Home
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos
 
 
LIÇÃO 4, A FAMÍLIA SOB ATAQUE
LIÇÕES BÍBLICAS - 2º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO 21 - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo.
Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
 
TEXTO ÁUREO 
"Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" (Ef 6.11). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
Nestes últimos dias, somente a família que obedece a Palavra de DEUS conseguirá triunfar sobre as investidas de  Satanás.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 119.105 Palavra de DEUS: luz para a família
Terça - Ef 6.10-12 Fortalecendo a família
Quarta - Pv 23.13,14 A disciplina na família
Quinta - 1 Co  6.18,19 A família fugindo da prostituição
Sexta - Mt 26.41 A família vigiando e orando
Sábado - Hb 12.14 Família apaziguada e santa 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Efésios 5.1-6 
1 Sede, pois, imitadores de DEUS, como filhos amados; 2 e andai em amor, como também CRISTO vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a DEUS, em cheiro suave. 3 Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças. 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de CRISTO e de DEUS. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de DEUS sobre os filhos da desobediência.
 
5.5 BEM SABEIS ISTO. O apóstolo Paulo sabia, bem como os efésios, com certeza absoluta, que todos os indivíduos (quer dentro da igreja, quer fora dela), sendo imorais, impuros ou avarentos (i.e., amando as coisas do mundo mais do que a DEUS) estavam fora do reino de CRISTO. Os profetas do AT assim ensinaram com forte convicção (ver Jr 8.7; 23.17; Ez 13.10), bem como os apóstolos e a igreja do NT (ver 1 Co 6.9; Gl 5.21). Quem cometesse tais pecados evidenciava claramente que não era salvo; que não tinha vida em DEUS (ver Jo 8.42; 1 Jo 3.15).
5.6 ENGANO. Paulo sabia que alguns falsos mestres diriam aos efésios que não precisavam temer a ira de DEUS contra eles, por causa de sua imoralidade. Por isso, ele os admoesta: "Ninguém vos engane". Fica claro, aqui, que alguém pode ser enganado a ponto de crer que pessoas imorais e impuras têm herança no reino de CRISTO
 
Ef 5.11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as.
5.11 OBRAS... DAS TREVAS. Aquele que é em tudo leal a CRISTO, não pode ser neutro, nem manter silêncio quanto às "obras infrutuosas das trevas" (v. 11) e à imoralidade (vv. 3-6). Deve sempre estar pronto a desmascarar, repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Bradar sinceramente contra toda a iniqüidade é odiar o pecado (Hb 1.9), tomar posição com DEUS, contra o mal (Sl 94.16) e permanecer fiel a CRISTO, o qual também denunciava as obras das trevas (Jo 7.7; Is 15.18-20; cf. Lc 22.28).
 
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Rm 12.2
NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS. Paulo deixa subentender várias coisas neste versículo.
(1) Devemos reconhecer que o presente sistema mundano é mau (At 2.40; Gl 1.4), e que está sob o controle de Satanás (Jo 12.31; 1 Jo 5.19).
(2) Devemos resistir às formas prevalecentes e populares do proceder deste mundo e em lugar disso proclamar as verdades eternas e os padrões justos da Palavra de Deus, por amor a Cristo (1 Co 1.17-24).
(3) Devemos desprezar e aborrecer aquilo que é mau, amar aquilo que é justo (v. 9; 1 Jo 2.15-17) e não ceder aos vários tipos de mundanismo que rodeiam a igreja, tais como cobiça, egoísmo, oportunismo, conceitos humanistas, artifícios políticos visando ao poder, inveja, ódio, vingança, impureza, linguagem imunda, diversões ímpias, vestes imodestas e provocantes, imoralidade, drogas, bebidas alcoólicas e companhias mundanas.
(4) Devemos conformar nossa mente à maneira de Deus pensar (1 Co 2.16; Fp 2.5), mediante a leitura da Palavra de Deus e sua meditação (Sl 119.11,148; Jo 8.31,32; 15.7). Devemos permitir que nossos planos, alvos e aspirações sejam determinados pelas verdades celestiais e eternas e não por este presente século mau, profano e passageiro.
 
As leis são criadas para regulamentar uma prática já comum em meio à sociedade.
O pecado leva à transgressão das leis de DEUS e os homens normatizam a prática do pecado tornando-a legal para a sociedade, porém digna do juízo de DEUS.
Quem diria que veríamos o divórcio, não só aprovado, como praticado pelos nossos próprios líderes? Há 30 anos isso seria motivo de disciplina e afastamento do cargo para quem o praticasse ou apoiasse.
A igreja contemporânea tem feito vista grossa para namoros escandalosos, para casamentos de mulheres grávidas, para namoros de crentes com descrentes, para divórcios, para efeminados em seu meio até ocupando cargos importantes, tem tolerado e apoiado líderes que estão super comprometidos com a política partidária, com pagamentos excessivos a cantores e pregadores, apoiado shows pagos, etc... Não há limites e nem temor de DEUS para aqueles que querem ver suas igrejas cheias de supostos crentes.
Quando a própria igreja faz vista grossa ou apóia uma prática pecaminosa já não resta alternativa para a sociedade senão regulamentar essa prática.
 
OS PAIS QUEREM DE QUALQUER MANEIRA TRANSFERIR SUA RESPONSABILIDADE DE EDUCAR SEUS FILHOS PARA O ESTADO OU PARA A IGREJA, MAS DEUS EXIGIRÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS DELES INDIVIDUALMENTE.
 
