Index
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos
 
 
LIÇÃO 02 JOSUÉ ASSUME A LIDERANÇA DE ISRAEL
LIÇÕES BÍBLICAS ALUNO - JOVENS E ADULTOS - 1º TRIMESTRE DE 2009
Livro de Josué - As Conquistas e as Promessas do Povo de DEUS
Comentários: Elienai Cabral
Consultor Doutrinário e Teológico: Pr. Antônio Gilberto
Complementos, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
Dados Arqueológicos sobre Jericó
Povos que viviam em Canaã
 
 
 
 
TEXTO ÁUREO
"Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espan­tes; porque o SENHOR, teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Js 1.9).
 
 
VERDADE PRÁTICA
As conquistas de um autêntico líder são impelidas por ações que demonstram sabedoria, coragem, determinação e convicção.
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Js 1.1-3, 5,7-9
1- E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que O SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2- Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3- Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
5- Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
7- Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8- Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. 9- Não to mandei eu? Esforça­te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.
 
JOSUÉ
Nascido no Egito, Josué, filho de Num, foi separado por Deus para comandar os exércitos de Israel durante os dificílimos anos de formação da nacionalidade hebraica. Nesta função, tornou-se o principal assessor de Moisés durante o êxodo e a ingrata peregrinação no deserto. Destaca-o a Escritura como experiente e brilhante general (Êx 17,8). Aos quarenta anos de idade, Josué entra em cena na história sagrada como um bravo e consumado herói.
 
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
Durante quarenta anos, os filhos de Israel enfrentaram dificuldades e provações. Suportaram escassez de alimento e falta d'água. Foram cercados por ferozes adversários. E, acima de tudo, provados quanto à sua esperança. Infelizmente, toda uma geração de hebreus falhou e, em conseqüência de sua falta de confiança nas providências do Todo-poderoso, foram condenados a perecer no inclemente Sinal.
Os incrédulos haviam se esquecido das maravilhas que o Senhor operara no Egito. Das pragas que Ele derramara na terra dos faraós e da formidável passagem pelo Mar vermelho que Ihes havia preparado. E, por acaso, um Deus que operara tais sinais e portentos não mandaria o pão cotidiano? Não Ihes providenciaria a água ainda que em pleno deserto? E também não os livraria de todos os adversários? E claro que sim!
Os filhos de Jacó, porém, não estavam totalmente libertos das amarras do Egito. Ainda que distantes de Mizraim, continuavam servos do mundo. E toda uma geração, por causa da incredulidade, viu-se impedida de entrar e tomar posse da terra que mana leite e mel. Somente a nova geração haveria de desfrutar as delícias daquela terra de promissões.
Mas como se comportará esta nova geração diante de tantos desafios?
Não há como voltar e se curvar novamente ao látego de Faraó. Todos reconhecemos existir apenas uma alternativa. Preparar-se para atravessar o Jordão e apossar-se de vez da herança que o senhor Jesus nos conquistou no Calvário. Conscientizemo-nos, pois, que, não obstante a caudalosidade do Jordão, podemos atravessá-Io em nome de Jesus. Mas é necessário estar preparados. Pois a luta será grande e se os que estiverem revestidos com a graça é que poderão empreender a travessia deste Jordão.
Você está preparado? Sua família está preparada? Ainda é tempo.
Enquanto a última trombeta não soar, poderemos estabelecer um novo concerto com o Senhor e encetar outras batalhas visando o engrandecimento do Reino de Deus. Caso contrário, pereceremos e seremos cobertos de opróbrios naquele dia. Mas, se firmemente resistirmos as forças do mal, não somente atravessaremos o Jordão, como também tomaremos posse da ditosa e bem-aventurada cidade. Da Cidade que tem como arquiteto o próprio Deus. Não podemos vacilar! É tempo de se estar preparado com todas as armas de nossa milícia. Não permitamos que a incredulidade tome conta de nossos corações para não cairmos no deserto e para não ficarmos também envergonhados quando Cristo aparecer.
Depois de quarenta anos de peregrinações, encontram-se os israelitas às margens do Jordão. Do outro lado do tortuoso rio, a Terra de Promissão os espera. A luta será renhida e as provações não serão poucas. Josué porém está confiante. Sabe perfeitamente que o Senhor dos Exércitos faz­se presente entre os filhos de Abraão. E se Ele permanece conosco, a vitória está mais do que garantida! À semelhança dos hebreus, encontramo-nos numa grande batalha. Mas como estamos nos comportando? Achamo-nos realmente preparados? Ou ainda continuamos a dormir o sono do mundo? Despertemos! As promissões nos esperam além deste Jordão.
 
 
Figura Enomir - Ananindeua - PA
 
 
SUBSÍDIO ANTROPOLÓGICO.
No texto bíblico que ora estudamos, são citados diversos povos. Busquemos pois algumas informações sobre eles para que possamos nos situar melhor historicamente.
Cananeus - De uma forma geral, cananeu era todo habitante de Canaã.
No entanto, havia um povo de língua semítica tratado especificamente por esta designação. Atualmente, não se pode determinar com precisão suas afinidades raciais e culturais.
Heteus - Os heteus constituiam uma grande nação, no período do Velho Testamento. Suas possessões iam da Síria ao grande rio Eufrates. O poderoso império hitita foi fundado no tempo dos patriarcas.
Heveus - Descendentes de Canaã, os heveus ocuparam partes da Slria e da Palestina. No tempo de Salomão, foram empregados nos trabalhos forçados.
Perlzeus - Não se tem a dizer muito a cerca dos perizeus. O que se sabe é que, à semelhança dos outros cananeus, os perizeus tornaram-se desenfreadamente idólatras e inimigos dos israelitas.
Glrgaseus - Estes também foram alistados como descendentes de Canaã. Na conquista de Jeric6, por Josué, sofreram fragorosa derrota.
Amorreus - (Ver o subsidio antropológico do Suplemento do Professor n22.)
Jebuseus - Descendentes do terceiro filho de Canaã, habitavam nas colinas em redor de Jerusalém. Foram derrotados por Joabe, comandante das tropas israelitas, no tempo de Davi. A partir da expulsão dos jebuseus, Israel pode finalmente fixar sua capital em Jerusalém. Os jebuseus constituíam se num entrave na união entre as tribos hebréias do Sul e do Norte.
 
 
 
 
RESUMO RÁPIDO
I- A ORDEM DIVINA PARA A CONQUISTA DA TERRA
1. Deus ordena a travessia do Jordão (1.2).
1.2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel
O grande legislador e líder do povo de Israel tinha acabado a carreira e guardado a fé. Agora descansava no Senhor. Josué seu sucessor recebe a mensagem direta de DEUS. A ordem de DEUS para Josué é clara e objetiva - è possuir a herança, mas para isso precisariam de se santificar primeiro, por que não há vitória na luta contra Satanás e seus demônios sem santificação (Aqui no caso, os cananeus, servos idólatras e adoradores de demônios) .
2. Deus dá a Josué o mapa da Terra Prometida (1.4).
1.4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
DEUS dá a Josué os limites da Terra prometida, aliás, bem diferentes dos atuais, pois Israel sempre foi rebelde à voz de DEUS e vem fazendo acordo atrás de acordo com seus inimigos, por isso nunca herdou sua Terra prometida.
3. Deus revela a Josué o segredo da conquista (1.5­9).  
5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.6 Esforça-te, e tem bom ánimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ánimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ánimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
DEUS diz que inimigo nenhum derrotará seu povo, promete que fará milagres como no tempo de Moisés, exorta Josué a ser forte e corajoso, a ter bom ânimo (Essa exortação se repete por seis vezes). As lutas virão, as tribulações e as angústias, mas nada deverá deter a jornada triunfal do povo de DEUS. O segredo é confiar em DEUS e seguir nos passos de Moisés, sempre se lembrando de todo dia ler e meditar na Palavra de DEUS.
 
 
II - A PREPARAÇÃO DO POVO PARA ATRAVESSAR O JORDÃO
1. Josué deveria executar o plano revelado por Deus (1.4,10-13).
1.4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
1.10  Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo:11 Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes.12 E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo:13 Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do SENHOR, dizendo: O SENHOR vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.
A visão é dada. A terra e sua extensão são firmadas, o objetivo está traçado. É notável a fidelidade e o companherismo das tribos rubenitas, e gaditas, e à meia tribo de Manassés que deixaram sua possessão já herdada para ajudar seus irmão dalém do rio. É importante ter objetivo, saber o que se quer conquistar. Ter em mente qual a extensão das promessas de DEUS.
2. Josué ordena ao povo que se prepare (1.10-13).
A estratégia e o poder eram de DEUS, a execução do povo, liderados por Josué. Mais uma vez o poder de DEUS seria demonstrado e Seu nome glorificado. Todos em volta saberiam que havia um DEUS temível, um DEUS sobre todos os outros deuses.
A preparação é solene e em santificação. Tudo na obra de DEUS deve ser feito com ordem e sob a direção de DEUS.
3. Josué reúne os homens de guerra (1.14,15).  
1.14 Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis; 15 Até que o SENHOR dê descanso a vossos irmãos, como a vós, e eles também possuam a terra que o SENHOR vosso Deus lhes dá; então tornareis à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moisés, o servo do SENHOR, deste lado do Jordão, para o nascente do sol.
Para a guerra não se leva crianças e nem mulheres e nem covardes. Guerra não é lugar de medrosos e tímidos. Existe um povo pronto para a guerra, este povo hoje é a Igreja do Senhor que marcha resoluta conquistando as almas e retirando-as do reino das trevas e trazendo-as para o reino da luz, do reino de Satanás para o reino de DEUS. Nosso general é CRISTO que nunca perdeu uma batalha.
 
 
 
 
III - OS ESPIAS SÃO ENVIADOS A JERICÓ (2.1-24)
1. A previsão é imprescindível ao líder (2.1).
2.1 E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
Os espias tinham uma missão muito importante, além de darem informações da cidade a Josué, embora não pudessem nem de longe imaginar: a salvação de Raabe e sua família.
2. Deus guiou os espias à casa de Raabe (2.1-8).
2.1 E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.3 Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.4 Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.6 Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.7 E foram-se aqueles homens após eles pelo caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;
A casa de Raabe não era um lugar escondido como se esperava para uma casa de uma prostituta, mas um local de onde se via e podia ser visto, pois logo os espias foram vistos e tiveram que se esconder para não morrer. É ai que entra a fé de Raabe no DEUS que apenas tinha ouvido a seu respeito, mas que lhe infundia respeito, temor e admiração. Ela decide, contra seu povo, esconder os espias e confiar no DEUS daquele povo desconhecido, pois sabia, por fé que os deuses de Jericó não venceriam o DEUS poderoso que havia aberto o Mar Vermelho e o Rio Jordão.
3. O cordão de escarlate na janela (2.15,18).
2.15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.
18 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.
A casa estava agora identificada como na páscoa, no Egito, havia diferença entre uma casa e outra. O vermelho, cor do sangue pascoal seria o sinal. O cordão vermelho indicava, por figura, a redenção e libertação de Israel do Egito pelo sangue do cordeiro pascoal que prefigurava CRISTO e seu sangue derramado por nós na cruz.
Raabe estava agora sob a proteção divina, assim como nós que fomos lavados e cobertos pelo sangue de JESUS.
 
 
 
