QUARTO TRIMESTRE DE 2007
TEMA: As promessas de Deus para sua vida: Não temais, Deus vos tem dado um tesouro (Gn 43.23)
COMENTARISTA: Geremias do Couto
LIÇÃO 4 - AS PROMESSA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
 
TEXTO ÁUREO:
"Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a todos quantos DEUS, nosso Senhor, chamar" (At 2.39).
 
VERDADE PRÁTICA:
A promessa do batismo no ESPÍRITO SANTO não se restringe aos dias apostólicos, mas todo crente tem o direito e a oportunidade de buscá-la ainda hoje.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Jl 2. 28 E depois derramarei o meu ESPÍRITO sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os
vossos jovens terão visões. 29 Até sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu ESPÍRITO.
 
Atos 2.37. Os ouvintes de Pedro tomaram estas palavras como referência pessoal a eles. Muitos deles, talvez, tinham tacitamente concordado com o ato de seus líderes ao matarem a JESUS . A revelação que Pedro lhes fizera da posição e da dignidade de JESUS chegou a eles como choque drástico compungiu-se-lhes o coração com aquilo que se lhes dissera. Pensa-se que a frase aqui empregada fosse tirada do Salmo 109:16, Salmo este já citado em 1:20b, mas, neste caso, não passaria de um emprego da Antigo Testamento sem significado mais profundo. O pensamento se refere ao coração quebrantado de quem está sob a convicção do seu pecado. Era natural perguntar qual resposta devia ser dada por aqueles que assim se sentiam convictos (embora seja possível que a pergunta represente a dramatização que Lucas fez da situação).
38. A resposta de Pedro resume aquilo que viria a ser o convite normal que os pregadores dirigiam aos seus ouvintes. Continha duas exigências, que são, efetivamente, uma só. A primeira era uma chamada a arrepender-se (cf. 3:19; 8:22; 17:30; 20:21; 26:20). Ecoava-se, assim a negação de João Batista, com seu batismo de arrependimento para o perdão dos pecados (Lc 3:3) e a do próprio JESUS (Mc 1:15; Lc 13:3; 5; 2447).
A palavra indica uma mudança de direção na vida da pessoa mais do que apenas uma alteração mental de atitude, ou um sentimento de remorso; significa o repúdio do modo de vida pecaminoso e ímpio. Em certo sentido, trata-se dalguma coisa da qual o homem é incapaz em si mesmo e, portanto, embora seja possível ordenar aos homens que se arrependam também podemos dizer que o arrependimento é uma dádiva de DEUS (5.31; 11:18; 2 Tm 2:25). Devemos notar, outrossim, que é uma parte essencial da conversão e da resposta ao evangelho; Calvino insistia que "o arrependimento não somente sempre segue a fé, como também é produzido por ela" (Institutas III.iii.1), mas seria mais correto dizer que o arrependimento e a fé são os dois lados da mesma moeda. É por isso que aqui o arrependimento se vincula ao ato de ser batizado. Visto que, noutros lugares há estreita ligação entre o arrependimento e a fé (20:21; Mc 1:15), é certo que o batismo é uma expressão de fé, além de qualquer outra coisa que possa ser. Para João Batista, o batismo era uma expressão do arrependimento. Os cristãos primitivos adotaram o mesmo rito, mas estenderam o seu significado.
O batismo era realizado em nome de JESUS , frase esta que talvez represente uma expressão comercial, "à conta de JESUS ", ou uma expressão idiomática judaica, "com referência a JESUS ". Por mais precisamente que a frase seja entendida, de uma maneira ou de outra, transmite o pensamento de que a pessoa que está sendo batizada entra num relacionamento de lealdade para com JESUS , fato este que está em harmonia com a evidência que indica que, no batismo,
costumeiramente se fazia confissão de JESUS como Senhor (Rm 10:9, 1 Co 12:3). Destarte, o batismo cristão era uma expressão de fé e de dedicação a JESUS como Senhor. Assim como o batismo de João transmitia a dádiva divina do perdão, simbolizada no ato da lavagem, assim também o batismo cristão era considerado um sinal do perdão (5:31; 10:43; 13:38; 26:18; cf.3:19). O batismo cristão, porém, transmitia uma bênção adicional. João dissera que batizava
(somente) com água, ao passo que o Messias batizaria com o ESPÍRITO SANTO, e que esta dádiva acompanhava o batismo na água,realizado na igreja em nome de JESUS . As duas dádivas se vinculam estreitamente, pois é o ESPÍRITO que leva a efeito a purificação no íntimo, da qual o batismo é o símbolo externo.
39. Pedro afirmou com insistência que seus ouvintes descobririam que era real esta promessa do perdão e do dom do ESPÍRITO, porque fora DEUS que a pronunciara, a eles e aos seus descendentes (cf. 13:33). Esta frase às vezes tem sido interpretada como justificativa para o batismo das crianças,mas trata-se
de uma sobrecarga sobre o texto. Colocando-a no seu contexto, notamos que a profecia no v. 17 contempla filhos que têm idade suficiente para profetizar, e que o v. 38 fala do recebimento do perdão e do ESPÍRITO; em nenhum destes casos fica óbvio que se trata de crianças pequenas. A lição da frase, pelo contrário, é expressar a misericórdia ilimitada de DEUS, que abrange os ouvintes e as gerações subseqüentes dos seus descendentes e, além disto, todos os que ainda estão longe (Is 57:19; Ef. 2:13, 17), frase esta que certamente inclui todos os judeus espalhados em todo o mundo e (aos olhos de Lucas, mesmo se Pedro não chegara a este entendimento) os gentios também; uma referência aos gentios é altamente provável, tendo em vista a maneira rabínica de entender a frase em lsaías 57:19, da qual Paulo participa (Ef 2:13, 17).
Em todos estes casos, porém, a promessa é mediada pela chamada divina e com estas palavras, Pedro completa a citação de Joel 2:32 com a qual começara o seu discurso. Ressalta-se a primazia da chamada divina e da graciosidade do Seu convite à toda humanidade.