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6
22.6 INSTRUI O MENINO NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR. Os pais devem comprometer-se a ensinar e disciplinar seus filhos de modo agradável a Deus (cf. v. 15; 13.24; 19.18; 23.13,14; 29.17). (1) A palavra hebraica para "instruir" significa "dedicar". Assim sendo, o ensino bíblico no lar tem como propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus, o que é possível, separando-os das influências malignas deste mundo e instruindo-os nas coisas de Deus. A mesma palavra original também pode significar "gostar de". Os pais devem, pois, motivar seus filhos a buscarem a Deus, e assim desfrutarem de experiências espirituais que nunca se esquecerão. (2) "Não se desviará dele". O princípio geral é que uma criança devidamente ensinada pelos pais, nos caminhos do Senhor, não se afastará desses caminhos. Contudo, não se trata aqui de uma garantia absoluta de que todos os filhos de pais salvos permaneçam fiéis ao Senhor e à sua Palavra. Em meio a uma geração ímpia como a atual, em que até dentro das igrejas deparamos com infiéis, os filhos de crentes podem ser influenciados a ponto de pecarem e de cederem diante das tentações (ver Ez 14.14-20, onde Deus fala de uma apostasia tão grande que até mesmo homens justos como Noé, Daniel e Jó não preservariam seus próprios filhos e filhas).
 
Ez 33.6 Mas, se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia.
33.6 O SEU SANGUE DEMANDAREI DA MÃO DO ATALAIA. O atalaia que visse a destruição iminente e não advertisse o povo, seria culpado do sangue de quem morresse. (1) Semelhantemente, no reino de Deus, o profeta ou pregador que não avisar uma igreja morna de que o juízo está à porta será considerado culpado do sangue dos membros da igreja. (2) Em grande parte, todos os crentes têm a responsabilidade de testemunhar aos perdidos e ajudar a cumprir a tarefa missionária entregue à igreja por Jesus (ver Mt 28.19 nota). Iremos prestar contas a Deus se nos recusarmos a obedecer à grande comissão de Jesus (ver At 20.26).
 
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Gl 1.10
ESTIVESSE AINDA AGRADANDO AOS HOMENS. Ninguém pode ser um autêntico ministro do evangelho e, ao mesmo tempo, procurar agradar aos outros transigindo nas verdades do evangelho (cf. 1 Co 4.3-6). Paulo considerava que era seu dever falar "não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração" (1 Ts 2.4). Todos os crentes no evangelho de Cristo devem ter como alvo, assim como Paulo o tinha, agradar a Deus, mesmo que isso importe em desagradar a alguém (cf. At 5.29; Ef 6.6; Cl 3.22).
 

 
Ataque - Dicionário Aurélio: “assalto, investida, agressão, ofensa, injúria, insulto”.
Em nossa lição significa - Investida de Satanás (Pode ser a última) para desestabilizar a Igreja, iniciando na família. Para isso infiltra suas idéias na educação, nas telecomunicações, nas diversões, nas artes, nos entretenimentos, na política, na literatura e até na "igreja".
 
 
OS ATAQUES CONTRA A FAMÍLIA
Como combater?
 
Conselho aos que pretendem se casar.
1 - Não te cases por riquezas, o dinheiro pode comprar uma casa, mas não pode comprar um lar.
2 - Não te cases só porque todos se casam - modismo.
3 - Não te cases com alguém doente de ciúme - o ciúme piora após o casamento.
4 - Não te case com alguém preguiçoso ou preguiçosa.
5 - Não te cases com incrédulo ou incrédula: É melhor ir para o céu sozinho do que para o inferno acompanhado. Ex: Cristã que casou com incrédulo.
6 - Não te cases sem a aprovação de DEUS, das famílias envolvidas e da Igreja.
7 - Não te cases por causa da idade.
8 - Não te cases por causa de oportunidade.
9 - Não te cases sem amor total e mútuo.
 
Dt 6.5 Amarás, pois, ao Senhor teu DEUS de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
 
FORTALECENDO O LAR CONTRA OS ATAQUES DO MAL
QUAL O PAPEL DO PAI HOJE?   
Há em andamento um verdadeiro processo de destruição da família. Esse processo tem origem em tempos remotos, quando se desencadeou uma rebelião contra DEUS, o criador de todas as coisas, inclusive do homem e da família. Esta ação é acima de tudo diabólica. As forças do mal, movimentadas pelos agentes espirituais da maldade, estão procurando destruir tudo o que foi feito para a felicidade do homem. Para destruir a família, o inimigo do lar tem suas estratégias. 
Primeiro, procura descaracterizar a instituição familiar, dizendo que esta não passa de uma "invenção burguesa", num jargão típico da filosofia comunista, materialista (Aliás já fora de moda em seus países de origem). Depois, as forças do mal procuram desacreditar tudo o que constitui a estrutura familiar. Nesse contexto, já há quem diga que filho não precisa de pai e de mãe. Basta ter reprodutores. A figura do pai é diminuída, para que desapareça o papel do líder da família. Aliás, a Constituição brasileira, em um de seus artigos, já estipula que o pai e a mãe estão em pé de igualdade, no relacionamento familiar, de modo que não existe mais o "Chefe de Família", ou seja, o líder do grupo familiar. Certo psiquiatra, num jornal, disse: "O pai do passado era autoritário, o do presente é uma figura decorativa e o do futuro não existirá". 
Segundo aquele estudioso, isso revela o fim da família tradicional (Pai, mãe, filhos, todos vivendo sob o mesmo teto). Pai e mãe são elementos fundamentais para a existência da família. Desaparecendo um, deixará de existir ou outro. O que o modernismo-relativismo prega é o fim da família. É o fim da pessoa do pai, como líder do grupo social do lar. O liberalismo entende que não se deve adotar normas de convivência social, entre pais e filhos. Cada um precisa fazer o que bem entende, com liberdade ou libertinagem sem limites. Nada de normas, de proibições, de doutrina, de limites, exceto ocasionalmente, quando algo grave estiver acontecendo ou por acontecer. 
Sob a orientação hedonista, o que vale é o prazer. Se os adolescentes querem fazer sexo, basta usar "a camisinha". Mais do que isso é moralismo. E ninguém melhor que o pai para orientar e cobrar obediência aos princípios éticos e morais. Se o pai desaparece, e em seu lugar, surge apenas o "reprodutor", o amante descompromissado, que só pensa em ter prazer sexual, como fica a autoridade sobre os filhos? Para responder a essas questões, temos que nos voltar para o projeto original, previsto por DEUS, para a vivência e convivência do homem sobre a terra. Primeiro, é necessário que haja pai, mãe e filhos, unidos sob os princípios norteadores da criação e desenvolvimento da família. Os pais devem amar seus filhos e criá-los na "doutrina e admoestação do Senhor", conforme a Bíblia (Efésios 6.4). 
O pai deve ser o sacerdote do lar, cuidando da vida espiritual e moral de seus filhos; deve ser o exemplo da família (Tiago 2.12); deve ser o amigo e companheiro dos filhos, dando-lhes afeto e segurança; deve ser o vigia de seu lar, contra os lobos devoradores que, travestidos de simpáticos conselheiros, querem a destruição do lar, do casamento, da família. Se não existir pai e mãe, não existirá família. Poderá haver "fábrica" de "produtos humanos"", produzidos nas empresas de "produção independente", tão ao gosto do diabo, atendendo aos sentimentos egoístas e hedonistas dos que não conhecem a DEUS. A família nunca acabará, ainda que continue a sofrer o ataque diabólico dos que só pensam no imediatismo egoísta.

