Home
Estudos
EBD
Discipulado
 Mapas
Figuras1
 Figuras2
Fotos
Igreja
Link's
Corinhos
Download
    Eu

 

 

LIÇÃO 5 - MEDO E TIMIDEZ - 02/02/2003
 
LEITURA EM CLASSE: Sl 91
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel.5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.8 Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios.9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação.10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.14 Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei.16 Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.
1- MEDO É BOM PARA QUE HAJA PRUDÊNCIA EM HORAS DE PERIGO QUANTO AO RISCO DE VIDA, MAS O MEDO EM EXAGERO PODE LEVAR A PROBLEMAS TERRÍVEIS NA VIDA DE QUALQUER SER HUMANO, TORNANDO-SE ATÉ MESMO EM DOENÇA.
2- É NORMAL QUE TODAS AS PESSOAS TENHAM MEDO DE ALGO, DE ALGUMA COISA OU DE ALGUÉM FÍSICO OU FICTÍCIO, ESSE MEDO NÃO CAUSARÁ PROBLEMAS SÉRIOS EM SUA VIDA DESDE QUE NÃO O IMPEÇA DE MANTER COMUNHÃO COM AS PESSOAS E NEM COM DEUS.
 
3- EVITANDO OS EXTREMOS: NADA EM EXAGERO É SALUTAR A NÓS, OS EXTREMOS PODEM SER PERIGOSOS. VEJA, POR EXEMPLO ALGUÉM QUE ORA MUITO MAS NÃO LÊ A BÍBLIA, CERTAMENTE FICARÁ FANÁTICA E COMEÇARÁ A VER DEMÔNIOS POR TODA A PARTE E ANJOS TAMBÉM; EM CONTRAPARTIDA, VEJA EXEMPLO DE UMA PESSOA QUE SÓ LÊ MUITO A BÍBLIA MAS NÃO ORA, CERTAMENTE SERÁ UMA PESSOA DURA NO JULGAMENTO DOS OUTROS E CONDENARÁ TODAS AS ATITUDES DAS PESSOAS QUE VIVEM À SUA VOLTA. ISSO É O EXTREMO PERIGOSO, DEUS QUER QUE SEJAMOS EQUILIBRADOS, ORANDO MUITO E LENDO MUITO A BÍBLIA PARA QUE AJUDEMOS AOS OUTROS QUE AINDA NÃO CONHECEM A JESUS CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR.
 
4- FOBIAS: É QUANDO O MEDO PASSA A SER EXAGERADO, TORNANDO-SE UMA DOENÇA PERIGOSA E ATÉ MESMO DEMONÍACA. É A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RADICAL PARA UM AUMENTO DE TRISTEZA E MEDO E TAMBÉM DE ISOLAMENTO.
 
4.1- RECOMENDAÇÃO SOBRE FOBIA:
 
A- IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE FOBIA
FOBIA DE ELEVADOR, FOBIA DE FALAR EM PÚBLICO, FOBIA DE CÃES, FOBIA DE BARATAS, FOBIA DE ÁGUA, FOBIA DE FOGO, ETC... 
 
B- ANÁLISE DA CAUSA DA FOBIA
A FOBIA PODE SER CAUSADA POR ALGUM PROBLEMA NA INFÂNCIA OU COM ALGUÉM QUE QUERÍAMOS IMPRESSIONAR E NÃO CONSEGUIMOS (GERALMENTE TEM A VER COM O PASSADO).
 
