Index
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos
 
 
 
LIÇÃO 13 - DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 4º TRIMESTRE DE 2009
Davi - As vitórias e as derrotas de um homem de DEUS
Comentários do Pr. José Gonçalves
Consultor Doutrinário e Teológico: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
RESUMO DO 4° TRIMESTRE DE 2009 - CPAD
 
 
 
 
 
TEXTO ÁUREO
"E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade" (At 13.22).
 
 
 
 
VERDADE PRÁTICA
Fazer a vontade de DEUS é o segredo de todo projeto bem-sucedido.
 
 
 
 
LEITURA DIÁRIA
 
Segunda
Rt 4.22; 1 Sm 17.12; Mt 1.6; Lc 3.31,32
A genealogia de Davi
Terça
1 Sm 17.13-15
O filho caçula
Quarta
1 Sm 16.12,13
Davi, o ungido de DEUS
Quinta
1 Sm 17.45
Davi, um homem que confiava em DEUS
Sexta
2 Sm 8.1-5
Davi, um homem de conquistas
Sábado
1 Rs 2.10,11
O fim de um reinado próspero
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Samuel 13.13,14; 16.11,12; Salmos 89.20
13 Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu DEUS, te ordenou; porque, agora, o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. 14 Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.
1 Samuel 13.13,14
13.13 NÃO GUARDASTE O MANDAMENTO QUE O SENHOR, TEU DEUS, TE ORDENOU. 
O Senhor tinha ordenado diretamente a Saul que esperasse em Gilgal até que chegasse Samuel, o qual ofereceria sacrifícios e lhe daria instruções (10.8). DEUS testou a obediência de Saul mediante a demora deliberada de Samuel, além dos sete dias combinados. Em desespero (v. 8) e presunção (v. 9), o próprio Saul resolveu oferecer um sacrifício, de modo contrário à Palavra de DEUS. Por Saul não ter cumprido o mandamento do Senhor, Samuel lhe disse que DEUS lhe tiraria o reino (vv. 13,14). Embora Saul tenha permanecido como rei pelo resto da sua vida, seu filho Jônatas não o sucedeu no trono.
13.14 UM HOMEM SEGUNDO O SEU CORAÇÃO. Davi é esse homem. 
(1) Davi era um homem segundo o coração de DEUS, pelas seguintes razões: 
(a) cria em DEUS desde a sua juventude (17.34,37); 
(b) buscava diligente e continuamente a face de DEUS e o seu conselho, dependendo inteiramente dEle (23.2,4; 30.8; 2 Sm 2.1; 5.19,23); 
(c) adorava a DEUS com a totalidade do seu ser e instruía a nação inteira de Israel a fazer o mesmo (1 Cr 15;16); 
(d) reconhecia humildemente que DEUS era o verdadeiro Rei de Israel e que ele mesmo não passava de um representante dEle (2 Sm 5.12); e 
(e) na sua conduta pública obedecia ao Senhor e cumpria a sua vontade de modo geral (cf. At 13.22). 
(2) Em época posterior da sua vida, no entanto, Davi causou profundo desgosto a DEUS em várias ocasiões, deixando de ser um homem segundo o seu coração. Ele desprezou a DEUS e à sua Palavra ao cometer os pecados de adultério e de homicídio (2 Sm 12.7-14), e ao numerar Israel contra a vontade de DEUS (1 Cr 21.1-17).
1 Samuel 16.11,12
11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.12 Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
16.12 LEVANTA-TE E UNGE-O.
Já em tenra idade, Davi cultivava um coração voltado para DEUS como seu pastor espiritual (ver Sl 23). O fiel coração de Davi diante de DEUS (v. 7) foi a razão da sua escolha, por DEUS, para ser o próximo rei de Israel.
Salmos 89.20
20 Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi;
Este salmo é uma oração concernente a destruição de Jerusalém e a queda da dinastia de Davi, e a promessa de DEUS de que a linhagem de Davi permaneceria para sempre (vv. 29,34-37; cf. 2 Sm 7.8-16). O autor indaga se DEUS descumpriu sua promessa. Ora, para que DEUS restaure o seu povo e o trono de Davi, e remova de Israel a sua ira (vv. 46-52). O que o salmista não sabia era que, apesar de DEUS ter castigado Israel por seus pecados, cumpriria sua promessa na pessoa de JESUS CRISTO, da linhagem de Davi, e cujo reino não terá fim (Lc 1.31-33).
A promessa, segundo o concerto de DEUS com Davi, foi que a sua descendência reinaria no trono para sempre (ver também vv. 29,36,37). 
(1) É óbvio que a promessa de DEUS não abrangia todos os descendentes de Davi. Quando os reis davídicos desobedeciam a DEUS, Ele os removia, assim como entregou o Reino do Norte aos seus inimigos, e depois ao cativeiro, quando o povo persistiu na apostasia (ver vv. 38-51). 
(2) O NT vê o cumprimento deste versículo no Senhor JESUS CRISTO. O apóstolo Paulo declara: Da descendência deste [Davi], conforme a promessa, levantou DEUS a JESUS para Salvador de Israel (At 13.23). E o anjo Gabriel revelou a Maria: e o Senhor DEUS lhe dará [a JESUS] o trono de Davi, seu pai... e o seu Reino não terá fim (Lc 1.32,33; cf. 1.69).
O salmista relembra a DEUS que Ele elegeu a linhagem de Davi para reinar sobre Israel e que Ele prometeu que a dinastia de Davi duraria para sempre (vv. 27-29), apesar da infidelidade de Israel.
As promessas de DEUS nos versículos 30-37 não dão qualquer garantia de que os descendentes de Davi reinariam para sempre, nem tratam do assunto da salvação pessoal desses reis. Pelo contrário, as promessas foram feitas a Davi para assegurar-lhe que a infidelidade de Israel e dos seus reis não invalidaria o propósito divino de estabelecer um dos seus descendentes (i.e., JESUS) num trono eterno (vv. 36,37).
Palavra Chave: Servo - Aquele que não tem direitos, ou não dispõe de sua pessoa e bens.
 
INTERAÇÃO
Professor, com a graça de DEUS, chegamos ao final de mais um trimestre. Durante os encontros dominicais, você e seus alunos com certeza foram edificados, exortados e consolados através do exemplo de vida do "homem segundo o coração de DEUS". Davi começou bem a sua carreira, teve alguns tropeços, no entanto, buscou a DEUS, colocou-se de pé novamente e terminou os seus dias bem, na presença do Pai. Aprendemos com isso que fazer a vontade de DEUS é o segredo para se ter uma vida bem-sucedida. A Palavra de DEUS diz que "Davi dormiu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi" (1 Rs 2.10). Que cada um de nós saiba também reconhecer os erros, arrepender-se deles e confessá-los, pois somente assim teremos cumprido nossa missão existencial.
OBJETIVOS
Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
Conscientizar-se que fazer a vontade de DEUS é o segredo de todo projeto bem-sucedido.
Compreender que Davi foi um homem segundo o coração de DEUS, mas isso não significa que fosse isento de falhas.
Descrever as características de Davi que tanto agradaram ao Senhor.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Para a finalização do trimestre, reproduza o quadro abaixo. Utilize-o ao concluir a lição. Mostre aos seus alunos os principais acontecimentos da vida do "homem segundo o coração de DEUS". Conclua perguntando à classe o que aprenderam de mais significativo durante o trimestre e que gostariam de relatar à turma.
 
 
 
 
 
 
 
INTRODUÇÃO
O que tornou Davi um homem segundo o coração de DEUS? 
I. UM HOMEM PRONTO PARA SERVIR (AT 13.36)
1. Davi serviu voluntariamente a sua geração. 
2. Davi serviu a DEUS com propósito. 
II. UM HOMEM PRONTO PARA CRER
1. O menor na casa de Jessé se tornou o maior em Israel. 
2. O pequeno pastor que realizou proezas com o poder da fé. 
III. UM HOMEM PRONTO A SE HUMILHAR
1. Quando buscou reconciliação com o Senhor. 
2. Quando buscou reconciliação com o próximo. 
CONCLUSÃO
Davi foi o homem segundo o coração de DEUS, no entanto, como aprendemos, isso não significa que fosse isento de falhas ou imune ao pecado. 
 
 
SINOPSE DO TÓPICO (1) Davi viveu para o Eterno e, conseqüentemente, viveu também para os outros.
SINOPSE DO TÓPICO (2) A fé de Davi estava por trás de cada uma das suas ações e a transformou em um grande homem.
SINOPSE DO TÓPICO (3) Davi era um homem de diálogo e pronto tanto para perdoar como para se humilhar.
 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Histórico
"Os motivos de Davi
O mais significativo em toda a narrativa do censo e suas conseqüências é que Davi pôde perceber que a eira de Araúna, o jebuseu, deveria ser o local do templo de Yahweh (1 Cr 21.28-22.1). Obtendo esta percepção, passou a reunir os materiais e a mão-de-obra especializada para dar início às preparações da edificação que seu filho Salomão veria terminada.
O desejo de Davi de edificar um templo para Yahweh começou após Hirão, rei de Tiro, ter-lhe construído um palácio real, e a arca da Aliança ter sido trazida para Jerusalém. Por várias razões, incluindo talvez a rebelião de Absalão, a obra não pôde ser executada naquele período. Agora, cerca de quatro ou cinco anos depois, o momento parecia propício, especialmente porque a eira de Araúna havia sido comprada e designada para esse propósito.
O motivo da intenção de Davi construir um templo é claro: ele vivia em um suntuoso palácio de cedro, enquanto Yahweh habitava em uma simples tenda (2 Sm 7.1,2; 1 Cr 17.1). É importante entender que, no antigo Oriente Médio, a soberania de um monarca não era totalmente reconhecida até que tivesse construído uma apropriada habitação. Se isto era verdade sobre os reis humanos, quanto mais o seria sobre os deuses, que, afinal, eram os verdadeiros reis sob os quais os governadores serviam!
(MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento. 7 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.pp. 290-291).
(BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. RJ: CPAD, 2004, pp.243-245).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento. Ed. 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
DEVER, Mark. A Mensagem do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
SAIBA MAIS na Revista Ensinador Cristão CPAD, nº 40, p.42.
 
APLICAÇÃO PESSOAL
Você deseja que DEUS faça em sua vida o mesmo que fez com Davi? Se a sua resposta for afirmativa, coloque-se no altar do ESPÍRITO SANTO; apresente sua vida àquEle que a todos transforma segundo a imagem de CRISTO. Davi, o homem segundo o coração de DEUS, não era perfeito. Já é do seu conhecimento que este personagem, como servo de DEUS, soldado, pai e rei, teve muitas falhas e erros, mas colocou sua vida inteiramente nas mãos de DEUS. Ele não usou máscaras ou disfarces. Você tem se colocado por inteiro no altar do Senhor?
Davi conhecia ao Senhor e sabia que Ele era poderoso para livrar e transformar o homem pecador. Davi conhecia ao Senhor de modo pessoal, pois andava em sua presença. Conhecia ao Senhor por experiência própria e não porque ouviu falar dEle. Você conhece ao Senhor pessoalmente? Mantém um relacionamento diário com Ele? O fato de conhecer ao Senhor pessoalmente fez a diferença na vida do filho de Jessé. Para ser um homem ou mulher segundo o coração de DEUS, se faz necessário conhecê-Lo e viver inteiramente com Ele, obedecendo-Lhe em tudo. Que o Altíssimo continue a derramar ricas bênçãos sobre sua vida e família. Confie nEle e viva para a glória do DEUS Pai, Aquele que também o ungiu para uma grande obra.
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13 - DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 4º TRIMESTRE DE 2009
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.
 
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a ____________________, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a _____________________, filho de Jessé, varão conforme o meu ______________________, que executará toda a minha vontade" (At 13.22).
 
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Fazer a _____________________ de DEUS é o ______________________ de todo _______________________________ bem-sucedido.
 

I. UM HOMEM PRONTO PARA SERVIR (AT 13.36)
3- Por que podemos afirmar que Davi serviu voluntariamente a sua geração?
(    ) Porque o texto de Atos 13.36 na versão atualizada traz a seguinte redação: "Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de DEUS, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção".
(    ) Porque Davi era um homem superior aos outros,um semi-deus.
(    ) Nessa declaração observamos o segundo monarca de Israel sendo um ajudador do povo, e não o contrário. 
(    ) Servir foi a missão do filho de DEUS (Mt 20.28) e também a de seu ancestral humano, Davi.
 
 
4-  Por que podemos afirmar que Davi serviu a DEUS com propósito?  
(    ) Em Atos 13.22 diz: "Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade". 
(    ) É o próprio DEUS que dá testemunho de Davi. 
(    ) DEUS declara que encontrou Davi e que este fará toda a sua vontade. 
(    ) Porque Davi nunca se desviou dos caminhos do Senhor, sendo-lhe fiel a vida toda.
(    ) Este rei serviu a sua geração, no entanto, o seu servir foi segundo a vontade de DEUS. 
(    ) Davi viveu para o Eterno e, conseqüentemente, viveu também para os outros. 
(    ) A vontade de DEUS aparece aqui como "o que se tem determinado e que será feito". 
(    ) Este homem, com seu coração de servo, realizou aquilo que o Senhor esperava, exceto em seus erros. 
(    ) Ele serviu à sua geração e, assim, pagou a dívida moral e política que tinha com esta. 
 

5- Complete:
Todos nós, de alguma forma, somos ______________________ à _______________________ que pertencemos. Por isso, é importante discernirmos o que o Senhor está _____________________ de nós.
 
 
II. UM HOMEM PRONTO PARA CRER
6- Como o menor na casa de Jessé se tornou o maior em Israel?
(    ) Segundo os melhores intérpretes, Davi deveria ter entre 15 a 20 anos na época em que foi ungido por Samuel como o futuro sucessor de Saul. 
(    ) Nessa ocasião, ele por certo não sabia da grandeza de que agora desfrutava como rei. 
(    ) Samuel foi até a família de Jessé com a missão de escolher pra ser rei o mais bonito, maior e sábio de seus filhos.
(    ) Sem dúvida isso mostra a grande fé que Davi demonstrou no Senhor e nas suas promessas. 
(    ) Do ponto de vista humano, o futuro era distante e incerto, já que DEUS não lhe antecipara os detalhes da sua unção.
 
