LIÇÃO 7, ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O
CONCERTO
Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2011 -
CPAD - Jovens e Adultos
NEEMIAS - Integridade e Coragem em
Tempos de Crise
Comentários da revista da CPAD: Pr.
Elinaldo Renovato de Lima
Consultor Doutrinário e Teológico da
CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários
e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
TEXTO ÁUREO
Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e
orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei
dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (II
Crônicas 7.14).
VERDADE PRÁTICA
Quando o
povo de DEUS arrepende-se de seus pecados, além de receber o perdão divino,
começa a viver uma fase de copiosas bênçãos.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Neemias 9:1-3, 16, 33-36.
Neemias 9.1-3
E, no dia vinte e quatro deste mês, ajuntaram-se os filhos de
Israel com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si. E a descendência de
Israel se apartou de todos os estrangeiros, e puseram-se em pé, e fizeram
confissão pelos seus pecados e pelas iniqüidades de seus pais. E,
levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do SENHOR seu DEUS uma
quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram
ao SENHOR seu DEUS
Neemias 9.16
Porém eles e nossos pais se houveram soberbamente, e
endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos.
Neemias 9.33-36
Porém tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; porque
tu tens agido fielmente, e nós temos agido impiamente. E os nossos reis, os
nossos príncipes, os nossos sacerdotes, e os nossos pais não guardaram a tua
lei, e não deram ouvidos aos teus mandamentos e aos teus testemunhos, que
testificaste contra eles. Porque eles nem no seu reino, nem na muita
abundância de bens que lhes deste, nem na terra espaçosa e fértil que
puseste diante deles, te serviram, nem se converteram de suas más obras. Eis
que hoje somos servos; e até na terra que deste a nossos pais, para comerem
o seu fruto e o seu bem, eis que somos servos nela.
ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO
Para que o concerto seja realizado é preciso
haver arrepedimento de pecado.
O que é arrependimento?
O que é Concerto?
Arrependimento - Significado
de Arrependimento (http://www.dicio.com.br/arrependimento/)
s.m. Pesar por alguma falta cometida.
Contrição, remorso.
Mudança de opinião.
Concerto ou Aliança - Alianças,
concertos ou contratos são coisas comuns entre os homens em todas as épocas
e em diferentes sociedades. Há, porém, os concertos e alianças de Deus.
No Antigo Testamento -
BHÊRITE (aliança
em hebraico) = a aliança anterior é feita em base de igualdade, é uma troca,
um acordo em que deus me dá e eu tenho que dar para DEUS o mesmo.
DEUS fez aliança com Noé de que não voltaria a
destruir o mundo com um dilúvio, e como garantia daquele concerto Ele
colocou o arco-íris nas nuvens (Gn 9:8-17). Este tipo de aliança assume a
forma de uma promessa incondicional. Assim foi a aliança que Deus fez com
Abraão, primeiro para com sua posteridade biológica em Gn 15:4-6 e depois no
sentido de seu descendente, Cristo (Gn 22:15-18). A Abraão Deus também deu a
aliança da circuncisão (Gn 17:10-14; At 7:8), um selo da justiça da fé (Rm
4:11).
A aliança com os filhos de Israel no Monte
Sinai, por outro lado, foi condicional: se eles fossem obedientes e
guardassem a lei, seriam abençoados; mas se fossem desobedientes, eles
seriam amaldiçoados. (Dt 27, 28).
Na Epístola aos Gálatas o apóstolo argumenta que
"a promessa" feita por Deus, "o testamento (concerto) anteriormente
confirmado por Deus em Cristo", não podia ser afetada pela lei que foi dada
430 anos depois (Gl 3:16,17). Tendo a promessa sido feita através de Cristo,
o apóstolo podia acrescentar, a respeito dos crentes gentios, que "se sois
de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a
promessa". (Gl 3:29).
Novo Testamento -
***DIATEKE (aliança
em grego) = a nova aliança é diferente, é superior, pois DEUS me dá tudo o
que preciso não exigindo nada em troca, a não ser arrependimento e fé.
Eu não tinha nada
de bom a oferecer, só de ruim: pecado e iniqüidade; mesmo assim, DEUS me
recebe como cabeça de aliança e me dá a salvação e todas as bênçãos
provindas daí: batismo com ESPÍRITO SANTO, Dons do ESPÍRITO SANTO,
participação no ministério, etc...
***DEUS CONOSCO EM
CRISTO, Hb 8.9, 1 Co 1.30 E Gl 3.16 = MAIOR SINAL DA NOVA ALIANÇA.
A Nova Aliança
Esta é uma aliança incondicional que Deus
declarou que iria fazer com as casas de Judá e Israel: colocaria Suas leis
em suas mentes e as escreveria em seus corações; Ele seria seu Deus, e
perdoaria sua maldade e nunca mais se lembraria de seus pecados (Jr
31:31-34). O fundamento disso foi lançado na cruz. Isso fica às vezes
obscuro em algumas versões que não são traduzidas de forma uniforme. Às
vezes aparece como 'testamento', outras como 'concerto' ou 'aliança'.
A DOUTRINA DO
ARREPENDIMENTO
"...Porque eu não vim a chamar os justos, mas os
pecadores, ao arrependimento." (Mat. 9:13)
Max Nunley
I. O SIGNIFICADO
DO ARREPENDIMENTO
A. A origem da
palavra do Grego.
O verbo que dá
origem a palavra, em grego, é METANOEO, e é definido assim:
1. ”‘Se
arrepender’ ,
incluindo as idéias de reflexão, contemplação, e mudança de mente,
pensamento, por exemplo, do julgamento e do sentimento, sobre aspectos
morais, com referencia particular ao caráter e conduta do próprio
penitente." 1
2-"O verbo
‘METANOEO’ não
deve restringir-se apenas à mera tristeza pelo pecado – o arrependimento no
sentido de contrição; mas implica uma mudança de pontos de vista, de
pensamento e de propósito, e uma conseqüente mudança da predisposição -
arrependimento no sentido de conversão." 2
3- "
‘mudar de idéia’ por
exemplo, ‘arrepender-se’..., de ter ofendido alguém..." 3
4- "O
arrependimento causa uma mudança na mente ... O
arrependimento causa uma mudança nas afeições ... O arrependimento opera uma
mudança na vida." 4
A. EXPLANAÇÕES
COMPLEMENTARES
1. A
Tristeza não é arrependimento. Muitos
líderes religiosos dizem ao seus seguidores que tristeza é arrependimento,
mas não é!
Paulo diz que "a
tristeza segundo Deus opera arrependimento" (2 Cor. 7:10), por exemplo, a
tristeza, segundo Deus, "opera" ou "produz" arrependimento, mas não é
arrependimento!
2- O
terror judicial na consciência não é arrependimento. Muitos
indivíduos, os quais foram apavorados pela exposição verdadeira de um
julgamento pessoal e eterno, têm, mesmo assim, continuado no pecado e na
rebeldia, tanto pela continuidade na sua auto justiça quanto pela rebeldia
aberta.