Está de pé a proposta de DEUS: "PORTANTO, DEIXARÁ O HOMEM PAI E MÃE, E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E SERÃO OS DOIS UMA SÓ CARNE" (Gênesis 2.24). PERGUNTA DO DIA : VOCÊ, QUE É PAI, JÁ DISSE PARA SEU FILHO OU SUA FILHA, ESTA SEMANA: EU AMO VOCÊ?
 Pr. Elinaldo Renovato de Lima
 
A inversão de valores.
“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína” (1 Tm 6.9)
 
 A Bíblia identifica a busca insaciável e avarenta pelas riquezas como idolatria, a qual é demoníaca (cf. 1Co 10.19,20; Cl 3.5). Por causa da influência demoníaca associada à riqueza, a ambição por ela e a sua busca freqüentemente escravizam as pessoas (cf. Mt 6.24).
 
OS INGREDIENTES PREDILETOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
A mídia em geral, tanto cinemas, como vídeo games, Internet, como a televisão, na maior parte dos programas, exalta a pecaminosidade. O adultério, a prostituição, as práticas sexuais ilícitas e a violência são exaltadas e apresentadas como coisas muito naturais. A traição, a infidelidade conjugal, são o "prato do dia" dos programas, dos filmes e das novelas da tevê. Essas imundícies são jogadas pelo vídeo, na sala de estar, no quarto de dormir de muitos cristãos. 
Sem dúvida, isso não é condizente com o ambiente espiritual que deve reinar no lar de um crente. - como se sentiria uma família que, assistindo programas imorais ou violentos, visse JESUS se apresentar no meio da sala - Ficaria feliz, satisfeita, tranqüila? 
 
Os dez mandamentos do telespectador cristão - Autor Desconhecido
 
01. Amarás ao Senhor teu DEUS acima de todas as páginas da internet e de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão. 
02. Não farás da imagem do vídeo um outro deus diante do Senhor. Não adorarás seus artistas, nem exibirás seus pôsteres em tua casa, pois teu DEUS é DEUS zeloso e sentir-se-á enciumado. 
03. Não tomarás o nome do Senhor teu DEUS em vão, como fazem, a todo momento, os protagonistas das novelas. 
04. Guardarás verdadeiramente seus dias para o Senhor. Não ficarás diante do aparelho na tarde de domingo, mas sairás para visitar alguém que necessite de oração, conforto e estímulo.
05. Honra o culto doméstico com tua família para que teus filhos aprendam o caminho do Senhor e se prolongue a vida espiritual deles. Não permitirás de forma alguma que a televisão impeça esta honra. 
06. Não farás da televisão ou da internet a babá de teus filhos, nem permitirás que vejam televisão noite e dia, sem controle. 
07. Não deixarás o aparelho de TV e nem de computador exibirem filmes indecentes ou cenas de adultério, para que essas coisas não fiquem em tua mente e te seduzam a esse pecado. 
08. Não furtarás teu tempo diante da televisão ou do computador, deixando de cumprir com o teu dever. 
09. Não dirás falso testemunho contra teu próximo, como fazem os participantes das novelas, nem farás uso de suas gírias e palavras inconvenientes citadas tanto na TV quanto na internet. 
10. Não cobiçarás o modo de viver, de falar e de vestir dos artistas, nem os produtos que ali são anunciados. Não deixarás que essas coisas determinem tua conduta, nem o teu alimento. 
Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." 
 
O volume de dados, de imagens e informações é tão grande que não dá tempo para serem "digeridos" ou avaliados corretamente. Muitos, sem perceber, estão sendo influenciados de modo marcante em sua vida espiritual, emocional, familiar, conjugal e sentimental, pelo poder da mídia televisada e da internet.

 
COMO DEVEMOS USAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
 1- Seja Um Exemplo No Uso Dos Meios De Comunicação. Se Quisermos Que Nossos Filhos Sejam Preservados Dos Malefícios Gerados Pelos Meios De Comunicação De Massa, Devemos Ser Um Exemplo No Uso Destes.
2- Seja Seletivo E Crítico. Selecione Os Programas Que Podem Ser Vistos Por Você E Por Sua Família Sem Ferir Os Princípios Cristãos "Examinai Tudo. Retende O Bem" ( 1Ts 5.21)
3- Seja Rigoroso Quanto Ao Horário Do Culto Doméstico. Nada Deve Substituir O Horário Do Culto Doméstico, O Lar Deve Funcionar Como Uma Igreja
 
A formação da personalidade na criança é quádrupla. 
a) Formação cristã. Concerne à doutrina cristã (Ef 6.4);
b) Formação social. Concerne à disciplina cristã;
c) Formação moral. Concerne ao caráter cristão;
d) Formação intelectual. Concerne à escolarização.
 
A FAMÍLIA Cooperando com a Igreja - DEVERES
DA IGREJA PARA A FAMÍLIA - ORAR, VISITAR, REALIZAR EVENTOS ESPECÍFICOS PARA A FAMÍLIA, ACONSELHAR.
DA FAMÍLIA PARA COM A IGREJA - MANTER O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA, FREQÜENTAR OS CULTOS REGULARMENTE, ENTREGAR OS DÍZIMOS E AS OFERTAS, DAR UM BOM TESTEMUNHO.
 
10 MANDAMENTOS PARA OS PAIS
 
01. Cultivar o amor crescente, paciente e eterno.
02. Considerar o cônjuge como presente de DEUS, propondo estar ao seu lado, honrá-lo, amá-lo, até que a morte o separe, sendo exemplo para os filhos.
03. Cuidar para que o seu cônjuge não tenha aborrecimentos, evitando fervilhar sua mente com coisas corriqueiras e banais que para nada servem a não ser para tirar a paz, a estabilidade, e trazer irritação, o ódio e as tensões. Isso é terrível para os filhos, que vêm os pais em conflito sem necessidade.
04. Cuidar do lar com afinco. Suprir as suas necessidades, marcar a presença no mesmo de tal forma que ela seja sentida quando houver uma distância entre os cônjuges. Isso é muito importante, pois um dos maiores problemas, nos lares, são os pais "ausentes", não só fisicamente, mas, sobretudo emocionalmente. Pais que não se comunicam com os filhos, que dão mais valor a ficar diante da TV do computador ou dos jornais, dos jogos, dos amigos, do que do lar. Um psicólogo disse que a "ausência" do pai, dando lugar a uma mãe super-protetora, junto a um filho, pode contribuir para o homossexualismo masculino.
05. Policiar as conversas com outras pessoas, sabendo de antemão que as coisas íntimas do relacionamento conjugal são propriedade exclusivamente dos cônjuges e não interessa a outras pessoas sabê-las, até mesmo parentes. De fato, conhecemos casos de pessoas, principalmente mulheres, que saem nas casas, contando seus problemas íntimos. Depois, surgem comentários desabonadores, que chegam ao conhecimento do cônjuge, aumentando os conflitos. Os filhos também sentem-se ofendidos, por saber que estranhos têm conhecimento do que se passa no seu lar.
06. Participar totalmente do relacionamento íntimo, pois este relacionamento é Dom de DEUS à criação e DEUS requer pureza, honestidade, e amadurecimento de ambos. Um casal precisa ter não só confiança, mas intimidade espiritual, emocional e física, ou seja, sexual, que deve ser desfrutada da melhor maneira possível, como fator de união e estabilidade entre si.
07. Desenvolver atitudes que demonstrem que o cônjuge a cada dia sinta-se amado, preferido e muito querido. As atitudes de um para o outro são muito valiosas, quando sinceras e leais. Um esposo deve dizer sempre palavras agradáveis, carinhosas e afetivas para a esposa. Esta, da mesma forma, deve esforçar-se para demonstrar carinho e afeto para com o esposo. Isso é como aguar a planta do amor todo o dia, e serve de exemplo para os filhos.
08. Cultivar uma recreação sadia, aproveitando as oportunidade que o tempo propiciar. A recreação é vital para um entrosamento crescente e fortalece o companheirismo. Muitas pessoas dizem que não tem tempo para o lazer, para a recreação. De fato, hoje, é muito difícil desenvolver momentos de lazer com a família. Mas é preciso planejar e encontrar momentos de descontração, de entretenimento para com os filhos e o próprio casal. Um passeio no fim de semana, uma visita a um parque de exposições, uma ida ao shopping, uma visita a pessoas amigas, tudo isso pode quebrar a rotina do lar, com ótimos resultados emocionais para os pais e os filhos.
09. Manter o espírito familiar. Considerar os parentes de ambos os cônjuges e amá-los. Tratá-los com dignidade. Despertar a fraternidade e semear a união entre os mesmos. Conhecemos casos em que o casal vive infeliz, porque um dos cônjuges não considera os sogros, tratando-os com desprezo e falta de respeito. Com isso, o coração do outro fica ferido, causando problemas de relacionamento. E mau exemplo para os filhos.
10. Manter uma vida plena de comunhão com DEUS. Orando juntos, ensinando os filhos trilhar nos caminhos retos. Enfim, viver... O zelo pela parte espiritual , no lar, é fundamental para um viver feliz. Sem DEUS, o lar pode ser minado pelas forças do mal, que se materializam através das drogas, dos vícios, da prostituição, da desunião, da contenda, da disputa pelo poder, do ciúme, e de tantos males que atacam a família. Só com a presença do ESPÍRITO SANTO no lar é possível enfrentar os desafios de um mundo materialista, hedonista, e relativista, em que vivemos. O culto doméstico é indispensável para a união da família. É bom dizer como Josué: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". (Extraído e adaptado por Pr. Elinaldo Renovato de Lima)
 
ATAQUES DE SATANÁS ATRAVÉS DA NA TV
Mensagens subliminares são passadas aos telespectadores incautos como é o exemplo de filmes da Disney, comerciais, filmes e principalmente novelas recheadas de pornografia, adultérios, prostituições, lesbianismo, homossexualismo, violência, ódio, inimizades e toda sorte de males.
 
Conselhos práticos:
Nunca coloque TV ou Computador no quarto, a TV e o computador devem sempre estar em local onde passam pessoas, principalmente responsáveis (assim estarão vendo o que se está assistindo e/ou acessando).
Veja o tipo de joguinho que seu(a) filho(a) está ocupando seu tempo. Procure colocar horário nas atividades tecnológicas. Nunca sem intervalos de pelo menos 1 hora. Cuidado com fones de ouvido. Cuidado com jogos que premiam más ações. Novelas todas estimulam sexo, adultério, mentira, trans-sexualidade. Filmes, quase todos estimulam erotismo, vingança e violência.
 
