoje os católicos romanos.
A adoração em tomo desta figura mãe-filho remonta a épocas distantes na história secular. Segundo a Bíblia em Gn. 10:8-10 Está registrado que Ninrode neto do Patriarca Noé foi o idealizador de Babel, de onde se deriva o termo Babilónia que significa confusão, desordem.
Ninrode segundo a história secular casou-se com Semíramis, que sendo esposa do Neto do Patriarca Noé, sabia ela da existência de uma profecia de que nasceria um de mulher que esmagaria a cabeça da serpente Gn.3:15, enfim, já naquele tempo a humanidade ansiava por um redentor, ou salvador. Semíramis então, teve um filho chamado Tamuz, que ela o apresentou como sendo o prometido da profecia de Génesis, e sabendo ela que segundo a profecia esse redentor seria ferido o seu calcanhar, ela simulou a morte de seu filho tamuz, sendo anunciado que ele havia sido ferido por um Javali, criando-se então uma cerimónia na qual se colocava a imagem de tamuz morto dentro de um esquife, sendo ele pranteado por algumas mulheres, mas logo após havia a festa de alegria pela sua suposta ressurreição prodigiosa. Isso esta registrado em Ez.8:14, quando o profeta é levado por Deus em visões a observar a apostasia do povo que havia aderido a este tipo de paganismo tão comum naquela época.
Semíramis tornou-se a primeira sacerdotisa do culto pagão, e esse culto a Semíramis e tamuz propagou-se por todo o mundo de então quando na ocasião da confusão das línguas. Deus espalhou os habitantes da terra Gn. 11:8,9, sendo assim, esse culto pagão foi levado para várias partes do mundo, em cada região havia um nome diferente, tsis e Hórus no Egito, Afrodite e Eros na Grécia, Vénus e Cupido na Itália, criou-se então a imagem de Semíramis com o seu filho tamuz nos braços, sendo ela chamada de rainha-dos-céus, isso está registrado em Jr.44:17-30, pois o profeta foi enviado por Deus justamente para anunciar a destruição da cidade pelo império dos caldeus justamente por causa daquela idolatria. Observe que hoje quem é chamada de rainha-dos-céus pêlos católicos e adorada é Maria mãe de nosso Senhor Jesus Cristo.
A igreja cristã primitiva nunca possuiu nenhum tipo de de culto que envolvesse a pessoa de Maria sendo chamada de rainha dos céus, o catolicismo tomou emprestado do paganismo e copiou, substituindo os personagens, mas tendo o mesmo sentido pagão e idolatra. Muitos católicos não sabem destas verdades, e pode ser que nesse momento, se você é católico e está lendo estas linhas, está surpreso com estas verdades surpreendentes que têm base na história bíblica e secular.
Todos sabemos pela história do cristianismo que quando Constantino, Imperador romano, foi favorável ao cristianismo, promulgando até mesmo um decreto declarando o cristianismo como religião oficial do império romano, até aquele momento a igreja havia sido preservada de muitas heresias, e mantinha a sua pureza moral e teológica, mas quando esse decreto entrou em vigor, muitos pagãos aderiram á religião cristã apenas por força do decreto imperial, mas não haviam sido transformados e libertos das práticas idolatras, trazendo assim para dentro da igreja muitos costumes pagãos. Constantino não apenas oficializou o cristianismo, mas também passou a sustentar bispos, construir igrejas, e muitos outros benefícios que levou os líderes da época a ficarem devendo favores ao imperador que passou a exercer certa influência até mesmo em algumas decisões eclesiásticas. Ora, cargos eclesiásticos passaram a ter valor político, e muitas pessoas ambiciosas por dinheiro e poder passaram a assumir cargos de liderança apenas por interesses próprios, Paulo havia predito esses fatos, At.20:28-30; Pedro também 2 Pd.2:l-3.
Havia um grande problema, pagãos não regenerados haviam adentrado a igreja e sentiam falta de seu estilo de culto idolatra, para amenizar essa situação, a igreja da época resolveu esse problema substituindo as imagens dos deuses e das deusas do paganismo pelas imagens de mártires e santos que foram mortos exatamente pelas perseguições pagãs. Vemos de maneira impressionante de que forma surgiu a idolatria dentro da igreja romana, ela apenas trocou os personagens, mas a idolatria é a mesma. Incorporou a igreja apóstata ao seu culto, elementos do paganismo, e dentre esses substituiu a adoração a Semíramis e Tamuz com seu filho nos braços, pela imagem de Maria e seu filho menino Jesus nos braços. Colocou o título de rainha dos céus que pertencia a uma divindade pagã e transferiu para Maria, dando-lhe atributos da divindade, como por exemplo, ensinando que Maria foi imaculada sem pecado, isto é, nunca pecou e não possuía uma natureza pecaminosa, contrariando o que diz a Bíblia em Rm. 3:23; 5:12.
 
Veja alguns dogmas católicos sobre Maria e quando foram instituídos:
 
1. Maria é declarada como mãe de Deus - Concilio de Éfeso, 431 -
Refutação - Maria mãe de Jesus Mt. 1:18-25, Jesus tinha duas naturezas, a divina e a humana, como homem ela tinha mãe mas não tinha pai, como Deus ele tem pai mas não tem mãe. 
2. Maria, sempre virgem - Ela não teria tido filhos depois de Jesus.
Dogma aceito no século 4.
Refutação - Maria teve muitos filhos depois de Jesus - Mt. 12:46-50. Mc.3:31-35; 6:3-4. Lc.8:19-21.
3. Maria imaculada - Segundo este dogma ela nunca pecou, nasceu livre do pecado original, este dogma foi declarado pelo Papa Pio IX, em 1854 -
Refutação - Maria era pecadora e precisava de salvação, Lc.l:47; Rm.3:23; 5:12.
4. Maria teria sido assunta ao céu de corpo e alma - Declarado pelo papa Pio XII, em 1950.
Refutação - Maria está esperando a ressurreição, e ressuscitará com os santos - I Ts.4:13-18
 
A adoração e veneração: Há diferença entre "adorar" e "prestar culto"? Se prostrar diante de um ser ou imagem, dirigir-se a ele em orações e ações de graça, fazer-lhe pedidos, cantar-lhe hinos de louvor e adoração não fôr adoração, fica difícil saber o que os papistas entendem por adoração. Chamar isso de veneração é subestimar a inteligência humana. A Bíblia diz que há um só mediador entre DEUS e os homens - JESUS CRISTO (1 Tm 2.5). Entretanto, os católicos aprenderam a orar pedindo a intercessão de Maria. (Rev.Lições Bíblicas- Pr.Ezequias Soares da Silva)
 
ASPECTOS POSITIVOS DO MOVIMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO
 
1. Foram despertados para a leitura da Bíblia, pois antes era permitido apenas ao sacerdote católico interpretar a Bíblia, e houve um tempo em que a Bíblia estava disponível apenas no latim, e muitos católicos não tinham acesso a ela, mas hoje além do acesso, há um interesse muito grande pela leitura da palavra de Deus, o que tem sido um fator positivo para a conversão de muitos católicos. Geralmente, um católico tradicional e nominal quase não pega na Bíblia, mas os carismáticos têm uma fome muito grande da Palavra de Deus.
2. Os carismáticos não se limitam apenas a orações decoradas,mas também eles sabem orar a Deus com palavras espontâneas que brotam do coração, em muitos encontros há momentos de verdadeira explosão de louvor a Jesus.
3. Cerca de 50% dos carismáticos são de fácil acesso ao evangelho, pois existem alguns que mesmo dentro da igreja católica, não concordam mais com o sistema de idolatria da igreja, e são esses que geralmente acabam aderindo a uma igreja evangélica.
 
QUAL É O VERDADEIRO OBJETIVO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA?
Quando o movimento carismático surgiu houve um impacto muito grande dentro da igreja católica, e até hoje esse movimento não é bem aceito por muitos padres, principalmente aqueles que são adeptos da Teologia da Libertação, que se preocupa mais com os aspectos sociais do povo do que com os aspectos espirituais, mas eles estão tolerando este movimento, porque até certo ponto a Renovação Carismática está detendo a evasão de católicos, pois a igreja católica estava perdendo cerca de 600 mil católicos por ano aqui no Brasil. Mas vemos que o verdadeiro alvo do movimento carismático é o de aproximar os católicos dos protestantes; após séculos de perseguição ao protestantismo o papado viu que tudo era em vão, pois como na época da perseguição de Roma, quanto mais perseguição, mais aumentava o número de protestantes. Roma viu que a perseguição física não poderia deter o avanço do povo de Deus, e por isso agora apela para o chamado "ecumenismo" que significa uma chamada para que todas as religiões se unam sob uma mesma bandeira tendo como chefe o Papa de Roma. Hoje, nós que antes éramos chamados de hereges, somos agora chamados de "irmãos separados".
O movimento carismático está sendo um meio muito eficaz na consumação do ecumenismo, pois já presenciei em praça pública carismáticos e batistas juntos de mãos dadas, orando, quando chegava na oração do pai-nosso todos oravam juntos, mas quando chegava a oração da ave-maria, os batistas silenciavam, mas estavam ali reunidos como se todos fossem um , e tivessem as mesmas crenças, muitas igrejas evangélicas se tornaram simpatizantes da igreja católica através do movimento carismático, e existem até crentes que já aderiram, apostatando da fé, mas Paulo diz em II Co.6:14-17 que não pode haver comunhão entre as trevas e a luz, entre o bem e o mal, entre Deus e os ídolos. Como poderia haver comunhão entre nós e um sistema de idolatria que tem levado milhões ao inferno?
A Bíblia afirma claramente que nos últimos dias surgirá uma super igreja mundial APÓSTATA que será composta de todas as religiões , e esta religião mundial é apresentada dentro da simbologia de Apocalipse 17 na figura de uma mulher assentada sobre uma besta, e é também chamada de "grande Babilónia" Ap.18, por causa de seu caráter idolatra, quando João contempla o Anjo clamar: "caiu,
caiu a grande Babilónia", Ap.l8:2, ele está vendo ali não a Babilónia histórica, pois o império babilónico naquela época já não existia mais, o termo "Babilónia"   deriva de "babel"   que significa confusão, Babilónia foi o berço da idolatria, por isso essa igreja apóstata é  chamada de "Babilónia, e realmente a igreja católica se enquadra perfeitamente dentro dessa profecia pois Roma com os seus ensinos
tem propagado e incentivado a idolatria, e existe muita confusão dentro da teologia católica.
Existe na Bíblia um contraste entre a verdadeira igreja e a falsa igreja, podemos ver que a igreja de Jesus é apresentada na simbologia de uma noiva virgem, pura e sem mácula, Éf.5:26,27; a igreja anticristã é apresentada na Bíblia como uma prostituta, isso significa que ela antes era pura, mas que se corrompeu, isso se aplica a igreja católica, pois ela é uma parte do cristianismo que se corrompeu na época de Constantino,. A Bíblia diz que ela está embriagada com o sangue dos santos Ap.l7:6; isso a história registra, pois milhares de cristãos foram mortos nas fogueiras da santa inquisição, por que não se submetiam aos ensinamentos deturpados da Igreja Católica. A igreja de Jesus é apresentada como a Nova Jerusalém que desce do céu ataviada como noiva para seu noivo Ap.21:9,10, e como já dissemos, a falsa igreja é apresentada como a antiga cidade de Babilónia por causa de sua identificação com a idolatria e o estado de confusão em que se encontra.
O dias que vivemos são mais perigosos do que a época da santa inquisição, quando a perseguição era de ordem física, hoje Satanás mudou de tática, ele não vem mais com perseguição, mais com aparência de piedade (II Tm. 3:5).
Há muitos crentes, e até mesmo pastores que estão sendo atraídos pelo movimento carismático católico, impressionados com o fervor e o zelo do movimento, muitos estão sendo enganados por sinais, esquecendo-se que manifestações espirituais não autenticam ninguém como sendo enviado de Deus, pojs está escrito em Dt.l3:l-3, que se surgir um profeta e contar um son^o ou um sinal, e esse sonho ou sinal se cumprir, e depois esse profeta dizer: "Vamos, sigamos a outros deuses, não ouvirás as palavras deste profeta ou sonhador, porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais vosso Deus de todo o vosso coração, e de toda a vossa alma".
Paulo diz que o aparecimento do Anticristo seria segundo a eficácia de Satanás com todo poder, e sinais e prodígios da mentira (II Ts.2:9-12) e em (2 Co. 11:14,15) diz que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz; diz ainda em (I Tm.4: l,2) que nos últimos tempos alguns seriam enganados por espíritos enganadores e doutrinas de demónios, João viu esses espíritos enganadores de mentira na forma de rãs (Ap. 16:13,14).
 
Evangelista Emanuel Henrique hoje é Pastor de Congregação em Imperatriz-MA e pode ser contactado para realizar palestras através dos telefones (XXX-99)523-2804 e (XXX-99)9123-0814.
 
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TIRANDO A MÁSCARA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC)
ANÁLISE HISTÓRICA


O Movimento Católico Pentecostal começou em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, na Universidade de Duquesne, dirigida pela fundação "Padres do Espírito Santo". Em 1966, dois professores leigos de teologia, de Duquesne, Ralph Kefer e Bill Storey, começaram uma busca espiritual que os levou a ler os livros "A Cruz e o Punhal", de David Wílkerson, e "Eles Falam em Outras Línguas", de John Sherrill. Depois de ler esses livros, os dois homens começaram a procurar alguém na região de Pittsburgh, que tivessem recebido o batismo no Espírito Santo, com acompanhamento de línguas. Com o tempo e com a ajuda de um sacerdote da Igreja Episcopal entraram em contato com um grupo de oração liderado por presbiterianos. Neste grupo de oração pentecostal Kiefer e Storey foram batizados no Espírito Santo e falaram em línguas que nunca tinham aprendido.
Esses dois professores planejaram então um retiro de fim-de-semana para vários amigos, a fim de buscarem o derramamento do Espírito Santo na Igreja Católica. Cerca de vinte professores, estudantes formados e suas esposas reuniram-se durante o fim de semana, de 17 a 19 de fevereiro de 1967, em Pittsburgh, para a primeira reunião católica de oração em busca do Espírito Santo. Os participantes foram solicitados a ler os primeiros quatro capítulos de Atos e o livro "A Cruz e o Punhal". As reuniões se realizaram numa grande casa de retiro conhecida como "A Arca e a Pomba". Com o passar do tempo, esse encontro foi apelidado de "o fim-de-semana de Duquesne".
Naquele final de semana, depois de um estudo intensivo do livro de Atos e de um dia devotado à oração e estudo, muitos dos participantes estavam ansiosos por buscar o batismo no Espírito Santo, mas uma festa de aniversário de um dos padres estava programada para o sábado à noite. À medida que a festa começava, um senso de convicção e expectativa permeou o ambiente; logo, um estudante após outro escapuliu da festa e subiu as escadas da capela para orar.
Coisas estranhas começaram a acontecer àqueles jovens, à medida que começaram a buscar do Senhor a plenitude pentecostal. Um estudante chamado David Mangan entrou na sala e foi de repente lançado por terra pelo Espírito Santo. Ele relatou a seguinte experiência:
"Gritei o mais forte que já gritara em minha vida, mas não derramei uma lágrima. De repente, Jesus Cristo era tão real e tão presente que eu podia senti-lo ao redor. Fui dominado por tal sentimento de amor que não posso descrevê-lo."
Mais tarde todo o grupo abandonou a festa lá embaixo e reuniu-se na capela para a primeira reunião de oração católica buscando o batismo no Espírito Santo. Patrícia Gallagher descreveu a reunião deste novo "cenáculo", assim:
"Naquela noite o Senhor levou todo o grupo para a capela. Orações emanavam de mim para que outros viessem conhecê-lo também. Minha antiga timidez para orar em voz alta foi-se completamente, à medida que o Espírito Santo falava através de mim. Os professores então impuseram as mãos sobre alguns dos estudantes, mas a maioria de nós recebeu o "Batismo no Espírito" enquanto estávamos ajoelhados diante do discernimento, profecia e sabedoria, mas o dom mais importante foi o fruto do amor que uniu toda a comunidade. No Espírito do Senhor nós achamos uma unidade pela qual tentáramos há muito tempo alcançar por nossa força."
À medida que esses buscadores católicos oravam até alcançar o Pentecostes, muitas coisas semelhantes às dos pentecostais clássicos começaram a ocorrer. Alguns riam incontrolavelmente "no Espírito", enquanto um jovem rolava pelo chão em êxtase. Gritar louvores ao Senhor, chorar e falar em línguas caracterizaram este início do movimento na Igreja Católica. Não é à toa que foram chamados de "Católicos Pentecostais" pelo público e imprensa, quando as notícias sobre os estranhos eventos em Pittsburgh se espalharam.
Da Universidade de Duquesne o movi-espalhou para a Universidade de Notre Dame, em Soth Bend, Indiana. Este acontecimento veio depois da carta de Ralph Kiefer, que incitou o interesse de vários líderes entre os estudantes e professores que também estavam interessados na renovação espiritual da igreja. Depois de alguma investigação e cepticismo inicial, mais ou menos nove estudantes se reuniram no apartamento de Bert Ghezzi e foram batizados no Espírito Santo.
Eles, porém, não manifestaram nenhum dom espiritual evidente. Para solicitar ajuda, contataram Ray Bullard, um membro das Assembléias de Deus e presidente da Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno de South Bend. Ghezzi descreve como este grupo de intelectuais católicos recebeu o dom de línguas.
"Fomos a casa de Ray na semana seguinte e nos reunimos em seu porão com onze ministros pentecostais de toda a Indiana, acompanhados de suas esposas. Eles passaram a noite tentando persuadir-nos de que se tivéssemos sido batizados no Espírito teríamos falado em línguas. Nós os deixamos cientes de que estávamos abertos para falar em línguas, mas ficamos firmes em nossa convicção de que já fôramos batizados no Espírito, porque podíamos ver isto em nossas vidas. O problema ficou resolvido porque nós estávamos querendo falar em outras línguas desde que isto não fosse visto como uma necessidade teológica para ser batizado no Espírito. A certa altura, dissemos que estávamos dispostos a fazer uma experiência, e um homem explicou-nos as implicações disto. Bem tarde naquela noite, passando da meia-noite, lá embaixo, naquele porão, os irmãos nos alinharam em um lado do cômodo e os ministros se colocaram do outro lado. Então começaram a orar em línguas e a caminhar em nossa direção com as mãos estendidas. Antes de eles nos alcançarem, muitos de nós começaram a falar e cantar em línguas".
Depois de ficarem um tempo orando em Línguas, Ghezzi diz que os amigos pentecostais perguntaram a eles quando deixariam a Igreja Católica e se juntariam a uma igreja pentecostal.
"Realmente a pergunta nos deixou um pouco chocados. Nossa resposta foi que não deixaríamos a Igreja Católica, pois o fato de sermos batizados no Espírito estava totalmente compatível com nossa crença na Igreja Católica. Asseguramos aos nossos amigos que tínhamos grande respeito por eles e que teríamos comunhão com eles, mas que permaneceríamos na Igreja Católica".
"Penso que é significativo o fato de que aqueles entre nós, que foram batizados no Espírito Santo naquela época, nunca pensaram em abandonar a Igreja Católica Romana."
"Nossos amigos pentecostais tinham visto católicos se juntarem a igrejas pentecostais quando foram batizados no Espírito, mas porque não fizemos isto, a renovação carismática católica se tornou possível."
Os eventos de Duquesne foram agora repetidos em Notre Dame - a capital intelectual do catolicismo americano. Os jornais dos campings logo começaram a publicar as inacreditáveis notícias do que estava acontecendo ali. Apesar de serem considerados por alguns como "fanáticos" e "extremistas", os novos pentecostais de Notre Dame incluíam vários respeitáveis professores de teologia e destacados estudantes que se tornaram líderes nacionais do movimento. A maioria deles estava na faixa dos vinte anos. Sob sua hábil e inspirada orientação, o movimento alastrou-se como fogo entre católicos nos Estados Unidos e posteriormente ao redor do mundo.
Por volta de 1974, o movimento abandonou o termo "pentecostal" por outro mais neutro:
"carismático", para não ser confundido com os pentecostais mais antigos. Durante aquele ano, calcu1a-se que o número de grupos de oração na América tenha sido de 1.800 e no mundo todo de 2.400. O número de participantes ao redor do mundo foi estimado em 350.000. Entre esses calcula-se que 2.000 sacerdotes se juntaram ao movimento.
Uma característica bem peculiar da Igreja Católica é sua flexibilidade para assimilar novas tendências, sem dividir. Isto aconteceu com o Movimento Carismático Católico que alcançou seu ápice na década de 70, mas, com o tempo, a hierarquia católica começou a dar algumas diretrizes ao movimento para que se tornasse mais católico. Entre essas diretrizes estava uma ênfase maior na participação da missa, eucaristia e na veneração a Maria. Apesar de não repudiarem explicitamente essas coisas, os católicos carismáticos tendiam a centralizar a pessoa de Jesus em detrimento do culto a Maria e aos santos. Quando começaram a ser pressionados sobre isto, muitos que já tinham contato com grupos pentecostais ou protestantes carismáticos deixaram a Igreja Católica e se vincularam a esses grupos. A maioria, porém, aceitou docilmente as posições defendidas pelo papa e pela hierarquia, e assim o movimento esfriou-se e se tornou mais um departamento dentro da Igreja Católica.
Brasil
No Brasil, o movimento carismático chegou em 1974, no Estado de São Paulo, através dos padres jesuítas, entre eles o padre HaroldJ. Rahm, e a cidade escolhida foi Campinas. A estratégia de começar o movimento carismático nessa cidade do interior do Estado de São Paulo se prende ao fato de lá se concentrarem muitos missionários evangélicos norte-americanos, oferecendo assim ameaça às tradições católicas campineiras. De Campinas a RCC se espalhou para todo o Brasil. O crescimento do movimento se deu rapidamente entre os católicos, apesar das restrições impostas pelo clero brasileiro que nunca simpatizou com a RCC. Na clandestinidade o movimento praticamente tornou-se de leigos, e poucos padres apoiavam. Mesmo assim, após 25 anos, os carismáticos dizem ser hoje oito milhões no país e cinqüenta milhões em todo o mundo.

Objetivo da RCC
O atual objetivo desse movimento é o ECUMENISMO, e para que esse objetivo fosse alcançado teve-se em mente atingir de modo específico os evangélicos pentecostais, e isto por duas razões:
1) Dentre os evangélicos, os pentecostais se demonstravam os mais arredios contra a pretensão de promover o ecumenismo, proposto pelo Concílio Vaticano II;
2) O interesse evangelístico do povo pentecostal afastando muitos católicos da sua grei. O crescimento fenomenal do povo pentecostal no Brasil causava terrível preocupação à liderança católica.
A RCC tem pois como objetivo segurar o católico dentro da sua própria Igreja e restaurar suas práticas e crendices. Assim, a RCC não está interessada em trazer o povo a uma vida nova em Cristo, mas em torná-lo católico praticante, ter orgulho de ser católico.
O que traz a renovação bíblica?
Na Bíblia encontramos alguns exemplos de busca da renovação ou avivamento espiritual. No livros dos Reis (II Reis 22) temos o exemplo do rei Josias, foi o último dos reis justos do Reino do Sul, Judá. Aos dezesseis anos começou a invocar ao Senhor com toda a sinceridade (II Cr 34.3) e, como prova de seu amor e obediência a Deus, começoua destruir a idolatria do meio do povo (o culto a imagens e deuses) (II Cr 34.3-4). Restaurando o templo, foi encontrado o Livro da Lei, escrito por Moisés (II Cr 34.15). Surge uma nova postura do rei e do povo diante da Palavra de Deus, e todo o país experimentou uma renovação espiritual (II Cr 23.1-21).
Os resultados que encontramos na renovação espiritual do rei Josias são:
o "E fez o que era reto aos olhos do Senhor..." (II Rs 22.2);
o Ordenou que reparassem "... as fendas da casa do Senhor..." (II Rs 22.5);
o Provou crer na Palavra de Deus e aceitou sua mensagem (II Rs 22.11);
o Consultou a Deus (II Rs 22.13). Josias queda saber se os pecados do povo de Judá tinham chegado a um ponto em que o juízo era inevitável;
o .... .fez o concerto perante o Senhor, para andarem com o Senhor e guardar os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma..." (II Rs 23.3);
o Destruiu a idolatria (II Rs 23.4-20), "...semelhantemente quebrou as estátuas e cortou os bosques, e encheu o seu lugar de ossos de homens..." (II Rs 23.24);
o Celebrou a "festa bíblica da Páscoa" (II Rs 21.21);
o "...e antes dele não... (II Rs 23.21-22).
Assim a renovação espiritual do rei Josias observa princípios bíblicos, e não a tradição idólatra em que o povo e o reino se encontravam, não obstante o reino ser uma instituição estabelecida e ungida por Deus, e o princípio bíblico essencial para um verdadeiro avivamento é o arrependimento sincero de pecados. Sempre que há arrependimento verdadeiro, pecados específicos são reconhecidos, falsos mestres e irmãos são devidamente disciplinados, práticas pagãs e mundanas são abandonadas e os padrões de santidade são restaurados. Falar de renovação ou avivamento espiritual, sem incluir mudança de atitude, ou sem arrependimento, significa que não há propósito sadio e real de mudança no coração e na maneira de viver do povo.
Neste aspecto a RCC está mais parecida com uma imitação do que venha a ser o avivamento bíblico. Na RCC não existe arrependimento de pecados, mas, sim, a tentativa de um "orgulho católico", "sou feliz por ser católico" etc. Em declaração de Kevin e Dorothy Ranaghan, no livro "Católicos Pentecostais", li edição, de 1972 - Pindamonhangaba, SP, diz: "as orações continuavam, porém, em meio de um alegre bate-papo. Um
jovem casal permanecia de mãos dada.s. Uma moça bebia Coca-Cola. Um homem oferecia um cigarro a alguém. Quando eles, em seguida iniciaram um cântico... "pág. 61 e 62. Desse breve relato, pode-se perceber que as reuniões daqueles católicos não possuíam nenhum elemento visível de uma busca por um avivamento real, mas permanecem na indiferença e com seus antigos vícios e práticas. Isso é visível na maioria dos adeptos da RCC. Não há arrependimento, mudança de vida, libertação dos vícios, com raríssimas exceções. Trata-se de uma renovação de práticas e crendices do catolicismo popular, e não de renovação bíblica. Imagine o leitor o rei Josias e o povo de Judá: se ao invés do arrependimento real tivessem revigorado as práticas e crendices de sua época! O movimento de Josias seda tão pagão quanto a RCC.
Na época de Esdras ocorreu algo de menor vulto ocorreu, mas que levou o povo a se separar das mulheres pagãs para evitar a idolatria e fazer o povo a observar os mandamentos do Senhor (Ed 9 e 10).
Já, o derramamento do Espírito Santo na vida dos 120 discípulos que esperavam a promessa de Jesus, após receberem o poder, fez que se tornassem testemunhas de Jesus, e suas mensagens estão registradas na Bíblia, mensagens cristocêntricas. (At 1.8; 2.22-36; 3.13-26; 4.8-22 e 32-33 etc).
Podemos observar isso com os primeiros católicos que receberam o batismo com o Espírito Santo. Muitos deles deixaram o catolicismo, quando foram proibidos de permanecer glorificando só a Cristo, que é uma das funções do Espírito Santo. (Jo 16.14) Interessante é analisarmos o depoimento dos primeiros católicos que receberam o batismo no Espírito Santo. No livro "Católicos Pentecostais" de Kevin e Doroth Ranaghan diz: (grifo nosso)
Cristo No Centro
o "Todos ali professavam a crença de que Jesus Cristo estava presente na sala, e que o Espírito Santo também estava lá". p. 10;
o "A um lado, certa moça contou como um amigo conduziu-a a Jesus" p.10.
o "Em toda a parte constatávamos sinais do povo de Deus ansiando por uma renovação pessoal em Cristo, por ser a comunidade que Cristo queria para apresentar, doravante, a maneira eficaz,Jesus Cristo, ao mundo moderno" p.11.
o "Essencialmente é um movimento de fé e oração;fé em Jesus Cristo e ora do confiante a ele..." P.11.
o "Alguns católicos de nome, mas que tinham abandonado completamente a Cristo, voltaram verdadeiramente para ele..."p.14
o "... Jesus caminha e fala conosco, que ele cumpre realmente suas promessas, que ele é realmente Emanuel -Deus conosco" p. 14;
o "Esses homens eram homens de oração, cujas vidas foram centralizadas na adoração de nosso Pai, em e através de Jesus Cristo"p.16;
o "...sua fonte de poder deveria ser o amor redentor de Cristo ressurreto"p.16;
o "...cada palavra era um grito para todos ouvirem 'jesus Cristo é o Senhor'.." p.18;
o 'jesus tornou-se familiar para eles de uma maneira nova.." p. 29;
o "Muitos se converteram de uma vida de pecado, outros de dúvidas intelectuais, passando a aceitar o Senhor Jesus através de maduros atos de fé." p.35.
O retorno ao cristocentrismo que aconteceu com a RCC alcançou seu ápice na década de 70.
Maria No Centro
Infelizmente, com o tempo, a hierarquia católica conservadora e extremamente devotada a Maria, começou a dar novas diretrizes ao movimento, para que se tornasse mais católico. Entre essas diretrizes estava uma ênfase maior na participação da missa e eucaristia e na veneração de Maria.
Apesar de não repudiarem explicitamente essas coisas, os primeiros católicos carismáticos tendiam a centralizar tudo a pessoa de Jesus uma vez que o
Espírito Santo os levava a isso, em detrimento do culto a Maria, aos santos e a outras práticas específicas do catolicismo. Quando começaram a ser pressionados sobre isto, muitos que realmente tinham experimentado o batismo com o Espírito Santo e conhecendo a sua função, deixaram a Igreja Católica e se vincularam a igrejas pentecostais. A maioria, porém, aceitou docilmente, tentando adaptar, suas crenças, as posições defendidas pelo papa e pela velha hierarquia, e assim o movimento esfriou-se espiritualmente e se tomou mero departamento da Igreja Católica. Muitos carismáticos hoje não adoram Maria, nem aos santos, não aceitam muitas práticas e crendices da Igreja Romana; outros acreditam que as práticas estranhas às Escrituras, que existem na Igreja Católica, paulatinamente poderão desaparecer, e outros ainda admitem os erros do catolicismo, mas por temerem um cisma procuram conviver com a idolatria e esses erros.
O pior é que a RCC do Brasil está trazendo para os católicos as idéias mais conservadoras e as terríveis crenças do catolicismo popular, a ponto de não ser mais Jesus que batiza com o Espírito Santo, mas a Virgem Maria, e assim vai.
O Que Muda Com a RCC
A velha e cansativa liturgia na Igreja Católica Romana é substituída pela RCC, como se fosse um alegre culto evangélico pentecostal: muita música, corinhos, orações, gestos, palmas etc. A liturgia é com muita participação popular. Existe dentro desse assunto "nova liturgia" ou "uma nova forma de cultuar", alguns aspectos positivos, já que a imitação ou o plágio, feito pela RCC, das igrejas evangélicas pentecostais, faz que a "liturgia barulhenta e alegre" das igrejas pentecostais, deixe de ser marginalizada e repudiada e torna-se legitimada. Os cultos evangélicos pentecostais agora já não são motivo de chacota ou, como diziam: "seitas do mal" ou "manipulação coletiva", agora copiadas ou "clonadas" pela RCC, tomam-se a vedete da mídia. Os jargões evangélicos tais como: "Deus é dez", "Amém, Jesus" e os corinhos, hinos, como "Anjos de Deus", "Senhor, põe um anjo", "A alegria está no coração", tornaram-se sucessos repentinos; já não são músicas caretas dos crentes. No livro Missa de Libertação, do padre Marcelo Rossi - Editora Vozes, páginas 36 a 124, encontram-se aproximadamente 40 cânticos evangélicos. Muitos desses corinhos já em desuso nas igrejas evangélicas pentecostais tornaram-se verdadeiro sucesso na RCC, posto que alguns deles sejam adaptados à concepção católica.
Entre os aproximadamente 88 cânticos copiados e usados (das igrejas evangélicas) pela RCC, registrados no livro Missa de Libertação, do padre Marcelo Rossi, quase todos são cristocêntricos. Assim, nesse sentido, a manolatria é derrotada em dois aspectos:
1. a Igreja Romana começa a falar mais sobre o Senhor Jesus, o Filho de Deus, o Deus do templo (Maria) e "menos do templo (Maria)";
2. os adeptos da RCC começam a dirigir-se mais a Jesus.
O uso da Bíblia pela RCC passa a ser algo mais precioso. Não se envergonham de carrega-la, o que outrora era costume exclusivo dos evangélicos, agora torna-se um objeto de grande valor para os carismáticos. Também ainda cambaleante começa a "incentivar" a leitura e o estudo da Bíblia. Graças a isso muito adeptos da RCC tiveram a experiência do novo nascimento e a libertação dos dogmas de Roma.
A oração é outra prática ainda mal direcionada na RCC, mas um grande avanço para o catolicismo romano. Assim, muitos adeptos da RCC, estão orando corretamente ao Pai, em nome do Senhor Jesus, (Jo 14.13-14) buscando a inspiração do Espírito Santo, foram libertos do romanismo e da escravidão dos vícios.
Há outro aspecto interessante da RCC, que é a luta contra a imoralidade, contra as drogas e coisas semelhantes. Sem dúvida, nesses aspectos rapidamente analisados podemos ver grande mudança na forma de "cultuar" na Igreja Romana.
A difícil palavra ministrada pelos "cultos sacerdotes romanos" agora é substituída pela RCC por uma linguagem mais coloquial, fácil e prática. Ex.: "Deus é dez.
Os eruditos cânticos sacros são substituídos por corinhos populares de fácil memorização e com muita alegoria. Ex.: "Louvai a Deus" ou "Anjos de Deus".
A linguagem direta e o uso da mídia, especialmente a TV, dão condições de uma rápida expansão.
Padres jovens e de boa aparência, trabalhando com a idéia de "orgulho católico", "sou católico, graças a Deus ou "sou feliz por ser católico" etc. Padres que são atletas, halterofilistas, surfistas, jogadores de futebol, cantores, muitos artistas, empresários etc, fazem parte da nova aparência, fruto da RCC.
A RCC É CRISTOCÊNTRICA OU MARIOCÊNTRICA?
A) QUE É CRISTOCÊNTRISMO? É ter Jesus Cristo como centro da fé, como a Bíblia Sagrada nos ensina; é ter a Jesus como único e suficiente Salvador, Mediador, Consolador (Jo 14.6; 1 Tm 2.5; Hb 7.25; 9.14-15).
B) QUE É MARIOCENTRISMO? É ter Maria como centro da fé, como mediadora, consoladora, intercessora.
C) EXISTE CRISTÃO CRISTOCÊNTRIC0 E MARIOCÊNTRICO? Não, ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6.24); há um só Senhor (1 Co 8.5-6); há um só Salvador (At 4.12); há um só Mediador (1 Tm 2.5).
Na análise histórica da RCC fica claro que no início do movimento há um grande retorno ao cristocêntrismo bíblico, ao passo que, com a ingerência dos bispos e autoridades católicas conservadoras, a RCC muda o rumo que o Espírito Santo quer dar a todo o cristão que recebe sua presença, que é "glorificar a Jesus Cristo" e voltar para os dogmas romanos, especialmente o culto e devoção a Maria e às crendices do catolicismo popular.
Mariocentrismo e a Mariolatria na RCC
No livro do padre Marcelo, intitulado "Aprendendo a dizer sim com Maria", Editora Vozes, Petrópolis, 1998, se diz: (grifo nosso)
"Maria... Em sua humildade, fidelidade e capacidade de amar, tornou-se divina'(pág. 7).
"Aqui veremos o que fazer para ter contato maior com a nossa Mãe que, em todos os momentos, por sua intercessão. nos guarda em seu coração e nos conduz à santidade. (pág.7).
"Maria é o refugio para nós pecadores". (pág. 10).
Finalmente, na conclusão, padre Marcelo declara: "Maria ë medianeira de toda as graças"..."Se ela é um canal que leva até seu Filho. É um meio também de se chegar a Deus(Pág. 30).
Nas missas de libertação no Santuário do Terço Bizantino, a estrela da RCC, pelo menos segundo a imprensa, padre Marcelo Mendonça Rossi, mostra como é seu culto, na procissão entre os fiéis. Carrega-se a imagem da Senhora Aparecida do Brasil na frente, depois um grande cruz com a imagem do Cristo, e o padre Marcelo vem logo atrás benzendo as pessoas com o sinal da cruz usando o ostensório.
Em declaração na TV Bandeirantes, no dia 20 de dezembro de 1998, intitulado "Padre Marcelo - uma história de sucesso", a mãe do padre Marcelo deu esta absurda declaração acerca de Maria: "os católicos não são órfãos, porque possuem uma mãe". Certamente ela referia-se a Maria, mãe de Jesus. Porém a Bíblia Sagrada, no Evangelho de João diz: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixareis órfãos, voltarei para vós outros". "...mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em seu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito". (Jo 14.16-18 e 26). Portanto, o cristão não é órfão, não pelo fato de ter Maria por mãe, mas sim, por ter o Espírito Santo de Deus, como Consolador conforme dizem as Escrituras Sagradas.
É comum também observar que os adeptos da RCC usam em seus automóveis não a figura de Cristo, mas o colante da imagem de Maria, além de muitas frases de conteúdo mariano. "Tudo por Jesus. Nada sem Maria."
Pode o Espírito Santo glorificar Maria ou os santos?
Jesus disse.sobre o Espírito Santo: "Ele me glorificará, porque receberá do que é meu..." (Jo 16.14). A Bíblia diz que a glória é devida só a Deus: "... a minha glória, pois, a outrem não darei..." (Is 42.8). Assim o Espírito Santo glorifica somente a Jesus Cristo, mas o "espírito" da RCC glorifica Maria, mãe de Jesus. Vejamos o que a RCC. diz nos seus testemunhos:
"O Espírito Santo tem preenchido cada parte da minha experiência religiosa... Descobri uma profunda devoção a Maria..." (Católicos Pentecostais, p 92)
"Como muitos dos nossos amigos já descobriram, o Espírito Santo renovou nosso amor pela Igreja... As devoções naturais, como a de Maria, por exemplo, tornaram-se mais significativas (e eu era um dos que colocavam Maria completamente fora de cena, anos atrás) " (Católicos Pentecostais, p. 114).
"Sem nenhuma emoção que acompanhasse o acontecimento, mas com grande calor no corpo e uma grande segurança, convidei todos os presentes para me acompanharem no Magnificat (cântico de Maria)" (Católicos Pentecostais, p. 121)
"Naquela reunião houve um duplo dom de Deus. A reunião tomou daquele momento em diante, um sabor nitidamente mariano. A oração, as discussões e as reflexões centralizavam-se em Maria como tipo de todos os cristãos, que cobertos e fortalecidos pelo Espírito de Deus, trazem Cristo ao mundo. Alguns de nós, que não somos chegados à devoção Mariana excessiva, ficamos um pouco perturbados após aquela reunião. Ficávamos um pouco apreensivos pensando que o Espírito de Deus não ficaria muito satisfeito em ver o centro de nossas
atenções passava de Jesus Cristo para Maria. Ficamos confundidos e alegres ao mesmo tempo, ao descobrirmos que o dia seguinte era uma das maiores festas marianas do ano, no calendário litúrgico.., foi uma preparação dirigida pelo Espírito para a festa que se seguia..." (Católicos Pentecostais, p. 226).
Após analisarmos esses testemunhos de membros da RCC, perguntamos corno pode o Espírito Santo de Deus induzir a uma forma errada de orar, quando a Bíblia inspirada por Ele nos diz que o Espírito de Deus nos ensina a orar como convém (Rm. 8.26,27)?
Harold J. Rahn é um jesuíta, veio dos E.U.A. para o Brasil investido da incumbência de estimular aqui o desenvolvimento carismático católico. No seu livro "Sereis Batizados No Espírito", Rahn reconhece as "vantagens da renovação carismática" na "Nova apreciação da igreja, da liturgia, da eucaristia, de Maria'. (p. 38). O jesuíta diz que a única devoção de Jesus na terra foi a sua devoção a Maria e essa "continua sendo a devoção de Jesus no Céu." (p. 41). No cúmulo da idolatria, Rahn diz: "Aleluia a Maria..." (p. 196). Ora, ALELUIA, que quer dizer "Louvai a Deus", por seu próprio sentido, só pode ser atribuída a Deus.
Vejamos outras citações:
"Após o meu batismo no Espírito Santo, senti uma necessidade muito clara de recitar o rosário... Nunca antes eu tivera tal sentimento do papel de Maria conduzindo-me à plenitude de Cristo e do Espírito... Eu oro realmente pelo Papa na missa agora, e embora possa parecer ridículo, começo a orar a 'AveMaria'quando dirijo meu carro e paro em um sinal de trânsito..." (A Renovação Carismática e a Experiência Irlandesa, de autoria de Thomas Flyunn, p. 92 e 93).
Não é Maria que nos conduz à plenitude de Cristo e do Espírito Santo. Jesus nos conduz à plenitude do Espírito, pois é ele quem batiza no Espírito, segundo João Batista. (Mt 3.11) Quem conduz à plenitude de Cristo, por sua vez, é o Espírito Santo, acerca do qual Jesus disse: "Receberá do que é meu".
A devoção a Maria tem sido reforçada pelo movimento carismático" (O MOVIMENTO PENTECOSTAL NA IGREJA CATÓLICA, Frei E. D. O'Conner, p. 167). No livro de O'Gonner se diz:
"Certas pessoas, que sempre foram devotadas a ela (Maria), se regozijaram por verificar que o Espírito Santo a faz cada vez mais venerável. Muitos, cuja devoção tem sido branda, tornaram-se mais fervorosos, e em alguns casos até ardorosos fiéis. Um casal conta como o seu grupo de oração foi se reduzindo aos poucos até ficar apenas com mais um casal. Por último, em um dos cultos, os quatro se sentaram em silêncio durante uma hora, apenas ouvindo o que Deus poderia desejar falar. Depois resolveram cultivar a devoção à Maria" (A CONFUSÃO CARISMÁTICA, apostila 17, da "Voz dos Mártires", Stanley Mawhínney, pág 4).
Os católicos carismáticos costumam citar um versículo fora do contexto e distorcido para dizer que o Espírito Santo glorifica Maria. Vejamos o versículo e analisemos a sua inconsistência:
e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em voz alta: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre". (Lc 1.41,42)
Ora, neste versículo, quando Isabel estava cheia do Espírito e fez a exclamação a Maria, não a estava glorificando, mas estava profetizando ou revelando. O Espírito Santo revelou a Isabel quem estava no ventre de Maria. Então Isabel disse que Maria era uma mulher feliz ou bendita, por trazer Jesus em seu ventre. Anos antes disso, a profetiza Débora, cheia do Espírito profetizou a Jael:
"Bendita entre todas as mulheres será Jael" (Juízes 5.24). Ora, nesse caso, como no outro, houve apenas uma revelação de que aquelas pessoas seriam felizes por determinada realização de Deus.
Zacarias, cheio do Espírito Santo, profetizou para seu filho João Batista:
"Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: "...E tu menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos" (Lc 1.76) Aliás, sobre Maria ser bendita, vejamos o que Jesus disse: "Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bendito o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas Ele respondeu: Antes, benditos os que ouvem a palavra de Deus, e a observam" (Lc 11.27-28)
Jesus, na terra, rejeitou toda parceria a Maria. Da mesma forma o outro Consolador, o Espírito Santo, o seu substituto, rejeitará.
Vejamos ainda o que diz a RCC:
"Era normal que a mãe (Maria) presidisse, fosse madrinha desse batismo no Espírito Santo à igreja que no dia de Pentecostes iniciava a sua vida oficial sobre a terra... é ela a esposa do Espírito que melhor que ninguém nos pode obter as suas graças e a renovação incessante do Pentecostes para todos os membros do seu filho. Por isso, a justo título, é chamada Mãe da Igreja". (SEREIS BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO, Harold Rahn, p. 70)
Vemos aqui os seguintes erros:
o Maria não é mãe da igreja. Quando Jesus falou que João era filho de Maria, e Maria era mãe de João, não se referia a uma maternidade universal, mas, sim, ao fato de que após a morte de Jesus, João cuidaria de Maria, já que José estava morto, e seus irmãos eram incrédulos. A prova disto é que a Bíblia diz: "E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa" (Jo 19.27).
o Maria não é madrinha da Igreja no Batismo do Espírito Santo. Primeiro, porque não existe "madrinha" de batismo na Bíblia; segundo, porque a Bíblia não fala que Maria foi a madrinha; terceiro, porque Maria foi batizada com o Espírito Santo no mesmo instante em que os outros o foram (At 1.14; 2.1-4): Como poderia ser batizada e ser madrinha ao mesmo tempo?
o Não é Maria que nos obtém a renovação do Pentecostes, mas Jesus Cristo: "E Eu (Jesus) rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre" (Jo 14.16). "Se Eu (Jesus) for, vo-lo enviarei (Jo 16.7).
Maria não é a esposa do Espírito, já que no reino espiritual não há isso: "Não se casam nem se dão em casamento" (Mt 22.30).
A RCC começou com a leitura do livro protestante "A Cruz e o Punhal", de David Wilkerson, que aceitou que se citasse seu livro no livro "Católicos Pentecostais", no início da RCC. Vejamos agora o que diz David Wilkerson sobre isso tudo:
"Saí fora da Igreja Católica Romana, adoradora de ídolos. Ela idolatra inclusive a santa mãe de Jesus, Maria, a qual na Bíblia nunca vemos sendo adorada e muito menos sendo igualada a Deus" (Toca a trombeta em Sião, David Wilkerson, CPAD, p. 144)
O Espírito Santo veio para nos santificar
O Espírito Santo é santo. Ele é o responsável pelo afastamento do pecado e do mundanismo pelos cristãos (1 Pd 1.2). Ele nos transforma à imagem de Cristo (II Co 3.18). Liberta do jugo do pecado (Rm 6.14-18) e de toda a obra da carne (Gl 5.19-23). Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Infelizmente não é isso que acontece com a RCC. Observe alguns testemunhos escritos por adeptos da RCC:
"As orações continuaram, porém, em meio a um alegre bate-papo. Um jovem casal permanecia de mãos dadas. Uma moça bebia Coca-Cola. Um homem oferecia cigarros a alguém.
Quando eles, em seguida, iniciaram um cântico que dizia... Senti-me, eu mesma, sendo absorvida por aquilo" - Católicos Pentecostais (p. 61 e 62).
Observemos:
"alegre batepapo"...jovem casal de mão dadas... ; " . . moça bebendo Coca-Cola..."; "...oferecendo cigarros.... Tudo numa cordial reunião de oração! Isso porventura inspira? Ajuda a comunhão com Deus? Ainda bem que a RCC nada tem que ver com o movimento carismático evangélico, pois seria escândalo um crente ser encontrado fumando, muito mais numa reunião em que se busca o Espírito Santo: estar sendo realizada com pessoas presentes oferecendo cigarros aos demais (Is 6.3; Ap 4.8; 1 Pe 1.16, Jo 16.8; II Tm 2.19).
"Com os avivamentos (protestantes), veio também uma ética individualista e simplista. A vida limpa é caracterizada por um 'modo limpo' de viver, portanto, não fumando, não bebendo, não fazendo maquiagem, não indo ao teatro ou outro divertimento.., esse estilo de vida religiosa é belo, significativo e relevante. Mas não é essencial, nem desejável para o batismo com o Espírito Santo, especialmente entre pessoas de diferentes contextos espirituais (no caso, os católicos)" - Católicos Pentecostais, p.
Em outras palavras, na RCC as pessoas não precisam viver vidas "limpas", santas, porém.a Bíblia diz "Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.16), "e o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, em toda a vossa maneira de viver, e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis..." (1 Ts 5.21), o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1 Co 6.17-20) - (Extraído Revista Defesa da Fé - www.icp.com.br).
 

           

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