Home
Estudos
EBD
Discipulado
 Mapas
Figuras1
 Figuras2
Fotos
Igreja
Link's
Corinhos
Download
Eu
 
 
 
Lição 8 - Cuidando do Corpo e da Mente 
 
Questionário
 
Texto Áureo:
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 Jo 2).
 
Verdade Prática:

O cristão deve cuidar bem do corpo e da alma vivendo e agindo de modo equilibrado.
Alimentação
A alimentação balanceada é fundamental para a manutenção da saúde. Conheça os princípios dos vegetarianos e dos macrobióticos. Descubra também a importância de fibras, proteínas, vitaminas e outros nutrientes para o nosso organismo, e descubra receitas para fazer da alimentação saudável uma verdadeira delícia.
Corpo são
Manter o corpo saudável não significa horas diárias na academia e dietas ultra rigorosas à base de alface, ervilha e grão de bico. "Corpo São" significa um corpo equilibrado, com os nutrientes de que precisa para você viver com saúde e todos os sistemas funcionando com eficiência e em harmonia.
Mente sã
Nossos problemas têm o tamanho da lente que usamos para vê-los. Quando estamos com a mente tranqüila e equilibrada, eles não somem, mas a vida torna-se incrivelmente mais leve e feliz.
Beleza e Estética
Os cuidados com a estética devem fazer parte do dia-a-dia. Além de alimentação saudável e a prática de esportes, existem vários outros procedimentos naturais que contribuem para esse fim.
Medicamentos naturais
O uso medicinal de plantas, da água e de outros elementos da natureza constituem uma alternativa sábia de procurar a cura, apreendida desde as civilizações mais antigas.

Leitura Diária:
Segunda 3 Jo 2 Saúde do corpo e da alma
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.

Terça Pv 14.30 Um coração saudável
O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.

Quarta Pv 16.24 Palavras salutares
Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos.

Quinta Jr 33.6 Saúde e cura da parte de Deus
Eis que eu farei vir sobre ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.

Sexta Pv 4.20-22 A Palavra produz vida e saúde
Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo.

Sábado Mt 8.7 Jesus dá saúde
E Jesus lhe disse: Eu irei e lhe darei saúde.
Leitura Em Classe:
ÊXODO 15.26 = E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e 
inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR, que te sara.

1 TESSALONICENSES 5.23 = E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

GÁLATAS 6.7 = Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também 
ceifará.
 
Objetivos: Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
1- Explicar a razão da existência das doenças.
2- Identificar as formas para manter corpo e mente saudáveis.
3- Descrever os distúrbios causados pela tensão emocional.
 
Comentários: INTRODUÇÃO
Quando o cristão descuida-se ou esquiva-se quanto aos cuidados e providências básicas de conservação da saúde, surgem doenças no corpo e na alma que poderiam ser evitados. Nosso propósito, nesta lição, não é discorrer sobre higiene, prevenção, nutrição ou terapia em geral, mas tão somente refletir sobre o que a Bíblia nos diz acerca da saúde do corpo e da mente.

I. MENTE SÃ EM CORPO SADIO


1. Espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23). Veja 
2. Doenças causadas por tensão emocional. 


II. O PLANO DE SAÚDE DIVINO 

1. Obediência. Veja
2. Retidão.  
3. Observância dos Mandamentos. 

III. O CRENTE E O CUIDADO COM O CORPO

 
1. Alimentação saudável.

a) A importância das proteínas. 
b) A gordura e o sangue são proibidos. 
c) Comer de tudo? Paulo diz que devemos comer “de tudo” (1 Co 10.25,27). 

2. Repouso adequado. 
3. Exercícios físicos. A Bíblia diz: “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Ts 5.21). 

CONCLUSÃO


A doença é resultante do pecado e, também, de nosso descuido com o corpo e com a mente. Precisamos cuidar da saúde com oração, meditação na Palavra de Deus, louvor, adoração e jejum que só fazem bem à mente e ao corpo. Devemos fazer uso da boa alimentação, que traz benefícios ao corpo, e praticar exercícios físicos apropriados para cada idade. 

Pacto 
Acordo entre Deus e a humanidade visando abençoar os que obedecem e guardam os mandamentos. A base dos pactos, conhecidos também como alianças, é o amor divino. É um compromisso gracioso da parte do Senhor.
 