Especialmente, esta
é a verdade no caso dos pecadores no seu leito de morte. Eles viveram suas
vidas na rebelião contra o Deus do Céu, mas o pensamento do: " temor de algo
aterrorizante após a morte, aquele temor do julgamento eterno que deverá
passar sobre todos ... O prospecto de responder pelas ações" 5 os causa
muito terror de consciência, mas isto é muito distante do arrependimento.
3. Deixar
de lado alguns pecados grosseiros não é arrependimento. Os
Fariseus dos dias de Jesus não viveram abertamente contra a lei moral, mas
seus corações foram corruptos.
Note o julgamento
de Jesus contra eles: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pois que
sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem
formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a
imundícia." 6
4. A
penitência não é arrependimento. A
definição desta palavra dará condições a determinar que penitência não é
arrependimento. "O sofrimento, a labuta ou a dor que alguém voluntariamente
se sujeita, ou ao qual é imposta pela autoridade como punição de suas
faltas, ou como uma expressão de penitência; tais como: o jejum, flagelação,
acorrentamento, etc. "A ‘penitência’ é um dos sete sacramentos da Igreja
Romana." 7
II. O
ARREPENDIMENTO É, PRIMEIRAMENTE, PARA COM DEUS.
O grande Apóstolo
aos Gentios pregou "‘conversão a Deus’, e a fé em nosso Senhor Jesus
Cristo." 8
A. Deve ser
reconhecido o direito de Deus sobre a pessoa.
Deus criou o homem,
e como seu Criador, Ele tem o direito de exigir que Suas criaturas vivam
para Sua glória em verdadeira justiça.
O verbo METANOEO é
"meta", após, implicando mudança, "noeo", perceber. Em outras palavras, se
vem a "enxergar" que seu processo mental, proposta e modo de viver, estão
errados em relação a Deus, e o pecador "arrependes-se" ou "muda sua mente."
B. O amor do
pecado "morre" no coração de algum.
O pecado é descrito
por Deus em Suas Inspiradas Escrituras como "a iniquidade" ou
transgressão9 A palavra Grega é ANOMIA, e é traduzida em outros lugares como
"iniquidade"10 e "injustiça" 11
Não só rege a lei
da nossa conduta exterior, assim como também dos nossos "corações." Jesus
disse que foram as coisas geradas no coração que contaminam o homem,12 e
Paulo disse que a Lei alcançou seu coração e ressaltou sua desobediência.13
No arrependimento,
a consciência é primeiramente "mudada", por exemplo: o pecado do qual alguém
antes "usufruiu" e "se deliciava" torna-se uma abominação, e então sua
conduta exterior evidencia esta "mudança".
C. O pecado é
renunciado.
Quando o
arrependimento é exercitado, ele não é para ser arrependido. Ele, então, é
um estado em que um está, e age de uma maneira propícia.
Ninguém "ficou em
cima" de José, para que ficasse longe do adultério com a amante Egípcia.
Quando a senhora Potifar propôs José ao sexo ilícito, ele disse: "Como faria
eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?"14 Ele renunciou ao pecado!
Ninguém "perseguiu"
Moisés, para que ficasse longe dos pecados da corte de Faraós, no voluptuoso
Egito.15 Moisés renunciou ao pecado!
Ao invés de viver
para satisfazer as paixões devassadas da alma, no arrependimento, o
indivíduo teve "uma mudança de mente" e agora vive para Deus.
D. Ilustrações
da Palavra de Deus
Davi, o Ilustre Rei
de Israel, cometeu adultério com Bate-Seba, a linda mulher de Urias, o
heteu,16do exército de Israel.
Não apenas cometeu
Davi o adultério, assim como enviou Urias a morrer na guerra.17
Em Salmos 51, Davi
confessa, e se arrepende de seus grandes e graves pecados. Ele diz: "Contra
Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que é mal a Tua vista, para que sejas
justificado quando falares, e puro quando julgares."18
J. A. Alexander faz
um comentário deste versículo: "Ele não substitui, portanto, direta ou
indiretamente, Deus pelo o homem, este como sendo a vítima, o qual é o único
sentido que pode ser deduzido através da frase ‘contra ti’. Esta idéia,
entretanto, está sem dúvida implícita, assim como também perfeitamente
consistente com o uso das Escrituras, no descrever do pecado contra Deus. E
mesmo o homicídio, o pior crime que possa vir a ser cometido contra o homem,
é condenado e punido, como uma violação contra a imagem de Deus (Gen.
9:6)" 19
Pedro, o Apóstolo,
quem esteve entre os três mais íntimos dos apóstolos, praguejou e jurou a
não conhecer a Cristo.20 Quando Cristo olhou a ele, Pedro lembrou-se da
palavra que Jesus lhe tinha dito 21, saindo dali 22 and chorou amargamente,
por ter pecado contra o Senhor da Glória.
E. Um caso de
pseudo arrependimento
"Então Judas, o que
o traíra, vendo que fora condenado, trouxe arrependido, as trinta moedas de
prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos." 23
Há casos iguais ao
de Judas, onde o indivíduo experimenta a "mudança de pensamento", mas a
"mudança" não vem de uma mudança de atitude e emoção adequada, e portanto
não produz a "mudança de pensamento", revelando que esta mudança não é fruto
da regeneração.
A palavra usada, à
respeito de Judas, é METAMELOMAI. A palavra significa que Judas ficou
entristecido que fora "capturado" ou "condenado", e não significa que ele
"arrependera-se" e Deus "recusou-se em salvá-lo."24
III. O
ARREPENDIMENTO AGE PARA COM OS NOSSOS PRÓXIMOS.
Se alguma pessoa
teve uma "mudança de mente", a respeito de seu relacionamento com Deus, esta
terá, sem dúvida alguma, uma "mudança de mente", a respeito dos seus
próximos.
Se o pecador
estiver realmente arrependido de seu pecado perante de Deus, então ele
estará arrependido a respeito de seu relacionamento com seu "conterrâneo". O
mesmo Deus que deu os primeiros cinco Mandamentos, os quais eram de
regulamentar a conduta de alguém para com Ele, também deu os últimos cinco
para regulamentar a conduta de alguém com seus semelhantes.
O relatório de
Zacarias testifica que o arrependido passará por uma mudança de mente para
com o seu próximo. Zacarias foi um homem que cobrou mais do que deveria,
como cobrador de impostos. Todavia, quando ele se arrependeu de seus pecados
perante de Deus, ele disse: "Eis que dou aos pobres metade dos meus bens; e,
se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado."25
O apóstolo João diz
claramente que quem arrependeu-se diante de Deus (e agora ama a Deus),
também arrepender-se-á diante do povo de Deus (e agora ama o povo de
Deus). 26
IV. A MENSAGEM
DE DEUS É UMA CHAMADA AO ARREPENDIMENTO.