 
7- Como o pequeno pastor realizou proezas com o poder da fé?
(    ) A fé de Davi evitou que ele cometesse qualquer deslise em sua vida real. 
(    ) A fé de Davi o transformou em um grande homem. 
(    ) De fato, é a fé que está por trás de cada uma das suas ações.
(    ) Uma das primeiras demonstrações públicas dessa confiança é quando ele enfrenta o gigante filisteu. 
(    ) A cena mais impressionante do combate é quando a Bíblia afirma que, "levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu". 
(    ) Apesar de já termos visto em detalhes esse duelo, vale a pena relembrar que aos olhos naturais isso parecia uma corrida rumo ao suicídio, porém, na perspectiva de fé do jovem pastor, era a corrida da vitória.
 
 
III. UM HOMEM PRONTO A SE HUMILHAR
8- Como era o caráter de Davi?
(    ) Davi era um homem de diálogo e pronto tanto para perdoar como para se humilhar. 
(    ) Sem dúvida essa era uma de suas maiores virtudes.
(    ) Davi era um homem de temperamento forte, mas também de coração quebrantado. 
(    ) Davi era um excelente rei, pai e esposo.
 
 
9- Como podemos demonstrar que Davi buscou a reconciliação com o Senhor? 
O caso ocorrido com Bate-Seba, esposa de Urias (2 Sm 11-12), e o incidente do censo (1 Cr 21), demonstram isso: Ligue a primeira coluna de acordo com a segunda:
 
 
O caso ocorrido com Bate-Seba, esposa de Urias    
(2 Sm 11-12)
 
 
Somente um homem realmente arrependido e com um coração quebrantado faz uma oração tão pura e sincera como a descrita naquele texto.
Ah! SENHOR, meu DEUS, seja a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai e não para castigo de teu povo" (1 Cr 21.17).
Davi reconhece o seu erro, obtendo como resposta do profeta a garantia do perdão de DEUS. 
E eu mesmo sou o que pequei e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? 
O incidente do censo (1 Cr 21)
"pareceu mal aos olhos de DEUS" 
(1 Cr 21.7). 
Tão logo se deu conta do mal causado, Davi quebranta-se mais uma vez diante do Senhor: 
Sendo cabeça do povo, o ato de Davi trouxe conseqüências terríveis para a nação, provocando a morte de milhares de pessoas por meio de uma praga enviada por DEUS. 
No Salmo 51, toda a sua interioridade é derramada diante de DEUS. 
 
 
10- Davi demonstrou estar pronto a se humilhar quando buscou reconciliação com o próximo. Dê exemplos disso, quando Davi demonstra ser um homem disposto a construir relacionamentos:
(    ) O ódio e fúria de Saul em relação a Davi não tinha apenas uma origem humana, mas também diabólica.
(    ) Davi perdoou a Saul quando este o perseguia para matá-lo.
(    ) Davi perdoou imediatamente seu filho Absalão, quando este matou seu irmão Amnom.
(    ) Quando foi procurado no deserto por Abigail, esposa de Nabal, o carmelita (1 Sm 25), Davi estava disposto a cometer uma chacina. 
(    ) Davi recebe Abigail, mulher de Nabal, que, por meio do diálogo, o convence de não executá-lo.
 
 
CONCLUSÃO
11- Complete as frase seguintes:
Davi foi o homem segundo o ______________________ de DEUS, no entanto, como aprendemos, isso não significa que fosse _______________________ de falhas ou imune ao pecado. Davi teve seus _____________________, mas também seus __erros__. Os aspectos do ______________________ de Davi revelados nas Escrituras tornaram-no muito mais que um _________________.  Eles o transformaram em um líder-___________________________, um homem segundo o coração de DEUS, que até hoje ilustra as histórias _______________________ para as crianças, inspira vocações e serve de _________________________ para nós, adultos.
 
 
12- Lendo os títulos da lição, o que tornou Davi um homem segundo o coração de DEUS? 
(    ) Era um homem pronto para a guerra.
(    ) Era um homem pronto para servir.
(    ) Era um homem pronto para crer.
(    ) Era um homem pronto a se humilhar.
 
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM  http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
RESUMO DO 4° TRIMESTRE DE 2009 - CPAD
 
 
 
 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.  
Nosso novo endereço: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/
Veja vídeos em http://ebdnatv.blogspot.com , http://www.ebdweb.com.br/ - Ou nos sites seguintes: 4Shared, BauCristao, Dadanet, Dailymotion, GodTube, Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog, Space, Videolog, Weshow, Yahoo, Youtube.