A preocupação com a programação é grande, porém sem resultados práticos:
A nossa Constituição dedica um capítulo a este assunto e se preocupa em que os meios de comunicação não fiquem nas mãos de uma ou poucas pessoas (objetivo que, entretanto, é, por enquanto, ainda apenas um sonho) (artigo 220, § 5º), que a propriedade de empresas jornalísticas e de radiodifusão fiquem, majoritariamente, nas mãos de brasileiras (artigo 222) e que a produção e programação das emissoras de rádio e televisão atendam a alguns princípios, em especial a preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, bem como a promoção da cultura nacional e regional (outros objetivos que ainda não se verificam na realidade) (artigo 221).
OBS:  Como afirma o pastor Samuel Câmara, da Assembléia de Deus de Belém/PA e presidente da Rede Boas Novas, a maior rede de TV evangélica do Brasil: "…Tecnicamente, a TV brasileira está entre as melhores do mundo. Falando de conteúdo da programação, contudo, é uma das piores do mundo. Ela desrespeita seus objetivos legais de informar, divertir e educar a sociedade.…" (Carlos FERNANDES. A televisão é um ministério. Eclésia, ano VII, nº 77, maio 2002, p.22). (www.escoladominical.com.br- Prof.Caramuru)
 
 
SOBRE O BIG BANG LARGAMENTE ESTUDADO E CRIDO NAS ESCOLAS E FACULDADES PARA CONFUNDIR OS CRENTES:
O ilustre divulgador da teoria do Big Bang, Doutor Hawking afirma o seguinte sobre tal tese: “Se encontrarmos a resposta para isso teremos o triunfo definitivo da razão humana; porque, então, teremos atingido o conhecimento da mente de Deus”. Ou seja, um dos mais brilhantes cientistas, defensor da idéia do Big Bang, teve a humildade de deixar o assunto em aberto, mas o jornalista concluiu o que nem os cientistas ainda concluíram  QUE O BIG BANG É FATO! As revistas, de modo geral, argumentam a favor e contra essa teoria, ainda não há um consenso.
 O site <www.ChristianAnswers.Net/portuguese> relata alguns fatos interessantes a respeito do tema, vejam: Os Criacionistas sustentam que no princípio Deus falou e a Terra surgiu -- ele ordenou e os céus se firmaram (Sl. 33.9)! Todas as milhares de estrelas apareceram repentinamente e sobrenaturalmente no espaço. As Escrituras não indicam uma explosão, embora o universo deva ter experimentado uma entrada repentina, "explosiva" de energia ordenada. Talvez alguns dados astronômicos que pareçam apoiar a teoria do big bang, tais como radiações infravermelhas e residuais, precisem, pelo contrário, ser encarados como evidências de uma criação rápida. Uma primeira variação secular da teoria do big bang fazia referência a um big bang "inflacionário", sugerindo que o universo teria se desenvolvido e amadurecido muito rapidamente em seus primeiros instantes. Nessa teoria particular, a ciência secular parece ter tomado um passo na direção criacionista. Maiores progressos devem ser de interesse nessa área de teoria e pesquisa. O big bang como é entendido hoje é uma teoria inadequada. Há muitos problemas fundamentais que raramente são mencionados na literatura popular. 
 
TEORIAS
CRIACIONISMO - DEFINIÇÃO - Verdade bíblica incontestável que afirma que DEUS criou todas as coisas. FILOSOFIA MORAL - Assim como o Universo possui leis, o homem possui princípios universais pelos quais deve viver.
NATURALISMO - DEFINIÇÃO  - Ensina que a vida surgiu ao acaso, através de uma colisão de átomos, evoluindo para a vida humana. FILOSOFIA MORAL - A conduta humana baseia-se na satisfação dos instintos biológicos. Não há princípios éticos universais; tudo é relativo.
Somente as Escrituras, a inerrante e completa Palavra de DEUS, têm a única e mais lógica explicação para a origem do Universo. Negar a existência de um plano elaborado e executado por um Criador onisciente, onipotente e onipresente é negar a própria lógica do Universo, estudada pela Astronomia, pela Física, pela Química e por outras ciências correlatas. Cumpre-se o que assegura, de modo eloqüente, a Palavra de DEUS: "Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19.1). Ver também Pv 3.19; Is 42.5; 45.12,18.
- O conjunto de tudo quanto existe, incluindo-se a Terra, os astros e as galáxias, evidencia um Criador.
- A grandeza do Universo atesta a existência de um Criador Todo-Poderoso, mesmo que para a falsa ciência isso pareça inadequado.
- A Bíblia, a revelação especial, e o Universo, a revelação geral, confirmam que o cosmos foi criado de modo organizado, e não caótico.
- "Não devemos opor ciência e religião; mas ciência de má qualidade com de qualidade superior" (Charles Cólon).
- A verdadeira ciência defende o fato de o Universo ter sido projetado e criado por um Ser Inteligente.
- "O criacionismo tem sobrevivido às leis científicas a que tem sido submetido, por não contrariar as leis naturais."
 
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO LARGAMENTE ESTUDADA E CRIDA NAS ESCOLAS E FACULDADES PARA CONFUNDIR OS CRENTES: A evolução é o ponto de vista predominante, proposto pela comunidade científica e educacional do mundo atual, em se tratando da origem da vida e do universo. Quem crê, de fato, na Bíblia deve atentar para estas quatro observações a respeito da evolução
(1) A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e o desenvolvimento do universo. Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhum Criador pessoal e divino que criou e formou o mundo; pelo contrário, tudo veio a existir mediante uma série de acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos. Os postulantes da evolução alegam possuir dados científicos que apóiam a sua hipótese.
(2) O ensino evolucionista não é realmente científico. Segundo o método científico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, oriundas de experiências que podem ser reproduzidas em qualquer laboratório. No entanto, nenhuma experiência foi idealizada, nem poderá sê-lo, para testar e comprovar teorias em torno da origem da matéria a partir de um hipotético “grande estrondo”, ou do desenvolvimento gradual dos seres vivos, a partir das formas mais simples às mais complexas. Por conseguinte, a evolução é uma hipótese sem “evidência” científica, e somente quem crê em teorias humanas é que pode aceitá-la. A fé do povo de DEUS, pelo contrário, firma-se no Senhor e na sua revelação inspirada, a qual declara que Ele é quem criou do nada todas as coisas (Hb 11.3).
(3) É inegável que alterações e melhoramentos ocorrem em várias espécies de seres viventes. Por exemplo: algumas variedades dentro de várias espécies estão se extinguindo; por outro lado, ocasionalmente vemos novas raças surgindo dentre algumas das espécies. Não há, porém, nenhuma evidência, nem sequer no registro geológico, a apoiar a teoria de que um tipo de ser vivente já evoluiu doutro tipo. Pelo contrário, as evidências existentes apóiam a declaração da Bíblia, que DEUS criou cada criatura vivente “conforme a sua espécie” (1.21,24,25).
(4) Os crentes na Bíblia devem, também, rejeitar a teoria da chamada evolução teísta. Essa teoria aceita a maioria das conclusões da evolução naturalista; apenas acrescenta que DEUS deu início ao processo evolutivo. Essa teoria nega a revelação bíblica que atribui a DEUS um papel ativo em todos os aspectos da criação. Por exemplo, todos os verbos principais em Gênesis 1 têm DEUS como seu sujeito, a não ser em 1.12 (que cumpre o mandamento de DEUS no v. 11) e a frase repetida “E foi a tarde e a manhã”. DEUS não é um supervisor indiferente, de um processo evolutivo; pelo contrário, é o Criador ativo de todas as coisas (Cl 1.16).
 
INTERAÇÃO
Professor, na lição de hoje estudaremos a respeito de alguns ataques que as famílias vêm enfrentando na  atualidade. Tais investidas são lançadas por Satanás, o arqui-inimigo da família. O Diabo tem como intento matar, roubar e destruir e ele tem conseguido realizar os seus propósitos. Como "sal" e "luz" deste mundo precisamos anunciar a CRISTO, aquele que possui todo poder para destruir as obras do Maligno. A Igreja do Senhor JESUS CRISTO, a "coluna e firmeza da verdade" (1 Tm 3.15), deve lutar para que os princípios éticos fundamentais da família sejam preservados, pois somente assim não pereceremos sob os ataques do mal, antes, glorificaremos a DEUS. 
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Analisar a posição do Estado na educação dos filhos.  
Acautelar-se das propostas sociais para destruir a família.  
Saber como podemos vencer a filosofia mundana que é imposta sobre a família.  
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 
Professor, para introduzir a lição sugerimos que você promova um  debate em classe. Proponha à classe as seguintes questões: "O  Estado deve intervir nas questões familiares?" "Qual  deve ser a posição do cristão diante de  leis  que vão contra os princípios bíblicos?"
O debate é um valioso método de aprendizagem, pois favorece a participação dos alunos, tornando a aula mais dinâmica e interativa. Ele também ajuda a descobrir qual é o conhecimento prévio do aluno a respeito de  determinado tema. Ouça os alunos com atenção e faça as considerações que achar necessárias. Conclua lendo a verdade prática da  lição.
Ataque - Nessa lição significa as muitas estratégias e investidas do Diabo contra as famílias.
 
RESUMO DA LIÇÃO 4, A FAMÍLIA SOB ATAQUE
I. OS ATAQUES DO INIMIGO 
1. Ataque às crianças.
2. Ataque à disciplina no lar.
3. Falsos Ensinos.
II.ATITUDES MUNDANAS PARA DESTRUIR A FAMÍLIA 
1. O  Abandono aos Filhos.
2. Desrespeito aos pais.
3. O secularismo.
III. O CUIDADO CONTRA A FILOSOFIA MUNDANA E A PORNOGRAFIA 
1. Observar a Palavra de DEUS.
2. Templo do ESPÍRITO SANTO. N
3. "Não porei coisa má diante dos  meus  olhos" (Sl 101.3).
 
SINOPSE DO TÓPICO (1) - O alvo  do  Diabo é  minar as famílias através dos falsos ensinos às crianças, da  distorção da Palavra de  DEUS e da  ausência de disciplina no  lar.
SINOPSE DO TÓPICO (2) - O  crente como sal e  luz do mundo, representante do reino divino,  não pode permitir que atitudes mundanas destruam a família.
SINOPSE DO TÓPICO (3) - Só poderemos vencer a filosofia de  vida mundana se atentarmos para a Palavra de  DEUS.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsidio Teológico
"O Nt não desafia diretamente as estruturas sociais existentes. Em lugar disto, [...] o Nt fala diretamente às pessoas cristãs, e as convoca para viverem uma vida de amor dentro das estruturas da sociedade. Desta forma, embora a esposa deva submeter-se ao seu marido, ele é exortado a amar sua mulher o suficiente para colocar suas necessidades em primeiro lugar em seu relacionamento ([Efésios] 5.23-33). Embora os filhos devam obedecer aos seus pais, os pais não devem 'provocar a ira' em seus filhos (6.1-4). E, embora os escravos devam obedecer aos seus senhores na terra, os senhores cristãos devem tratar bem seus escravos, e com respeito (6.5-9). Em última análise, a vida de amor à qual os cristãos são convocados devem romper todas as barreiras artificiais erigidas pela sociedade. Inicialmente, a vida de amor capacitaria o povo de DEUS a unir-se no que Paulo mostrou que nós somos - um corpo, uma pátria no Senhor" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.429).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
LIMA, Elinaldo Renovato  de. Ética Cristã: Confrontando as questões morais do nosso tempo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
YOUNG, Ed. Os Dez Mandamentos do Casamento: O que fazer e o que não fazer para manter uma aliança por  toda a vida. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 54 p.38.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 4 - A FAMÍLIA SOB ATAQUE
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"Revesti-vos de toda a ___________________________________ de DEUS, para que possais estar firmes contra as ________________________________   _________________________________ do diabo" (Ef 6.11). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
Nestes últimos dias, somente a ___________________________________ que obedece a Palavra de DEUS conseguirá _____________________________ sobre as ______________________________________ de Satanás.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- Se desejamos uma vida familiar vitoriosa, de que carecemos?
(    ) Precisamos viver em total independência do Senhor.
(    ) Não podemos nos esquecer que estamos lutando contra principados e potestades.
(    ) Precisamos viver em total dependência do Senhor.
(    ) Carecemos da armadura de DEUS para que possamos enfrentar as lutas e desafios do nosso tempo.  
 
I. OS ATAQUES DO INIMIGO  
4- De que maneira o inimigo articula o ataque às crianças?
(    ) Os currículos, que reúnem os conteúdos programáticos, a serem transmitidos nas salas de aula, são fundamentados na filosofia bíblica.
(    ) Atualmente, em muitas escolas, tanto da rede pública como privada, o ensino materialista está sendo valorizado e repassado de modo contínuo às crianças.
(    ) A educação que nossos filhos recebem é totalmente influenciada pelo materialismo e o ateísmo.
(    ) Os currículos, que reúnem os conteúdos programáticos, a serem transmitidos nas salas de aula, são fundamentados na filosofia evolucionista.
(    ) Tudo começa com a explicação sobre a origem da matéria, da vida, do homem, e de tudo que existe no universo.
 
5- O que devem fazer os pais e a igreja para não permitirem o ataque do inimigo aos filhos?
(    ) A Igreja deve ajudar os pais nesta nobre missão, oferecendo uma educação opcional de terapia ocupacional às crianças.
(    ) Os pais não podem negligenciar a educação de seus filhos, e devem levá-los aos pés do Senhor.
(    ) A Igreja também deve ajudar os pais nesta nobre missão, oferecendo uma educação religiosa de qualidade às crianças.
 
6- Em nossos dias existem questionamentos relacionados à aplicação da disciplina aos filhos. Como evitar o ataque do inimigo à disciplina no lar?
(    ) Disciplina é toda ação repressora do bem, pois a palavra disciplina tem a mesma raiz da palavra reprimir.
(    ) Segundo a Palavra de DEUS, aplicada com sabedoria, a disciplina livra a criança da morte.
(    ) Disciplina é toda ação instrutiva e discipuladora, pois a palavra disciplina tem a mesma raiz da palavra discipular.
(    ) De fato, uma pessoa bem disciplinada é uma pessoa bem educada, bem discipulada.
(    ) Que os pais eduquem seus filhos no  temor e na admoestação do Senhor e que os filhos honrem e obedeça aos pais conforme ordena a Palavra de DEUS.
(    ) Devemos nos lembrar também de que devemos ser prudentes na aplicação da disciplina aos nossos filhos, para mostrar-lhes, acima de tudo, a forma correta de proceder em  toda a sua existência.
 
7- Como andam os Falsos Ensinos em nossos dias?
(    ) De modo aberto, sem sutilezas, "as  portas do inferno" valem-se da política para atacar a Igreja e conseqüentemente às famílias.
(    ) Há, em nossos dias, diversas novas teologias que agridem diretamente a mensagem bíblica.
(    ) De modo aberto, e às vezes sutil, "as  portas do inferno" valem-se da teologia para atacar a Igreja e conseqüentemente às famílias.
(    ) Satanás tem investido e disseminado muitos ensinos deturpados, que utilizam-se até de partes das Escrituras, utilizadas sem a devida e correta interpretação, para confundir e afastar do Senhor as famílias, que tem sede de salvação, do caminho, da verdade, e da vida, que é o próprio JESUS CRISTO.
(    ) Inspirados por teologias liberais, há famílias que não mais vêem a Bíblia como a inspirada, inerrante e infalível Palavra de DEUS.
(    ) Todavia, a Bíblia é e continuará sendo a única regra de fé e prática do cristão. Alguns chegam a ensinar que a Bíblia limita-se a conter a Palavra de DEUS. Cuidado!
(    ) A Bíblia é, de fato, a Palavra de DEUS. Leia com atenção 2 Timóteo 3.16.
(    ) É indispensável, que as famílias  cristãs estudem e obedeçam fielmente as Sagradas Escrituras.
(    ) Nossas famílias precisam estar preparadas para enfrentarem as muitas teologias antibíblicas que tem se levantado no nosso tempo, pois não podemos deixar brecha alguma ao adversário.
(    ) Quer na igreja, quer em casa, vigiemos e oremos. 
 
II.ATITUDES MUNDANAS PARA DESTRUIR  A FAMÍLIA 
8- Como se dá o abandono aos Filhos em nossos dias e o que fazer quanto a isso?
(    ) Como pais, precisamos entender que os filhos são nossa herança para que nós possamos cuidar, educar e conduzir ao mundo.
(    ) Não é incomum vermos em nossa sociedade pais que abandonam seus filhos, não raro, estes ainda bebês.
(    ) Essa é uma forma monstruosa de desrespeito para com a vida.
(    ) Como pais, precisamos entender que os filhos são herança do Senhor para que nós possamos cuidar, educar e conduzir ao Senhor.
(    ) Como pais, somos responsáveis por vestir nossos filhos, alimentá-los, proporcionar-lhes uma educação de qualidade, inclusive para que estejam prontos para o mercado de trabalho cada vez mais exigente, mas acima de tudo, é igualmente nossa obrigação transmitir a fé que uma vez nos foi dada, para que as próximas gerações tenham sua própria experiência com DEUS.
(    ) Portanto, sejamos exemplo para este mundo, zelando por nossos filhos e conduzindo-os a CRISTO.
 
9- Como é o desrespeito aos pais em nossos dias e o que fazer quanto a isso?
(    ) Felizmente, são raros os casos de filhos que desonram seus pais desobedecendo-lhes, mas também esquecem deles na sua velhice, época em que mais precisam de ajuda.
(    ) O ato de honrar os pais sempre foi apreciado por DEUS.
(    ) Quando Ele deu a sua lei aos filhos de Israel, antes de entrarem na terra Prometida, dentre os mandamentos constava a ordem de honrar pai  e mãe, para que os filhos pudessem entrar na nova terra sabendo que entre suas responsabilidades para com DEUS estava o respeito para com aqueles que, por meio de um ato de amor, lhes trouxeram a vida.
(    ) Séculos depois, JESUS reafirmou esse mandamento, e Paulo acrescentou que honrar pai e mãe foi o primeiro mandamento com promessa.
(    ) Infelizmente, não são raros os casos de filhos que não apenas desonram seus pais desobedecendo-lhes, mas também esquecem deles na sua velhice, época em que mais precisam de ajuda.
(    ) Que esse pensamento mundano jamais prospere entre servos de  DEUS.
 
10- O que é secularismo, como ele se alastra por nossos lares hoje em dia e o que fazer para combater o secularismo?
(    ) Segundo o Dicionário Teológico (CPAD) o secularismo é a "doutrina que absorve os princípios bíblicos na condução dos negócios humanos.
(    ) Segundo o Dicionário Teológico (CPAD) o secularismo é a "doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos.
(    ) Para  o secularista, o homem, e somente o homem, é a medida de todas as coisas".
(    ) Quando a família se seculariza, os valores espirituais, bíblicos são desprezados e os valores humanos e materiais são exaltados.
(    ) Como cristãos não podemos nos conformar com o pecado, a iniqüidade e a corrupção que destrói a vida familiar.
(    ) Precisamos ser santos em toda a nossa maneira de viver.
(    ) Muitas famílias estão sendo influenciadas, pela mídia, a viverem um estilo de vida materialista e hedonista.
(    ) Não podemos jamais nos esquecer que precisamos ser "sal da  terra" e "luz do  mundo".
(    ) Como sal, precisamos ter uma vida familiar de tal forma, que os que nos vêem, ou nos ouvem, sintam a nossa família fazer diferença marcante no ambiente em que nos situamos.
(    ) Como luz, precisamos, com nosso testemunho, contribuir para dissipar as trevas do  pecado em nossa volta. 
 
III. O CUIDADO CONTRA A FILOSOFIA MUNDANA E A PORNOGRAFIA 
11- Por que devemos tomar cuidado com a filosofia mundana e a pornografia?
(    ) Para a filosofia de vida mundana, não há limites para o homem desfrutar do prazer carnal.
(    ) Para a filosofia de vida mundana, não há limites para o homem desfrutar do prazer espiritual.
(    ) A internet, que tem sido usada como um grande meio de comunicação, facilitou também a propaganda e o estilo de vida miserável e sujo, com a pornografia.
 
12- Como reagir ao desafio da filosofia mundana e da pornografia?
(    ) Devemos nos lembrar de que nossos olhos são o templo do ESPÍRITO SANTO.
(    ) Devemos observar a Palavra de DEUS.
(    ) Devemos nos lembrar de que nosso corpo é templo do ESPÍRITO SANTO.
(    ) Devemos nos lembrar de que a Palavra de DEUS nos diz: "Não porei coisa má diante dos meus olhos".
 
13- Como observar a Palavra de DEUS para não cai nos ardis de Satanás?
(    ) É indispensável que o adolescente, o jovem, ou o adulto, conheçam profundamente a forma mundana de viver para não cair nela.
(    ) A Bíblia diz que o jovem só pode ter pureza em seu caminho quando observar a Palavra de DEUS.
(    ) Como não há idade para o pecado, este princípio aplica-se a qualquer cristão independente de sua faixa-etária.
(    ) É indispensável que o adolescente, o jovem, ou o adulto, conheçam profundamente a Palavra de DEUS.
(    ) Assim, estaremos  preparados para enfrentar os ardis de Satanás.
 
14- Sendo templo do ESPÍRITO SANTO, como devemos nos portar ante as tentações do inimigo?
(    ) Devemos buscar a capacitação para vencer desafios como a oferta de bons costumes sem compromisso com o mundo.
(    ) Não é incomum sofrermos tentações em todas as esferas da vida, principalmente na sexual por causa da pornografia, tão comum em nossos dias.
(    ) Porém, devemos nos lembrar de que o nosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO e o objeto de glorificação ao Altíssimo.
(    ) E devemos buscar a santificação para vencer desafios como a oferta de sexo imoral e sem compromisso, que desfigura a santidade e desagrada a DEUS.
 
15- O que significa "Não porei coisa má diante dos meus olhos" (Sl 101.3)?
(    ) "Coisa má" é tudo aquilo que, aos nossos olhos, é reprovável.
(    ) "Coisa má" é tudo aquilo que, aos olhos de DEUS, é reprovável.
(    ) A pornografia é uma atitude pecaminosa contra a santidade do corpo e contra o próprio DEUS.
(    ) Portanto, os pais devem ser os tutores dos seus filhos, orientando-os quanto ao que pode ser visto, ouvido e assistido.
(    ) Não podemos descuidar da educação dos nossos filhos. Zele por sua descendência.  
 
CONCLUSÃO 
16- Complete:
Alguns dos mais terríveis golpes contra a família são manipulados pelas _________________________________ públicas, ou seja, justamente por aqueles que deveriam zelar pelo fortalecimento da constituição da família _____________________________________ (Rm 13.4). Há uma onda do  materialismo e do liberalismo social, ambos a serviço do __________________________________, predominando nas políticas públicas. Todavia, a Igreja do Senhor JESUS CRISTO, a "coluna e firmeza da verdade" (1Tm 3.15), cerrará as fileiras de _______________________________ dos princípios éticos fundamentais da família. Assim, não pereceremos sob os ataques contra a família, mas ________________________________________ a DEUS.  
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 53 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Tesouro de Conhecimento Bíblico - Emílio Conde - CPAD
http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net
http://www.portalebd.org.br/
 
Home
Estudos
EBD
Discipulado
Mapas
Igreja
Ervália
Corinhos
Figuras1
Figuras2
Vídeos
Fotos