Muitos líderes
religiosos nos dizem que o arrependimento não é para esta época. Mas, como
pode ser observado pela Palavra de Deus, o arrependimento foi pregado
durante o ministério de João o Batista 27; durante o ministério de Jesus 28;
e durante o ministério de Paulo.29
E assim disse de
Paulo: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora
a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam."
A recusa do homem
de arrepender-se meramente testifica o fato de que a mente e a alma estão em
antagonismo contra o Senhor da Glória; e, tal indivíduo está escorregando
velozmente em direção ao inferno.
É necessário
arrepender-se diante de Deus e confiar em Jesus Cristo como seu único
Salvador30, ou será condenado pelos seus pecados.
CONCLUSÃO
A Palavra de Deus
nos ensina que Deus ordena o arrependimento no século XXI como Ele fez no
primeiro. Se a alma não se arrepender, será condenada, e esta, para a
eternidade.
Para toda alma
arrependida (METANOEO), haverão o perdão dos pecados. 31
VOCÊ JÁ
ARREPENDEU-SE? ARREPENDER-SE-Á?
Max Nunley é
pastor da Bible Way Baptist Church, P. O. Box 1439. Deming,
NM 88031, EUA
NOTAS DE RODAPÉ
1- ALEXANDER, J. A. THE
GOSPEL OF MARK, p.15
2- GLOAG, P. J. A CRITICAL
AND EXEGETICAL COMENTARY ON THE ACTS OF THE APOSTLES, vol. 1, p. 109.
3- THAYER. GREEK-ENGLISH
LEXICON, p. 405
4- WATSON, Thomas. THE TEM
COMMANDMENTS, p. 207.
5- SHEED, W. G. T. SERMONS
TO THE NATURAL MAN, p. 221.
6- Mateus 23:27
7- WEBSTER, Noah. AMERICAN
DICTIONARY, 1828 via fax.
8- Atos 20:21 9- I João 3:4 10- Mateus 7:23;
24:12; Romanos 6:19 11- II Coríntios 6:14 12- Marcos 7: 14-23 13- Romanos 7:
9-11 14- Gênesis 39:9 15- Hebreus 11:25 16- II Samuel 23:39 17- II Samuel
11:1518- Salmos 51:4
19- THE
PSALMS TRANSLATED AND EXPLAINED, p. 23
20- Mateus 26:74 21- Lucas 22:61 22- Marcos
14:72 23- Mateus 27:3
24- "Esta palavra expressa remorso, e pode ou
não ser seguida de mudança de proposta ou conduta; muito diferente da
palavra (METANOEO) usada para denotar o arrependimento à vida."
(BROADUS, J. A. MATEUS, p. 438)." "O verbo METAMELOMAI ocorre no N.
T. apenas cinco vezes (Mt. 21:29, 27:3; II Co. 7:8; Hb 7:21 de Salmos
109:4). Paulo distingue claramente o que é mera tristeza do ato do
‘arrependimento’, o qual chama de METANOIAN (II
Co 7:9). No caso de Judas (Mateus 27:3) foi mero remorso" (ROBERTSON, A. T. WORD
PICTURES, vol. 1, p. 170) "A palavra METAMELOMAI significa
mudança de afeição de alguém, pesar; sempre acompanhada com a idéia de
tristeza." (BOYCE, J. P.ABSTRACT OF SYSTEMATIC THEOLOGY, p. 383).
25- Lucas 19:8 26- I João 5:1 27- Mateus 3:8
28- Lucas 13:3 29- Atos 17:30 30- João 14:6 31- Lucas 24:47
JEJUM (Dave
Roberson)
O mundo cristão ficou chocado e esmorecido pela notícia
de que evangelistas muitos conhecidos na televisão haviam sucumbido à carne.
Mesmo hoje, quando ouvimos histórias sobre ministros ou irmãos que caem no
pecado, nos perguntamos o porquê. Por que a carne é tão forte? Existe algo
que possamos fazer para controlá-la?
Sim, existe. É por isso que eu quero ensinar sobre uma
das mais poderosas e, provavelmente, uma das chaves, do poder de Deus, mais
mal entendidas – O JEJUM!
Para entender porque o jejum é tão poderoso, precisamos
entender também porque a CARNE é tão poderosa. Quando o termo "carne" é
usado na Palavra de Deus, é definido na maioria das vezes como desejos
carnais ou como o lado da natureza da pessoa que quer se entregar às
tentações do diabo.
Romanos 6:12 nos avisa sobre esta definição da carne:
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que
obedeçais às suas paixões.
Mas o que o jejum faz? O jejum acentua a posição que a
Bíblia declara sobre nossa carne – que ela está morta. O jejum quebra o jugo
que o diabo tem sobre nossa fé, ajudando-nos a mortificar o que ele usa para
controlar nossa vida – como medos e tormentos, principalmente as tentações
de pecado.
Você lembra o que Jesus disse aos Seus discípulos em
Mateus 17:19,20 quando eles perguntaram porque não podiam expulsar o diabo
daquele menino lunático?
Graças a Deus, Jesus não responderia àquela
pergunta sem nos dizer o que podemos fazer sobre este tipo de falta de fé: Mas
esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum. (v.21)
Então, se a falta de fé foi a principal causa
para impedir o diabo de sair do menino, podemos concluir que o jejum não tem
nada a ver com Deus. Pelo contrário, o jejum tem TUDO a
ver com a eliminação do tipo sutil de falta de fé.
Quando você jejua, você literalmente corta a carne em sua fonte de
suprimento, pois a comida é o apetite mais básico da carne. Quando você
corta a carne em sua fonte, algo maravilhoso acontece: Seu espírito
finalmente pode ficar sobre a barreira da carne – é nesse momento que as
orações antigas começam a ser respondidas! Não significa que você jejuou o
suficiente para mover Deus; Ele não é o que está parado. Você exerceu a
posição que Deus declarou sobre a sua carne: Ela está MORTA,
não tem mais poder sobre você!
Espero que este ensino venha encorajá-lo para considerar
o jejum de uma maneira diferente. Deixe-me lhe dizer uma outra coisa sobre
este assunto: Existem maneiras diferentes de jejuar, como jejum por um
período longo (uma semana ou mais), jejum periódico (fazendo um dia sim,
outro não ou mais dias) e um jejum parcial (apenas bebendo sucos ou
eliminando algumas coisas do seu hábito diário, como carne ou doces). Ao
buscar Deus e Sua Palavra, você verá que Ele o guiará em um jejum que, com a
oração, o levarão a um andar mais poderoso e mais próximo Dele.
Deus disse em II Co.10:4 que ...porque
as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para
destruir fortalezas. Jejuar é
uma destas "armas da nossa milícia". Eu insisto que você peça a Deus por Sua
direção ao usar esta chave vital para buscar um andar mais íntimo com o Pai.
Para estudo sobre Jejum entre em:
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/ajudajejum.htm
JEJUM (http://pastorsantos.no.comunidades.net/index.php?pagina=1271890051)
Sem dúvida, o jejum deve fazer parte de nossa vida em CRISTO
para nos tornarmos melhores guerreiros na batalha em que estamos. JESUS foi
claro:
“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque
desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade
vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuardes,
unge a cabeça e lava o rosto; com o fim de não parecer aos homens que
jejuas, e, sim, ao teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te
recompensará.” (Mateus 6.16-18)
Muitos discípulos novos indagam sobre o valor do jejum, como fazê-lo, por
quanto tempo, etc. Para ajudá-los, vamos responder à pergunta:
PARA QUE SERVE O JEJUM?
• PARA SANTIFICAÇÃO INDIVIDUAL – Salmo 35.13; 69.10
Por trás dos pecados que nos dominam, dos fracassos pessoais, por trás dos
muitos males que afetam a igreja e obstruem os canais da bênção de DEUS, os
choques de personalidade, temperamentos, por trás de tudo isto se encontra o
orgulho do coração do homem. O jejum é um corretivo divino que prepara a
terra, quebra o orgulho, disciplina o corpo e humilha a alma.
• PARA QUE DEUS NOS OUÇA – Esdras 8.21-23; Neemias 9.1-3
O jejum dá asas à oração; dá poder nas petições (Jeremias 29.13,14; Joel
2.12). A oração é guerra contra as forças opositoras. O homem que ora com
jejum testifica aos céus que quer aquilo que busca.
• PARA FAZER COM QUE DEUS MUDE A DIREÇÃO DAS COISAS – Jonas 3.4,10; 1 Reis
21.27
Aqui uma cidade prevaleceu com DEUS pelo jejum e oração. DEUS enviou Jonas a
Nínive para estender sua misericórdia aos ninivitas.
• PARA SOLTAR OS CATIVOS – Isaías 58.6
Há aqui uma aplicação espiritual para os crentes de hoje. É uma luta que se
trava nas “regiões celestiais”. Satanás é um adversário duro e não quer
tirar sua mão das almas e corpos das pessoas, a menos que seja forçado a
fazê-lo. O jejum provê esta força.
Fortalecimento do intercessor para forçar o inimigo a largar sua presa.
Dá autoridade no momento em que se deve dar a ordem de libertação.
• PARA DERROTAR O HOMEM FORTE – Isaías 49.24-25; Mateus 12.29; Lucas
11.21-23
Há casos de necessidade ao nosso redor. O Senhor quer que tenhamos a
autoridade de enfrentar as forças ao nosso redor. “Em meu nome expelirão
demônios” (Mateus 17.21; Marcos 16.7).
• PARA RECEBER REVELAÇÃO – Daniel 9.2,3,21,22
Daniel treinou-se desde cedo em sua alimentação (Daniel 1.8,11-16; 9.2,3). O
Novo Testamento relata casos de jejum: Pedro (Atos 10.10); Paulo (Atos
27.21-24; 2 Coríntios 11.27). Paulo jejuava com freqüência e o capítulo
seguinte fala de suas revelações.
Nada nas Escrituras indica que devemos buscar sonhos e revelações; quando
buscamos a DEUS, podemos encontrá-las.
Necessitamos constantemente da revelação de DEUS para nossas vidas.
• PARA SUBJUGAR O CORPO – 1 Coríntios 9.27; Êxodo 16.3
DEUS nos deu o corpo e certos instintos básicos que incluem os apetites do
corpo, mas requer que tenhamos o físico submisso ao espiritual.
O cristão tem que saber distinguir a linha entre satisfazer os desejos
normais do corpo e as demandas do espírito.
Paulo insistia em disciplinar o corpo para não “satisfazer os desejos da
carne” (Romanos 13.14). “Revestir-se do Senhor JESUS”.
Para o discípulo o jejum é um exercício espiritual tão eficaz como a
ginástica o é para o atleta.
Eliminação dos alimentos que viciam o corpo.
ASPECTOS PRÁTICOS DO JEJUM
• O JEJUM E O CORPO – 1 Coríntios 6.13,19,20
Um corpo normal, saudável e bem alimentado pode resistir por várias semanas
sem ser prejudicado. O corpo vive de excesso de gorduras e somente depois de
muito tempo é que começa a consumir as células vivas, entrando em estado de
inanição.
O jejum ajuda o corpo a purificar-se.
• PARA SAÚDE E CURA – Isaías 58.8; 3 João 2
A promessa de cura está incluída no jejum escolhido por DEUS.
COMO COMEÇAR?
* Não comece jejuando logo quarenta dias!!
* Jejue até o almoço.
* Depois passe do almoço até a janta.
* Depois até a hora de dormir ou até o outro dia pela manhã.Sentirá fome, é
claro, mas isto é o jejum. Quando suprimir isto, poderá jejuar por três,
cinco e sete dias.
* Quanto mais longo for o jejum, mais convicção a pessoa precisa ter que é
vontade de DEUS que faça assim.
* Não é bom alimentar-se muito no dia anterior ao jejum.
* É bom deixar o café e o chá alguns dias antes para não dar problema de
dores de cabeça, tentações...
* E prepare-se para o jejum ser um tempo de luta contra os poderes das
trevas.
COMO TERMINAR O JEJUM?
* Comendo coisas leves.
* Se um jejum for prolongado, não se deve interromper com comidas fortes.
TRÊS TIPOS DE JEJUM
* Jejum parcial – Daniel 10.3
Uma restrição na dieta e não uma abstenção completa. Este tipo de jejum pode
servir de primeiro passo para as pessoas de compleição física fraca e para
as que nunca jejuaram. A pessoa se abstém de certas refeições diárias e de
certos alimentos.
* Jejum absoluto – Atos 9.9
Neste tipo de jejum a pessoa se abstém de comida e bebida. Não dura mais que
três dias, pois ficar sem beber água durante muito tempo pode causar danos
ao organismo.
* Jejum sobrenatural – Deuteronômio 9.9; Êxodo 34.18; 1 Reis 19.8; Mateus
4.2.
Moisés e Elias fizeram jejum sobrenatural e tiveram um fim também
sobrenatural.
Deve-se ter certeza da vontade de DEUS ao se fazer um jejum prolongado.
O jejum é para DEUS somente, que nos vê em secreto. A motivação dele nunca
será para nossas ambições pessoais mas para a glória do Senhor! Isaías 58
fala que o jejum agradável é aquele que DEUS escolheu.
O jejum, como a oração, deve ter sua origem em DEUS para que tenha efeito.
Que o Senhor nos abençoe quando jejuarmos!
ESTUDO SOBRE
“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a
minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus,
e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (II Cr. 7.14).
2 Crônicas
7.11-18
11 Assim, Salomão acabou a Casa do SENHOR e a casa do rei; e
tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do SENHOR e na sua casa,
prosperamente o efetuou. 12 E o SENHOR apareceu de noite a Salomão e
disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de
sacrifício. 13 Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos
gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 14 e
se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a
minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos
céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 15 Agora, estarão
abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 16
Porque, agora, escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja
nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos
os dias. 17 Quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi, teu pai,
e fizeres conforme tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os
meus juízos, 18 também confirmarei o trono do teu reino, conforme o concerto
que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará varão que domine em
Israel.
7.1 A GLÓRIA DO SENHOR. A "glória do SENHOR" refere-se a uma
manifestação visível da presença e do esplendor de DEUS
7.12 O SENHOR APARECEU... A SALOMÃO. Ver 1 Rs 9.3.
7.14 SE O MEU POVO... SE HUMILHAR, E ORAR, E BUSCAR... E SE CONVERTER. O
castigo que DEUS envia ao seu povo nos tempos de declínio moral, indiferença
espiritual e de parceria com o mundo é a seca, a esterilidade e a peste (v.
13). A promessa de DEUS, embora originalmente feita a Israel, é de igual
modo aplicável ao povo de DEUS em qualquer época, desde que este povo, uma
vez sob castigo divino, satisfaça as seguintes condições para um avivamento
espiritual e restauração do santo propósito e bênção de DEUS para seu povo
(cf. At 3.19):
(1) "Humilhar-se". O povo de DEUS deve reconhecer as suas
faltas, manifestar tristeza pelo seu pecado e renovar seu compromisso de
fazer a vontade de DEUS. Humilharmo-nos diante de DEUS e da sua Palavra,
importa em reconhecer nossa pobreza espiritual (11.16; 15.12,13,15;
34.15-19; Sl 51.17; Mt 5.3).
(2) "Orar". O povo de DEUS deve clamar agonizante,
pedindo-lhe misericórdia, deve depender totalmente dEle e confiar nEle para
a sua intervenção. A oração deve ser fervente e perseverante até DEUS
responder do céu (cf. Lc 11.1-13; 18.1-8; Tg 5.17,18).
(3) "Buscar a minha face". O povo de DEUS deve, com
dedicação, buscar a DEUS de todo o coração e ansiar pela sua presença e não
simplesmente tentar fugir da adversidade (11.16; 19.3; 1 Cr 16.11; 22.19; Is
55.6,7).
(4) "E se converter dos seus maus caminhos". O povo de DEUS
deve se arrepender com sinceridade, abandonar pecados específicos e todas as
formas de idolatria, renunciar o mundanismo e chegar-se a DEUS; pedindo
misericórdia, perdão e purificação (29.6-11; 2 Rs 17.13; Jr 25.5; Zc 1.4; Hb
4.16).
7.14 ENTÃO, EU OUVIREI... PERDOAREI... SARAREI. Quando são cumpridas as
quatro condições da parte de DEUS, para o avivamento e renovação espiritual
do seu povo, cumpre-se também a tríplice promessa divina do avivamento:
(1) DEUS desviará a sua ira do seu povo, ouvirá o seu clamor
angustiado e atenderá a sua oração (v. 15). Noutras palavras, a primeira
evidência de um reavivamento é DEUS começar a ouvir, do céu, a oração e
responder de lá (vv. 14,15) e a manifestar compaixão pelo seu povo (Sl
85.4-7; 102.1,2,13; Jr 33.3; Jl 2.12,13,18,19).
(2) DEUS perdoará o seu povo, purificá-lo-á dos seus pecados
e restaurará entre eles o seu favor, presença, paz, verdade, justiça e poder
(cf. Sl 85.9-13; Jr 33.7,8; Os 10.12; Jl 2.25; 2 Co 6.14-18). (3) DEUS
sarará o seu povo e sua respectiva terra, derramando novamente chuvas (i.e.,
favor e bênçãos físicas) e o ESPÍRITO SANTO (i.e., despertamento espiritual
entre o seu povo e entre os perdidos, cf. Sl 51.12,13; Os 5.14-6.3,11; Jl
2.28-32)
HUMILHAR-SE - BUSCAR - ARREPENDER-SE - CONVERTER-SE
Escreva as ações no quadro-de-giz. Divida a turma em
quatro grupos, conforme essas ações. Em seguida, solicite que cada grupo
explique o que significa o seu verbo, bem como apresente pelo menos dois
exemplos bíblicos que demonstrem tal atitude.
“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a
minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus,
e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”
(II Cr. 7.14).
se - É
condicional (se).
o meu povo -
Só vale para crente salvo.
que se chama pelo meu nome -
Igreja.
se humilhar -
jejum, contrição.
e orar -
além de jejuar, também orar (diálogo com DEUS).
e buscar a minha face -
além de jejuar, também orar, também buscar a face de DEUS (desejar
ardentemente a presença e a vontade de DEUS)
se converter dos seus maus caminhos - mudança
de rumo, de direção.
RESUMO RÁPIDO
O povo deveria clamar a DEUS sempre que estivesse em dificuldades, mas teria
que passar por alguns pontos necessários para que DEUS os ouvisse e
atendesse:
I. A NECESSIDADE DE SE HUMILHAR E BUSCAR A DEUS
1. DEUS é grande, o homem é limitado.
O pecar é do homem, o levantar é de DEUS. DEUS é o criador, é SENHOR, Está
em toda parte, Sabe todas as coisas, Pode todas as coisas. O homem é fraco,
é impotente, nada sabe do futuro, não tem poder sobre o pecado e nem sobre
seu mentor: satanás. Precisamos de DEUS para tudo e devemos em tudo ser-LHE
sujeito e dependente.
2. A necessidade da humildade.
A árvore boa e produtiva é aquela que se abaixa quando carregada de frutos.
Devemos saber que é ao nos humilhar que somos exaltados. DEUS nos ouve em
secreto e nos exalta publicamente. DEUS levanta o abatido. Convém que ELE
cresça e que nós diminuamos. DEUS deve ser exalto e glorificado através de
nós.
3. A busca pela presença de DEUS.
Devemos buscar a DEUS como a corça busca por água, ter sede de DEUS, desejo
de estar em sua presença, separar um tempo para buscá-lo todos os dias de
nossas vidas. Devemos ter sede de DEUS, fome de DEUS, anseio pela sua
presença onde quer que estejamos.
II. A NECESSIDADE DE ARREPENDER-SE E CONVERTER-SE
1. Arrependimento.
A condição sine qua non (“sem o qual não pode ser”) para que DEUS ouça
nossas orações é que estejamos arrependidos de nossos pecados, pois eles
formam uma barreira entre nós e nosso DEUS.
2. Conversão.
Convergir é mudar de rumo, pegar outra direção. Por que a conversão? A
Bíblia diz em Jeremias 17:09: "Enganoso é o coração, mais que todas as
cousas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?" O coração humano é um
coração corrupto. Teologicamente chamamos a isso de natureza pecaminosa.
Todos os seres humanos, desde que viemos a esta terra, você, eu, todos,
nascemos com natureza pecaminosa. Mas o que é natureza pecaminosa? É uma
vontade desesperada de gostar do lixo desta vida; de gostar das coisas
erradas. Com essa natureza com que nascemos, é impossível agradar a DEUS; é
impossível amar as coisas certas; é impossível querer estudar a Bíblia,
querer seguir a JESUS, querer obedecer. É literalmente impossível! Veja o
que Jeremias confirma, no capítulo 13:23: "Pode acaso o etíope mudar a sua
pele, ou o leopardo as suas manchas? Então poderíeis fazer o bem, estando
acostumados a fazer o mal?" Esta é a situação do ser humano, e é por isso
que é preciso uma conversão de natureza.
O que é conversão?
Primeiro, é muito importante você entender que conversão é converter-se
a Alguém. Tipo meia-volta, volver! Primeiro vem o sentimento do pecado e
ruína:
Jeremias 31:
19 Na verdade
que, depois que me converti, tive arrependimento; e depois que fui
instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei;
porque suportei o opróbrio da minha mocidade.
Depois é preciso entender que seu pecado e ruína foram pagos por um
substituto na Cruz, que Ele é o Cordeiro de DEUS, a consumação dos cordeiros
inocentes que os judeus imolavam cada vez que pecavam. Ou você Converte-se a
CRISTO ou não se converte a coisa alguma. É preciso se ver perdido para
pedir socorro a Quem pode salvar. Como fez o carcereiro, ao perguntar a
Paulo:
Atos 16:
30 E, tirando-os
para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
31 E eles
disseram: Crê no Senhor JESUS CRISTO e serás salvo, tu e a tua casa.
O negócio é 8 ou 80. O que era cego, agora vê. O que estava morto, agora
vive. É importante entender que DEUS nos considera mortos espiritualmente
antes de crermos. Qualquer tentativa de melhoria dessa natureza morta é o
mesmo que maquiar cadáveres. Veja isto que foi escrito a pessoas
convertidas:
Efésios 2:
1
E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,2 Em que noutro
tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das
potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.3
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne,
fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos
da ira, como os outros também.4 Mas DEUS, que é riquíssimo em misericórdia,
pelo seu muito amor com que nos amou,5 Estando nós ainda mortos em nossas
ofensas, nos vivificou juntamente com CRISTO (pela graça sois salvos),
Veja que uma das características do estado
de morto era fazer a própria vontade, agir conforme seus próprios
pensamentos. Esta preocupação grande com o "fazer" ao invés do "crer" é
natural ao ser humano. Disso provém as religiões, sempre com longas listas
de obrigações a serem cumpridas para talvez merecer um lugar no céu. DEUS
não pediu para fazer nada. Quer fazer a obra de DEUS? Então leia isto:
João 6:
28 Disseram-lhe,
pois: Que faremos para executarmos as obras de DEUS?
29 JESUS
respondeu, e disse-lhes: A obra de DEUS é esta: Que creiais naquele que ele
enviou.
Na conversão você ganha uma nova concepção de valores. Coisas que eram
importantes já não são mais. Muita gente pensa na conversão como um processo
no qual você é obrigado a abrir mão de uma porção de coisas. É claro que
você acaba abrindo mão de uma porção de coisas, mas é por descobrir que nem
tudo o que reluz é ouro. Quando você conhece a preciosidade de CRISTO, fica
mais fácil discernir o que é pirita e o que é ouro.
Cantares de
Salomão 5:
9 Que é o teu amado mais do que outro amado, ó
tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro
amado, que tanto nos conjuras?10 O meu amado é branco e rosado; ele é o
primeiro entre dez mil.11 A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus
cabelos são crespos, pretos como o corvo.12 Os seus olhos são como os das
pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.13
As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os
seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma.14 As suas mãos
são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim,
coberto de safiras.15 As suas pernas como colunas de mármore colocadas sobre
bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros.16
A sua boca é muitíssimo suave, sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu
amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.
A conversão não tira o osso que o cachorro
está roendo. A conversão dá a ele um filé (então ele deixa o osso, pois
achou algo melhor, mais precioso).
Outro ponto importante é entender que há um Caminho, não dois ou três. Veja
isto:
1 Timóteo 1:
15 Esta é uma
palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que CRISTO JESUS veio ao mundo,
para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Atos 4:12 E em
nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há,
dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Finalmente, há aqueles que quase aceitam
a Verdade, que dizem que falta
pouco para
se converterem. Cuidado com o quase...
Atos 26:
28 E disse Agripa
a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
29 E disse Paulo:
Prouvera a DEUS que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também
todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto
estas cadeias. (Mário
Persona).
III. AS RESPOSTAS DIVINAS ÀS ATITUDES DO POVO
1. “Ouvirei dos céus” (v.14).
Que maravilha! Somos ouvidos, apesar de nossa pequenez. DEUS lá nos céus nos
ouve e nos responde - A oração é um diálogo.
2. “Perdoarei os seus pecados”.
É ELE que nos perdoa todos os nossos pecados e sara todas as nossas
enfermidades (Is 53, Sl 103).
3. “Sararei a sua terra”.
Sarar, curar, dar vida. Aqui estão envolvidas promessas materiais e
espirituais, escolha as duas, não fique só com ma.
CONCLUSÃO
O nosso DEUS, segundo as suas riquezas, supre todas as nossas necessidades
em glória, por CRISTO JESUS (Fp 4.19).
ANTIGA ALIANÇA E NOVA ALIANÇA
"A Nova Aliança"
A próxima aliança incondicional entre DEUS e Israel é a Nova Aliança. Esta
aliança é nova porque substituiu a antiga, ou seja, a Aliança Mosaica. Uma
vez que Israel foi incapaz de cumprir a aliança mosaica, DEUS,
graciosamente, prometeu dar-lhes uma nova aliança e um novo coração para
obedecerem a DEUS. Esta aliança está registrada em Jeremias 31.31-34 [...].
Primeiro,
observe que DEUS firma esta aliança com a casa de Israel e com a casa de
Judá, expressão que claramente se refere à nação ética de Israel. Em segundo
lugar, a frase não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que
os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito volta a restringir o
concerto aos descendentes físicos de Abraão, Isaque e Jacó. Em terceiro
lugar, esta aliança visa a uma futura restauração do povo não apenas como
povo de DEUS, mas como um povo perdoado e regenerado, que serve ao Senhor.
Quando foi crucificado, o Senhor JESUS CRISTO estabeleceu uma Nova
Aliança.[...]. As alianças firmadas entre DEUS e Israel no Antigo Testamento
garantiam que Israel teria um reino eterno na terra que DEUS prometera a
Abraão. Embora DEUS repetidamente os alertasse de que seriam expulsos por
causa da desobediência, Ele, ao mesmo tempo, prometia devolver-lhes a terra,
onde serviriam como seu povo e sob o governo do Messias. (LAHAYE,
Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD,
2008, p.35).
"A Glória do Novo Concerto" (3.7-18)
Nós somos imediatamente surpreendidos pelo uso constante que Paulo faz da
palavra 'glória', que aparece 12 vezes nestes 11 versículos. O Antigo
Concerto tinha glória própria, mas o Novo Concerto tem glória maior. Antes
de examinar os contrastes que Paulo desenvolve entre o Antigo e o Novo
Concerto, é útil entender o significado de 'glória'. Sobre este termo, o
Zondervan Expository Dictionary of Biblie Words diz: 'No Antigo Testamento,
a glória de DEUS está intimamente ligada à auto-revelação do Senhor. Há
muitas imagens: esplendor fulgurante, e santidade flamejante que marcam sua
presença (por exemplo, Êxodo 16.10; 40.34,35; 2 Crônicas 7.1,2). Mas, nenhum
poder elementar ou santidade flamejante expressam a DEUS de maneira
absolutamente adequada. Desta forma, o Êxodo relaciona a glória de DEUS com
revelação de seu caráter amoroso. Quando Moisés implorou para que DEUS lhe
mostrasse sua glória, a Bíblia relata: 'Ele disse: Eu farei passar toda a
minha bondade por diante de ti e apregoarei o nome do Senhor diante de ti; e
terei misericórdia e me compadecerei de quem me compadecer. E disse mais:
Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e
viverá' (Êx 33.19,20). Com o mesmo sentido de revelação, DEUS diz: 'serei
glorificado', no caso da recusa do Faraó em deixar que Israel saísse do
Egito (Êx 14.4). O grande poder redentor de DEUS foi exibido no Êxodo (Nm
14.22), da mesma forma como seu poder criativo é exibido quando 'os céus
manifestam' sua glória (Sl 19.1).
Mas 'glória' implica em mais do que revelação de como DEUS é. Implica em
invasão do universo material, expressão da presença ativa de DEUS entre seu
povo. Assim, o Antigo Testamento conscientemente relaciona o termo 'glória'
à presença de DEUS em Israel, em tabernáculos e templos (por exemplo, Êxodo
29.43.Ezequiel 43.4,5; Ageu 2.3). A glória objetiva de DEUS é revelada por
sua vinda, para estar presente conosco ? e para se mostrar a cada um de nós
por suas ações neste mundo' (pp. 310,311).
Agora Paulo argumenta não que o Antigo Concerto não possuía 'glória', mas
que a glória do Novo Concerto supera aquela do Antigo. Ao falar sobre isto,
Paulo fixa nossa atenção em como a glória de DEUS é exibida em sua vinda
para estar com seu povo sob o Antigo Concerto e sob o Novo. Ao fazer isto,
ele também nos mostra como o cristão é verdadeiramente livre para adotar a
abordagem de 'risco' ao ministério do Novo Concerto, que ele próprio, Paulo
exibiu ao mostrar-se vulnerável no capítulo 1.
[...] Esta é a essência do ministério do Novo Concerto: DEUS exibe sua
glória por meio de sua presença dentro do crente. (RICHARDS, Lawrence O.
Comentário Histórico-Cultural do Novo testamento. 1.ed. Rio de Janeiro,
CPAD, 2008, p.35).
De volta à revista de 2011
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 3.19 -
Arrependimento e conversão
Terça - Lc 3.8 - Frutos
de arrependimento
Quarta - Lc 15.7 -
Alegria pelo arrependimento
Quinta - 2 Co 7.9 -
Contristados para o arrependimento
Sexta - Hb 12.7 -
Arrependimento tardio
Sábado - At 1 7.30 -
Arrependimento para todos
OBJETIVOS - Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que
o arrependimento é condição para um genuíno mover
de DEUS.
Conscientizar-se que
DEUS-se faz presente em todos os momentos.
Confiar na
grandeza da miserlcórdia divina.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor, para a aula
de hoje sugerimos que você reproduza o quadro da página seguinte e entregue
aos alunos. O objetivo é que os eles reconheçam que DEUS sempre quis e quer
perdoar os nossos pecados. Assevere que o Senhor é misericordioso
paraconosco. Ele nos espera, pronto para ouvir a nossa confissão e nos
perdoar.
RESUMO DA LIÇÃO 7,
ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO
I - OS RESULTADOS DE
UM GENUíNO
AVIVAMENTO
1. Arrependimento e
confissão de pecados (Ne 9.1).
2. Sinais do
verdadeiro arrependimento.
3. Apartaram-se dos
povos idólatras (Ne 9.2a).
II -
A LEI DO SENHOR E REMINISCÊNCIA
1. Valorizando a Lei
do Senhor.
2. A confissão dos
pecados.
3. Relembrando a
história do seu povo.
III - A GRANDE
MISERICÓR. DIA DE DEUS
1. "DEUS clemente e
misericordioso" (Ne 9.31).
2. A súplica de
Israel.
3. Um firme
concerto.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁF!CO I - Subsídio Devocional
"A Pena foi paga Pense
deste modo. O pecado aprisionou você. O pecado trancou você atrás das grades
da culpa, da vergonha, da decepção e do medo. O pecado não fez nada, mas
acorrentou você ao muro da miséria. Então JESUS veio e pagou sua fiança.
Cumpriu a sua pena; satisfez a penalidade e colocou-o em liberdade. CRISTO
morre, e quando você lançou sua sorte com Ele, seu velho eu também morreu. O
único modo de se ver livre da prisão do pecado é cumprindo a sua penalidade.
Neste caso, a pena é a morte. Alguém tem de morrer; você ou o substituto
celeste. Você não pode deixar a prisão a menos que haja uma morte. Porém,
esta ocorreu no Calvário. E quando JESUS morreu, você morreu para a
reivindicação do pecado em sua vida. Você está livre. CRISTO tomou o seu
lugar. Você não precisa permanecer na cela. Já: ouviu um prisioneiro liberto
dizer que quer continuar ~reso? Nem eu. Quando as portas se abrem, os
prisioneiros se vão. É inconcebível o pensamento, de alguém preferindo a
jaula à liberdade. Uma vez paga a penalidade, po que viver em cativeiro?
Você está solto
da penitenciária do
pecado. Por que, ó céus, você haveria de querer pôr o pés nessa prisão outra
vez? Paulo recorda-nos: 'O nosso ve-, lho homem foi com ele crucificado,
para que o corpo do pecado sej desfeito, a fim de que não sirvamo mais ao
pecado, porque aquel que está morto, está justificado do pecado' (Rm 6.6,7)"
(LUCADO, Max Nas Garras da Graça. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAO, 1 999, pp.l
12- 13).
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO
7, ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO
RESPONDA CONFORME A
REVISTA DA CPAD DO 4º TRIMESTRE DE 2011
Complete os espaços
vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e
orar, e me buscar, e se _______________________ dos seus maus caminhos,
então eu ouvirei dos céus, _______________________ os seus pecados e
________________________ a sua terra” (II
Crônicas 7.14).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Quando o
povo de DEUS ______________________-se de seus pecados, além de
_____________________________ o perdão divino, começa a viver uma fase de
_____________________________ bênçãos.
INTRODUÇÃO
3- O que foi gerado no avivamento
que o povo israelita experimentou após a reconstrução de Jerusalém?
( ) Se
limitou aos cânticos e às celebrações. Mas gerou contrição, confissão de
pecados e arrependimento.
( ) Não
se limitou aos cânticos e às celebrações. Mas gerou contrição, confissão de
pecados e uma tristeza permanente.
( ) Não
se limitou aos cânticos e às celebrações. Mas gerou contrição, confissão de
pecados e arrependimento.
I -
OS RESULTADOS DE UM GENUÍNO
AVIVAMENTO
4- O
que fizeram os judeus, conforme
registrado em Neemias
capítulo oito, ao serem quebrantados com o ensino da Lei de DEUS?
( ) Comemoraram.
( ) Renovaram o seu
o pacto com o Senhor.
( ) Jejuaram.
( ) Vestiram-se
de "pano de saco"
( ) Confessaram
seus pecados.
( ) Arrependeram-se
de suas iniquidades.
5- Quais os sinais
do verdadeiro arrependimento?
( ) Os israelitas
não expressaram um mero remorso.
( ) A
partir de atitudes e gestos, demonstraram um sincero arrependimento.
( ) Evidenciavam
profunda humilhação diante de DEUS.
( ) O
uso da terra sobre a cabeça, por exemplo, denotava desespero pelos pecados
cometidos.
( ) O
uso da terra sobre a cabeça, por exemplo, denotava tristeza pelos pecados
cometidos.
6- Por
que o sacerdote Esdras determinou aos israelitas que despedissem suas
mulheres estrangeiras (Ed 10)?
( ) O
relacionamento com povos estranhos levara Israel à idolatria, contrariando
frontalmente a Lei de DEUS.
( ) Porque seus filhos estavam reinvidicando execerem o
sacerdócio.
( ) Vivendo
um grande e autêntico avivamento, o povo apartou-se dos costumes pagãos e
passou a andar segundo a vontade de DEUS.
II -
A LEI DO SENHOR E REMINISCÊNCIA
7- De
que forma houve valorização da Lei do Senhor em Neemias 9? Complete:
"E, levantando-se no
seu posto, _______________________ no livro da Lei do Senhor, seu DEUS, uma
quarta parte do dia" (Ne 9.3a). Mais uma vez a Lei do Senhor é exposta. Sua
leitura e explicação tomaram a "_________________________ parte do dia".
Foram exatamente ____________________________ horas de ensino da Palavra de
DEUS. E todos a ouviram atentamente. Ninguém deixou o seu lugar.
8- Quanto tempo
durou a confissão dos pecados e a adoração a DEUS, citados no capítulo 9 de
Neemias?
( ) "Na
outra metade [do dia], fizeram confissão; e adoraram o Senhor, seu DEUS".
( ) "Na
outra terça parte [do dia], fizeram confissão; e adoraram o Senhor, seu
DEUS".
( ) "Na
outra quarta parte [do dia], fizeram confissão; e adoraram o Senhor, seu
DEUS".
9- Como os judeus relembraram
a história do seu povo, atravéz da leitura do Livro de DEUS? complete:
Os judeus passaram a
recordar os fatos que marcaram a história da nação (Ne 9.7-9). Desde
___________________________, passando pelo êxodo e a peregrinação no
deserto, o relato culmina com a posse da Terra Prometida, onde foram eles
abençoados em todos os seus empreendimentos. Os ___________________________
enfatizaram, ainda, os atos que envolveram a intervenção direta de DEUS na
vida de seus antepassados (Ne 9.10). Os seus pecados também são trazidos à
tona. Por isso, era necessário e urgente o
___________________________________ nacional.
III - A GRANDE
MISERICÓRDIA DE DEUS
10-
De que maneira DEUS se mostrou um "DEUS clemente e misericordioso" (Ne 9.31)?
Complete:
Apesar dos muitos
pecados cometidos pelos judeus, DEUS não os _______________________________
(Ne 9.31). O Senhor é longânimo e __________________________________ (Lm
3.22). E apesar de Israel permanecer na
_____________________________________________, o Senhor continua, ainda
hoje, a zelar por ele e a abençoá-Ia, levando sempre em conta os termos da
promessa que estabeleceu com Abraão.
11- Como se deu a
súplica de Israel,
neste episódio?
( ) O
povo chamou o Senhor para que Ele o abandonasse.
( ) Já
arrependidos de seus pecados e prestes a firmar o concerto com o Senhor, os
judeus, sob a liderança de Neemias, suplicaram pela misericórdia divina.
( ) O
povo clamou ao Senhor para que Ele não o abandonasse.
( ) E
reconheceu com temor e tremor que, mesmo diante da tragédia, DEUS se fazia
presente.
12- Quem participa
ativamente de um firme concerto?
( ) "E,
com tudo isso, fizemos (povo) um firme concerto e o escrevemos; e selaram-no
os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes".
( ) Quando
o povo aprende e se compromete definitivamente com DEUS, o Senhor os
repreende sempre.
( ) Quando
o povo se arrepende e compromete se definitivamente com DEUS, o Senhor
restaura-lhe a sorte.
13-
Ante a iminência do arrebatamento, o que devemos fazer? O
que devemos fazer para que o
Senhor nos mande um poderoso e genuíno avivamento.
Complete:
Faz-se necessário que
nos ____________________________ com DEUS. Além disso, vivemos dias difíceis
e trabalhosos. Nossas igrejas veem-se ameaçadas por ensinos
_____________________________ e muitos crentes já se deixaram tomar pela
frialdade espiritual. E o _________________________________ que ameaça a
pureza do Evangelho? Não podemos ficar indiferentes! Humilhemo-nos,
___________________________ nossos pecados e clamemos pelo favor divino (Dn
9.9).
CONCLUSÃO
14- Complete:
Roguemos ao Senhor que
nos ____________________________ no poder do ESPÍRITO SANTO. E que os
resultados desse avivamento possam ser claramente observados em vidas
_______________________, transformadas e dedicadas ao serviço do Reino de
DEUS. Não foi exatamente isso que se deu no tempo de Esdras e Neemias?
Somente um ___________________________ nos levará a cumprir integral e
poderosamente as demandas da Grande _______________________________ que nos
confiou o Senhor (Mt 28. 19,20).
RESPOSTAS
DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
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BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São
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Espada Cortante 2 - Orlando S. Boyer -
CPAD - Rio de Janeiro - RJ
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Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
JOSEFO, Flávio. História dos hebreus: de Abraão à queda de Jerusalém obra
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VINE, W. E.; UNGER,
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(http://realizandoaobradosenhor.blogspot.com/2010/02/as-portas-de-jerusalem.html)
Coelho, Valnice Milhomens. Personalidades restauradas,
São Paulo: Edição do autor, 1992. 244p.1. Palavra da Fé Produções Caixa
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Neemias – COMENTÁRIO BÍBLICO DO ANTIGO
TESTAMENTO, VOL 1, Gênesis a Neemias - Matthew Henry