Home
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos
 
 
LIÇÃO 3, AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO
LIÇÕES BÍBLICAS - 2º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO 21 - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo.
Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
 
TEXTO ÁUREO 
"Vós, maridos, amai vossa mulher, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
O casamento cristão tem de ser edificado tendo como base o amor a DEUS e ao próximo. Sem amor não há casamento feliz.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Hb  13.4 O valor espiritual do casamento
Terça - Ef 5.25 O amor do marido pela esposa
Quarta - Tt  2.4 O amor da mãe pelos filhos e o marido
Quinta - 1 Pe  3.7 O esposo deve honrar a esposa
Sexta - Ef 5.33 A mulher reverencia o marido
Sábado - 1 Co 7.2 O casamento resguarda da prostituição 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Efésios 5.22-28,31,33
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também CRISTO é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a CRISTO, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. 25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.
 
31 Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.
 
33 Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
 
 
Comentários BEP- CPAD
5.22 MULHERES, SUJEITAI-VOS.
A esposa tem a tarefa, dada por DEUS, de ajudar o marido e de submeter-se a ele (vv. 22-24). Seu dever para com o marido inclui:
- o amor (Tt 2.4), o respeito (v. 33; 1 Pe 3.1,2), a ajuda (Gn 2.18), a pureza (Tt 2.5; 1 Pe 3.2), a submissão (v. 22; 1 Pe 3.5), um espírito manso e quieto (1 Pe 3.4) e o ser uma boa mãe (Tt 2.4) e dona de casa (1 Tm 2.15; 5.14; Tt 2.5). A submissão da mulher ao marido é vista por DEUS como parte integrante da sua obediência a JESUS, "como ao Senhor" (v. 22; ver também Gl 3.28; 1 Tm 2.13,15; Tt 2.4).
 
5.23 MARIDO... CABEÇA.
DEUS estabeleceu a família como a unidade básica da sociedade. Toda família necessita de um dirigente. Por isso, DEUS atribuiu ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e família (vv. 23-33; 6.4). Sua chefia deve ser exercida com amor, mansidão e consideração pela esposa e família (vv. 25-30; 6.4). A responsabilidade do marido, que DEUS lhe deu, de ser "cabeça da mulher" (v. 23) inclui:
(1) provisão para as necessidades espirituais e domésticas da família (vv. 23,24; Gn 3.16-19; 1 Tm 5.8);
(2) o amor, a proteção, a segurança e o interesse pelo bem-estar dela, da mesma maneira que CRISTO ama a Igreja (vv. 25-33);
(3) honra, compreensão, apreço e consideração pela esposa (Cl 3.19; 1 Pe 3.7);
(4) lealdade e fidelidade totais na vivência conjugal (v. 31; Mt 5.27,28).
 
1 Timóteo - 2.15 SALVAR-SE-Á, PORÉM, DANDO À LUZ FILHOS.
A mulher é salva pela fé em DEUS, aceitando também o que lhe foi atribuído pelo seu Criador.
(1) A mais alta posição da mulher, e sua verdadeira dignidade, está no lar como esposa e mãe piedosa. Ela não poderá ter maior alegria, realização interior, bênção ou honra, do que a de tornar-se esposa e mãe cristã, dar à luz a filhos (5.14), amá-los (Tt 2.4) e criá-los para viverem para a glória de DEUS (cf. 2 Tm 1.5; 3.14,15), e continuar sempre fiel ao seu Salvador (v. 15b).
(2) A honra e a dignidade de ter filhos não deve ser desprezada pelos cristãos. Foi pelo ato de dar à luz a um Filho que Maria trouxe a salvação ao mundo (Gn 3.15; Mt 1.18-25).
(3) As sociedades, culturas e igrejas que comprometem ou rejeitam o propósito de DEUS para a mulher, rebaixando assim a família, o lar e a maternidade cristãos, sofrerão cada vez mais a desintegração dos seus casamentos, famílias e sociedades (ver 2 Tm 3.3).
(4) Essas palavras, dirigidas às mulheres cristãs, não visam rebaixar as solteiras, nem as estéreis. A fé, o amor e a santidade de tais mulheres podem ser tão grandes como entre aquelas que têm filhos (ver 1 Co 7.14)