40. Lucas indica que, neste comentário, apenas deu um resumo daquilo que Pedro disse. Nos seus argumentos, disse muito mais do que aquilo que se registra, e acrescentou às suas palavras um senso de urgência,apelando aos seus ouvintes no sentido de que escapassem ao triste fim que doutra forma viria sobre a geração perversa à qual pertenciam. "Geração perversa" é uma frase veterotestamentária para o povo de Israel que se rebelou contra DEUS no deserto (Dt 32:5) e aplica-se no Novo Testamento àqueles que rejeitam a JESUS (Fp 2:15;cf. Lc 9:41;11:29;Hb3:10).
41. O resultado da primeira mensagem evangelizante da igreja foi impressionante. Muitos dos ouvintes de Pedro aceitaram aquilo que disse e indicaram sua aceitação, ao serem batizados, sendo que o resultado aqui declarado foi 3.000 pessoas acrescentadas (sc. à igreja). Embora a cifra pareça muito alta, e freqüentemente tenha sido considerada fruto da imaginação de Lucas, realmente nada há nela de incrível. Teria sido perfeitamente possível para uma multidão daquele tamanho, ou ainda maior, escutar a Pedro ao ar livre (já que João Wesley e George Whitefield eram ouvidos nestas condições, Pedro não seria exceção), e se os demais discípulos participavam do trabalho de batizar, haveria bastante tempo para cumprir a tarefa. Outra objeção levantada é
que os romanos não teriam tolerado o concurso de uma multidão tão grande, mas não há razão para supor que teriam reprimido uma assembléia pacífica. Embora fosse pequena a população de Jerusalém, ela era imensamente multiplicada nos tempos das festas peregrinas.
42. Finalmente, Lucas registra como viviam os novos convertidos. Alistam-se quatro atividades das quais participavam. Geralmente, são consideradas como quatro coisas separadas, mas também é possível argumentar que são, na realidade, os quatro elementos que caracterizavam uma reunião cristã na igreja primitiva e, de modo geral, é este o ponto de vista preferível.
Em primeiro lugar, havia a doutrina dada pelos apóstolos, depois Comunhão, depois o partir do pão e finalmente as abundantes orações.
 
A PROMESSA DO PLENO PODER DO ESPÍRITO SANTO.
O AT antegozava a era vindoura do ESPÍRITO, i.e., a era do NT.
1) Em várias ocasiões, os profetas falaram a respeito do papel que o ESPÍRITO desempenharia na vida do Messias. Isaías, em especial, caracterizou o Rei vindouro, o Servo do Senhor, como uma pessoa sobre quem o ESPÍRITO de DEUS repousaria de modo especial (ver Is 11.14; 42.1; 61.13).
Quando JESUS leu as palavras de Isaías 61, em Nazaré, cidade onde morava, terminou dizendo: “Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos” (Lc 4.21).
2) Outras profecias do AT anteviam o período do derramamento geral do ESPÍRITO SANTO
sobre a totalidade do povo de DEUS. Entre esses textos, o de maior destaque é 2.28,29, citado por
Pedro no dia de Pentecoste (At 2.17,18). Mas a mesma mensagem também se acha em Is 32.1517;
44.35;
59.20,21; Ez 11.19,20; 36.26,27; 37.14; 39.29. DEUS prometeu que, quando a vida e o poder do seu ESPÍRITO viessem sobre o seu povo, os seus seriam capacitados a profetizar, ver visões, ter sonhos proféticos, viver uma vida em santidade e retidão, e a testemunhar com grande poder. Por conseguinte, os profetas do AT previram a era messiânica. E, a respeito dela, profetizaram que o derramamento e a plenitude do ESPÍRITO SANTO viriam sobre toda a
humanidade. E foi o que aconteceu no domingo do Pentecoste (dez dias depois de JESUS ter subido ao céu), com uma subseqüente gigantesca colheita de almas (cf. 2.28,32;At 2.41; 4.4; 13,44,48,49)
 
A Promessa Do Batismo Com O ESPÍRITO SANTO É Para Os Nossos Dias?
Estão tentando negar o batismo com o ESPÍRITO SANTO para nossos dias aqueles que querem
viver segundo a carne e também aqueles que querem se justificar pelas obras.
Gl 3. 1 Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi representado JESUS
CRISTO como crucificado? 2 Só isto quero saber de vós: Foi por obras da lei que recebestes o
ESPÍRITO, ou pelo ouvir com fé? 3 Sois vós tão insensatos? tendo começado pelo ESPÍRITO, é
pela carne que agora acabareis?
O batismo com ESPÍRITO SANTO, é uma das maravilhosas promessas do Senhor para
todos os crentes neotestamentários,
isto é, para todos os crentes que vivem na dispensação
da graça:
Atos 2:39: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe:
A todos quantos DEUS nosso Senhor chamar.”
A dispensação da graça foi inaugurada com a ressurreição do Senhor JESUS :
João 1:17: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por JESUS CRISTO.”
E findará com o arrebatamento da igreja, época em que o mundo será dominado pelo AntiCRISTO,
e se prepara para a inauguração do milênio, quando o Senhor vier com sua igreja
glorificada:
Judas 1:14: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.”
Não podemos aceitar a doutrina de que o batismo com o ESPÍRITO SANTO foi somente para o
tempo dos apóstolos, porque em nenhuma parte das Escrituras encontramos tal ensinamento,
pelo contrário, depois do derramamento do ESPÍRITO SANTO no dia de Pentecostes, relatado
em Atos 2:14,
encontramos várias passagens onde esse maravilhoso evento é repetido:
Atos 8:1417:
“Os apóstolos pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a
Palavra de DEUS, enviaram para lá Pedro e João. Os quais tendo descido, oraram por eles para
que recebessem o ESPÍRITO SANTO. Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas
somente eram batizados em nome do Senhor JESUS . Então lhe impuseram as mãos e receberam
o ESPÍRITO SANTO.”
Outra vez em Atos 19:16:
"E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor JESUS . E
impondolhes
Paulo as mãos, veio sobre eles o ESPÍRITO SANTO, e falavam em línguas e
profetizavam.”
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E em outra passagem, (Na casa de Cornélio centurião
romano), encontramos essa maravilhosa
promessa alcançando os gentios:
Atos 10:4447:
“E dizendo Pedro ainda estas palavras, veio o ESPÍRITO SANTO sobre todos os
que ouviam a Palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com
Pedro, maravilharamse
de que o dom do ESPÍRITO SANTO se derramasse também sobre os
gentios. Porque os ouvia falar línguas e magnificar a DEUS. Respondeu então Pedro: Pode
alguém por ventura recusar a água para que sejam batizados estes, que também receberam como
nós o ESPÍRITO SANTO?”
Conforme as passagens acima, o batismo com o ESPÍRITO SANTO é uma Segunda experiência
que a pessoa tem com CRISTO, a primeira é a salvação, a Segunda o batismo com ESPÍRITO
SANTO.
Falar em línguas estranhas é o sinal do batismo com ESPÍRITO SANTO:
Atos 2:4: “E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar noutras línguas,
conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia que falassem.”
Atos 10:46: “Porque os ouvia falar em línguas e magnificar a DEUS.”
Atos 19:6: “E impondolhes
Paulo as mãos, veio sobre eles o ESPÍRITO SANTO, e falavam
línguas e profetizavam.”
Atos 8:17 diz que com a imposição da mãos dos apóstolos Pedro e João, os novos convertidos em
Samaria receberam o ESPÍRITO SANTO. Não está escrito que falaram línguas, mas o versículo
18, diz que Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o ESPÍRITO
SANTO, lhes ofereceu dinheiro. Que sinal teria visto Simão, para saber que eles tinham recebido
o ESPÍRITO SANTO? É natural entendermos que Simão tenha visto a manifestação do mesmo
sinal manifestado em outras ocasiões semelhantes, isto é, línguas estranhas. Não quero entrar no
assunto de falar línguas estranhas, porque estaria fugindo do nosso tema. Mas apenas mostrar
pelas Escrituras que o falar línguas estranhas, é o sinal do batismo com o ESPÍRITO SANTO.
Porque deve o crente buscar o batismo com o ESPÍRITO SANTO? Porque o ESPÍRITO SANTO
dá ao crente poder para ser testemunha de JESUS :
Atos 1:8: “Mas recebeis a virtude do ESPÍRITO SANTO que há de vir sobre vós, e sermeeis
testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
É muito importante que os pregadores do Evangelho sejam pessoas bastante cultas, e que
procurem sempre aprimorar essa cultura que pesquisem, que estudem; mas é indispensável que
sejam batizados com o ESPÍRITO SANTO, e permaneçam cheios do ESPÍRITO SANTO. O
batismo com o ESPÍRITO SANTO, abre ao crente as portas para o recebimento dos dons
espirituais que o torna útil para a Igreja:
I Coríntios 12:7: “Mas a manifestação do ESPÍRITO é dada a cada um, para o que for útil. O
ESPÍRITO SANTO glorifica a JESUS no crente.”
João 16:14: “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e volo
há de anunciar.”
É uma nova experiência que o crente tem com CRISTO. O ESPÍRITO SANTO dá ao crente
poder sobre a carne, sobre o mundo, e o diabo. O crente batizado com o ESPÍRITO SANTO,
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sente um manancial de vida afluir do seu interior como as correntezas de um rio caudaloso:
João 7:3739b
"...Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de águas vivas correrão do seu
ventre. E isto disse ele do ESPÍRITO que haviam de receber os que nele cressem, porque o
ESPÍRITO SANTO ainda não fora dado, por ainda JESUS não ter sido glorificado.”
Os crentes que ainda não são batizados com o ESPÍRITO SANTO o conselho de JESUS é que o
busquem até receber:
Lucas 11:913:
“E eu vos digo a vós. Pedi e darsevosá;
buscai e achareis, batei e abrirsevosá.
Porque quem pede recebe, e quem busca acha; e a quem bate abrirsevosá.
E qual o pai
dentre vós que se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe
dará por peixe uma serpente? Ou também se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois vós
sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o
ESPÍRITO àqueles que lho pedirem?”
E aos crentes batizados com o ESPÍRITO SANTO, não devem se acomodar acham do que já
subiram o último degrau. DEUS tem muitas bênçãos ainda para lhes dar. O celeiro celestial está
cheio. Glória a DEUS.
Está escrito que, após o Senhor JESUS Ter sido batizado nas águas, o céu se abriu e veio sobre
ele o ESPÍRITO SANTO, descendo como pomba e vindo sobre ele. (Mateus 3:16) Depois que
veio o ESPÍRITO SANTO sobre JESUS , o mesmo ESPÍRITO o conduziu para o deserto para ser
tentado por Satanás. (Lucas 4:1) E após a completa vitória de JESUS sobre o diabo, teve início
ao seu glorioso ministério. Isto deve nos servir de ensino, que após o batismo com o ESPÍRITO
SANTO, não cessam as lutas; mas nos conforta saber, que estamos mais preparados para a luta.
Que estamos agora revestido de poder. (Lucas 24:49).
Os grandes movimentos evangelísticos, que tem sido a causa da salvação de muitas almas,
grandes campanhas de cura divina e libertação de oprimidos, tem surgido sempre após um
período de oração, e grande derramamento do ESPÍRITO SANTO.
Oxalá possamos receber uma grande avivamento espiritual e muitos crentes apáticos e
acomodados possam ser sacudidos pelo poder de DEUS; cheio do ESPÍRITO SANTO, e se
tornarem uma benção para o reino de DEUS aqui na terra.
Na Torre de Babel as línguas foram confundidas para separar os homens pelo planeta. No
Pentecostes, as línguas foram a evidência da união de todos os povos pelo ESPÍRITO
SANTO, através de CRISTO.
CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (At 2.4) . Qual é o significado da plenitude do ESPÍRITO
SANTO recebida no dia de Pentecoste?