MEDO  (fbetel@terra.com.br)
I Jo 4:18 - "... o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. "
Esta passagem nos mostra um princípio. Vemos que além de impedir que o amor de Deus se expresse, o castigo é o próprio tormento causado pelo medo. Como o medo não se origina em Deus, e é contrário a todos os seus atributos, ele abre a porta para os atormentadores satânicos. Note como Satanás escraviza :
Hb 2:14-15 - " Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele ( Jesus) também participou desta condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. "
Jó teve uma experiência amarga por causa do medo.
Jó 3 :25,26 - " Aquilo que temo me sobrevêm, e o que receio me acontece. Não tenho descanso nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação."
O medo é uma forma do inimigo nos controlar e conseguir os seus intentos. Aqueles que o serviram de maneira mais próxima, como no caso de macumbeiros, feiticeiros, etc., mesmo depois de receberem Jesus Cristo como Senhor, no início, têm medo de destruir seus ídolos porque foram treinados pelo poder do medo. Foi no medo que impediu os filhos de Israel de entrarem na terra prometida ( Nm 13:25 - 14:38 ). Os filisteus paralisaram o exército de Israel pelo medo, através de apenas um homem , Golias - I Sm 17:1-24.
I Jo 3:8 - " Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou : para destruir as obras do diabo."
Rm 8:15 - " Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos por meio do qual clamamos : Aba, Pai. "
II Tm 1:7 - " Pois Deus não nos deus um espírito de medo, mas de poder, de amor e de equilíbrio. "
Jesus Cristo destruiu o medo ( Hb 2:14,15 ).
O Espírito Santo nos reveste de poder :
At 1:8 - " Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas "
Note que antes da descida do Espírito Santo, revestindo-os de poder, eles estavam com medo :
Jo 29:19 - " Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus..."
At 4 : 8-13 - " então Pedro, cheio do Espírito Santo,disse-lhes... vendo a coragem de Pedro e João , e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. "
I Jo 4: 18 - " Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor, permanece em Deus , e Deus nele. No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo..."
Assim, podemos viver sem nenhuma espécie de medo, e, vemos claramente que a vacina contra o medo é o amor de Deus em nós, e fluindo através de nós. Este amor está em nós porque já foi derramado em nossos corações. ( Rm 5:5)
Renuncie agora a todo tipo de medo que você agasalha. Peça perdão a Deus e creia que foi perdoado. Com fé declare ao Pai que aceita o Seu amor derramado em você. Que você decide amar através desse amor, que é sobrenatural e que não é um sentimento. Quando algum vestígio de medo se levantar em você, rejeite em Nome de Jesus Cristo, e ore declarando o seu amor por Deus, sua confiança (fé) Nele, e em sua Palavra, como por exemplo :
Sl 56 :3- 4 - " Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um ser de carne ? "
Sl 118 : 5-6 - " Em meio à tribulação invoquei o nome do Senhor, e o Senhor me ouviu e me livrou. O Senhor está comigo, não temerei. Que mal poderá me fazer o homem ? "
 
 
5- TIMIDEZ:
Pv 17.22 O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.
A- FALAR EM PÚBLICO 
TREINAR EM FRENTE AO ESPELHO É BOM, DEPOIS FALAR AOS FAMILIARES, DEPOIS AOS COLEGAS MAIS ÍNTIMOS, DEPOIS AOS COLEGAS DE CLASSE DA EBD, DEPOIS AOS COLEGAS DE CLASSE DO COLÉGIO, DEPOIS NA CONGREGAÇÃO; PODEM SER PASSOS A SEGUIR E ACABAR DE VEZ COM A TIMIDEZ DE FALAR EM PÚBLICO.
 
COMO FALAR MELHOR EM PÚBLICO

Conta-se uma história de um irmão que subiu ao púlpito pela primeira vez cheio de alegria, para pregar e voltou sem saber como fazer para achar novamente seu lugar na congregação, pois não podia olhar para cima.

Havia em uma congregação um irmão, novo convertido que vivia dizendo que era pregador e que no dia que o pastor o convidasse para pregar não faria como aqueles irmãos que subiam lá e falavam, falavam, e nada diziam.

O pastor ficou sabendo dessa história, e num belo dia, convidou o dito irmão para pregar num culto de domingo:

O irmãozinho levantou-se como um herói, quase correndo, subiu ao púlpito e fitando os irmãos que lá em baixo o fitavam, os pastores que ao seu lado estavam no púlpito, o conjunto musical, o coral infantil, o coral de jovens, o coral máster, o teto, chão...

Depois de olhar para tudo isso conseguiu engolir seco e balbuciar gaguejante:

AQUI O GALO É DURO!!!!!!!!

Voltando-se para o pastor disse: Não con........si.........gooooooo. ntão, todo trêmulo, voltou ao seu lugar, depois de procurá-lo por 15 minutos.

Você tem horror de falar em público? Se a resposta é sim, fique calmo. Você está na companhia de quase toda a humanidade. Falar em público é uma das atribuições mais importantes de toda pessoa. Calma. Não estamos colocando você com um microfone diante de 100 000 pessoas no Morumbi ou no Maracanã. Estamos falando de coisas menos espetaculares, como, por exemplo, falar para meia dúzia de pessoas numa reunião e ali, diante dessa pequena platéia, apresentar um projeto, uma pregação, um ensino ou se colocar numa discussão. Falar em público, para qualquer pessoa, principalmente um crente, é quase sempre isso. Simples assim - e complicado assim. Parece banal, mas só parece. Falar em público, ainda que para audiências nanicas, inspira medo, às vezes terror até. Esse medo é um dos males mais comuns no mundo do trabalho. Carreiras podem ir ao chão como folhas, ministérios serem desfeitos, professores serem afastados se a dificuldade de falar em público não for contornada. Atenção: ninguém está dizendo que você tem que adquirir o desembaraço, e mesmo a cara-de-pau, de um velho senador da República. Trata-se, basicamente, de ser capaz de expor com clareza as idéias numa sala de reuniões. Veja o resultado de uma pesquisa feita pelo jornal inglês Sunday Times com 3 000 americanos. A pergunta era: qual o seu pior medo? As respostas:
41% disseram que era falar em público
32% têm mais medo de altura
22%, de insetos
22%, de ter problemas financeiros
19%, de doença
19%, da morte
AJUDA:
1) SAIBA O QUE VOCÊ VAI FALAR
A primeira coisa que você deve ter em mente quando for falar em público é: saiba o que vai dizer. Leia, pesquise, se interesse, domine o assunto.
2) CONHEÇA O TERRENO EM QUE VAI PISAR
Nunca faça uma apresentação sem conhecer algumas informações básicas: para quem você vai falar, o que esse público quer ouvir, quanto tempo você terá, se você será o único orador, qual a ordem das apresentações, se haverá um período para perguntas e respostas, se você vai falar durante uma refeição, o local da apresentação, que instrumentos estarão à sua disposição (retroprojetor, computador com programa para fazer apresentações, televisão, vídeo, lousa, etc). "Com isso em mente você evita cair em armadilhas e sente mais segurança",
3) SEJA BREVE
"É muito difícil fazer um mau discurso de um discurso pequeno". Seja breve. Quem nunca ouviu falar  mal  dos discursos intermináveis de Fidel Castro? Normalmente, quem ouve Fidel não tem muita alternativa. Esse, provavelmente, não será o caso da sua platéia. Portanto, não canse o seu público. Ele vai ficar inquieto, vai começar a conversar, a levantar, e você vai ficar inseguro. O ex-presidente americano Lyndon Johnson costumava recomendar: "Saiam sempre no auge da festa". Com isso ele queria dizer que, onde quer que esteja, você deve parar de falar quando seus ouvintes esperam e desejam que você continue. A duração também deve variar dependendo do horário e local da apresentação.
4) APRENDA A SE RELACIONAR COM O PÚBLICO
O receio de não conseguir cativar o público é comum. Em primeiro lugar, tire da cabeça a idéia de que o público está lá para criticar você. Pode parecer absurdo, mas muita gente sente isso e acaba ficando na defensiva. Ele está ali porque quer, ou porque precisa ouvir você. "A platéia torce pelo seu sucesso",  "Lembre-se de que as pessoas também morrem de medo de falar em público, assim como você. E admiram a sua coragem. O julgamento dos espectadores é menos rigoroso do que o seu." Quase todos os pregadores e professores de oratória dão uma sugestão: olhe para o público. Escolha algumas pessoas e foque nelas. Não fique com o olhar perdido. "É absolutamente essencial que você veja a audiência. Mesmo quando tiver de baixar os olhos para apanhar uma ou outra palavra, suspenda o contato com a audiência por apenas alguns instantes". Tente criar uma certa intimidade. "Cada pessoa tem que sentir que você está falando só para ela".
5) SEJA VOCÊ MESMO
"A melhor forma de ser bem-sucedido é não se considerar um mestre em oratória". "Não tente ser nada além de você mesmo." Crie o seu estilo. Não faça piadas se você não é naturalmente engraçado. Uma das piores sensações
do mundo é o silêncio pairando no ar depois de fazer uma gracinha. Não ande pelo palco, ou onde quer que você esteja, se isso não for confortável para você. "As pessoas se comparam a imagens ideais. Quando vêem que não vão chegar aos seus pés, ficam inseguras". Você até pode e deve incorporar ao seu estilo aquilo que mais lhe agrada em oradores que você vê como modelos. Desde que você não desrespeite o seu jeito de ser.
6) TREINE, TREINE E TREINE
Mesmo que você siga tudo o que foi escrito até agora, é só a prática que vai lhe dar mais segurança. Não há nada melhor a ser feito. "O mais eficaz antídoto para o medo do palco e outras calamidades que atingem o ato de discursar é uma preparação total, escravizadora e monacal". "A qualidade do seu discurso será proporcional à quantidade de tempo que você gastou se preparando." Um dos pré-requisitos de qualquer boa apresentação é falar como se fala. Converse com a sua platéia. "Quem tenta falar como escreve perde a naturalidade". "Procure ser quem você é no dia-a-dia." Decorar o texto é uma boa solução?
7) VÁ EM FRENTE, MESMO COM UM FRIOZINHO NA BARRIGA
A falta de experiência também gera insegurança. E a melhor forma de superá-la é enfrentar as situações que aparecerem. Quem costumava fazer perguntas na sala de aula e apresentar os trabalhos em grupo desde a época da escola provavelmente não fica tão intimidado na hora de se expor. Não recuse convites, não fuja de reuniões e nem tente adiar alguma apresentação. Seja persistente. "Vá aos poucos. Peça a palavra numa reunião, ofereça-se para ler um texto quando sentir que tem espaço".
8) PRINCIPALMENTE LEMBRE-SE DE DEUS
DEUS estará sempre ao seu lado, ajudando, dando-lhe palavras e fazendo com que você se lembre de sua palavra e entregando a mensagem que quer que os ouvinte ouçam. TEMOS O MELHOR PROFESSOR!!!!
Mt 10.19 Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como ou o que haveis de falar, porque, naquela mesma hora, vos será ministrado o que haveis de dizer.
Jo 14.26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Lc 12.12 Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.
 
B- IMPEDIMENTO PARA RECEBER GRANDES COISAS (BÊNÇÃOS ÀS VEZES)
ESSE TIPO DE TIMIDEZ:
PODE IMPEDIR A PESSOA DE RECEBER CURA PORQUE NÃO QUER IR À FRENTE DA CONGREGAÇÃO;
PODE IMPEDIR DE RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, POIS FICA PENSANDO QUE VAI DAR ALGUM ESCÂNDALO GRITANDO OU PULANDO;
PODE IMPEDIR DE SER BATIZADO NAS ÁGUAS, POIS FICA PENSANDO QUE VAI FICAR COM A ROUPA MOLHADA E TODOS VÃO REPARAR;
PODE IMPEDIR DE TER DIÁLOGO COM OS PAIS,ETC...
LEITURAS QUE PODEM AJUDAR
http://www.asd-mr.org.br/biblioteca/salomao/cap21.htm
Home
Estudos
EBD
Discipulado
 Mapas
Figuras1
 Figuras2
Fotos
Igreja
Link's
Corinhos
Download
    Eu