1 Timóteo - 2.13 PRIMEIRO FOI FORMADO ADÃO.
O argumento bíblico sobre a responsabilidade do homem como chefe e líder espiritual no lar e na igreja (ver Ef 5.23), tem duas bases.
(1) Baseia-se no propósito de DEUS na criação. DEUS criou primeiro o homem, e assim revelou seu propósito do homem orientar e liderar a mulher e a família. A mulher foi criada depois do homem para ser companheira e adjutora dele, no cumprimento do plano de DEUS para a vida do casal (Gn 2.18; 1 Co 11.8,9; 14.34).
(2) Baseia-se, também, nas conseqüências desastrosas suscitadas quando o homem e a mulher abandonaram as atribuições que DEUS lhes dera no Jardim do Éden. Eva, ao agir como chefe, independente do seu marido, comeu do fruto proibido. Adão, ao negligenciar sua responsabilidade de liderança, sob a orientação de DEUS, consentiu na transgressão de Eva. Como resultado, ele também caiu, e trouxe pecado e morte à raça humana (v. 14; Gn 3.6,12; Rm 5.12)
 
1 Timóteo - 2.9 AS MULHERES SE ATAVIEM EM TRAJE HONESTO, COM PUDOR E MODÉSTIA.
A vontade de DEUS é que as mulheres cristãs cuidem de se vestir com modéstia e descrição.
(1) A palavra "pudor" (gr. aidos) subentende vergonha em exibir o corpo. Envolve a recusa de vestir-se de tal maneira que atraia atenção para o seu corpo e ultrapasse os limites da devida moderação. A fonte originária da modéstia acha-se no coração da pessoa, no seu âmago. Noutras palavras, modéstia é a manifestação externa de uma pureza interna.
(2) Vestir-se de modo imodesto para despertar desejos impuros nos outros é tão errado como o desejo imoral que isso provoca. Nenhuma atividade ou condição, justifica o uso de roupas imodestas que exponham o corpo de tal maneira que provoquem desejo imoral ou concupiscência em alguém (cf. Gl 5.13; Ef 4.27; Tt 2.11,12; ver Mt 5.28).
(3) É vergonhosa a situação de qualquer igreja que desconsidere o padrão bíblico para o modo modesto do vestir-se, e que adota passivamente os costumes do mundo. Nestes dias de liberação sexual, a igreja deve comportar-se e vestir-se de modo diferente da sociedade corrupta que repudia e ridiculariza a vontade do ESPÍRITO SANTO, i.e., que haja modéstia, pureza e moderação piedosa (cf. Rm 12.1,2).
 
2.4,5 MULHERES... AMAREM SEUS MARIDOS... FILHOS. DEUS tem um propósito específico para a mulher em relação à família, ao lar e à maternidade.
(1) O desejo e o propósito de DEUS para a esposa e mãe, é que a sua atenção e dedicação se focalizem na família. O lar, o marido e os filhos precisam ser o centro dos interesses da mãe cristã; essa é a maneira que DEUS lhe determinou para honrar a sua Palavra (cf. Dt 6.7; Pv. 31.27; 1 Tm 5.14),
(2) As tarefas específicas que DEUS deu à mulher, no que diz respeito à família, incluem:
(a) cuidar dos filhos que DEUS lhe confiou (v.4; 1 Tm 5.14) como um serviço para o Senhor (Sl 127.3; Mt 18.5; Lc 9.48); (b) ser a auxiliar e fiel companheira do seu marido (vv. 4,5; ver Gn 2.18); (c) ajudar o pai a formar nos filhos um caráter santo, e adestrá-los nas coisas práticas da vida (Dt 6.7; Pv 1.8,9; Cl 3.20); 1 Tm 5.10);
(d) ser hospitaleira (Is 58.5-8; Lc 14.12-14; 1 Tm 5.10);
(e) usar sua capacidade prática para atender às necessidades do lar (Pv 31.13,15,16,18,19,22,24); e
(f) cuidar dos pais idosos no seu lar (1 Tm 5.8; Tg 1.27).
(3) As mães que desejam cumprir o plano de DEUS para sua vida e para sua família, mas que, devido às necessidades econômicas, são obrigadas a ter um emprego em que trabalham longe dos filhos pequenos, devem confiar suas circunstâncias às mãos do Senhor, enquanto oram a DEUS por condições de ocupar o seu lugar e de cumprir as funções e a posição que DEUS lhe deu no lar com os seus filhos (Pv 3.5,6; ver também Ef 5.21-23; 1 Tm 5.3)
 