 
SUBSÍDIOS PARA O PROFESSOR - SUBSÍDIO CRONOLÓGICO
A tomada de Jericó ocorreu por volta de 1422 a.C. Conforme opinam alguns eruditos, os filisteus ainda não haviam chegado a Canaã, pois, entre os inimigos de Israel, eles não são mencionados.
Para se entender o livro de Josué é necessário, antes de mais nada, ter­se uma clara visão do Pentateuco. Doutra forma, seríamos induzidos a considerar desnecessárias as implacáveis campanhas militares desencadeadas pelo grande general contra os habitantes de Canaã. Em outras palavras, há que se situar historicamente a tomada da Palestina por Israel para se compreender a ânsia dos peregrinos hebreus por uma terra que manava leite e mel.
Como sucessor do grande homem de Deus, o general ficou com a árdua missão de liderar Israel na travessia do Rio Jordão e na tomada de Canaã. A maior parte do livro de Josué é dedicada a conquista de Canaã e a divisão da terra entre as tribos de Israel.
Para que Josué fosse bem sucedido em seu ministério, havia uma condição. Com a palavra, o pastor Antonio Neves Mesquita: "Havia uma lei para ser observada: a lei do servo Moisés, a pedra de toque. Em torno dos postulados de Moisés giraria toda a iniciativa da conquista e até mesmo a história posterior. "A lei de meu servo Moisés" era para o tempo e para a eternidade. Josué aceitou o desafio proposto e se preparou para a partida. O caminho não seria tão longo, mas deslocar uma multidão de milhões, com crianças e animais. era um problema que precisava ser ordenado com antecipação. Por isso enviou pregões a todos os cantos do arraial, mandando o povo se preparar. Conclamou os rubenitas, gaditas e a meia tribo de Manassés a que os acompanhassem, e de bom grado o fizeram. Ressaltamos aqui o espírito de honra demonstrado por essas duas e meia tribos. Já instaladas em boas terras, as terras do amoritas, de Seom e Ogue, com suas casas, seus filhos, tudo bem preparado, se apresentaram para unir sua sorte à dos seus irmãos, do outro lado do rio. Essa era a ordem deixada por Moisés, e não poderia ser de outro modo."Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvi os a Moisés, assim te ouviremos a Ti ... "
E Josué, filho de Num, estava cheio de espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés" (Dt 34.9).
Além do Mar Vermelho, teria o povo de Israel de fazer ainda uma outra travessia. A sua frente encontrava-se o caudaloso Jordão. O que fazer? Josué, à semelhança de Moisés, não se apavorou, pois sabia que o Senhor dos Exércitos estava ao seu lado. De igual modo, enfrentamos muitas dificuldades em nossa vida espiritual. Vemo-nos, às vezes, perplexos. No entanto, jamais perdemos as esperanças: o Deus de Abraão sempre age no momento certo. Por mais lutas que tenhamos de atravessar, Cristo, como o capitão dos Exércitos do senhor, garantir-nos-á sempre a vitória. Atravessemos pois o Jordão! Do outro lado, acha-se a Canaã Celestial.
 
 
 
 
RESUMO DA REVISTA DA CPAD 1º TRIMESTRE DE 2009
Lição 02 - Josué Assume a Liderança de Israel
O trabalho pesado, o sofrimento e as vicissitudes da vida de escravo
proporcionaram as qualidades necessárias à liderança eficaz de Josué.
I- A ORDEM DIVINA PARA A CONQUISTA DA TERRA
1. Deus ordena a travessia do Jordão (1.2).
2. Deus dá a Josué o mapa da Terra Prometida (1.4).
3. Deus revela a Josué o segredo da conquista (1.5­9).  
II - A PREPARAÇÃO DO POVO PARA ATRAVESSAR O JORDÃO
1. Josué deveria executar o plano revelado por Deus (1.4,10-13).
2. Josué ordena ao povo que se prepare (1.10-13).
3. Josué reúne os homens de guerra (1.14,15).  
III - OS ESPIAS SÃO ENVIADOS A JERICÓ (2.1-24)
1. A previsão é imprescindível ao líder (2.1).
2. Deus guiou os espias à casa de Raabe (2.1-8).
3. O cordão de escarlate na janela (2.15,18).
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 02, JOSUÉ ASSUME A LIDERANÇA DE ISRAEL.
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD, 1º TRIMESTRE DE 2009
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Não to mandei eu? ____________________-te e tem bom ______________________; não pasmes, nem te _____________________; porque o SENHOR, teu Deus é contigo, por onde quer que andares" Os 1.9).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
As conquistas de um autêntico ____________________ são impelidas por __________________________ que demonstram sabedoria, __________________, determinação e convicção.
 
INTRODUÇÃO
3- Quais acontecimentos na vida de Josué proporcionaram lhe as qualidades necessárias à liderança eficaz? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) O fácil trabalho ao lado de Moisés, a alegria e as glórias da sua vida de príncipe.
(    ) O tempo gasto no estudo da Palavra de DEUS e o gozo da vida de príncipe em meio às tribos de Israel.
(    ) O trabalho pesado, o sofrimento e as vicissitudes da sua vida de escravo.
 
4- Complete:
Deus nunca se prendeu a uma __________________ pessoa a fim de cumprir seus eternos propósitos, mas os executa plenamente com os que se dispõem a cumprir sua Palavra. Ele advertira a ____________________ que não tivesse medo e passasse para o outro lado do Jordão, pois estaria com ele em todo o tempo. O Jordão nesta época estava transbordando, o que se constituía ____________________ ainda maior.
 
5- Quais eram os limites da Terra prometida dados por DEUS a Josué? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Desde o Iraque até o Mar Mediterrâneo, numa diagonal das Terras do Oriente Médio.
(    ) Era delimitada pelo deserto, ao sul e ao leste.
(    ) Nos lados leste e oeste aparecem as fronteiras setentrionais, "o Líbano e o Eufrates".
(    ) O Mar Grande, mais conhecido como Mediterrâneo, é o que marca a fronteira ocidental daquela terra.
(    ) O texto fala da "terra dos heteus", que inclui uma grande porção da Ásia Menor.
 
6- Por que até o dia de hoje, a Terra Prometida não foi plenamente conquistada pelos hebreus (Js 13.1)? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) Em razão da política de boa vizinhança entre Árabes e Judeus.
(    ) Em razão de sua infidelidade e desobediência.
(    ) Em razão das outras nações não permitirem, porque não há terras suficientes para todos eles na região.
 
7- Quando Israel terá essas dimensões em seu território? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) No período da Grande Tribulação.
(    ) No período do Milênio.
(    ) No período dos Novos Céus e Nova Terra.
 
8- O que Deus asseverou a Josué quanto ao cumprimento da sua promessa? Por que? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) "como fui com Moisés, assim serei contigo" (1.5). Porque Moisés fora invencível diante de todas as adversidades e provações.
(    ) "como fui no passado, procurarei ser contigo se fores fiel" (1.5). Porque serás invencível diante de todas as adversidades e provações se confiares em Mim.
(    ) "como fui no Egito, assim serei contigo" (1.5). Porque Faraó foi vencido e todos os outros serão também.
 
9- O que o Senhor queria que Josué cumprisse para que pudesse guiar o povo para no cumprimento de suas promessas? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Cumprisse todas as suas ordens entregues por Moisés, sem se desviar "nem para a direita nem para a esquerda" (1.7).
(    ) Deveria manter-se fiel aos objetivos do Eterno.
(    ) Que não molestasse o povo em nada para que eles tivessem fé Nele.
(    ) O novo líder deveria meditar no livro da Lei "dia e noite" (1.8).
(    ) A vitória só seria plena se toda estratégia divina fosse obedecida por Josué e por todo o povo de Israel.
(    ) Que todos ficassem quietos em seus lugares a fim de verem o livramento do Senhor.
(    ) A Palavra de Deus teria de ser cumprida cabalmente: "Não to mandei eu?" (1.9).
 
II - A PREPARAÇÃO DO POVO PARA ATRAVESSAR O JORDÃO
10- De que maneira Josué deveria se comportar para cumprir o plano de DEUS em atravessar o Jordão? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) Teria de agir com fé em Deus, vigor e determinação.
(    ) Teria de reagir com toda sua destreza militar, destruindo os inimigos.
(    ) Teria de medir com prevenção as forças de seus inimigos antes de atacar.
 
11- O que Josué sabia sobre o apoio de seus liderados, para que sua liderança subsistisse? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) Ele sabia que um líder não subsistiria sem o apoio de seus liderados, e que sua liderança precisava ser reconhecida por DEUS.
(    ) Ele sabia que um líder não subsistiria sem o apoio de seus liderados, e que sua liderança precisava ser reconhecida publicamente.
(    ) Ele sabia que um líder não subsistiria sem o apoio de seus liderados, e que sua liderança precisava ser reconhecida pelos inimigos.
 
12- Com o que Josué e Israel se depararam em sua caminhada para a Terra Prometida? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) Se depararam diariamente, com diversos povos pagãos e adversários, que se renderam facilmente.
(    ) Se depararam inevitavelmente, com diversos povos cristãos, que não aceitaram facilmente o povo israelita ali.
(    ) Se depararam inevitavelmente, com diversos povos pagãos e adversários, que não se renderam facilmente.
 
13- De que a Igreja de Cristo precisa na caminhada para a Canaã celestial? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) De crentes alegres e dados a reuniões de louvor e adoração, que farão de tudo para unirem o povo do mundo em torno do nome de Cristo.
(    ) De pastores e líderes famosos por pregarem em nome de Deus e que orientam o povo a se reunirem em templos suntuosos para louvarem a DEUS.
(    ) De pastores e líderes espirituais dados por Deus e capacitados para orientá-Ia no combate contra ferozes inimigos, que farão de tudo para impedir sua vitória aqui e triunfo final na Vinda de Cristo.
 
III - OS ESPIAS SÃO ENVIADOS A JERICÓ (2.1-24)
14- O que havia em Jericó que assustava seus adversários? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) Jericó, cidade-reino era fortificada e possuía carros de guerra e homens gigantes.
(    ) Jericó, cidade-reino era fortificada por altas e espessas muralhas, mas era fácil de ser dominada porque seus portões eram muito grandes.
(    ) Jericó, cidade-reino era fortificada por altas e espessas muralhas.
 
15- De que maneira um autêntico líder cristão age? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) Deve agir com o impulso que lhe sobrevier, com fé, perseverança e competência.
(    ) Deve ser corajoso e destemido, fazendo aquilo que lhe vier à mente para fazer, pois o crente só tem idéias provindas de DEUS.
(    ) Nada faz por mero impulso, mas age com fé, segurança e previdência.
 
16- O que é prever, responda conforme a lição? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) É antever o desconhecido.
(    ) É ver o seu próprio futuro .
(    ) É antever o desconhecido.
 
17- Por que Josué enviou dois espias a Jericó? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) Josué queria salvar a prostituta Raabe.
(    ) Josué não poderia arriscar atacar aquele povo sem conhecer antes suas riquezas, para depois as possuir.
(    ) Josué não poderia arriscar a vida do seu povo sem conhecer o terreno a ser conquistado, e sem saber com quem estava lidando.
 
18- Para onde Deus guiou os espias, enviados por Josué a espiar a cidade de Jericó? Coloque "X" para a afirmativa correta:
(    ) À casa de Raabe, a rainha daquela cidade, que reconheceu o poderio e a grandeza do Deus de Israel.
(    ) À casa de Raabe, a esposa do general daquele reino cananeu, que reconheceu o poderio e a grandeza do Deus de Israel.
(    ) À casa de Raabe, a prostituta, que reconheceu o poderio e a grandeza do Deus de Israel.
 
19- O que aconteceu a Raabe, após salvar a vida dos espias? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Raabe abandonou a idolatria, unindo-se pela fé a Israel e a seu Deus.
(    ) Raabe foi salva de morrer e voltou a morar naquela cidade, onde viveu para sempre.
(    ) Raabe foi mencionada na genealogia de Cristo.
(    ) Raabe foi mencionada no livro de Hebreus.
 
20- Com o que o cordão escarlate na janela da casa de Raabe forma um paralelo? Complete:
Assim como o ______________________ do cordeiro foi colocado nas ___________________________ das casas dos israelitas a fim de protegê-Ios do juízo divino (Êx 12.21-23), igualmente o cordão escarlata pendurado na janela da casa de Raabe resultou em _________________________ e libertação para a sua família.
 
CONCLUSÃO
21- Complete:
Uma das grandes lições que aprendemos sobre o êxito da liderança de Josué, é que um bom _____________________ deve ser fiel em ________________, corajoso e determinado, porém, ___________________________, prudente e moderado. Josué era um autêntico guerreiro, porém, jamais agia precipitadamente.
 
 
Subsídio Bíblico "Raabe. a Prostituta
Dois espiões foram enviados a Jericó, a grande fortaleza cananéia, a qual tem de ser subjugada em primeiro lugar para que a invasão tenha esperança de sucesso. Israel tem de considerar o custo de possuir a herança. Encontrando abrigo na casa de uma prostitua, os dois espiões ficaram sabendo que Jericó era praticamente deles. O medo de Deus tinha caído sobre o povo, e a própria Raabe já era "crente' no Deus de Israel. Em virtude de sua generosidade para com os espiões e devido à sua fé, foi poupada quando Jericó caiu. Mais tarde, casou-se com uma das famílias de Judá, tornando­se, pela graça de Deus, uma ancestral de Davi e de Cristo. Atravessando o rio Jordão pela fé, Israel fez o primeiro movimento rumo à vitória na terra. O rio Jordão fala de morte. Surgindo no alto, ao norte das montanhas de Canaã, este rio desce rapidamente e é chamado 'O Descente'. Por fim, deságua no mar Morto, onde não há saída. A travessia do rio Jordão simboliza a identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Sem esta etapa não pode haver conquista de Canaã para Israel, e nem posse da herança em Cristo para o crente." (PHILLlPS, j. Explorando as 5 Escrituras. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.SO.)
 
Aplicação Pessoal
Deus cumpre suas inauditas promessas. Um dos primeiros compromissos de Yahweh com o crente Abraão diz respeito as bênção salvíficas sobre todas as famílias da terra: "em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 12.3). Antes da queda de Jericó, 'Elõhim ensinara ao povo que cumpriria todos os votos feitos ao patriarca. Não apenas os descendentes de Abraão seriam abençoados (CI 3. 16), mas também os pecadores que cressem na infinita bondade de Deus. Raabe não foi negligente, mas "pela fé e paciência" herdou as promissões abraâmicas (Hb 6.12). Ela creu no poder de Yahweh e tornou-se uma ancestral de Davi e do Messias (Mt 1.5,6). Outrora pagã, agora, serva do Deus Vivo; antes prostituta, doravante, ascendente do Messias. Ninguém é tão torto a ponto de o Senhor não poder endireitar! Não há pecado que o sangue de Cristo não possa purificar. A promessa salvífica permanece firme.
 
 
Dados Arqueológicos sobre Jericó
 
   Jericó desperta a atenção de arqueólogos e estudiosos por ser uma das cidades mais antigas do mundo. As escavações as ruínas de Jericó foram conduzidas pelo Dr. John Garstang, diretor da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém, e do Departamento de Antigüidades do governo da Palestina (1929-36) e após a II Guerra Mundial, por Kathleen Kenyon. Crânios revestidos de argila encontrados em Jericó
 
   Os estudos arqueológicos narram que numa época muito anterior a invasão de Josué, existia culto aos mortos em Jericó, esta prática tinha manifestações muito interessantes: os cadáveres eram decapitados e as cabeças conservadas, modelando-se-lhes os traços com argila colocando no crânio e inserindo fragmentos de conchas nas órbitas dos globos oculares. Esses crânios "refeitos" oferecem-nos preciosas informações sobre as características étnicas das populações que habitavam a região muito antes dela ser tomada por Josué e talvez sejam os mais antigos retratos conhecidos. Uma nota arqueológica do Manual Bíblico de H.H.Halley aponta que Garstang encontrou em sua escavação nas ruínas de Jericó, a cidade queimada a fogo; muros derrubados; gêneros alimentícios carbonizados; cerâmica e escaravelhos, provas que evidenciam que a cidade tinha sido destruída cerca de 1.400 a.C. (segundo a datação arqueológica adotada por este arqueólogo); coincidindo com o tempo de Josué e descobriu evidências muito pormenorizadas que confirmam a narrativa bíblica de modo notável .
 
  
 
 
 
Ajuda:
CPAD - www.cpad.com.br - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.
http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/videosebdnatv.htm   (VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE)
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.  
Nosso novo endereço:http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos
Veja vídeos em www.ebdweb.com.br, em http://www.idbpa.net/joomla/index - Ou nos sites seguintes:
4Shared, BauCristao, Dadanet, Dailymotion, GodTube, Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog, Space, Videolog, Weshow, Yahoo, Youtube. 
Veja http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/livrodejosue.htm
http://br.geocities.com/aguazul2001br/Biblia/Antigo/Intrjsue.htm
http://www.geocities.com/pjchronos/Jerico/jer_arqu.htm
 
 
Index
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos