Home
Estudos
EBD
Discipulado
 Mapas
Figuras1
 Figuras2
Fotos
Igreja
Link's
Corinhos
Download
 Eu
 
 
 
Lição 01 - O Fim Vem, Vem O Fim! A Doutrina Das Últimas Coisas
Questionário
 
 
Texto Áureo: Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, (2Pe 1.16)
 
Verdade Prática: A doutrina Das Últimas Coisas tem que ser encarada com amor e santa reverência. Através dela, somos alertados quanto à urgência da volta de nosso Senhor JESUS CRISTO.
 
Leitura Diária:
Segunda 1Ts 2.19 A Doutrina Das Últimas Coisas é consoladora
19 Porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor JESUS CRISTO em sua vinda? O maior prêmio que o crente recebe é ver seus ouvintes, seus filhos na fé, aceitando a JESUS CRISTO como Senhor e Salvador e tendo a confirmação desta tão grande salvação no dia do arrebatamento da Igreja, quando estes mesmos filhos na fé também serem transformados e arrebatados.
 
Terça 1Ts 3.13 A Doutrina Das Últimas Coisas nos leva à santificação
13 para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, com todos os seus santos.
3.13 IRREPREENSÍVEIS EM SANTIDADE... NA VINDA DE NOSSO SENHOR. Paulo freqüentemente orava pensando na volta de CRISTO (cf. Fp 1.10). Considerava que seria uma tragédia se, na volta do Senhor, alguns da igreja fossem surpreendidos vivendo em pecado ou indiferentes. JESUS salientou esse mesmo interesse (Mt 24.42-51; 25.1-13). À luz da volta de CRISTO, o padrão bíblico é estarmos "irrepreensíveis em santidade". Devemos ser sincera e totalmente dedicados ao Senhor e separados de tudo quanto o ofende. O termo "com todos os seus santos" se refere aos crentes fiéis que já morreram, e que agora estão com o Senhor no céu.
 
Quarta 1Ts 5.23 A Doutrina Das Últimas Coisas nos preserva do mal
23 E o mesmo Deus de paz avos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO. A oração final de Paulo em favor dos crentes tessalonicenses é que sejam santificados. Quem está na igreja mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a CRISTO, será deixado aqui, no arrebatamento (ver Mt 25.1; Lc 12.45). Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata (ver Ap 17.1).
 
Quinta 2Ts 2.1-2 A Doutrina Das Últimas Coisas firma-nos doutrinariamente
1 Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO e pela nossa reunião com ele, 2 que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de CRISTO estivesse já perto.
2.1 A VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Na sua primeira epístola aos Tessalonicenses, Paulo garantiu que todos os crentes verdadeiros serão arrebatados para encontrar o Senhor nos ares e assim ficarão para sempre com Ele (1 Ts 4.13-18). Esse evento os livraria da ira futura de Deus sobre a terra (1 Ts 1.10; 5.9,10). Agora, porém, os falsos mestres ensinavam que o Dia de Senhor ("Dia de CRISTO") já havia começado, e que a ira final de Deus estava sendo derramada sobre a terra.
2.2 NÃO VOS MOVAIS FACILMENTE... NEM VOS PERTURBEIS. Os tessalonicenses estavam perturbados por causa do que os falsos mestres estavam ensinando sobre o Dia do Senhor. Paulo lhes para não se alarmarem, porque o dia da ira de
Deus ainda não era chegado. Duas coisas assinalarão essa chegada: (1) Haverá uma "apostasia" específica; e (2) manifestar-se-á "o homem do pecado" (v. 3). Paulo declara, em seguida, que esses dois eventos não se cumprirão enquanto "um que, agora, resiste... seja tirado" (v.7). As palavras de Paulo: "quer por espírito, quer por palavra", talvez indiquem que os falsos ensinos eram transmitidos através de línguas, com interpretação, ou através de profecia (ver 1 Co 14.29)
 
Sexta 2Tm 4.1-2 A Doutrina Das Últimas Coisas leva-nos a proclamar a Palavra
1 Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor JESUS CRISTO, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, 2 que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Paulo orienta a Timóteo para que não perca tempo com histórias e contos, mas que pregue a Palavra de DEUS, não se importando em agradar a homens, mas, antes, livrando-os da condenação eterna, lhes pregue a Palavra de DEUS, sem mistura.
 
Sábado 2Pe 1.16 A Doutrina Das Últimas Coisas é consistente
16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, A Doutrina Das Últimas Coisas está baseada nos ensinos de CRISTO mesmo, que compareceu em meio aos homens e Pedro é testemunha ocular deste fato, podendo falar a respeito com autoridade e confirmação de DEUS.
 
Leitura Bíblica Em Classe: 2Pe 3.1-14
1 Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero, 2 para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos, 3 sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências 4 e dizendo: dOnde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o  princípio da criação. 5 Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 6 pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. 7 Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra 9se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios. 8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, he mil anos, como um dia. 9 O Senhor não retarda ia sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 10 Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. 11 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, 12 aguardando me apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 13 Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 14 Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz
 
A segunda vinda de Cristo e o juízo – 3.1-18.
Pedro encerra sua obra com um capítulo escatológico. Após ter falado sobre dois caminhos, dois tipos de vida, o apóstolo fala sobre a segunda vinda de Cristo (3.4) e, novamente, trás à tona o tema do juízo, comparado ao dilúvio dos dias de Noé (3.7). Está em destaque a aparente demora da "parousia".  Pedro adverte que o tempo de Deus é diferente do nosso. "Um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia". (3.8).  Sobre a segunda vinda precisamos de duas atitudes: fé e paciência. A aparente demora de Deus é manifestação da sua misericórdia. Ele está dando tempo para muitos ainda se arrependam e se convertam (3.9). Enquanto que o dilúvio foi a destruição dos ímpios e suas obras através da água, Pedro nos diz que o fim desta nossa era se dará por meio de um "dilúvio de fogo". O apóstolo "desenha" um cenário "apocalíptico" iluminado pelas chamas da ira divina. O fogo abrasará (3.10,12), destruirá (3.7) e fará derreter (3.12). Serão atingidos: os céus (3.7,10,12), a terra (3.7,10) e todas as coisas que nela há (3.10-11). Semelhantemente ao texto de Apocalipse 21.1, Pedro também fala de novos céus e nova terra (II Pd.3.13; Is.65.17).
 
COMENTÁRIOS - Introdução
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, A Escatologia como Doutrina Das Últimas Coisas não é só para teólogos e eruditos da bíblia, antes pelo contrário, é revelação de DEUS para os mais humildes de seu povo.
Em muitas religiões o livro de Apocalipse nem é citado, sendo ensinado que estas coisas são muito complexas e são somente para os líderes interpretarem-nas. A visão do futuro é uma forma de DEUS provar sua existência e provisão para seus fiéis servos, não existe nada de complicado na Palavra de DEUS, somente temos que nos aproximar do autor da bíblia com amor, respeito, reverência e santo temor, pedindo como Daniel a interpretação correta através do ESPÍRITO SANTO.
 
Tópico I - O Que É A Doutrina Das Últimas Coisas?
A Doutrina Das Últimas Coisas é o estudo mais importante sobre DEUS e nosso futuro com o mesmo; negligenciar este estudo é negligenciar nossa salvação, pois é para estas mesmas coisas, e para ficarmos livres de muitas delas, é que fomos salvos.
 
1. Definição:
A palavra escatologia é  formada  de  duas  palavras  gregas:  escato  (eschatos = último, fim)  e logo (lógos = palavra, discussão, instrução, ensino, assunto, tema). Portanto escatologia é o estudo do fim ou o estudo das últimas coisas, ou ainda o estudo dos últimos dias.
Várias passagens das Escrituras empregam a palavra eschatos juntamente com hmera (heméra = dia). Assim temos escath hmera (eschatê heméra = último dia), usado em Jo.6:39 e 7:37. A primeira ocorrência  se refere ao último dia da ressurreição, um dia escatológico, enquanto que a segunda apenas faz alusão ao último dia da festa de casamento. Temos escatai hmerai (eschatais hemerais = últimos dias) em At.2:17; II Tm.3:1; Tg.5:3; e escatou twn hemerwn (eschatou tôn hemerôn = últimos dias) em Hb.1:2. Todas estas passagens aludem ao período de tempo entre a 1ª e a 2ª vindas de Jesus. Os últimos dias iniciaram-se com a 1ª vinda de Jesus que veio na "plenitude do tempo"(Gl.4:4), pois o tempo anterior da dispensação da lei já estava cumprido (Mc.1:15; Lc.16:16). Estamos vivendo os últimos dias. Esse período de tempo que a Bíblia chama de últimos dias, recebe ainda outras designações, tais como: "tempo aceitável... dia da salvação"(Is.49:8) ou "ano aceitável do Senhor"(Is.61:2a); "dispensação da plenitude dos tempos"(Ef.1:10) ou "dispensação da graça"(Ef.3:2)1 ou "dispensação do mistério"(Ef.3:9); "tempo da oportunidade", "tempo sobremodo oportuno", "dia da salvação"(IICo.6:2), "tempos oportunos" (IITm.2:6), "tempos devidos" (Tt.1:3); "hoje" (Hb.3:7,15;4:7,8); "fins dos séculos" (ICo.10:11); "última hora"(IJo.2:18).
 
2. No Antigo Testamento:
As grandes religiões monoteístas foram fortemente marcadas pela escatologia. As questões do juízo final e da ressurreição dos mortos são esboçadas nos últimos livros do Antigo Testamento. A partir do século I a.C., desenvolveu-se entre os judeus uma vasta literatura apocalíptica, com influência sobre a primitiva literatura cristã e o islamismo.
A escatologia está fortemente presente em toda a bíblia, exemplo maior disso é o Livro de Daniel e Ezequiel.
 

JEREMIAS 29.1-14
A CARTA DE JEREMIAS AOS JUDEUS DA BABILÔNIA

Eu escrevi uma carta aos judeus que Nabucodonosor havia levado como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia: autoridades, sacerdotes, profetas e todo o povo. Isso aconteceu depois de terem saído de Jerusalém o rei Joaquim, a sua mãe, os oficiais do palácio, as autoridades de Judá e de Jerusalém, os carpinteiros e os outros operários especializados. O rei Zedequias, de Judá, mandou que Elasa, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias, levassem a carta ao rei Nabucodonosor, da Babilônia. Ela dizia:"O SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, diz o seguinte a todos os judeus que ele deixou Nabucodonosor levar como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia: 'Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas.Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir. Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, os estou avisando para que não se deixem enganar pelos profetas que vivem no meio de vocês nem por aqueles que dizem que podem adivinhar o futuro. Não dêem atenção aos sonhos deles. Eles dizem mentiras em meu nome. Eu não os enviei. Eu, o SENHOR, estou falando.'"O SENHOR Deus diz ainda: 'Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria. Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu afirmo que vocês me encontrarão e que eu os levarei de volta à pátria. Eu os ajuntarei de todos os países e de todos os lugares por onde os espalhei. E levarei vocês de volta à terra de onde os tirei e levei como prisioneiros. Eu, o SENHOR, estou falando.'

A Escatologia no Antigo Testamento.
Destacaremos aqui dez importantes fatos escatológicos profetizados no Antigo Testamento. São eles:

3. No Novo Testamento:

O cristianismo afirma as doutrinas da imortalidade da alma, do juízo particular, em que cada pessoa é julgada perante Deus pelos atos que praticou na existência terrena, e do julgamento universal no fim do mundo, após a ressurreição corporal. A pregação messiânica de Jesus e os textos do Novo Testamento foram objeto de interpretações desde os primeiros séculos da era cristã e durante a Idade Média. Modernamente, os teólogos apresentam novas soluções para os problemas escatológicos, fazendo da salvação individual e coletiva não o objeto de uma espera passiva, mas de uma esperança ativa, em que a plenitude do desenvolvimento humano realiza o encontro espiritual com Deus.
 
Jerusalém foi invadida em 70 d.c. pelos romanos, o templo destruído e os judeus foram dispersos pelo mundo.
Romanos 11:25 = Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;

LUCAS 21:24
E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.
O termo "tempos dos gentios" é o período no qual Jerusalém estaria sob o domínio dos gentios, desde o cativeiro babilônico, continuando até hoje e continuará durante a tribulação. Terminando na segunda vinda de Jesus à terra onde irá julgar as nações.Dn 2:35
A era da igreja que começou no dia de Pentecostes vai até o arrebatamento da igreja. Também conhecida como dispensação da graça Ef 3:1-7 .No livro de apocalipse temos representadas a era da igreja em diversas épocas, através das sete igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia (a última igreja).
Este período não é contado como dentro das 70 semanas pois não correspondem a "teu povo e a tua santa cidade" (Israel e a Jerusalém), mas sim a Igreja, pois a profecia é para Israel e Jerusalém.
Crucificação de Jesus Cristo (FINAL DA 69a Semana)
Jesus morreu para a nossa Salvação.
Isaias 53:8
Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
A Escatologia no Novo Testamento.
Estaremos também destacando aqui dez importantes fatos escatológicos que são destaques no Novo Testamento:
Tópico II - O Objetivo Da Doutrina Das Últimas Coisas:
1. Mostrar o que está prestes a acontecer
DEUS está sempre revelando ao homem o que vai fazer, antes mesmo de fazer, pois o ama e quer livrá-lo de todo o mal, tornando possível à sua criatura ser salvo pelo poder do sacrifício de JESUS na cruz.
Am 3.7 Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
 
2. Preparar o crente para encontrar-se com DEUS
Am 4.12 Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.
Devemos estar prontos para o arrebatamento, pois JESUS vem buscar os preparados e não os que estão se preparando.
Em muitos o ensino escatológico provoca medo, porém este ensino foi dado por DEUS para nos dar a alegria em saber que brevemente estaremos com Ele para sempre.
Sl 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
 
3. Tranqüilizar o povo de DEUS quanto aos últimos acontecimentos
Nada melhor e mais confortante que lermos um livro e ao terminarmos a leitura sabermos que nosso herói venceu e viveu feliz para sempre; assim devemos nos deliciar no estudo da bíblia sabendo que nosso salvador é vencedor da morte, do inferno e de Satanás; e que estaremos para sempre com Ele, o nosso Salvador e Senhor, JESUS CRISTO, o rei dos reis e Senhor dos senhores.
Ap 1.18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
 
4. Alertar a todos que o noivo está chegando.
Foi-nos dadas pistas para que pudéssemos saber, não o dia e nem a hora, porém a estação própria para a colheita de DEUS.
Os sinais são patentes e as profecias nunca se cumpriram com tanta velocidade, estejamos prontos, aí vem o Noivo!!!!
Mt 25.6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Mt 25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
 
Tópico III - As Fontes Da Doutrina Das Últimas Coisas
1. A bíblia
É a infalível Palavra de DEUS, nosso prumo, nossa lâmpada que ilumina o caminho para DEUS.
Sl 119.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem [a hora] em que o Filho do homem há de vir.
 
2. Os credos e as declarações doutrinárias da igreja
A Igreja, ao longo dos séculos tem se sustentado na fé e na Palavra de DEUS.
At 2.42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
 
3. A teologia
O sistemático estudo da Palavra de DEUS só trás benefícios ao povo de DEUS e é o principal descobridor de revelações contidas na Palavra de DEUS para nós, a sua Igreja. Hoje sabemos muito mais a respeito do futuro do que nos tempos apostólicos, pois o ESPÍRITO SANTO vai a cada dia nos revelando mais e mais dos tesouros escondidos nas profundezas da sabedoria de DEUS.
1Co 2.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
 
4. A história
A história, na maioria, escrita por homens incrédulos, só tem comprovado o que não pode ser mudado, DEUS cumpre o que escreveu e não muda um til sequer.
Mt 5.18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um [til] se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
 
5. O Testemunho do ESPÍRITO SANTO
O ESPÍRITO SANTO vai nos ensinando e nos revelando tudo o que antes estava obscuro na Palavra de DEUS, para que mantenhamos a comunhão e amizade com JESUS todos os dias de nossa vida aqui na terra.
Jo 14.26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse [vos ensinará] todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Jo 15.26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
Rm 8.16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
 
Tópico IV - Como Estudar a Doutrina das Últimas Coisas?
1. Recorrendo primeiro à bíblia
De preferência devemos estudar em bíblias de diversas traduções, bem como livros como "Apocalipse, versículo por versículo" de Severino Pedro da CPAD; "Espada Cortante 1 e 2 " de Orlando Boyer da CPAD; tendo o cuidado de estudar estes livros e outros com o máximo de cuidado para não comer "espinho junto com peixe"
 
2. Orando constantemente em profunda reverência
A oração deve ser por sabedoria e revelação como fez Daniel. Lembrando de que revelação é igual a união do Antigo Testamento com o Novo Testamento e revelado pelo ESPÍRITO SANTO, nestes termos.
 
3. Evitando as especulações e as vãs sutilezas da falsa hermenêutica
Na Internet e por todo o lado acharemos milhares de estudos escatológicos, porém devemos fazer uma acareação com a bíblia sempre.
 
4. Esperando com alegria a manifestação do Senhor da glória
DEUS está mais interessado em que nós aprendamos sua Palavra e as futuras coisas que irão acontecer, do que nós mesmos; portanto, busquemos com desejo de aprender para ajudar aos outros e DEUS certamente nos fascinará com suas maravilhas preparadas para nós, os seus filhos amados.
 
CONCLUSÃO:
Estaremos estudando durante este trimestre:
LIÇÃO 2º - A apostasia dos últimos tempos; LIÇÃO 3º - Os sinais da volta de Cristo;
LIÇÃO 4º - O arrebatamento da Igreja; LIÇÃO 5º - A reconstrução do Santo Templo;
LIÇÃO 6º - O renascimento do Império Romano; LIÇÃO 7º - A manifestação do Anticristo;
LIÇÃO 8º - A grande tribulação; LIÇÃO 9º - A volta triunfal de Cristo;
LIÇÃO 10º - O Milênio – O Reino do Messias; LIÇÃO 11º - O julgamento final;
LIÇÃO 12º A formosa Jerusalém Celestial; LIÇÃO 13º - Estarás tu vigiando, quando Jesus vier?
 
Questionário da Lição 01 - Vem O Fim , O Fim Vem! A Doutrina Das Últimas Coisas
Por Ev.Luiz Henrique www.henriqueestudos.cjb.net
Texto Áureo:
1- Pedro afirma que não fala sobre JESUS por ter ouvido fábulas sobre O mesmo, porém fala sobre JESUS por que?
( ) Porque lhe contaram sobre Ele    ( ) Porque viu pessoalmente sua majestade    ( ) Porque é um fofoqueiro
Verdade Prática:
2- De que maneira deve ser encarada a doutrina das últimas coisas?
( ) Com muito medo    ( ) Com certeza de que são coisas não reveladas e ocultas    ( ) Com amor e santa reverência
Introdução:
3- A doutrina das últimas coisas é um conjunto de que?
( ) De verdades cristalinas e bem estabelecidas a respeito do que DEUS está para fazer nestes últimos dias
( ) De verdades cristalinas e bem estabelecidas a respeito do que DEUS já fez nos últimos dias
Tópico I - O Que É A Doutrina Das Últimas Coisas?
4- Dentro da Teologia Sistemática, qual é o nome da Doutrina das Últimas Coisas?
( ) Pneumatologia    ( ) Arqueologia    ( ) Escatologia
5- Quais os pilares da Escatologia no Antigo Testamento? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso
( ) Salvação e Restauração dos Judeus;
( ) Arrebatamento da Igreja
( ) Aparecimento em glória do Messias;
( ) Julgamento das nações no Dia do Senhor;
( ) Grande Tribulação;
( ) Reino de CRISTO na terra;
( ) Ressurreição e Juízo Final;
( ) Novos Céus e Nova Terra
6- De que assuntos trata a Escatologia do Novo Testamento? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso
( ) Arrebatamento da Igreja;
( ) Aparecimento do Anticristo;
( ) Salvação e Restauração dos Judeus;
( ) Grande Tribulação;
( ) Julgamento das nações no Dia do Senhor;
( ) Reino milenial de CRISTO;
( ) Julgamento Final;
( ) Perfeito e eterno estado na Jerusalém Celestial
Tópico II - O Objetivo Da Doutrina Das Últimas Coisas:
7- Quais os objetivos da Doutrina das Últimas Coisas?
( ) Mostrar o que está prestes a acontecer, Preparar o crente para encontrar-se com DEUS, Tranqüilizar o povo de DEUS quanto aos últimos acontecimentos, Alertar a todos que o noivo está chegando.
( ) Mostrar o que está prestes a acontecer, Preparar o crente para encontrar-se com Satanás, Alertar o povo de DEUS quanto aos últimos acontecimentos, Alertar a todos que o dia está chegando.
Tópico III - As Fontes Da Doutrina Das Últimas Coisas
8- Quais são As Fontes Da Doutrina Das Últimas Coisas? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso
( ) A bíblia,
( ) Os Livros Históricos
( ) Os credos e as declarações doutrinárias da igreja,
( ) A teologia,
( ) A ciência
( ) A história e o Testemunho do ESPÍRITO SANTO
9- Qual a autoridade da bíblia como fonte doutrinária sobre as últimas coisas?
( ) Pouca    ( ) Nenhuma    ( ) É inquestionável     ( ) É questionável
10- Quando Os credos e as declarações doutrinárias da igreja são aceitos?
( ) Quando não estão em conformidade com a bíblia     ( ) Quando estão em conformidade com a bíblia
11- De que nos atesta o ESPÍRITO SANTO?
( ) De que JESUS vai demorar muito ainda para buscar sua Igreja    ( ) De que JESUS está voltando para buscar sua Igreja
Tópico IV - Com Estudar a Doutrina das Últimas Coisas?
12- Cite pelo menos quatro procedimentos importantes para que estudemos a Doutrina das Últimas Coisas: Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso
( ) Recorrendo primeiro à bíblia,
( ) Relaxamento espiritual
( ) Orando constantemente em profunda reverência,
( ) Evitando as especulações e as vãs sutilezas da falsa hermenêutica,
( ) Esperando com alegria a manifestação do Senhor da glória.
13- Qual é a "regra de ouro" da verdadeira interpretação bíblica?
( ) A Palavra de DEUS interpreta-se a si mesma    ( ) A Palavra de DEUS é interpretada por teólogos somente
 
 
Ajuda em www.cpad.com.br Livros, Bíblias e revistas
http://www.biblia.8m.com/escatologia.html

www.escoladominical.com.br Dica III

 
 
Home
Estudos
EBD
Discipulado
 Mapas
Figuras1
 Figuras2
Fotos
Igreja
Link's
Corinhos
Download
 Eu