1 Pedro - 3.7 VÓS, MARIDOS. Pedro menciona três coisas que o marido deve cuidar em relação a sua esposa.
(1) Devem demonstrar consideração e compreensão, convivendo com a esposa com amor e em harmonia com a Palavra de DEUS (Ef 5.25-33; Cl 3.19).
(2) Devem demonstrar respeito como co-herdeiros da graça de DEUS e da salvação. Isso quer dizer que as esposas devem ser honradas, sustentadas, ajudadas e protegidas, de conformidade com as suas necessidades. "Mais fraco", por certo se refere às forças físicas da mulher. O marido deve elogiar e estimar grandemente a esposa, à medida que ela procura amá-lo e ajudá-lo, segundo a vontade de DEUS (vv. 1-6; ver Ef 5.23).
(3) Devem evitar qualquer tratamento injusto e impróprio para com elas. Pedro indica que o marido que não usa de compreensão com a sua esposa e que não a honra como uma irmã em CRISTO, prejudicará o seu relacionamento com DEUS, criando uma barreira entre suas orações e DEUS (cf. Cl 3.19).
 
Mateus - 5.28 ATENTAR NUMA MULHER PARA A COBIÇAR.
Trata-se de cobiça carnal, ou concupiscência (gr. epithumia). O que CRISTO condena aqui não é o pensamento repentino que Satanás pode colocar na mente de uma pessoa, nem um desejo impróprio que surge de repente. Trata-se, pelo contrário, de um pensamento ou desejo errado, aprovado pela nossa vontade. É um desejo imoral que a pessoa procurará realizar, caso surja a oportunidade. O desejo íntimo de prazer sexual ilícito, imaginado e não resistido, é pecado.
(1) O cristão deve tomar muito cuidado para não admirar cenas imorais como as de filmes e da literatura pornográfica (cf. 2 Tm 2.22; Tt 2.12; Tg 1.14; 1 Pe 2.11; 2 Pe 3.3; 1 Jo 2.15,16; 1 Co 6.18; Gl 5.19, 21; Cl 3.5; Ef 5.5; Hb 13.4).
(2) Quanto a manter a pureza sexual, a mulher, igualmente como o homem, tem responsabilidade. A mulher cristã deve tomar cuidado para não se vestir de modo a atrair a atenção para o seu corpo e deste modo originar tentação no homem e instigar a concupiscência. Vestir-se com imodéstia é pecado (1 Tm 2.9; 1 Pe 3.2,3).
 
 
RESUMO RÁPIDO.
I. A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO 
1. Um plano global.
Como povoar a terra sem sexo entre um homem e uma mulher. A semente está no homem e o desenvolvimento está na mulher - um depende do outro.
2. Os indicadores da vontade de DEUS.
A Paz de DEUS no coração, comportamento pessoal, Naturalidade e princípios de santidade.
a) A Paz de DEUS no coração. Estar em paz com DEUS é se lembrar sempre de que DEUS sabe nossas intenções e desejos.
b) O comportamento pessoal. Vigiar nossos membros, colocando-os a serviço de DEUS. 
c) Naturalidade. Sentir prazer na companhia do outro(a) e sentir atração física pelo outro(a), não ter vergonha de apresentar o(a) outro(a) para as pessoas, principalmente para DEUS.
d) Os princípios de santidade. Namorar - relação externa, sem contato físico, conhecimento da alma. Noivado - relação interna, sem contato físico, conhecimento do espírito. Casamento - relação interna e externa, conhecimento da alma do espírito e do corpo - dois formam um - satisfação sexual igual a pelo menos 30% dessa relação.
II. O AMOR VERDADEIRO NO CASAMENTO 
1. O dever primordial do casal.
AMOR - Amor não é sexo, é dar a vida pelo outro(a).
2. O amor gera união plena.
AMOR implica em fazer de tudo pelo prazer do outro(a). O prazer sexual é necessário para os dois e não só para um.
III. A FIDELIDADE CONJUGAL 
1. Fator indispensável à estabilidade no casamento.
FIDELIDADE A DEUS - No casamento a fidelidade primeira é para com DEUS e não para com o(a) parceiro(a). O problema é que DEUS vê tudo e sabe de tudo.
2. Cuidado com os falsos padrões.
Padrões do mundo - (Namoro) Ficar - (Noivado) Experimentar para ver se dar certo - (Casamento) Contrato de casamento e divórcio.
O “ficar” é uma armadilha do Diabo - Não é de agora que os jovens usam o termo “ficar”. A expressão surgiu na década de 80, entre os adolescentes de 13 a 17 anos, que buscavam simplesmente o prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. Ou seja, é um comportamento em que os jovens conversam, se beijam, se abraçam e até mantêm relação sexual, sem nenhuma responsabilidade pós-encontro. Não há nenhum vínculo emocional, afetivo, espiritual e, muito menos, trocas de endereço e telefone. O diabo utiliza vários métodos para levar o homem ou a mulher a uma relação sexual fora dos padrões de Deus. Paulo adverte os irmão da igreja de Coríntios sobre este perigo da persuasão demoníaca escrevendo: “Não vos defraudeis uns aos outros” (I Co. 7:5). Defraudar é passar dos limites da intimidade com uma outra pessoa que não seja o seu cônjuge. O texto declara que o sexo é para ser desfrutado entre o homem e a mulher no contexto do casamento. E o ficar, conhecido antigamente como o arrocho, é uma fonte de excitação, em que beijos ardentes e carícias em partes íntimas são praticados. Dificilmente, um jovem conseguirá ter uma vida de santidade em um relacionamento passageiro, sem um peso de responsabilidade e compromisso.O tempo todo a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, as músicas, as novelas e os filmes veiculam campanhas de incentivo ao sexo com o uso da camisinha. O importante não é ter relação sexual antes do casamento, mas sim a falta do preservativo. Com isso, os jovens estão absorvendo esta visão não cristã da sexualidade. É necessário influenciar mais e ser menos influenciado” - A intimidade física não é compatível nem no período do namoro e nem do noivado. Ela só deve acontecer, segundo a Palavra de Deus, no contexto do casamento (<http://www.ib7.org/artigos/jovens-artigos/namoro-cristao-ficar-uma-atitude-nao-crista>).
 
INTERAÇÃO 
Inicie a aula pedindo aos alunos que citem algumas características de um casamento bem-sucedido. À medida em que forem citando, anote as características em uma folha ou escreva-as no quadro. Após ouvir os alunos, explique que tais características oferecem uma  idéia dos propósitos de DEUS para a vida a dois. Ressalte o fato de que, instituído por DEUS, o casamento tem o objetivo de ser a base da família e, conseqüentemente, de toda a sociedade. Lembre que a Igreja deve fazer soar sua voz profética, denunciando tudo que pode destruir o casamento monogâmico e heterossexual. 
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender qual é a verdadeira vontade divina para o casamento. 
Conscientizar-se da importância do amor mútuo e verdadeiro para se estabelecer uma família. 
Enfatizar a importância da fidelidade conjugal no casamento.  
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza como puder o esquema abaixo: 
1 Coríntios 7.1-16: O relacionamento conjugal entre o marido e a mulher (vv. 1-7); os solteiros (vv. 8,9,25); o casamento cristão e o misto (vv. 12-16); o casamento e o serviço cristão (25-38).  
Explique que este capítulo é um tratado a respeito do matrimônio e do relacionamento familiar. O objetivo do capítulo é mostrar aos coríntios que o matrimônio não estava e jamais estará ultrapassado. Paulo revela aqui a importância do casamento, deixando bem claro que ele é uma aliança divina e indissolúvel. 
 
PALAVRA-CHAVE - AMOR CONJUGAL - Amor entre os cônjuges.
 
RESUMO DA LIÇÃO 3, AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO
I. A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO 
1. Um plano global.
2. Os indicadores da vontade de DEUS.
a) A Paz de DEUS no coração.
b) O comportamento pessoal.  
c) Naturalidade.
d) Os princípios de santidade.
II. O AMOR VERDADEIRO NO CASAMENTO 
1. O dever primordial do casal.
2. O amor gera união plena.
III. A FIDELIDADE CONJUGAL 
1. Fator indispensável à estabilidade no casamento.
2. Cuidado com os falsos padrões.
 
SINOPSE DO TÓPICO (1) - DEUS ordenou, logo no  princípio, que o  homem deixasse pai  e mãe e se unisse à sua mulher, para que ambos sejam "uma só carne". 
SINOPSE DO TÓPICO (2) - O marido que não ama a esposa não pode dizer que obedece a Palavra de DEUS. 
SINOPSE DO TÓPICO (3) - O verdadeiro padrão do  amor conjugal que deve ser seguido por todos, sobretudo pelo cristão, é o mesmo que o de CRISTO pela Igreja. 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico
"Bom seria que o homem não tocasse em mulher (1 Co 7.1)
[...]  A questão do casamento é unicamente dos gentios. Os judeus, de cuja herança Paulo também compartilhava, adotavam uma posição baseada em Gênesis 2.18: 'Não  é bom que o homem esteja só'. No judaísmo, o casamento era considerado a principal responsabilidade de todo homem. Mas alguns coríntios, que haviam sido convertidos da cultura geral, com atitudes negligentes em relação ao sexo e indecisos sobre a extensão da  pureza moral à qual eram exortados em CRISTO, foram para outro extremo. Também é provável que, para alguns, seu passado de relacionamentos sexuais havia se tornado uma questão de orgulho, uma base para a  pretensão àquela espiritualidade superior à qual muitos se inclinavam, desejando ter um  prestígio superior no corpo de CRISTO. A resposta de Paulo rejeitava esse  conceito e argumentava a favor de uma expressão normal e plena do sexo dentro do casamento" (RICHARDS, Lawence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2007, p.354).
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Bibliológico
"A Obrigação de Reciprocidade (1 Co  7.3,4)
Paulo declara francamente que a relação entre as pessoas não é só um aspecto válido no casamento, mas também é uma obrigação de  acordo com a necessidade e o desejo. O verbo traduzido como pague 'não significa a concessão de um favor, mas o pagamento de uma obrigação, aqui do marido para a esposa e da esposa para o marido'. Godet diz: 'Este versículo nos confirma a idéia de que entre alguns dos coríntios existia uma tendência 'espiritualista' exagerada, que ameaçava ferir as relações conjugais, e desse modo a santidade da vida'. Em seu sentido mais profundo, o verbo pague (apodidomi) significa dar o que se deve, ou o que se está sob a obrigação de  dar. O apóstolo coloca o aspecto sexual do casamento em sua perspectiva correta, evitando tanto uma atitude promíscua como um ascetismo rígido.
No versículo 4, Paulo expande a idéia de mútua reciprocidade para incluir tudo o que faz parte da vida, ao declarar que parceiros casados possuem poder sobre os corpos um do outro. As palavras não têm poder refere-se ao  exercício de  autoridade. O entendimento mútuo elimina dois extremos no estado dos casados - a posse separada de si mesmo, e a sujeição de uma parte a outra. No casamento, cada parceiro tem um direito legítimo à pessoa do outro. Em outras passagens Paulo considera o marido como a cabeça da família, declarando que a esposa lhe deve ser sujeita (Ef 5.22-23). Mas na área sexual ambos estão no mesmo nível. O principal ensinamento aqui é que maridos e esposas têm os mesmos direitos. Ambos devem agir como cristãos. Portanto, qualquer conduta excessiva ou abusiva é proibida" (GREAtHOUSE, William  M.; MEtZ, Donald S.; CARvER, Frank G. (Orgs.). Comentário Bíblico Beacon. vol. 8. 1. ed.  Rio de  Janeiro: CPAD, 2006, p.295). 
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
CRUZ, Elaine. Sócios, Amigos & Amados. Os três pilares do casamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
YOUNG, Ed. Os Dez Mandamentos do Casamento: O que fazer e  o que não fazer para manter uma aliança por toda a vida.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 54, p.37.
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 3, AS BASES DO CASAMENTO CRISTÃO
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"Vós, ________________________________, amai vossa mulher, como também CRISTO amou a _____________________________ e a si mesmo se _________________________________ por ela" (Ef 5.25). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
O __________________________________ cristão tem de ser edificado tendo como base o ____________________________ a DEUS e ao próximo. Sem __________________________________ não há casamento feliz.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- Por que o matrimônio vem sendo ridicularizado sistemática e violentamente pela mídia, em nossa época?
(    ) Por ser uma instituição criada pelo homem para atender aos propósitos da procriação.
(    ) Por ser uma instituição criada por DEUS para atender aos propósitos divinos.
(    ) Precisamos compreender a instrução divina quanto ao casamento e aplicá-la em nossa vida diária.
(    ) Na epístola aos Hebreus, as Escrituras ensinam: "venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula" ), tal verdade a respeito do casamento indica-nos que ele deve ser respeitado, honrado e valorizado. 
 