1) Significou o início do cumprimento da promessa de DEUS em Jl 2.28,29, de derramar seu
ESPÍRITO sobre todo o seu povo nos tempos do fim (cf. 1.4,5; Mt 3.11; Lc 24.49; Jo 1.33; ver Jl
2.28,29).
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2) Posto que os últimos dias desta era já começaram (v. 17; cf. Hb 1.2; 1 Pe 1.20), todos agora se
vêem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em CRISTO (3.19; Mt 3.2; Lc 13.3; ver At
2.17).
3) Os discípulos foram do alto... revestidos de poder (Lc 24.49; cf. At 1.8), que os capacitou a
testemunhar de CRISTO, a produzir nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à
justiça, e ao julgamento divino, e a desviálos
do pecado para a salvação em CRISTO (cf. 1.8;
4.13,33; 6.8; Rm 15.19; ver Jo 16.8).
4) O ESPÍRITO SANTO já revelou sua natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação
de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no ESPÍRITO SANTO ficaram
cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana (vv. 3840;
4.12,33; Rm 9.13;
10.1). O
Pentecoste é o início das missões mundiais (1.8; 2.611,39).
5) Os discípulos se tornaram ministros do ESPÍRITO. Não somente pregavam JESUS
crucificado e ressuscitado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em CRISTO, como
também influenciavam essas pessoas a receber o dom do ESPÍRITO SANTO (vv. 38,39) que eles
mesmos tinham recebido no Pentecoste (v. 4). Levar outros ao batismo no ESPÍRITO SANTO é a
chave da obra apostólica no NT (ver 8.17; 9.17,18; 10.4446;
19.6).
6) Mediante este batismo no ESPÍRITO, os seguidores de CRISTO tornaramse
continuadores do
seu ministério terreno. Continuaram a fazer e a ensinar, no poder do ESPÍRITO SANTO, as
mesmas coisas que JESUS começou, não só a fazer, mas a ensinar (1.1; Jo 14.12)
Dia De Pentecostes Dia
De Resposta Divina
AS FESTAS DE LEVÍTICO 23 E OUTROS CALENDÁRIOS DO ANTIGO
TESTAMENTO
MÊS OCASIÃO REFERÊNCIA
Designação
Antiga
Nome
Posterior
Nome
Moderno Data
'Abib
Primeiro
mês
Nisim Abril 14
15
Páscoa
Pães asmos
Lv 23:5
Dt16:2
Êx 23: 1417
Siwãn Junho 6
Pentecoste
Primícias e
Colheita
Dt 16: 912
Êx 23: 16
Lv25: 89
Sétimo mês Ti1ri Outubro
12
10
Trombetas
Dia da
Lv 23:24
Lv 23: 27
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9
1521
Expiação
Tabernáculo
Lv 23: 34
Dt 16: 13
LEVÍTICO 23: 922
Ser ceifado, também era a ocasião em que os israelitas foram ordenados a trazer uma oferta das
primícias a DEUS. O estatuto antevê a ocupação sedentária de Canaã",e é uma de quatro leis (cf.
Ex 13:5; 34:18; Nm 29: 12) que deviam então ser observadas pela nação. O molho (10), Hebraico
'õmer, devia ser "movido" pelo sacerdote diante do Senhor, processo este que talvez tenha
envolvido o sinal da cruz feito pelo oficiante. Esta oferta simbólica era acompanhada por um
cordeiro sacrificial, uma oferta de manjares de duas dizimas de um efa de flor de farinha,
amassada com azeite (13), talvez cerca de 7 litros, e a quarta parte de um him de vinho,
possivelmente até 1,7 litros. A cerimônia reconhecia DEUS como o Autor verdadeiro de todos os
produtos da terra, ao fazer a Ele uma apresentação que representava todas as colheitas,
consagrandoas
a Ele, portanto. A libação de vinho(Ex29:3842)
sempre acompanhava a oferta de
manjares, mas é mencionada aqui pela primeira vez em Levítico, aparentemente para chamar a
atenção ao fato de que, juntamente com o pão e a carne, tipificava os elementos principais da
dieta. O conceito das primícias era popular entre os escritores do Novo Testamento, sendo
aplicado aos primeiros convertidos como sendo as primícias do ESPÍRITO (Rm 8:23); aos judeus
como precursores da igreja cristã (Rm 11:16); aos crentes individuais (Rm 16:5); a CRISTO
como sendo as primícias da ressurreição (1 Co 15:20); aos crentes nascidos de novo pela palavra
da verdade (Tg 1:18); e ao grupo que tinha sido redimido como primícias (Ap 14:4). 1522.
A
festa do pentecoste (semanas) ocorria quando a estação da ceifa terminava, e autoridades judaicas
posteriores consideravam que era o complemento ou a conc1usão das celebrações da páscoa,
visto que seguia esta última depois de sete semanas. Este intervalo deu origem ao nome de
"pentecoste" ou "qüinquagésimo." A celebração durava um só dia (Dt 16:912),
e era uma ocasião
feliz em que a nação inteira dava graças ao Pai celeste providente por Suas dádivas abundantes de
alimento. Esta gratidão era simbolizada por dois pães que eram cozidos levedados (17) e
apresentados ao Senhor, juntamente com animais sacrificiais, ofertas de manjares e libações.
Nenhuma obra servil devia ser feita durante este período de santa convocação (21), e as
necessidades do pobre e do estrangeiro eram lembradas nesta ocasião (22). A festa relembrava
aos israelitas que o cuidado e o controle de DEUS atingia todas as áreas da vida, não fazendo
qualquer distinção falsa entre as bênçãos materiais e espirituais. CRISTO ensinou que nosso Pai
celeste não nos dá meramente as coisas das quais precisamos, mas também dará o ESPÍRITO
SANTO para aqueles que o pedirem da parte dEle (Lc 11:13). Foi na festa do Pentecoste que o
ESPÍRITO SANTO foi originalmente derramado sobre os apóstolos (Atos 2:14).
2332.
O sétimo mês do ano, subseqüentemente conhecido como Tisri, também era santo, assim
como o sábado ou sétimo dia da semana, Esta é ainda outra indicação do alto grau de santidade
atribuído ao número sete. O período era marcado por três festas distintivas, sendo que a primeira
era a festa das trombetas. Celebrada no primeiro dia do mês, era um dia de descanso solene (24)
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10
em que trombetas eram tocadas a fim de reunir a congregação (Nm 10:10). No período pósexílico
a Torá era geralmente lida em público e a atmosfera era de celebração e regozijo. Naquele
tempo, o sétimo mês também marcava o começo do ano civil judaico, de modo que, depois do
exílio, a festa das trombetas era efetivamente também uma festa do ano novo. O povo ficava
lembrando as misericórdias que recebera de DEUS, mediante a aliança, que ao ser obedecida, o
sustentaria durante mais um ano. A segunda grande celebração era aquela do dia da expiação(2632),
realizada no décimo dia do sétimo mês.
Em Levítico 16:134
já tinha sido considerada do ponto de vista sacerdotal, mas aqui são
examinados os deveres e as responsabilidades dos israelitas leigos. O povo devia prepararse
para
este dia muito solene ao "afligirse,"
talvez por meio de jejuns ou outras formas de autodisciplina,
a negligência da qual levava consigo uma penalidade severa (29). Uma oferta
queimada haveria de ser feita, e qualquer pessoa que fizesse qualquer tipo de obra seria destruída
por DEUS. Bem claramente, esta celebração era muito mais um jejum do que uma festa, porque
nela o sumosacerdote
fazia expiação pelos pecados de acidente ou omissão cometidos pelos
israelitas durante o ano prévio. Ficou sendo estatuto perpétuo pelas vossas gerações (31), sendo
celebrado anualmente pelos judeus em todas as partes do mundo. O sangue sacrifIcial
apresentado a DEUS no lugar santíssimo do tabernáculo pelo sumosacerdote
era um símbolo do
arrependimento do povo, e capacitavao
a ser reconciliado com DEUS. O único ato expiador de
CRISTO pelo pecado humano tornou obsoletas tais cerimônias, e além disto fez provisão para
pecados cometidos em desafio aos regulamentos, situação para a qual nada poderia ser eficaz na
antiga aliança (Nm 15:30). 3344.
Da solenidade do dia da expiação, os israelitas emergiam todos
os anos na celebração da festa dos Tabernáculos, a terceira ocasião comemorativa do calendário
festivo hebraico. Conhecida também como a festa da colheita, tinha uma ocasião histórica, como
a páscoa.
A promessa dada através do profeta Joel e também através do próprio JESUS agora estava
se cumprindo cabalmente.
Jo 2.28 Acontecerá depois que derramarei o meu ESPÍRITO sobre toda a carne; vossos filhos e
vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Lc 24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do
alto sejais revestidos de poder.
Dia de comemorar a colheita, dia de comemorar as almas que a partir de agora se converteriam a
DEUS, através do poder revelador do ESPÍRITO SANTO, inauguração da Igreja vencedora e
poderosa, para inauguração nada melhor que quase três mil almas ganhas.
At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO, e sermeeis
testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
At 2.41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaramse
quase três mil almas;
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Dia De Pentecostes Dia
De Línguas De Fogo
1DEUS
se manifesta em fogo! (Êx 19.17,18; Hb 12.29) Fogo é sinal de aceitação, de
comprovação, de poder.
At 2.3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um
deles pousou uma.
Veja que a partir daí os discípulos perderam o medo que antes tinham de serem presos e partiram
para o ataque, pregaram com ousadia e poder o evangelho libertador.
2O
ESPÍRITO SANTO veio com línguas repartidas como que de fogo. A identificação era
para cada um individualmente.
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Um sinal visível para confirmação de todos ou talvez uma visão celestial e sobrenatural para
alguns somente.
Dia De Pentecostes Dia
De Revestimento De Poder
1Todos
foram cheios do ESPÍRITO SANTO (At 2.4). Cheio é transbordante, derrama
línguas, exaltação e glorificação.
Lc 6.38 A = Dai, e servosá
dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando
Ef 5.18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas encheivos
do ESPÍRITO,
2A
Maior necessidade dos discípulos era o poder de DEUS. Não existe maior desejo para o
crente do que ser cheio do ESPÍRITO SANTO, desejo de sentir e conversar intimamente
com DEUS, depois sair para a batalha sabendo que nada nos causará dano algum
Mc 16.18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano
algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados..
O pentecostes é para hoje, é para agora, é para quem crê e busca com sinceridade e desejo
de servir a DEUS e testemunhar com poder.
Mt 16.17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios;
falarão novas línguas;
At 2.4 E todos ficaram cheios do ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas,
conforme o ESPÍRITO lhes concedia que falassem.
At 10.46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a DEUS.
At 19.6 Havendolhes
Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o ESPÍRITO SANTO, e falavam
em línguas e profetizavam.
Os sinais são somente para os que crerem, se crer recebe, se não crer, não recebe.
O batismo com o ESPÍRITO SANTO não só é a maior bênção que o crente tem para receber
depois de sua conversão, como também deve ser a primeira busca do crente novo convertido. É
tão importante o batismo com o ESPÍRITO SANTO que os apóstolos tiveram que esperálo
antes
de saírem a pregar o evangelho (At 1.8), esses mesmos enviaram Pedro e João a Samaria, onde
Filipe pregava (At 8.5), com a missão de orarem para que todos recebessem essa maravilhosa
bênção (At 8.14).
Há grande diferença entre Ter o ESPÍRITO SANTO e o ESPÍRITO SANTO nos Ter:
Quando aceitamos a JESUS CRISTO como Senhor e Salvador recebemos o ESPÍRITO SANTO
(Ef 1.3), assim como os apóstolos receberam logo após a ressurreição do Senhor (Jo 20.22 E
havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disselhes:
Recebei o ESPÍRITO SANTO).
Não houve aí nenhuma manifestação exterior do ESPÍRITO SANTO, nenhum deles falou em
línguas e nem profetizou, mas receberamNo
e se tornaram morada de DEUS na terra (Jo 14.23).
Passaram a ter o ESPÍRITO SANTO.
Quando os apóstolos receberam o batismo com o ESPÍRITO SANTO (At 2.3), estavam
assentados, orando à espera dessa tão esperada promessa do próprio JESUS e quando receberam
tiveram a confirmação externa, pois falaram em línguas e profetizaram (At 2.4), bem como
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receberam o Dom de Línguas 1Co 12.10) para falarem nas línguas dos que ali estavam de vários
países diferentes (At 2.6,8). Nessa hora quem os tinha era o ESPÍRITO SANTO que dominou até
suas línguas, membro mais difícil de ser domado (Tg 3.8).
O ESPÍRITO SANTO É Uma Pessoa Divina
DEUS é triuno, ou seja, é um só DEUS, mas existe em uma triunidade de três pessoas distintas
que coexistem em um só e que concordam em tudo, diferentemente do homem que é tricótomo
(corpo, alma e espírito), mas com discordância entre as três partes.
O PAI, que projeta, que planeja e ordena (Planejou nossa salvação)
O FILHO (JESUS CRISTO), que executa em obediência às ordens do PAI, que age de acordo ã
vontade do PAI (Executou nossa salvação na CRUZ, morrendo por nós)
O ESPÍRITO SANTO, que revela o que o pai planejou e o que o filho realizou, para que os
homens sejam salvos e abençoados (Revelounos
a salvação em JESUS CRISTO, convencendonos
do pecado, da justiça e do juízo).
O ESPÍRITO SANTO Habita No Salvo
Antes a morada de DEUS na terra era num local determinado, ou seja, os homens precisavam
estar no templo em Jerusalém para falarem com DEUS e o adorarem; agora DEUS mora dentro
de cada um de nós através do ESPÍRITO SANTO que se tabernacularizou em nosso corpo; por
isso não precisamos estar nem em Jerusalém, nem em Samaria, nem em algum outro monte para
falar com DEUS, pois DEUS vive em nós e os verdadeiros adoradores o adoram em espírito e em
verdade.
Jo 4. 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em
espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 DEUS é ESPÍRITO, e
é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
SELO e PENHOR:
Efésios 1:13: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o
Evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO
SANTO da promessa.”
Efésios 4:30: “E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO de DEUS, no qual estais selados para o
dia da redenção.”
O selo com o ESPÍRITO SANTO, é dado como penhor para o dia da redenção, isto é, para o dia
do arrebatamento da igreja. JESUS , após ressuscitado, soprou sobre os apóstolos, dizendo:
Recebei o ESPÍRITO SANTO.
Selamos um bezerro, ou marcamos o mesmo com nossas iniciais para que o mesmo seja
reconhecido como de propriedade nossa, DEUS nos selou com o ESPÍRITO SANTO (Ef 1.13),
colocou em nós a marca de posse, de propriedade exclusiva Sua, fomos comprados por bom preço
(1Co 6.20; 7.23).
MARCA NOVA: JCN = JESUS CRISTO DE NAZARÉ. (Pode ser comparado também ao anel
ou sinete de um rei colocado em um documento)
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Assim como deixamos na Caixa Econômica Federal algum objeto de valor penhorado para que
depois possamos resgatálo
como risco de perdêlo
se não voltarmos para isso; JESUS CRISTO
deixounos
o ESPÍRITO SANTO como penhor para nos dar a certeza de que ELE voltará para
nos buscar. Vide Lv 25.25 e estudo do capítulo 14 do evangelho de João. Penhor.
Jo 14.3
E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para
que onde eu estiver estejais vós também”.
DEUS sempre vem ao homem no nível em que ele se encontra, de maneira simples e
cotidiana, e aqui JESUS usa a figura do noivado judaico (hebreus) para infundir fé em seus
ouvintes a respeito de sua volta para buscarnos;
vejamos:
1Quem
escolhia a noiva era a pai do noivo (Gn 24.24),
compare com Rm 8.29 onde DEUS
nos escolhe para seu filho.
2O
costume era que a escolhida fosse a filha mais velha, mas se a mesma fosse maior (acima
de 18 anos), poderia aceitar ou não o noivo (Gn 29.2426),
compara com Jo 1.11,12 aonde JESUS
veio para ISRAEL (a filha mais velha, porém de maior), mas estes não o receberam, assim JESUS
escolheu a nós (gentios filhos mais novos que não eram os escolhidos, para sermos sua noiva, a
Igreja).
3No
noivado o noivo ia à casa da noiva para cear e confirmar o compromisso (Gn 24.54),
compare com Mt 22.1420
aonde JESUS vem a nossa casa (o mundo) e ceia conosco
(representados pelos apóstolos).
4O
noivo deixava um penhor como prova de que ia voltar para buscar a noiva (Gn 24.53),
compare com Ef 1.13,14 onde o ESPÍRITO SANTO nos é dado como penhor e prova de que o
SENHOR voltará para nos buscar. (2 Ts 2.7)
5A
noiva era comprada por preço de ouro (Gn 24.47), compare com 1 Co 6.19,20 e At 20.28
onde a palavra de DEUS nos diz que fomos comprados pelo sangue de JESUS CRISTO
derramado na cruz do calvário (o preço maior que existe).
6O
noivo ia preparar uma casa para o casal, ao lado da casa de seu pai (Gn 24.67), compare
com a leitura em Jo 14.2 onde JESUS diz que na casa de nosso pai existem muitas moradas e que
ELE ia nos preparar lugar.
7O
noivo mandava recados e recebia recados da noiva através de algum emissário (a),
dizendo como é que gostava da noiva: Se bem vestida, modo de falar correto e santo, etc...
Também dizia que era pra esperálo,
pois a casa estava quase pronta e ele estava voltando;
compare com Hb 13.7 e 13.14; Ef 5.19 e 5.2527;
Ap 22.7 e 22.20; etc..., Onde JESUS está nos
exortando a continuarmos firmes, com uma vida santa e irrepreensível e o ESPÍRITO SANTO
sempre nos avisando: JESUS ESTÁ VOLTANDO, a casa está quase pronta, preparate.
Sf 1.7 “Calate
diante do Senhor DEUS, porque o dia do Senhor está perto; pois o Senhor tem
preparado um sacrifício, e tem santificado os seus convidados”.
O Próprio ESPÍRITO De DEUS Desperta O Salvo Para Buscar O Batismo Com O
ESPÍRITO SANTO
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É comum aos que estão para serem batizados sonharem que estão sendo batizados, isso é um
sinal claro de que o ESPÍRITO SANTO está querendo levar esse crente a buscar o tão
maravilhoso batismo com o ESPÍRITO SANTO. É vontade de DEUS PAI, de JESUS CRISTO
(aquele que batiza – Mt 3.11) e do ESPÍRITO SANTO que todo crente seja batizado o mais
depressa possível, de preferência no mesmo dia de sua conversão. (At 10.46; At 19.6).
“Arrependeivos,
e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para perdão dos
pecados, e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO” (At 2.38).
ARREPENDEIVOS,
E CADA UM DE VÓS SEJA BATIZADO. O arrependimento, o perdão
dos pecados e o batismo são condições prévias para o recebimento do dom do ESPÍRITO
SANTO. Mesmo assim, o batismo em água antes do recebimento da promessa do Pai (cf. 1.4,8)
não deve ser tido como condição prévia absoluta para a plenitude do ESPÍRITO SANTO; assim
como o batismo no ESPÍRITO não é uma conseqüência automática do batismo em água.
1) Na situação em apreço, Pedro exigiu o batismo em água antes do recebimento da promessa,
porque na mente dos seus ouvintes judaicos, o rito do batismo era pressuposto como parte de
qualquer decisão de conversão. O batismo em água, contudo, não precedeu o batismo no
ESPÍRITO nas ocasiões registradas em 9.17,18 (o apóstolo Paulo) e 10.4448
(os da casa de
Cornélio).
2) Cada crente, depois de se arrepender dos seus pecados e de aceitar JESUS CRISTO pela fé,
deve receber (2.38; cf. Gl 3.14) o batismo pessoal no ESPÍRITO. Vemos no livro de Atos o dom
do ESPÍRITO SANTO sendo conscientemente desejado, buscado e recebido (1.4,14; 4.31; 8.1417;
19.26)
; a única exceção possível à regra, no NT, foi o caso de Cornélio (10.4448).
Daí, o
batismo no ESPÍRITO não deve ser considerado um dom automaticamente concedido ao crente
em CRISTO.
Rios de água viva correrão de seu ventre Jo 7.38
Jo 7.39
E isto disse Ele do ESPÍRITO que haviam de receber os que nele cressem; porque o
ESPÍRITO SANTO ainda não fora dado, por ainda JESUS não ter sido glorificado”.
Só existia um filho de DEUS na terra quando JESUS estava aqui, pois para ser filho é preciso se
parecer com o PAI, é preciso ter a mesma qualidade de vida do PAI, ou seja ter o ESPÍRITO
SANTO.
Existem muitos crentes que buscam experiência pentecostal ou intimidade com o
ESPÍRITO SANTO, no Antigo (velho) Testamento, onde não poderão encontrar, pois lá ninguém
foi “recriado” (ligado a DEUS pelo novo nascimento, através do ESPÍRITO SANTO), ali JESUS
ainda não havia morrido por nós, ressuscitado e dado o ESPÍRITO SANTO. A experiência
pentecostal iniciouse
após a ascensão e glorificação de nosso senhor; até mesmo os apóstolos
não tinham o ESPÍRITO SANTO, pois foi preciso JESUS assoprar sobre eles e dizer: recebei o
ESPÍRITO SANTO (Jo 20.22), depois de morrer e ressuscitar. É importante o leitor não se
esquecer de que só recebe quem crer em seu coração e confessar com sua boca que JESUS
CRISTO é Senhor e Salvador, crendo também que DEUS o ressuscitou dentre os mortos (Rm
10.9). É preciso uma lavagem pela palavra (Ef 1.13) e a fé que só pode ser dada por DEUS (1 Co
1.21).
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COMO RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
Na verdade não existe uma fórmula mágica que irá fazer com que o crente seja batizado, pois o
batismo com o ESPÍRITO SANTO é concedido por DEUS pela sua graça (favor imerecido),
sendo o resultado da total entrega do crente nas mãos do batizador que é JESUS CRISTO, crendo
nas promessas de DEUS.
Podemos estudar pela Bíblia a maneira e a condição daqueles que receberam o batismo com o
ESPÍRITO SANTO para que haja pelo menos alguma luz para os que ainda não receberam esta
maravilhosa e desejável bênção, mas nunca nos esquecendo que alguns recebem o batismo com o
ESPÍRITO SANTO só no ouvir a Palavra de DEUS, como foi o caso de Cornélio, sua família e
seus amigos, outros o recebem sozinhos sem a imposição de mãos (meu caso, por exemplo),
outros o recebem pela imposição de mãos, alguns o recebem na mesma hora em que aceitam a
JESUS CRISTO como Salvador e Senhor, outros levam anos e anos para o receberem.
Certamente não há como dizer o que fazer para ser batizado, mas podemos ajudar ensinando e
orando pelos que desejam o maravilhoso batismo com o ESPÍRITO SANTO.
Conclusão:
Sempre devemos nos lembrar de que somos morada do ESPÍRITO SANTO e que onde
estivermos, DEUS estará também; somos selados e temos o penhor de DEUS como prova de que
JESUS CRISTO nos buscará para que estejamos para sempre com ELE, portanto vale a pena
santificarmos nossas vidas e perseverarmos na fé e esperança de nossa salvação. A promessa é
para todos os crentes salvos.
BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO = Acontece quando se crê que o ESPÍRITO
SANTO pode falar através de nós, é quando o ESPÍRITO SANTO doma e controla até
nossa língua para que ELE possa falar aquilo que deseja. É um sinal externo da presença do
ESPÍRITO SANTO em nós, todos ouvem o ESPÍRITO SANTO falar e sabem que O Mesmo
está presente. SINAL EXTERNO E AUDÍVEL.
RESUMO DA REVISTA:
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17
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 4 A
PROMESSA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
AS PROMESSAS DE DEUS PARA A SUA VIDA
"NÃO TEMAS, DEUS VOS TEM DADO UM TESOURO" (Gn 43.23).
Comentários do Pr. Geremias do Couto. CPAD.
TEXTO ÁUREO:
1Complete:
"Porque a ___________________________ voz diz respeito a vós, a vossos
________________________ e a todos os que estão longe: a todos quantos ______________,
nosso Senhor, chamar" (At 2.39).
VERDADE PRÁTICA:
2Complete:
A promessa do _________________no ESPÍRITO SANTO não se restringe aos
_________________________ apostólicos, mas todo crente tem o direito e a oportunidade de
buscála
ainda _________________________.
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18
INTRODUÇÃO
3O
batismo no ESPÍRITO SANTO é outra bendita promessa que acompanha quem?
( ) A todos os homens.
( ) Aos apóstolos.
( ) Aqueles que já são de CRISTO.
4Complete:
É uma promessa atual; para os nossos ____________________; não ficou restrita ao
_____________________. A promessa diz respeito a todos quantos já desfrutam a
___________________, mediante a conversão neles operada pelo ESPÍRITO SANTO.
I. A PROMESSA REVELADA
5O
apóstolo Pedro, no dia de Pentecostes, reportouse
a que profeta para anunciar que a
maravilhosa experiência era o cumprimento do que fora predito no Antigo Testamento?
( ) Ao profeta Isaías.
( ) Ao profeta Joel.
( ) Ao profeta Ezequiel.
6Quais
profetas mais, além de Joel, falaram sobre o derramamento do ESPÍRITO
SANTO?
( ) Isaías e Ezequiel.
( ) Isaías e Malaquias.
( ) Isaías e Jeremias.
7Complete:
Afirma Donald Stamps, na Bíblia de Estudo Pentecostal, "o ESPÍRITO SANTO vinha apenas
sobre umas ____________________ pessoas enchendoas
a fim de Ihes dar poder para o serviço
ou a profecia". Só agora, na presente era da Igreja, também conhecida como a dispensação do
ESPÍRITO SANTO, cumprese
por toda parte, segundo a _______________________ bíblica,
esse derramamento que os crentes do Antigo Testamento não puderam experimentar com a
mesma _________________________________ (At 1.8).
8Os
discípulos foram orientados por JESUS a permanecerem onde até que a promessa se
realizasse?
( ) Em Jericó.
( ) Em Jerusalém.
( ) Na Galiléia.
9O
advento da promessa pentecostal ocorreu por ocasião de qual das três grandes festas
judaicas?
( ) Pentecostes.
( ) Páscoa.
( ) Tabernáculos.
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19
IIO
PROPÓSITO DA PROMESSA
10Complete:
DEUS não dá _____________________ aos homens para produzir espetáculos, para glorificação
humana, mas com finalidades bem específicas na sua obra.
O batismo no ESPÍRITO SANTO, com a evidência inicial do falar em línguas (At 2.16;
At
10.4448;
At 19.16),
é um ___________________________ de poder celestial que capacita o
crente a __________________________ eficazmente de JESUS e também vencer o mundo
dentro de si mesmo e externamente (cf. Jo 14.17).
11Nossa
luta não é contra a carne e o sangue, onde nossa batalha se trava?
( ) No mundo carnal, onde as forças demoníacas atuam para destruir a nossa fé.
( ) No mundo material, onde as forças demoníacas atuam para destruir a nossa fé.
( ) No mundo espiritual, onde as forças demoníacas atuam para destruir a nossa fé.
12Complete:
O crente cheio do ESPÍRITO SANTO faz bom uso das ______________________ de DEUS para
resistir aos ataques ___________________ e triunfar contra todas as ciladas do
____________________________.
13O
propósito principal da promessa do batismo no ESPÍRITO SANTO é:
( ) Conceder ao crente poder para testemunhar a sua fé em CRISTO.
( ) Conceder ao crente poder para expulsar demônio em nome de JESUS CRISTO.
( ) Conceder ao crente poder para defenderse
dos descrentes que não têm fé em CRISTO.
14Quantas
almas, no dia de Pentecostes, aceitaram a CRISTO?
( ) Quase três mil almas.
( ) Quase quatro mil almas.
( ) Quase cinco mil almas.
IIIPARA
QUEM É A PROMESSA
15A
promessa é para os que crêem. Complete:
O apóstolo Pedro esclareceu que ela (a promessa) não ficaria restrita aos tempos apostólicos,
como ensinam os cessacionistas, que descrêem no batismo com o ESPÍRITO SANTO para hoje.
Observe que Pedro (v.39) referese
aos de sua geração ("a __________________'), às gerações
seguintes ("a vossos _________________"), até onde chegasse o evangelho(" os que estão
______________") e àqueles que ao longo da história seriam chamados à salvação ("a tantos
quantos DEUS, nosso Senhor, chamar").
16Qual
o segundo passo para se ter acesso aos tesouros da graça para uma vida de vitória
em CRISTO JESUS , inclusive o batismo no ESPÍRITO SANTO?
( ) É ter a consciência da necessidade do sacrifício de si mesmo e buscáIa
de todo o coração.
( ) É ter a consciência de que só consegue aquele que jejuar e orar para se obter o batismo.
( ) É ter a consciência da necessidade da promessa do Pai e buscáIa
de todo o coração.
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20
17Você
já é batizado(a) no ESPÍRITO SANTO?
( ) Sim.
( ) Não.
( ) Não sei responder.
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Colaboração para o Portal EscolaDominical: Prof. Luiz Henrique de Almeida Silva.
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