****************************************************************************************************************************************
Como manter a vitalidade do corpo e da mente
>> Algumas pessoas necessitam de maiores cuidados
Stress - A sobrecarga física e mental devida ao excesso de trabalho e ao tempo escasso na vida moderna conduz o indivíduo a maus hábitos alimentares. Vitamina C e complexo B.
Prática de esportes - A necessidade de nutrientes é maior conforme a intensidade do esforço físico e mental praticado. A perda de água e de minerais ( como sódio e potássio ) conseqüente à transpiração exige uma reposição de água e nutrientes igualmente intensa. Água, Sódio, Potássio e Vitaminas em geral.
Convalescença - Em muitos casos, como traumatismos, queimaduras, infecções e outras doenças, além de cirurgias, o organismo requer um suprimento maior em vitaminas para sua recuperação. Vitaminas A e C e complexo B.
Gravidez e amamentação - A presença do bebê e a produção de leite materno exigem muita energia, aumentando a necessidade de vitaminas e minerais. Vitaminas A, C, B6, Ácido Fólico e Ferro.
Regimes alimentares ( emagrecimento) - A redução da ingestão de alimentos de forma não-orientada pode resultar no fornecimento insuficiente de vitaminas e minerais. Vitaminas A, C, complexo B e Minerais em geral.
Tabagismo - Fumar em excesso ( mais de 20 cigarros por dia ) pode provocar a diminuição do estoque de Vitamina C do organismo em até 40%. Além disso, o fumo favorece o aumento dos radicais livres e, conseqüentemente, o "esforço" metabólico passa a ser maior. Vitamina C.
Alcoolismo - O abuso no consumo de bebidas alcoólicas reduz o aproveitamento dos nutrientes, além de fornecer calorias que suprimem o apetite por alimentos saudáveis. Vitamina C, B1, B6, Ácido Fólico, Magnésio e Zinco.
Anticoncepcionais - O estrógeno é um hormônio que pode influenciar o equilíbrio das vitaminas, aumentando a possibilidade do aparecimento de anemia. Vitamina B6 e Ácido Fólico.
Idosos - Com o avanço da idade, a capacidade de absorção de vitaminas vai diminuindo. Além disso, os problemas dentários acabam dificultando a alimentação normal. Vitamina C, complexo B, Ferro e Cálcio.
Adolescentes - Na fase de crescimento, o organismo exige uma quantidade maior de nutrientes para assegurar um melhor desenvolvimento. Entretanto, a tendência alimentar dos jovens é mais dirigida para um cardápio rico em calorias, mas pobre em nutrientes, tais como lanches, chocolates, doces e refrigerantes. Vitamina C, complexo B, Ferro e Minerais em geral.
A deficiência prolongada de uma vitamina pode acarretar a deficiência de outra vitamina e de minerais; portanto, é importante que a reposição desses nutrientes seja mais abrangente.
www.lincx.com.br 
 
PARA O CORPO A CAMINHADA DIÁRIA AINDA É O MELHOR EXERCÍCIO
Característica

Exercício aeróbico de baixa intensidade, a caminhada caracteriza-se por fornecer excelentes resultados na saúde sem exigir grandes esforços. Deve ser praticada preferencialmente todo dia, e com seções de longa duração (30 minutos ou mais). É um exercício "social", podendo ser realizado em dupla ou em grupos mantendo o diálogo sem prejudicar a atividade física.

Pode ser praticada por pessoas de qualquer idade.

Benefícios

Praticada regularmente, a caminhada estimula o sistema cardiovascular, auxilia no controle da pressão arterial, ajuda a controlar o peso e trás outros benefícios à saúde geral. Também alivia o estresse.

Cuidados

Exceto para quem tem patologias sérias e deve evitar qualquer tipo de atividade física, a caminhada não apresenta contra-indicações.
 
 
A ALMA SOB CONTROLE  - a mente 
 
Nesta lição vamos focalizar A ALMA e como colocá-la sob o controle do Espírito. 
Vamos considerar em primeiro lugar o caso da nossa MENTE; é nela que Satanás costuma ganhar muito terreno, por ele sempre fazer pressão sobre o nosso modo de pensar. Como ele leva vantagem sobre nós nessa área! 
Como você já sabe, a nossa mente - nosso intelecto e raciocínio - faz parte da nossa alma. A vida de Deus não é “raciocínio lógico” ainda que ela não seja de nenhuma maneira irracional. Mas temos de tomar providências para que Satanás não controle o nosso modo de pensar. 
É o pensamento do homem que Satanás ataca primeiro. Observe que quando se aproximou de Eva no Jardim do Éden, ele logo lançou dúvidas na mente dela (Gen. 3:1). 
É importante entender a sistemática de Satanás. Primeiro ele lança em nossa mente uma sugestão que geralmente é uma dúvida em relação a Deus. Se não rechaçarmos ou rejeitarmos tal sugestão (essa foi a falha de Eva),  Satanás a reforça com outra dúvida ou sugestão e assim ele vai fazendo, sucessivamente, até que consegue o que pretende. O apóstolo Pedro nos diz como devemos proceder: 
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, o vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; RESISTI-LHE firme na fé...” (I Pedro 5:8,9). 
E o apóstolo Tiago afirma: “... RESISTI ao diabo, e ele FUGIRÁ de vós” (Tiago 4:7)
Quando você resiste ao diabo, ele não tem opção, ele tem de fugir. E Satanás só ganha muito terreno na área da enfermidade simplesmente porque não rejeitamos a sua sugestão. Ele faz você pensar numa enfermidade qualquer, e se você não rejeitar a sugestão, ele a reforça com dores e sintomas a ponto de você SE CONVENCER de que está enfermo. A enfermidade é uma MENTIRA de Satanás na qual a pessoa acredita.  Ouça o apóstolo Paulo:  
“... o pecado (e isso inclui a enfermidade, que veio ao mundo por causa do pecado) NÃO TERÁ DOMÍNIO sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim, da graça” (Rom 6:14). 
“... não deis lugar ao diabo” (Efésios 4:27) 
Temos de reconhecer, no entanto, que Satanás ataca sutilmente, e de tal modo que chegamos a considerar perfeitamente razoáveis as suas sugestões maliciosas. Temos de ter muito cuidado nesse sentido, como nos adverte o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 11:3,14. 
Veja, por exemplo, uma maneira que Satanás muito usa contra nós - a ansiedade, a qual muitas vezes parece ser algo “razoável”. Pedro nos exorta a respeito em I Pedro 5:7. 
A palavra “ansiedade” no texto original quer dizer: “distração”, e isso expressa com muita propriedade toda a ação da Satanás na área da nossa mente, pois o que ele procura sempre é “destruir-nos” ou tirar o nosso pensamento da Verdade de Deus.
O Salmista nos faz uma exortação similar:  “Confia (dá) os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá” (Salmo 55:22). 
E isso nos faz lembrar das palavras do Senhor Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque  sou manso e humilde de coração, e achareis DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS” (isso é descarregar-se) - Mateus 11:28,29 
Observe as palavras “ansiedade”, “cuidados”, “sobrecarregados”, mas conscientize-se mais na frase: “descanso para as vossas almas”. Em virtude das contínuas e insistentes pressões que Satanás exerce sobre a nossa mente para “tirar-nos da Verdade de Deus”, e a nossa alma fica “cansada e sobrecarregada” de cuidados e ansiedade de toda natureza. Essa é uma estratégia de Satanás que visa roubar de nós o “descanso” que o Senhor Jesus veio nos dar. 
Na parábola do Semeador, o Senhor Jesus mostrou como Satanás opera nesse sentido (Marcos 4:18,19). 
Por essa citação, dá para você entender por que Satanás procura controlar a nossa mente com ansiedades (distrações) etc.; é simplesmente para impedir que a Verdade de Deus se enraíze em nossos corações. Quando Satanás ataca você na mente, ele projeta dúvidas sobre a Verdade revelada  pelo Espírito Santo , pois ele não quer que Ela dê fruto em sua vida. Quando a Palavra de Deus  dá fruto em sua vida, ela  muda as suas atitudes e comportamento, para que Deus seja glorificado. 
O Salmista disse com muita precisão como Deus quer manter a nossa mente livre da preocupação e no “descanso” da fé: 
“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cuja MENTE (propósito) é firme; porque ele confia em ti” - (Isaías 26:3). 
Certamente a “perfeita paz” (paz em todas as áreas da vida) é algo que todos nós desejamos. e isso é uma possibilidade concreta, se não dermos atenção aos pensamentos errados. Quando falta a paz, há algo errado em nosso modo de pensar. 
 
A VOZ DO ESPÍRITO, OU SUGESTÃO DE SATANÁS? 
Há pessoas que não distinguem entre as sugestões maliciosas de Satanás e a voz do Espírito  no coração. Pode-se observar que a voz do espírito vem como uma suave convicção que tende a persistir e a se confirmar cada vez mais, SEM NENHUM DESVIO DE TEOR. Deus é muito coerente, não muda de uma posição para outra. As sugestões de Satanás, no entanto vem como idéias e pensamentos soltos, geralmente  bastante sem nexo e sem definição objetiva. Satanás fomenta confusão e dúvida, mas a voz de Deus dá tranquilidade e é sempre bastante clara, ainda que “suave”, sem tom ameaçador. Temos observado que quando nos dispomos a atentar para a voz do Espírito em nosso íntimo, Satanás imediatamente nos ataca com pensamentos (na mente) contraditórios e confusos. 
Mas como “firmar”  a nossa mente no Senhor?  (Heb. 8:10,11) 
Uma das atividades  importantes do Espírito Santo em nossas vidas é fazer-nos lembrar de tudo o que o Senhor Jesus diz (João 14:26). Ele procura “imprimir” a Verdade em nossas mentes. Para quê? Para fazer com que CONHEÇAMOS a Deus. 
Talvez você esteja pensando por que falamos tanto em meditar na Palavra de Deus e em confessá-la. é porque  necessitamos dar a Deus todas as oportunidades para encher a nossa mente com a Verdade. como você pode ver no versículo citado acima, Deus deseja IMPRIMIR a sua Palavra  (chamada “lei” porque  estabelece os princípios da Vida em Deus) em nossa MENTE. É exatamente através  da meditação na Palavra  revelada pelo Espírito Santo aos nossos corações que damos oportunidade a Deus para “imprimir” a Verdade em nossa mente. Para recebermos os benefícios da obra redentora do Senhor Jesus em nossa vida quotidiana, necessitamos PENSAR direito, ou seja, PENSAR COMO DEUS  PENSA. Colos. 3:2,3 e Rom. 8:5). 
Então, você pode “inclinar-se” para a carne (satisfazer os desejos do corpo), ou você ode “inclinar-se para o Espírito (submeter-se à Verdade de Deus). E como funciona essa “inclinação” ou tendência a alga? Nós “cogitamos” algo, isto é, pensamos em fazer determinada coisa. Aquele que “cogita” das coisas da carne pensa como o mundo pensa, mas aquele que “cogita” das coisas do Espírito pensa como Deus pensa, meditando na Palavra e refletindo sobre as coisas do Espírito. Precisamos “considerar atentamente” as coisas de Deus (Heb. 13:3). 
 
CUIDADO CONTÍNUO COM O QUE PENSA 
Aquele que nasce de novo do Espírito e da Palavra tem de “vigiar” muito o seu modo de pensar. A vida no Espírito  não se desenvolve segundo os modos de pensar da sociedade, nem segundo as “variadas doutrinas” e práticas formais de religiosidade (Rom. 12:2). 
É tarefa do Espírito Santo  (que habita em nós) fazer com que entendamos a Verdade de Deus “renovando a nossa mente”. Foi isso que o Senhor Jesus disse (João 14:26). 
Em nossa sociedade e cultura “0 deus deste mundo tem nos cegado o entendimento  (I Cor. 4:4). Não há nada em nossa cultura e religião formal que nos leve a uma vida vitoriosa em Cristo Jesus. Necessitamos de nos transformar pela RENOVAÇÃO da nossa MENTE e isso se faz através da Palavra de Deus. Observe o que diz Paulo: 
“Os que se inclinam para a carne COGITAM das coisas da carne: mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito... o PENDOR da carne dá para a morte, mas o do Espírito para a vida e paz. Por isso o PENDOR da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus...” (Romanos 8:5-7) 
Observe bem as palavras COGITAR e PENDOR. Você TENDE (o seu “pendor” é) a proceder e viver de acordo com aquilo que você  PENSA (cogita). Quando você pensa e reflete sobre um procedimento carnal, você se inclina para aquilo e fatalmente nele cairá. Por outro lado, se você meditar, refletir e pensar nas coisas do Espírito, você viverá “segundo o Espírito” - na vitória do Cristo ressurrecto. É simples assim mesmo. Por isso Deus nos enviou o Espírito Santo, para “fazer com que lembremos tudo que o Senhor Jesus Cristo diz”. É de suma importância que vigiemos e cuidemos do nosso modo de pensar (2 Cor. 10:5). 
De que maneira? Ouça o que diz Hebreus 4:11,12.
Para mantermos a nossa alma sob o controle do Espírito, temos de meditar e pôr em prática a Palavra de Deus. Quando falamos da MENTE (parte da nossa alma onde Satanás muito ataca e ganha terreno), temos de fazer com que o nosso pensar permaneça realmente sob o controle da Verdade revelada em nosso CORAÇÃO, como vimos nos versículos acima. Por isso é muito importante a oração em línguas, pois através dela damos oportunidade ao Espírito Santo para “sondar - examinar” o nosso íntimo, para que possamos conhecer os “pensamentos e propósitos do nosso próprio coração”. Quem é você na realidade? Como pensa você - levianamente ou  com a seriedade de coração? Há um versículo interessante em Provérbios - veja Prov. 23:6,7. 
Se você se mantiver atento, poderá ver que muitas vezes há “conflito” entre as “imaginações da alma” e os “intentos do coração”. É isso que o irmão Dave Roberson chama de homem real e o homem de fachada. Como Satanás é perito em arrumar “fachadas” - aparências em nossa vida! Leia Romanos 12:3. 
O Espírito Santo revela e expõe os “enfeites” que cobrem nossos “reais motivos e interesses”, para que a Palavra de Deus  possa nos manter no equilíbrio “conveniente”. Muitas vezes essas “revelações” do nosso íntimo são tão “chocantes” que não temos coragem de enfrentá-las e acabar com elas.  
Como vimos no início, a operação de Satanás em nossa mente é tão sutil e enganosa que necessitamos ter muito cuidado para que ele não nos encha de incredulidade e de doutrinas falsas com o objetivo de nos “distrair” da Verdade de Deus. Por essa razão a oração em línguas e a meditação o tanto quanto possível na Palavra de Deus são importantes. 
Em I Cor. 2:16, o apóstolo Paulo diz: “nós temos a MENTE de Cristo” - Leia também I Pedro 4:1 e 2:21-23. 
E por que Jesus teve condições para sofrer “sem revidar” e “sem fazer ameaças”? Porque Ele manteve em mente um fato muitíssimo importante: quem julga é Deus, e isso quer dizer que Deus tem tudo SOB CONTROLE. Está entendendo por que razão o apóstolo Pedro nos exorta: ARMAI-VOS DO MESMO PENSAMENTO? Quando você se encontrar em dificuldades e tribulações, se você se lembrar de que o seu Deus tem tudo sob controle e que Ele jamais “deixará você, nem o abandonará” (Heb. 13:4), então você pode se “descansar” na plena vitória, entregando-se totalmente aos cuidados de Seu Pai Celestial. É assim que se vive na Verdade de Deus. Mas para realmente viver na vitória, é preciso que você permita que o Espírito Santo renove a sua mente com a Verdade. Esteja sempre pronto a ouvir e a submeter-se à Palavra. Lembre-se das palavras do profeta Isaías: 
“Tu, Senhor, conservará em perfeita paz aquele cuja mente (propósito) é firme; porque ele confia em Ti” - Isaías 26:3
 
Vencemos Satanás mantendo a nossa mente sob o controle do Espírito e da Palavra de Deus.
 
http://www.webiblico.2x.com.br/Estudos/Doutrina/VidaCrista/AlmaSobControle_Mente.htm
 
Questionário da Lição 8 de Ev.Luiz Henrique www.henriqueestudos.cjb.net 
 
           Texto Áureo:
1) Além de desejar que seu amigo Gaio estivesse bem em todas as coisas e que sua alma estivesse bem, o que João mais desejava ?
(     ) que seu amigo tivesse viajado      (     ) Que seu amigo tivesse saúde      (      ) que seu amigo aceitasse a JESUS
         Verdade Prática:
2) Para que o cristão viva bem e aja de modo equilibrado, de que deve cuidar bem ?
(      ) Do corpo     (     ) Do Trabalho      (      ) Do corpo e da alma.   
Introdução:
3) O que surge quando o cristão descuida-se quanto aos cuidados e providências básicas de conservação da saúde ?
(     ) Saúde     (     ) Descanso     (    ) Doenças no corpo e na alma.
    Tópico I _ Mente sã em corpo sadio:
4) O espírito é sede de que?
(     ) Das relações do homem com Deus     (     ) De DEUS     (     ) De Visões e Desejos carnais
5) O que supre a necessidade de paz com o criador ?
(      ) A nossa posição social (     ) A mediação de nosso Senhor Jesus Cristo    (     ) Nossa posição na Igreja
6) A alma como centro das emoções e da personalidade precisa de quê para saciar sua sede ?
(      ) De água     (     ) De Pecado     (     ) De equilíbrio com o espírito e o corpo.
7) Quando o corpo terá saúde ?
(     ) Quando estiver em harmonia com o espírito e a alma     (     ) Quando for ao médico todo mês     (     ) Nunca
8) Como é causada a grande maioria das coisas más e de doenças?
(      ) Por problemas no corpo     (     ) Por idade avançada     (     ) Por problemas emocionais
9) Cite doenças causadas por tensão emocional ?
(     ) Úlceras, colite, perda de apetite      (     ) hipertensão, arteriosclerose     (     ) c 
(     ) importância sexual, frigidez, dores de cabeça     (     ) desatinos, diabetes, obesidade     (     ) Todas estas são.
10) Quais doenças são causadas por rancor ?
(     ) trombose, tensão pré - menstrual      (      ) Amarguras, mágoas, ressentimento e ódio que causam tensão.
11) O que é indispensável para uma vida saudável ?
(    ) Comer Bem     (     ) Dormir Bem     (     ) Perdão.
      Tópico II _ O plano de saúde divino:
12)  Onde está a garantia do plano de saúde divino ?
(     ) Em nossa oração intercessora    (     ) Em nossa leitura Bíblica do apocalipse    (     ) Em nossa relação com Deus.
13) Através de quê podemos também alcançar as promessas de Deuteronômio 28 ?
(      ) Desobediência     (      ) De nossas Obras     (     ) Obediência.
14) O que resulta em saúde mental?
(     ) Retidão      (      ) Absolvição      (      ) Emoção
15) O que é retidão?
(     ) Ser reto nos negócios      (     ) Não Pecar nunca      (     ) Fugir do pecado e da maldade
16) Qual o inimigo Número 1 da saúde mental e física?
(     ) A Leitura Bíblica     (     ) A Oração     (     ) A tensão emocional ou a ansiedade
17) Porque Deus não deixou que houvesse um único enfermo sequer entre os Israelitas que saíram do Egito?
(      ) Porque trabalhavam muito     (     ) Porque andavam em temor e obediência a DEUS.
       Tópico III- O crente e o cuidado com o corpo:
18)  O que e necessário para manter o corpo são?
(      ) Dormir pouco e Comer bem     (     ) Correta e apropriada alimentação      (     ) Não Comer e dormir muito
19) Porque precisamos cuidar muito bem do corpo?
(      ) Porque ele vai para o céu     (     ) Porque ele é santo    (     ) Porque ele é o templo do ESPÍRITO SANTO.
20) Em qual pacto Deus estabeleceu que os peixes e os animais fariam parte da alimentação humana?
(      ) Pacto com Moisés     (      ) Pacto com Abraão     (      ) Pacto com Davi     (      ) Pacto com Noé.
21) Em qual livro e capítulo encontramos a orientação de Deus quanto aos animais que podemos comer?
(      ) Deuteronômio 28     (     ) Levítico 11     (      ) Gênesis 1
22) O que foi proibido por DEUS no A.T. a partir do pacto feito com Noé, quanto a alimentação?
(     ) Proibido Comer Carne     (      ) Proibido Comer Verduras     (      ) Proibido comer sangue e gordura.
23-Onde temos no N.T. a proibição de comer sangue e carne sufocada?
(      ) Rm 1.9      (      ) 1 Co 15.9     (     ) Atos 15.29
24) Quem nos orienta a respeito do repouso no N.T. em Marcos 6.31?
(     ) JESUS     (     ) Pedro      (     ) João     (      ) Nicodemus
25) O que o cristão pode fazer visando sua saúde física, e que faz bem a saúde?
(     ) Exercício espiritual     (      ) Ler muito     (     ) Exercício físico.
26) De que e´resultante a doença?
(      ) De uma vida consagrada a DEUS        (     ) Do pecado e do descuido com o corpo e a mente
 
ALIMENTAÇÃO
Vale a pena saber:
Frutas e vegetais: devem ser a base da dieta.
Carnes magras: podem ser carne bovina ou aves sem pele.
Sementes secas: de todos os legumes, como as da abóbora e de feijões, inclusive amendoins (sem sal).
Frutas secas: todas são benéficas, em especial amêndoas e nozes.
Peixes gordos: salmão, sardinha, cavalinha e moluscos (pelo menos 3 vezes por semana).
Óleos nocivos: redução radical do consumo de gorduras tipo ômega-6 (óleos de milho, margarina e carnes vermelhas, frituras e salgadinhos aperitivos).
Açúcar e sal: evite consumi-los. São nocivos para o bom funcionamento do cérebro.
Alimentos processados: devem ser reduzidos os alimentos industrializados e processados. Prefira alimentos naturais, cozidos no vapor, sem adição de óleos nocivos.
Vitaminas: suplementos vitamínicos e de minerais são bem-vindos.
Óleo de peixe: muito benéficas as cápsulas de óleo de peixe, sobretudo para aqueles que não têm o hábito de consumir peixe com freqüência. 
Chocolate: Ora vilão, ora mocinho. O chocolate contém antioxidantes que protegem o cérebro do envelhecimento e das doenças, além de conter substâncias psico-ativas que produzem sensações de bem-estar.
 
Fontes: "Guia da Vida Saudável", "O Globo", "Dicionário de Medicina Natural Reader's Digest" e "Revista Saúde"
 COLESTEROL
Vamos conhecer mais detalhes sobre cada uma dessas gorduras e onde encontrá-las.
COMO BAIXAR O LDL
Fontes: "Jornal O Globo",  "Revista Saúde", "Guia da Vida Saudável" e "Revista Época"
 
DEPRESSÃO 
Falta de segurança; falta de dinheiro; separações; guerras; violência estampada na TV, nos jornais e nas ruas; doenças; epidemias - tudo nos chega de forma avassaladora e nos deixa sem ânimo e aterrorizados. Não é para menos que é crescente o número de pessoas deprimidas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão será a segunda maior causa de incapacitação ao trabalho no ano de 2020. Foi constatado, recentemente, que 45% das pessoas enfartadas já passaram, pelo menos, por um quadro de depressão.
É um problema que abrange mais os adultos, porém, pode ocorrer em crianças também, nas quais os sintomas mais freqüentes são: isolamento, irritabilidade, dificuldade de aprendizado e um relacionamento difícil com os pais.
A depressão, conhecida por muitos, ainda é mal diagnosticada, causando maiores problemas aos pacientes. "O grande passo para combater a doença é amplificar o conhecimento entre a própria classe médica. A desinformação é tamanha que a maioria interpreta mal os sintomas. Um endocrinologista, por exemplo, pode achar que o paciente precisa fazer dieta porque anda comendo demais ou de menos - sinais típicos de depressão. Muitos passam meses fazendo exames minuciosos no paciente, até levantar a hipótese de uma depressão", é o que explica Joel Rennó Júnior, coordenador do Projeto de Atenção à saúde Mental da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O falso diagnóstico leva à um grave problema: a falta de tratamento adequado às vítimas de depressão, o que só piora o quadro clínico, levando, em muitos casos, ao suicídio. Muitos acreditam ser apenas um teatro criado para chamar a atenção para si, mas para o deprimido é um terror sem tamanho. Uma constante sensação de estar à beira do abismo, onde a perda do controle sobre a situação é desesperadora. Remédios, terapia, exercícios e meditação fazem parte de um tratamento que busca equilibrar o paciente que sofre de depressão.
O que até então era conhecida como "doença da alma", ganhou um caráter químico ao se descobrir sua ligação com a falta de 2 substâncias no cérebro: a serotonina e a noradrenalina. Porém, esta associação levou a maior parte das pessoas a deixar de lado qualquer possibilidade de buscar dentro de si a causa da doença. Tornou-se mais rápido e prático tomar remédios que diminuam ou acabem com os sintomas indesejáveis da depressão, do que conhecer sua real causa. Entretanto, é muito importante lembrar que algumas depressões são frutos de questões mal resolvidas e que nenhum remédio irá apagar. Para a psicanalista Maria Rita Khel, "o mundo não tem espaço para o sofrimento. É como se nossa cultura não pudesse suportar alguém triste. Ninguém quer vivenciar a tristeza, analisar o que sente e o que fez para chegar a tal estado de desilusão".
 
Veja as diferenças entre estar apenas triste ou deprimido
VOCÊ ESTÁ APENAS TRISTE QUANDO
VOCÊ ESTÁ DEPRIMIDO QUANDO
  • chora assistindo a um drama
  • dorme mais que o habitual
  • não tem disposição para noitadas
  • assiste a um episódio de Friends para se animar
  • come sozinho uma caixa de chocolate
  • faz sexo sem se preocupar em ter prazer
  • chora sem motivo por horas e não se sente melhor depois disso
  • tem dificuldade para dormir, mas é capaz de passar dias prostrado na cama
  • a vida parece sem objetivo ou motivo
  • não consegue tomar pequenas decisões
  • não tem vontade de ver pessoas
  • foge de qualquer contato sexual
http://www.cucafresca.net/P_3.htm#emocao
 
Diversão é Pecado, Lazer não!
A palavra "lazer" vem do latim licere: "ser lícito". Significa na língua portuguesa "descanso, folga, ócio". Isso é realmente necessário ao ser humano. E, conseqüentemente, Deus o aprova; daí, o sentido etimológico da palavra "ser lícito". Por outro lado, "diversão" quer dizer: mudança de direção para uma e outra parte; desvio, diversionismo. E vocábulo "entretenimento" é distração; desatenção, irreflexão. Assim, percebe-se que o próprio significado das expressões "diversão" e "entretenimento" revela que tais práticas se opõem ao lazer, e, portanto, são pecado.
Pensando em lazer (uma atitude extremamente humana), lembro-me do homem por excelência: Jesus de Nazaré. Jesus é 100 % homem e 100% Deus. Por certo, quando era menino em Nazaré, deve ter tido seu lazer como os outros garotos de sua idade, mas sem pecado. Ele não era um adulto em miniatura. Ele até usou como ilustração as brincadeiras dos meninos de seu tempo: "Mas a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes" (Mc 11.16,17). Será que o Senhor não brincou de forma parecida na sua pré-adolescência? Além disso, lazer também é descanso legítimo, e os evangelistas registraram que Jesus, em Sua humanidade, descansou em alguns momentos (Mt 8.24; Jo 4.6). Logo, Jesus, mesmo em Seu ministério, teve lazer.
Biblicamente falando, o homem deve satisfazer suas necessidades dentro das orientações da Palavra de Deus. E essas necessidades são do espírito, são da alma e são do corpo do ser humano. Jesus não se preocupa só com uma parte da pessoa. Constatamos isso, quando analisamos o que declarou: "Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (Jo 10.10). A vida que o Senhor quer que tenhamos não se restringi à vida espiritual, mas também refere-se à vida emocional, diz respeito à vida corporal e tem muito a ver com vida social. É a partir disso que dizemos que Deus nos autoriza que tenhamos nosso momento de lazer.
Nosso Deus é um Deus de alegria e de prazer. Quando o povo judeu teve um grande livramento diante do Rei Assuero, vemos que "... os judeus das aldeias que habitavam nas vilas fizeram do dia catorze do mês de adar dia de alegria e de banquetes e dia de folguedo e de mandarem presentes uns aos outros (Et 9.19). Deus aprova a celebração da alegria. Nosso Deus não vê em carranca e cara azeda sinal de santidade.
O Escritor do livro de Eclesiastes declarou: Então, exaltei eu a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol (Ec 8.15). Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos. Obviamente isso não deve ser feito irresponsavelmente, por isso, mais adiante também o Pregador declarou: sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo (Ec 11.9).
Dessa forma, se o lazer é lícito; se Deus quer que descansemos e nos alegremos; mas, se irá nos julgar um dia, quer dizer que nosso lazer deve seguir alguns princípios. Vejamos nesse estudo algumas dicas para termos um genuíno lazer.
O MEU LAZER DEVE AUXILIAR A MINHA COMUNHÃO COM DEUS.
Tudo o que faz valorizar Deus em minha vida aumenta a minha comunhão com o Senhor. Se o meu lazer me dá prazer de reconhecer que eu sou uma manifestação da imagem e da semelhança de Deus, então, esse lazer passa ser bom espiritualmente para mim.
Para tanto, meu lazer deve ocorrer em um horário apropriado e correto. Deve ficar muito abençoado alguém que dê o dízimo das 24 horas do dia exclusivamente com o trabalho do Senhor. Isso equivaleria a 2 horas e 24 minutos. Que bênção seria! Mas, mesmo que você não consiga dar o dízimo do tempo para Deus, deve preocupar-se em ter o seu lazer em um horário que não atrapalhe sua comunhão com o Senhor e nem a comunhão com os trabalhos ordinários da igreja local, onde Deus quer lhe abençoar.
Além disso, o meu lazer para auxiliar a minha comunhão com Deus não deve acontecer nos padrões do mundanismo. Podemos ver que os prazeres acabam gerando grandes prejuízos. Vejamos o que diz a Palavra a esse respeito na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje. A primeira conseqüência de estar preso ao prazer mundano é a pobreza material: "Quem ama os prazeres passará necessidade" (Pv 11.17); a segunda é o sufocamento da Palavra de Deus no coração: As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém ...prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso, os frutos que elas produzem nunca amadurecem" (Lc 8.14).
Todavia, quando meu lazer é um meio de celebrar a alegria e a paz é uma bênção, "pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!" (Rm 11.36). Quando viajo sentido o prazer da paisagem estou me edificando com meu lazer; quando passeio com meus filhos estou tendo um lazer abençoado; quando as crianças brincam em paz estão de algum modo celebrando a vida que Deus tem lhes proporcionando. Cristianismo de mal humor, de carranca, de rabugice é totalmente fora dos propósitos da Palavra do Senhor. É preciso celebrar a vida que o Pai nos deu, dentro da Sua vontade, e assim estarei regando a satisfação de ter a consciência de ser um filho de Deus. Assim, o meu lazer será uma bênção auxiliar da minha comunhão com Cristo.
O MEU LAZER DEVE REVELAR O AMOR QUE TENHO PELO MEU PRÓXIMO.
O lazer quer seja individual ou coletivo deve sempre valorizar a pessoa humana: fazê-la feliz; fazê-la alegre; fazê-la mais saudável. Muitas diversões e entretenimentos praticados pelas pessoas que não conhecem a Jesus como Senhor não são lazer, por desrespeitar o ser humano.
Se meu lazer atrapalhar a saúde e a paz daquele que está próximo de mim ou se o meu lazer escandalizar meu próximo, na verdade, não é lazer. É sim uma forma de fazer com que o meu semelhante tropece na caminhada em direção ao céu. Esse é o significado da palavra "escândalo": tropeço. Pode ser diversão, que faz eu divergir dos planos de Deus; pode ser entretenimento que me dispersa da vontade o Pai. Portanto, tais práticas jamais serão lazer legítimo.
Lemos sobre isso em 1 Co 10.31-33: Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não-judeus, nem a Igreja de Deus. Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos". Que o nosso lazer celebre a comunhão com o nosso próximo!
O MEU LAZER, ALÉM DE SER LÍCITO, DEVE SER CONVENIENTE.
Paulo declarou: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". Em uma linguagem mais simples ele quis dizer: Alguém vai dizer: "Eu posso fazer tudo o que quero." Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: "Posso fazer qualquer coisa." Mas não vou deixar que nada me escravize (1 Co 6.12).
A palavra "lícito" quer dizer: "conforme a lei, legal, justo; admissível". Por outro lado, "conveniente" significa: "Útil, proveitoso, interessante; vantajoso; favorável, propício, oportuno; decente" . Deus ficará feliz se o nosso lazer for conveniente. Nesse sentido, a verdadeira liberdade consiste no modo como e na maneira pela qual escolhemos um determinado senhor ou dominador. No nosso caso,como cristãos que somos, o único senhor só pode ser Jesus Cristo. Como disse Kling: "O corpo foi designado para ser o órgão do Espírito Santo, para dominar a natureza, e não para ser o órgão da natureza para este dominar o Espírito de Deus"
O MEU LAZER DEVE FAZER BEM PARA MINHA SAÚDE.
Você deverá dar conta de como usou o seu corpo na face da Terra, pois ele não é simplesmente um amontoado de células: O nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19)!
Muitos estão gravemente enfermos hoje por desobedecerem a Palavra do Senhor, que disse ao povo de Israel: "...Se vocês prestarem atenção no que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios. Eu sou o Deus Eterno, que cura vocês (Ex 15.26).
Entender e praticar a Bíblia é ter saúde. Diversão que estraga a saúde não é lazer. No livro de Provérbios você encontra o seguinte alerta: Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram. Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre-se delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las" (Pv 4. 19-22).
O MEU LAZER DEVE SER PRATICADO NA COMPANHIA DE GENTE DE BEM.
O lazer passa ser pecaminoso, ou melhor, deixa de ser lazer para tornar-se mera diversão ou entretenimento que desagrada a Deus, fere a sua alma e sufoca seu espírito, quando ele é praticado na comunhão com pessoas ímpias e escarnecedoras. O Salmista declarou que são "Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado"! (Sl 1.1). Outros textos podem lhe orientar quanto às suas companhias. No Sl 119, versículo 63, você encontrará: Eu sou amigo de todos os que te temem, de todos os que obedecem às tuas leis. O sábio Salomão ensinou: Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal" (Pv 13.20). Como são as suas companhias em seu lazer?
O MEU LAZER DEVE SER PRATICADO EM ESTADO DE PAZ INTERIOR E NÃO DEVE GERAR SENTIMENTO DE CULPA.
Dentro de nós, isto é, dentro do nosso espírito, existe um alarme que se chama consciência. De acordo com o que Paulo escreveu até mesmo os ímpios possuem isso: Eles mostram, pela sua maneira de agir, que têm a lei escrita no seu coração. A própria consciência deles mostra que isso é verdade, e os seus pensamentos, que, às vezes os acusam e às vezes os defendem, também mostram isso" (Rm 2.15).
Sentir a consciência acusada é sentir culpa. Sentir-se culpado é sentir que não se está bem com Deus. Quando a diversão gera culpa, ela deve ser abolida da nossa vida. Que Deus lhe abençoe e viva um lazer dentro dos propósitos divinos!
Pr. Robson Brito
Home
Estudos
EBD
Discipulado
 Mapas
Figuras1
 Figuras2
Fotos
Igreja
Link's
Corinhos
Download
Eu