I. A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO 
4- Qual o plano global de DEUS em relação ao casamento?
(    ) Era a intenção de DEUS, através do ato conjugal, que a humanidade povoasse apenas a região do Éden.
(    ) Como expressão de sua vontade, o Criador ordenou, logo no princípio, que o homem deixasse pai e mãe e se unisse à sua mulher, para que ambos  fossem "uma carne". (união física).
(    ) É exatamente o que acontece no ato conjugal, sendo esta a vontade de DEUS para todas as pessoas, crentes ou não: que a humanidade cresça e, através da união legítima entre um homem e uma mulher, multiplique-se.
 
5- Quais os indicadores da vontade de DEUS quanto ao namoro, noivado e casamento?
(    ) A Paz mundial no coração, comportamento social, maturidade e princípios de amizade.
(    ) A Paz de DEUS no mundo, segurança pessoal, Naturalidade e princípios de cristandade.
(    ) A Paz de DEUS no coração, comportamento pessoal, Naturalidade e princípios de santidade.
 
6- Complete:
Um dos sinais da _______________________________________ divina quanto ao que fazemos, ou pretendemos fazer, é o sentimento de ___________________________ interior, que nos domina os pensamentos e as emoções (Cl 3.15). Se alguém não honra os pais, como honrará o seu ___________________________________? Se o noivo não respeita a noiva, demonstrando um ciúme doentio a ponto de não lhe permitir que converse até mesmo com pessoas da própria família, isso evidencia claramente que ele está fora da ________________________________________ divina. Tal relacionamento não dará certo. Procurar "casa de _____________________________" para saber se o casamento é ou não da vontade de DEUS é muito perigoso. Quando o relacionamento é da vontade divina, um sente _______________________________ pelo outro, sente falta do outro, considera o outro, demonstra afeto pelo outro. tudo flui ________________________________________. Além disso, os pais aprovam o namoro e a igreja o reconhece. Estes indicativos realçam que DEUS está de acordo com esta união. Sabemos que as ______________________ sobre os namorados e noivos são fortes. Mas não devemos nos esquecer: a ______________________________________ é um requisito básico para a felicidade conjugal. Um relacionamento que não leva  em conta o princípio da ___________________________________________ já está fora da orientação divina. Portanto, se o namoro ou o noivado é marcado por atos e práticas que ofendem a DEUS, é sinal de que o relacionamento já está fadado ao _____________________________________ (1 Co 6.18-20). O sexo antes e fora do casamento é ____________________________________ (Êx 20.14; 1Ts 4.3). E a _________________________________________, tanto do rapaz, quanto da moça, continua a ser muito importante aos olhos de DEUS. 
 
II. O AMOR VERDADEIRO NO CASAMENTO 
7- Qual o dever primordial do casal?
(    ) O amor à esposa, ordenado pelas Escrituras, deve ser o mais simples possível.
(    ) O marido que não ama a própria esposa não pode dizer que obedece a Palavra de DEUS.
(    ) Ao contrário, ele peca por desobediência, pois amar é uma ordem divina.
(    ) A Bíblia recomenda solenemente: "vós, maridos, amai vossa mulher, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela".
(    ) O amor à esposa, ordenado pelas Escrituras, deve ser o mais elevado possível.
(    ) É semelhante ao amor de CRISTO pela Igreja: "Como também CRISTO amou a Igreja".
(    ) Perceba que o termo "como" é um advérbio de modo.
(    ) Perceba que o termo "como" é um advérbio de tempo.
(    ) Por conseguinte, o amor do esposo pela esposa deve ser como o amor de CRISTO por sua Igreja. É um amor sublime e sem igual.
 
8- O que o amor gera?
(    ) A união é o resultado do amor sincero;logo, o esposo deve estar unido à esposa de modo a formar uma unidade, ou seja, "dois  numa [só] carne".
(    ) Por isso, o apóstolo Paulo ensina: "O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido"  - união sexual).
(    ) Isto quer dizer igualdade e reciprocidade no casamento; marido e mulher são iguais nos haveres de um para com o outro. Isso exige do casal união de pensamentos, de sentimentos e de propósitos. 
(    ) A discussão é o resultado do amor em desenvolvimento; logo, o esposo deve estar munido de respostas mirabolantes à esposa de modo a formar uma amizade fraternal..
 
III. A FIDELIDADE CONJUGAL 
9- Qual um fator indispensável à estabilidade no casamento?
(    ) As estruturas do matrimônio foram preparadas para suportar todo tipo de peso, inclusive da infidelidade conjugal.
(    ) Além de proporcionar segurança espiritual e emocional, a fidelidade é indispensável ao bom relacionamento conjugal.
(    ) Sem fidelidade, o casamento desaba.
(    ) As estruturas do matrimônio não foram preparadas para suportar o peso da infidelidade, cujos efeitos sobre toda a  família são devastadores.
(    ) O adultério é tremendamente destrutivo tanto para o homem como para a mulher.
 
10- Como é o casamento de acordo com os falsos padrões do mundo atual?
(    ) Na maioria das vezes, o amor que se vê nos filmes, novelas e revistas seculares preenchem os requisitos da Palavra de DEUS, mas alguns, não.
(    ) O amor que se vê nos filmes, novelas e revistas seculares está longe de preencher os requisitos da Palavra de DEUS.
(    ) É falso e pecaminoso.
(    ) Através de Malaquias, o Senhor repreendeu severamente os varões israelitas por sua infidelidade conjugal (Ml 2.13-16).
 
11- Qual o verdadeiro padrão do amor conjugal?
(    ) O verdadeiro padrão do amor conjugal é o de Salomão para com a sunamita. 
(    ) O verdadeiro padrão do amor conjugal é o de CRISTO para com a Igreja! 
(    ) Biblicamente, o casamento é uma aliança que deve perdurar até a morte de um dos cônjuges.
(    ) Biblicamente, o casamento não é um "contrato" com prazo de validade, mas uma união perene, cuja fidelidade é um dos elementos indispensáveis para que os cônjuges sejam felizes. 
 
CONCLUSÃO 
12- Complete:
Nosso desejo é que as igrejas promovam o _________________________________ das crianças, adolescentes, jovens e casais na Palavra de DEUS. Enfim, que toda a ____________________________ seja edificada em CRISTO. Dessa maneira, demonstraremos o valor do  casamento ________________________________ e os perigos das novas "_________________________________________ familiares" defendidas e apoiadas pelos que desprezam e debocham dos princípios divinos. Portanto, que a Igreja faça soar sua voz _______________________________________ e denuncie as iniciativas que buscam destruir o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel. Se a família não for sadia, a sociedade será ________________________________________
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 53 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Conde, Emílio, 1901-1971 - Tesouro de conhecimentos bíblicos / Emílio Conde. - 2' ed. ­Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de DEUS, 1983.
Dicionário Bíblico Wycliff – Charles F. Pfiffer, Howard F. Vos, John Rea.
http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net
http://www.portalebd.org.br/
 
Home
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos