Index
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos
 
 
LIÇÃO 02 - Evangelização - A Missão Máxima da Igreja
Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2007 - CPAD - Jovens e Adultos
TEMA – Tema do trimestre: A doutrina da Igreja sob um aspecto prático
A Igreja e a sua missão
Comentários da revista da CPAD: Pr. Elienai Cabral
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
 
 
AO COLOCAR AQUI ESTA IMAGEM, ESPERO QUE VOCÊ CHORE POR ESTES
QUE ESTÃO MORRENDO SEM OUVIR O EVANGELHO E ESPERO MAIS:
QUE VOCÊ MESMO DECIDA IR PREGAR A ELES.
 
 
 
LIÇÃO 02 - Evangelização - A Missão Máxima da Igreja
TEXTO ÁUREO
"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.1 5).
 

 
 
VERDADE PRÁTICA:
A igreja de Cristo não pode enclausurar-se dentro dos templos, mas deve cumprir a sua missão por toda a parte, onde estão os pecadores.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Mateus 28.19,20; Marcos 16.1 5.18.
Mateus 28
19 - Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
20 - ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias,
até a consumação dos séculos. Amém!
Marcos 16
15 - Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 - pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não Ihes fará dano algum; e imporão
as mãos sobre os enfermos e os curarão.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 18.9-11 A Igreja e sua missão urbana
Terça - At 8.12 A Igreja é a agência do Reino de Deus na terra
Quarta - At 16.9-13 A Igreja usa estratégias adequadas
Quinta - At 1.8 A Igreja depende de poder do alto para evangelizar eficazmente
Sexta - 2 Tm 2.6 A Igreja enfrenta o desafio das seitas
Sábado - Lc 4.18,19 A Igreja evangeliza alcançando o ser humano integral
 
 
Por que Missões?
Nossa intenção é trazer um auxílio a mais ao professor de Escola Bíblica Dominical e ao aluno da mesma, portanto
o material aqui disponibilizado é de muitas fontes, as quais cremos que foram todas inspiradas por DEUS.
Embora a palavra "missões" não se encontre nas Escrituras, a idéia está inserida em toda a Bíblia Sagrada, de Gênesis a Apocalipse. A palavra "missão" vem do latim "mitto" e significa "enviar". No Novo Testamento vemos o próprio Jesus empregando uma palavra com o mesmo significado - a palavra apóstolo (do grego apostello). De maneira simples, podemos afirmar que missão significa enviar.
 
Quando falamos em missões nos referimos à proclamação do evangelho em todo mundo, o que é geralmente chamado de Grande Comissão. Esta Grande Comissão consiste nas últimas instruções de Jesus a seus discípulos e que se encontra registrado nos quatro Evangelhos (Mt 28.18-20; Mc 16.15,16; Lc 24.46-49; Jo 20.21,22), bem como no livro de Atos dos Apóstolos (1.8). Através da Grande Comissão, o Senhor Jesus revela sua vontade - de que todas as pessoas, em todas as épocas - ouçam o evangelho, e assim as famílias da terra seriam benditas (Gn 12.3). A clareza destes textos deixa evidente que na mente de cada cristão obediente a Jesus, deve haver um profundo sentimento de paixão pelas almas. A evangelização do mundo é a vontade e o plano inquestionáveis do Senhor. Uma simples leitura, mesmo superficial, do Novo Testamento, é capaz de nos fazer observar esse fato.
 
Jesus, durante o seu ministério terreno, sempre se preocupou com a situação espiritual das pessoas. O seu olhar era diferente. Ele não via as pessoas pela sua posição social ou financeira, mas via o seu estado espiritual, ele as via como ovelhas sem pastor (Mt 9.35-38). Em outra passagem ele diz que as ovelhas ouvem a sua voz e o seguem, mas mesmo assim não se dá por satisfeito, pois reconhecia que haviam outras ovelhas, a quem ele também deveria agregar (Jo 10.16). E hoje, já passados mais de dois mil anos destas celebres palavras, elas ainda ecoam em nossos ouvidos. Jesus ainda está a nos dizer que ainda existem outras ovelhas que ele deseja agregar ao seu rebanho. São milhões de muçulmanos, hinduístas, budistas e outros. "Mas como ouvirão se não há quem pregue?" (Rm 10.14,15). Cabe aos seguidores de Cristo fazê-lo conhecido em todo mundo, e assim muitas outras ovelhas serão agregadas ao rebanho (Igreja) do Senhor.
 
Para que essa tarefa fosse fielmente cumprida, em suas últimas instruções aos seus discípulos, antes de sua ascensão, Jesus deu a sua igreja representada ali uma ordem. Não foi uma simples opinião ou um mero palpite de Jesus. Ele não disse para a Igreja anunciar o evangelho a todos os povos quando achassem conveniente... ou para ver se compensava ou não... ou quando alguém estivesse à toa... Nada disso! As palavras de Jesus Cristo proferiram uma ordem imperativa clara e expressa para a Igreja, a de evangelizar o mundo e fazer novos discípulos (Mt 28.19; At 1.8). Não era uma ordem para evangelizar toda a cidade e só depois pensar em terras distantes. Não! Seus discípulos deveriam proclamar o evangelho a toda criatura e em todo o mundo (Mc 16.15). E esta ordem não foi somente para aquela época, mas ainda faz parte da missão imperativa da igreja hodierna. A missão da igreja baseia-se na missão de Deus de reconciliar a humanidade consigo mesmo, através do Evangelho. Somos, portanto, enviados a evangelizar o mundo e tornar o Evangelho disponível a toda criatura. A evangelização é a apresentação inteligível, atrativa, significativa, propositada e persuasiva do Evangelho. A ênfase no Novo Testamento é a proclamação verbal do Evangelho. Mais de 140 vezes o Novo Testamento usa palavras tais como diagello, “anunciar”; kataggello, “contar totalmente”; evangelizo, “espalhar boas novas”; ladeo, “conversar” ou “falar”; e kerusso, “anunciar” ou “proclamar”.
 
Por isso, ou fazemos missões mundiais ou, diante de Deus, estaremos sendo desobedientes, negligentes e omissos. Poderemos construir suntuosos templos. Poderemos fundar majestosos conjuntos musicais. E se podemos e temos condições de fazer isso, louvado seja Deus. Mas naquele grande dia, Deus não fará um concurso do templo mais bonito ou do conjunto mais esplendoroso. Ele sim requererá de nossas mãos o nosso empenho no sentido de tornar o mundo evangelizado. Obviamente que sozinhos não poderemos evangelizar o planeta inteiro. Mas podemos e devemos fazer a nossa parte nessa tarefa. E se cada um fizer a sua parte, o mundo evangelizado será um alvo realizável ainda nessa geração.
 
Que o sentimento de paixão pelas almas inunde nossos corações e nos leve a um profundo compromisso com a obra missionária.
Façamos como o missionário, John Hyde que foi chamado “o homem que orava” de tanto que ficava na presença de Deus. Sua vida causou um grande impacto quando foi missionário na Índia e levou milhares a Cristo. Diz-se que todos os dias dizia: “Senhor, dá-me almas senão eu morro”. Chorava e agonizava tanto na presença de Deus que várias vezes recebeu conselho de alguns irmãos que parasse um pouco. Um fato impressionante de sua vida, que foi atestado cientificamente, é que seu coração até mesmo mudou de posição dentro de seu corpo por tanto clamor!
 
 
 
 
 
Curso Prático de Evangelismo
 
1. O Propósito de DEUS – Ele tem chamado do mundo um povo para si, enviando-o novamente ao mundo, para fazer discípulos de todas as nações. (Mt 25.19; Jo 20.21; At 15.14;)
2. A Autoridade da Bíblia – Como inerrante e infalível Palavra de DEUS, afirmamos o poder das Escrituras Sagradas para efetuar o propósito de DEUS na salvação do homem. (Rm 1.16; 2 Tm 3.16)
3. A Universalidade de CRISTO – Afirmamos que só existe um salvador e um só Evangelho, embora haja uma variedade de maneiras de se realizar a obra de evangelização do mundo. (Jo 4.42; At 4.12)
4. A Natureza da Evangelização – Evangelização em si é a proclamação do CRISTO bíblico e histórico como Salvador e Senhor, com o propósito de persuadir os homens, para que por intermédio Dele se reconciliem com DEUS. (At 20.47; 2 Co 5.11, 20)
5. A Responsabilidade Social Cristã – “A fé sem obras é morta”, embora a reconciliação do homem com o homem, não signifique a reconciliação deste com DEUS, nem ação social, evangelização, afirmamos que ambos são parcelas do nosso dever cristão. (Gn 1.26-27; Lc 6.27,35; Tg 2.14-26)
6. A Igreja e a Evangelização – A Igreja ocupa o ponto central do propósito divino, ela é o instrumento para difusão do evangelho. A evangelização mundial requer que a Igreja toda, leve a todo o mundo, o Evangelho Integral em trabalho mútuo de cooperação (Jo 17.21-23; At 1.8; Gl 6.14; Fp 1.27)
7. A Urgência Missionária – Com mais de dois terços da humanidade, ainda não eficientemente evangelizada, como Igreja, sentimo-nos envergonhados da nossa negligência para com tanta gente. Sendo cada geração responsável pela sua geração, esta é a hora da Igreja orar fervorosamente, e lançarem programas visando à evangelização total do mundo. (Jo 4.9; Rm 9.1-3; 10.11-16)
8. As Culturas e a Evangelização – A evangelização mundial requer o desenvolvimento de estratégias e metodologias novas e criativas, e a cultura de um povo em parte é boa e em outra parte má, devido à Queda, por isso deve sempre ser julgada e provada pelas Escrituras, para que possa ser redimida e transformada para a glória de DEUS. ( Mc 7.8,9,13; Rm 2.9-11; 2 Co 4.5)
9. A Educação e a Liderança – Reconhecemos a grande necessidade de melhorar a educação teológica, especialmente em se tratando de líderes de igrejas, existindo em todo povo enorme necessidade de ensino e treinamento para seus pastores e aos leigos nativos. (At 14.21 – 24; Tt 1.5,9)
10. O Conflito Espiritual – Cremos que estamos envolvidos em guerra constante contra os principados e potestades do mal, que buscam destruir a Igreja e malograr sua tarefa de evangelizar o mundo, semeiam falsas doutrinas e mundanismo em nosso meio. O momento demanda vigilância e discernimento. (Jo 17.15; Ef 6.10-20; 2 Co 4.3)
11. Liberdade e Perseguição – A liberdade de praticar e propagar o cristianismo de acordo com a vontade de DEUS é um direito nosso, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas não nos esquecemos de que JESUS nos advertiu de que a perseguição é inevitável, mas nem por isso devemos nos intimidar. ( Mt 5.10-12; At 4.16.21)
12. O Poder do ESPÍRITO SANTO – A evangelização mundial só se concretizará com uma Igreja cheia do ESPÍRITO SANTO, sendo Ele quem convence o homem do pecado. O ESPÍRITO SANTO tem um profundo interesse missionário. (Jo 7.37-39; At 1.8; 1 Co 2.4,5)
13. O Retorno de CRISTO – A promessa da segunda vinda de CRISTO representa um incentivo a missões. Cremos que o período intermediário entre sua ascensão e o seu segundo retorno deve ser usado para o cumprimento da nossa missão como Povo de DEUS, a obra missionária não poderá parar enquanto Ele não vier. (Mc 13.10; 2 Pe 3.13; Ap 7.9)
(Síntese do Pacto de Lausanne).
 
 
 
1- LEITURAS IMPORTANTES:
Lc. 4:14-21 Sinais e prodígios e Milagres, pregação aos pobres de espírito onde quer que se encontrem (nós, hoje estamos pregando o evangelho fácil e comodista dentro de quatro paredes, mas JESUS nos ensinou a levar o evangelho onde quer que exista uma prostituta, um bêbado, um viciado, enfim aonde houver trevas que eu leve a luz).
Jo. 20.1 O primeiro Evangelista foi uma mulher, Maria Madalena. As mulheres precisam e devem ter maiores oportunidades na obra de DEUS, o ESPÍRITO SANTO não tem sexo, havia diaconisas na igreja que começou em Atos dos apóstolos, na época de maior machismo judeu; e agora? As mulheres podem entrar nas casas e ajudar na lavagem das vasilhas ou das roupas e até mesmo no feitio do almoço ou na confecção de um bolo; enquanto pregam o evangelho.
 
2- DEFINIÇÃO DE EVANGELISMO:
 
É a arte de compartilhar a Salvação que recebemos e também o seu autor JESUS CRISTO, com outra (S) Pessoa (S), através de comunicação direta e indireta.
 
3- DOIS TIPOS DE EVANGELISMO:
 
1. Evangelismo Pessoal: (Ex. JESUS e a samaritana, quebrando as barreiras do preconceito racial; Filipe e Eunuco, sinônimo de obreiro preparado para explicar a palavra de DEUS aos necessitados).
 
2. Evangelismo em massa: (Ex. JESUS e o sermão do monte, com as normas da nova religião; Paulo no Areópago, ensinando que filosofia não traz paz à alma e que só devemos adorar a um DEUS.)
 
4- ALGUMAS DÚVIDAS RESPONDIDAS ANTES DE INICIAR:
II Coríntios 5:14,15 (Por que evangelizar?)
II Timóteo 2:2-15 (O que é preciso para evangelizar?)
Atos 20:24 (Com o que se preocupar?)
Atos 18:9,10 (O que Temer? Tem 366 vezes a frase não temas na Bíblia.)
Lucas 19:10 (A quem Evangelizar?)
João 15:16 (Quem deve evangelizar?)
Lucas 10:1 (Precisa de Grupos com muita gente?)
Atos 16:13,14 (Quem vai fazer as pessoas se interessarem?)
Provérbios 11:30 (Qual a verdadeira sabedoria?)
Mateus 20:19 (Basta ganhar as almas?)
Marcos 16:15 (Não fazer acepção de pessoas ou de lugares)
Atos 20:20 (De casa em casa)
Mateus 10:16 (Como se comportar?)
 
5- VISITAS:
O horário de visitas é muito importante, não devendo as visitas ser de improviso. O horário sendo pré determinado traz algumas vantagens como:
Disponibilidade de tempo dos evangelizados.
Os problemas já estarão separados e prontos para serem lançados na conversa entre as duas partes.
Dificuldades bíblicas já estarão anotadas e separadas.
Interferências externas já anuladas previamente.
 
6- LIVROS A SEREM USADOS NO EVANGELISMO:
Principalmente Bíblias: Evangélica e Católica Apostólica Romana (de Preferência Editora Ave-Maria)
Livro Seitas e Heresias (Autor: Raimundo F. Oliveira – CPAD)
Algumas referências e passagens bíblicas importantes que deverão ser guardadas na memória e no coração para serem usadas na hora certa:
Mateus 10:32 e Mateus 11:28
João 3:16 e João 5:24
Romanos 3:23, Romanos 6:23 e Romanos 10:8,9
I Timóteo 2:5
 
7- OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Em Antioquia houve um verdadeiro avivamento: Havia, profetas, evangelistas, pastores, doutores ou mestres e depois enviaram missionários (Apóstolos). At 13.1-4; Ef 4.11-15;
Também se manifestavam as operações do ESPÍRITO SANTO 1 Co 12.8-12;
Em Samaria o povo se convertia porque via e ouvia os sinais que Filipe fazia At 8.5-21
 
Mais subsídios
O EVANGELISMO PRÁTICO:
1) O QUE É EVANGELISMO?
Evangelismo, vem da palavra evangelho, cujas raízes são: a palavra grega “evangelio”, que significa boas novas; e evangelizo que significa trazer ou anunciar boas novas. A palavra evangelho torna-se mais significativa quando estudamos o verbo hebraico “bisar”, que significa “anunciar”, contra, publicar, este verbo é aplicado em Is. 4.27; Sl. 40.9 e 10; Is. 68.11 e 12; que proclama a vitória universal de DEUS sobre o mundo. É proclamar o evangelho de DEUS sobre o mundo. É proclamar o evangelho de DEUS ao povo.
Evangelismo é a tarefa de testemunhar de cristo aos perdidos.
Evangelismo é a tarefa de levar homens a CRISTO.
Evangelismo é alistar vidas ao serviços de CRISTO.
Evangelismo é obedecer e proclamar as boas novas.
 
2) OBJETIVOS DO EVANGELISMO:
a) Anunciar a CRISTO (Jo. 1.36)
b) Levar homens a CRISTO (Jo. 1.41)
c) Alistar vida para o serviço de CRISTO (At. 11.25,26)
d) Proporcionar o crescimento da igreja (At. 2.47;5.14;9.31)
 
Para atingirmos os objetivos para esta década no Brasil a igreja precisa cerca 20% ao ano:
Hoje ela esta crescendo 5% ao ano.
Uma igreja de 100 membros está crescendo 5 membros ao ano.
Precisa crescer pelo menos com 20 membros ao ano.
Uma igreja de 500 membros precisa batizar 100.
Uma igreja de 1000 membros precisa batizar 200 e assim por diante.
 
 
 
COMO DEVE SER FEITO O EVANGELISMO?
1- Com profundo amor;
2- Com paciência e persistência;
3- Ouvindo a pessoa evangelizada;
4- Usando linguagem que as pessoas compreendam;
5- Fazendo perguntas sábias sobre a salvação;
6- Não fugindo do assunto da salvação;
Ex.: CRISTO e a Samaritana – Os Judeus não se comunicavam com os Samaritanos;
7- Evitando assuntos polêmicos e discussões;
8- Evitando ficar irritado;
9- Mostrando o plano da salvação de modo simples;
10- Procurando responder todas as perguntas com apoio bíblico;
11- Reconhecendo que só ovelhas geram ovelhas.
 
 
 
 
MÉTODOS DE EVANGELISMO:
1º Em massa
CRISTO e os Apóstolos sempre gostaram desse método.
Evangelismo em massa é alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo.
Ex.: Cruzadas, Culto nos templos, Cultos nas praças e etc...
 
2º Evangelismo Pessoal
CRISTO e os Apóstolos sempre usaram método de Evangelismo em massa, mas nunca desprezaram o evangelismo pessoal. Ex.: A Samaritana, Zaqueu, Nicodemos, o Eunuco de Candace, a Mulher Adúltera, A Siro-Fenícia e etc...
Evangelismo pessoal é uma pessoa ganhando outra pessoa. Discípulo. Ex.: Filipe e Natanael (Jo 1.43-46)
 
DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS: PONTOS A SEREM CONSIDERADOS :
1- Conhecer o folheto e sua mensagem
2- Entrega-lo com atitudes de interesse
3- Não insistir para que alguém o tome
4- Manter-se calmo e vigilante
5- Não discutir nunca
6- Se alguém jogar o folheto fora, torne-o ajuda-lo
7- Oferecer o folheto com um sorriso sincero e com as seguintes palavras: Boa Tarde(ou ...), Quero oferecer-te:
a) Uma mensagem importante,
b) Algo de importância para sua vida,
c) Um recado de DEUS,
d) Um folheto que explica o caminho da eterna salvação.
8- Dar o folheto carimbado
9- Conhecer como guiar uma alma a CRISTO
 
PASSAGENS QUE O EVANGELISMO DEVE CONHECER BEM E ONDE ENCONTRÁ-LA
1- Os Dez Mandamentos Ex 20; Dt 5.
2- O sermão da Montanha Mt 5.6,7
3- A grande comissão Mt 28
4- O plano de salvação Jo 3.16; Jo 5.24; Rm 8; Is. 53.4,5; At 2.8,9,10,11.
5- Convicção de Salvação I Co 1.18 e 21
 
Topo
 
 
 
ESTRATÉGIA DE EVANGELISMO
1- Nos lares, At. 5.42
2- Nos hospitais, Mt 25.43
3- Nas prisões, Mt 25.43
4- Nas filas de ônibus
5- No púlpito
6- Nos bares
7- Nos restaurantes
8- Nos consultórios
9- Nos colégios e universidades, At 19.9
10- Nos conjuntos residenciais – Folhetos...
11- Nas filas do INSS e similares
12- Nos cemitérios- Dia de finados
13- Nas feiras livres
14- Nas Exposições
15- Nas Estádios e Similares – Folhetos específicos
16- Ao ar livre, At 16.13
17- Através do Telefone
18- Através de postais
19- Através de jantares
20- Através de um testemunho santo
21- Através do Rádio, Sl 19.1,3; Jr. 22.29; Sl 26.7
22- Através da Televisão, Mt 10.27
23- Através das caixas postais
24- Através de cruzadas Evangelísticas, At 8.5,6
25- Com Folhetos (oração)
26- Com jornais, Is 52.7; Am 4.5; Sl. 26.7; 68.11; Mc 1.45; 7.36; 13.10
27- Com cartões de oração
28- Com bíblias e Novos Testamentos
29- Com Cds
30- Com Fitas K-7
31- Com adesivos
32- Através da escola (Um aluno ganhando outros alunos)
33- Na beira de rios , nas praias, At 16.13-15
 
Topo
 
 
 
 
O EVANGELISMO E AS ELITES:
O nosso propósito é mostrar o interesse de JESUS CRISTO na evangelização das Elites `a luz da Bíblia. Temos conhecimento que as elites não são as camadas mais fáceis de serem atingidas Mt 19.23. Mas também reconhecemos que estas camadas necessitam de serem atingidas, pois o evangelho destina-se a toda a criatura neste mundo (Mc 16.15)
 
O QUE SIGNIFICA EVANGELHO:
1 – O evangelho é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê, Rm 1.16
2 – O Evangelho é a mensagem de fé que pregamos, Rm 10.8
3 – O Evangelho é a palavra da cruz, loucura para os que perecem, mas para os que são salvos, poder de DEUS, I Co 1.18.
4 – O Evangelho é a notícia do perdão de DEUS oferecido aos pecadores. As boas novas de grande alegria para todo o povo, Lc 2.10.
 
A QUEM SE DESTINA O EVANGELHO
1- A todo o mundo (Jo 3.16)
2- A todos os homens (I Tm 2.4; Tt 2.11)
3- DEUS não faz acepção de pessoas (Rm 2.11)
 
Talvez o povo mais marginalizado quanto ao evangelho, no planeta, sejam as elites (você já pensou nisso):
QUEM SÃO AS ELITES
1- Elite Política
2- Elite Intelectual
3- Elite Social
 
AS ELITES NO PLANO DA SALVAÇÃO
Existe nas escrituras sobejas provas e evidências de que DEUS se interessa por salvar as Elites.
Ex.: José de Arimatéia Mt 27.57 (Senador)
Nicodemos Jo 3.1-21 (Príncipe)
Manaém At 13.1 (Filho adotivo de Herodes)
 
COMO ALCANÇAR AS ELITES
O exemplo do Eunuco de Candace, At 8.27 [1º ministro da rainha da Etiópia (candace é título honorífico)]
O exemplo do Capitão Cornélio At 10 (centurião da coorte italiana)
O exemplo de Públio At 28.7 (governador da ilha de Malta)
 
IDÉIAS E SUGESTÕES
Refeições nos lares;
Jantares em hotéis e restaurantes;
Literaturas especializadas;
Correspondências específicas com argumentos inteligentes e bem-bolados;
Programas de televisão e rádio.
AS ELITES: AJUDE-NOS A ALCANÇARMOS A ESTES EXCLUÍDOS TAMBÉM.
 
 
 
 
A JANELA 10X40
O evangelho está prosseguindo para ser pregado a todos, porém ainda existem milhões que nunca ouviram, principalmente os mulçumanos, na denominada Janela 10X40, a região menos alcançada do planeta.
Vejamos este panorama hoje: As Religiões mais resistentes ao evangelho são: Islamismo, Budismo e Hinduísmo. E suas raízes estão na Janela 10/40.
 
 
 
 
Os 62 países menos evangelizados do Mundo.
97% dos povos não alcançados.
82% da população mais pobre do mundo.
As bases e os centros de comandado do Islamismo,Budismo e Hinduismo. Apenas 8% da força missionária trabalha ali.
 
100 milhões de crianças vivem nas ruas, e para cada cinco nascidas, duas são abortadas (ou seja 40%).
 
19 milhões estão refugiados por causa dos conflitos em seus próprios países.
 
22 milhões de prostitutas.
520 milhões de favelados em condições subumanas.
2,3 bilhões de pessoas não alcançadas.
Cristãos comprometidos com a evangelização dos não alcançados, apenas 800 milhões Dos 24.000 povos grupos étnicos) no mundo, 8.000 povos ainda não foram alcançados, isto é, (33,33%).
 
Grupos étnicos ou povos são: grupos de pessoas biológica e culturalmente homogêneos, pertencentes a uma mesma raça, com um mesmo idioma e com uma mesma identidade cultural.
 
Há 6.809 línguas faladas no mundo, 333 (5%) tem a Bíblia toda traduzida; 1.140 (17%) trechos da Bíblia; 500 (7%) tem o Novo Testamento traduzido; 335 (5%) quase extinta e 4.500 (66%) nada da Bíblia traduzida.
 
Espanha - 8.095 cidades. Em 7.540 delas não há uma Igreja evangélica. O índice de evangélicos é de apenas (0,22%).
 
Na Grécia - apenas 0,4% de evangélicos, apesar de 98% se declararem cristãos. A Igreja predominante é a ortodoxia protegida pelo estado.
 
Nas terras bíblicas, berço do evangelho, hoje é proibido falar de Jesus. Proibido vender Bíblia, proibido construir templos. Os cristãos são perseguidos e mortos. (Equipe SEMADI - http://www.apazdosenhor.org.br/semadi/estatistica.asp?acao=estatistica%2010-40 )
 
 
 
 
RESUMO DA REVISTA
INTRODUÇÃO
O progresso de uma igreja local não pode ser medido ou avaliado primeiramente por suas atividades filantrópicas, educacionais e materiais.
O progresso real de uma igreja é avaliado por seu alcance evangelístico, juntamente com seus frutos espirituais, como resultado da semeadura da Palavra de Deus. Todas as demais atividades são importantes, mas a prioritária e incessante é a evangelização.
 
PALAVRA-CHAVE
Evangelização: É o esforço conjunto e continuo da igreja para anunciar o evangelho de Cristo aos pecadores.
 
I. DEFINIÇÃO DE TERMOS:
 
1. Evangelho: (Mc 16.1 5).
O que é evangelho?
No sentido mais simples, o evangelho é definido como "boas-novas de salvação em Cristo".
 
2. Evangelização. Mateus 28.19,20
a) Ir - mover-se ao encontro das pessoas.
b) Fazer discípulos. "estar com" as pessoas.
c) Batizar. É o ato físico que confirma o novo discípulo.
d) Ensinar as doutrinas da Bíblia, aperfeiçoar e preparar o discípulo.
 
3. Evangelismo.
informação, persuasão e integração do novo convertido.
 
SINOPSE DO TÓPICO
Evangelho, evangelização e evangelismo distinguem-se quanto à. prática, mas possuem. as mesmas formações lingüísticas.
Evangelho, são as boas novas de salvação a todos.
Evangelização, é o anúncio da rnensagem.
Evangelismo, é a técnica de comunicação.
 
II. A BASE DO EVANGELHO:
1. A base cristológica. a mesma que Cristo pregou.
2. A base ministerial.
a) O sacerdote. representava o povo diante de Deus.
b) O rei. representava a Deus perante o povo.
c) O profeta. era o intermediário entre Deus e o povo.
3. A base sociológica. pessoas evangelizam pessoas, pois Jesus morreu pelos pecadores.
É sociológica porque a igreja emprega os meios da comunicação pessoal.
 
SINOPSE DO TÓPICO
Os três pilares que alicerçam a evangelização - cristológico, ministerial e sociológico - descrevem os fundamentos por meios dos quais as igrejas locais realizam a missão evangelizadora.
 
III- URBANA E A TRANSCULTURAL:
1. Evangelização urbana. Cidades.
2. Evangelização transcultural. A mensagem do evangelho é global, pois o Cristianismo deve alcançar cada tribo, e , língua. e povo, e nação até as extremidades da terra (Is 49.6; At 13.47) .
 
SINOPSE DO TÓPICO:
A missão evangelizadora da igreja é local e global. Enquanto a evangelização local é intracultural (dentro da cultura do evangelista), a global é transcultural (fora da cultura do evangelista).
 
MEMORIZE:
"Uma igreja é um hospital para pecadores, não um eu para santos". Abigail Van Buren.
 
Infobrasil.org (Para ajuda em cultos de missões)
Acervo de Vídeos Missionários
Uma biblioteca de vídeos curtos para você passar
em sua igreja ou conferência missionária

 
 
Taliabo (Português)
Tempo: 35'00"
 
O povo taliabo mora numa remota ilha da Indonésia. Durante gerações eles procuram a chave da vida eterna, pois acreditavam que os seus ancestrais a levaram consigo quando saíram da ilha. Esta vídeo da Missão Novas Tribos conta a história do encontro da chave eterna pelos taliabos. (MNT)
Lançamento NT Tukano (Português)
Tempo: 4'54"
 
Recentemente foi lançado o Novo Testamento no idioma tukano. Fruto de décadas de trabalho dedicado, está vitória é comemorada neste vídeo que mostra o dia em que o NT foi entregue ao povo. (ALEM)
 
Novas Tribos, Apresentação (Português)
Tempo: 10'10"
 
A Missão Novas Tribos atua há mais de 50 anos no Brasil e também em quatro países no exterior. Dedicada à evangelização, à tradução da Bíblia e ao serviço esta entidade serve aos povos indígenas ao redor do mundo. (MNT)
 
Cante de Alegria, Síria (Português)
Tempo: 5'24"
 

Descubra a importância deste país histórico e a beleza de seu povo. Seu coração será tocado ao ver imagens que mostram o quanto Deus ama esta nação e como é importante para nós, como povo de Deus, intercedermos pela Síria. (SEPAL)
Tente Imaginar (Português)
Tempo: 4'42"
 

Este vídeo produzido pela ALEM nos lembra da importância da tradução das Escrituras e a urgência de alcançar as 3.000 línguas que ainda não possuem a Bíblia traduzida. (ALEM)
 
Sua Vez Brasil (Português)
Tempo: 12'30"
 

O 'ide' de Jesus não é privilégio só de países e igrejas com muitos recursos. É nosso privilégio também participar da missão mais importante da história. (AMTB)
Cerimônia Xiita (Português) (Português)
Tempo: 3'23"

 

No dia 10 do mês de Muharram, os seguidores da ala xiita do islã andam pelas ruas. É o aniversário do assassinato de Husayin pelo Califa Hayyid. Os devotos se auto-flagelam em lembrança e como expressão de culpa por terem abandonado os imams quando esses necessitavam de ajuda. Aviso: cenas fortes.
Dong, Povo da China (Espanhol)
Tempo: 3'18"

 

O povo dong é uma etnia antiga com os mesmos costumes que praticam a milhares de anos. Conheça, através das imagens deste vídeo, os festivais e jogos tradicionais que marcam a vida deste povo milenar.
 
Cerimônia Hinduísta (Espanhol)
Tempo: 5'38"

 

A Índia possui milhões de pessoas que buscam a salvação nas crenças e tradições do hinduísmo. Seguidores desta religião politeísta com seus inúmeros deuses se envolvem em cerimônias como esta: a maior assembléia religiosa do mundo.
 
Os Hindus (Espanhol)
Tempo: 3'18"
 
Procurando agradar a seus deuses, milhões de hindus seguem ritos diários que envolvem sacrifícios, ofertas e preces. Para os hindus que levantam o constante clamor a um deus inalcançável, a mensagem do amor de Deus em Jesus Cristo é a resposta que procuram.
 
A China (Espanhol)
Tempo: 3'09"
 
A China é um país onde Deus está fazendo coisas impressionantes. Há milhões de chineses que estão descobrindo a alegria de conhecer Jesus e andar com Ele. Neste vídeo, feito pelos Batistas do Sul dos EUA, você verá imagens emocionantes de novos crentes que estão reunindo em restaurantes públicos e em igrejas subterrâneas para estudar a Bíblia e celebrar a Santa Ceia.
Uma Homenagem (Espanhol)
Tempo: 2'34"
 
Em março de 2004, quatro obreiros cristãos foram martirizados no Iraque, um país arrasado pela guerra. Mesmo com risco de morte por servir ao povo deste país, eles sabiam que seu chamado vinha de Deus e aquilo que faziam nunca seria em vão.
Os Tuaregues (Espanhol)
Tempo: 3'59"
 
O desafio de alcançar os tuaregues da África Ocidental é grande e exigirá orações perseverantes e esforços sacrificais.
 
Tantos Rostos (Espanhol)
Tempo: 1'10"
 
Neste vídeo produzido pelos Batistas dos EUA, vemos centenas de rostos em poucos segundos, levando-nos a refletir sobre os milhões de pessoas que ainda não ouviram do amor de Deus em Jesus Cristo.
Muçulmanos da Índia (Inglês)
Tempo: 5'18"
 
A Índia possui mais muçulmanos do que o Iêmen, Iraque, Jordânia, Barein, Qatar, Emirados, Arábia Saudita, Omã, Egito e Kuwait somados. São fanáticos? Perigosos? Jesus também morreu por eles e nós temos o privilégio de compartilhar com eles sobre a esperança que Deus lhes oferec
“O amor de Deus é o princípio fundamental da história da redenção. Seu amor não está confinado a uma raça, nação, ou grupo cultural. Ele ama a todos os povos. Ama tanto aos pigmeus africanos, quanto aos homens de negócios asiáticos. O amor de Deus ultrapassa todas as fronteiras culturais, raciais e lingüísticas. Ele quer que todos tenham uma oportunidade para seguir a Cristo”. Larry Pater.
 
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 02 - Evangelização - A Missão Máxima da Igreja
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Ide por todo o _____________, pregai o ________________ a toda __________________" (Mc 16.1 5).
 
VERDADE PRÁTICA:
2- Complete:
A igreja de ________________ não pode enclausurar-se dentro dos _________________, mas deve cumprir a sua missão por toda a parte, onde estão os ________________________.
 
INTRODUÇÃO
3- Como podemos, principalmente, avaliar o progresso de uma igreja local? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Por sua ajuda aos pobres e necessitados.
( ) Por seu alcance evangelístico.
( ) Por seus belos templos.
( ) Por seus frutos espirituais, como resultado da semeadura da Palavra de Deus.
 
I. DEFINIÇÃO DE TERMOS:
4- O que é evangelho? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Boas-novas de salvação em Cristo.
( ) É a bíblia lida por todos.
( ) Conteúdo da revelação de Deus, em Jesus como Salvador e Senhor de todos que o aceitam como seu Salvador pessoal.
( ) É a pregação dos humana sobre a história de JESUS.
( ) É o conjunto das doutrinas da fé cristã que deve ser anunciado a toda criatura.
 
5- Quais são as quatro determinações verbais sobre evangelização em Mateus 28.19,20?
Ligue a primeira coluna de acordo com a segunda:
 
 
Batizar
 
Com o sentido de "estar com" as pessoas e torná-las seguidoras de Cristo;
Fazer discípulos.
 
É o ato físico que confirma o novo discípulo pela sua confissão pública de que Jesus Cristo é o seu Salvador e Senhor;
Ensinar as doutrinas da Bíblia
 
com o objetivo de aperfeiçoar e preparar o discípulo para a sua jornada na vida cristã.
Ir
 
No sentido de mover-se ao encontro das pessoas, a fim de comunicar a mensagem salvífica do evangelho;
 
 
6- Quais são as três ações necessárias, à pessoa do evangelista, para realizar o evangelismo, na igreja local?
( ) Informação, persuasão e integração do novo convertido.
( ) Difamação, persuasão e integração do novo convertido.
( ) Informação, persuasão e expulsão do novo convertido.
 
II. A BASE DO EVANGELHO:
7- A tarefa da evangelização está firmada em que bases distintas?
( ) Filosófica, ministerial e sociológica.
( ) Cristológica, material e sociológica.
( ) Cristológica, ministerial e sociológica.
 
8- O que nos ensina a base cristológica da evangelização? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) Que devemos pregar aos pecadores uma mensagem melhor que Cristo pregou quando esteve na Terra.
( ) Cristo não restringiu a mensagem e a missão evangelizadora para si, pois outorgou-as a seus discípulos
( ) Que pregamos aos pecadores a mesma mensagem que Cristo pregou quando esteve na Terra.
( ) Cristo restringiu a mensagem e a missão evangelizadora para si.
( ) O mesmo Espírito que ungiu a Jesus para proclamar as boas-novas habita na Igreja para que ela dê continuidade à proclamação da mensagem salvadora do evangelho de Cristo..
 
9- Quais ministérios distintos, do Antigo Testamento, identificamos?
( ) Sacerdotal, o real e o ensino.
( ) Sacerdotal, o Leal e o Profético.
( ) Sacerdotal, o real e o profético.
 
10- identifique os três ministérios do AT, ligando a primeira coluna de acordo com a segunda:
 
 
O profeta
 
representava o povo diante de Deus, orando e intercedendo por ele no exercício do ministério no Tabernáculo ou no Templo;
O rei.
 
era o intermediário entre Deus e o povo, comunicando a mensagem de amor e de juízo
O sacerdote.
 
epresentava a Deus perante o povo, e simbolizava o domínio do divino sobre o humano;
 
 
11- Como JESUS, como homem, exerceu esse tríplice ministério? Complete:
Como ___________________, Cristo foi identificado pela mensagem que pregava (Lc 4.18,19).
Como __________________, nasceu da linhagem real de Davi (Lc 1.32; Rm 1.3).
Como ______________________, foi declarado sacerdote de acordo com a ordem de Melquisedeque, e não segundo a levítica (Hb 7.11-17,21-27).
 
12- Para quem o Senhor JESUS transferiu esse tríplice ministério?
( ) Para os pastores.
( ) Para a igreja.
( ) Para os evangelistas.
 
13- Explique a base sociológica da evangelização: Complete:
Pessoas evangelizam _____________, pois Jesus morreu pelos pecadores.
É sociológica porque a _______________ emprega os meios da ____________________ pessoal para persuadir os indivíduos de que Jesus é o Salvador; e porque a mensagem não se restringe a um grupo, mas tem por objetivo alcançar _______________ as criaturas.
 
III- URBANA E A TRANSCULTURAL:
14- o que é evangelização urbana?
( ) É a evangelização realizada nas cidades, com pessoas de uma mesma cultura.
( ) É a evangelização realizada no campo, com pessoas de outras culturas e costumes (fazendas, sítios,etc...).
( ) É a evangelização realizada em outros países.
 
15- Quais são os maiores problemas, típicos da vida urbana? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( ) O isolamento humano.
( ) A diversidade cultural.
( ) A marginalização social.
( ) A falta de assistência médica.
( ) O materialismo.
( ) A invasão das seitas e as tendências sociais.
 
16- O que é evangelização transcultural?
É a evangelização que começa na vida ___________________ com as diferentes culturas vividas pelos seus habitantes. Porém ela avança quando requer dos missionários uma _________________________ especial para alcançar as pessoas.
É _______________, pois o Cristianismo deve alcançar _________________ tribo, e , língua. e povo, e nação até as extremidades da ____________(Is 49.6; At 13.47) .
 
 
Ajuda:
www.cpad.com.br - bíblias, livros e revistas
www.escoladominical.com.br
http://www.apazdosenhor.org.br/estudos%5Fbiblicos/Curso%20Pratico%20de%20Evangelismo.HTM
http://www.evangelicos.com/adm/lausanne.htm
www.semipa.org.br
www.infobrasil.org
 
 
Index
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos