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LIÇÃO 9 - CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO
LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
 
TEXTO ÁUREO
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de CRISTO" (Fp 3.18).
 

VERDADE PRÁTICA
A cruz de CRISTO é o ponto central da fé cristã: sem ela não pode haver cristianismo.
 

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jo 12.32,33A "atração" da cruz
Terça - Mt 27.32-28.10À cruz segue-se a glória
Quarta - At 8.18-23Identificando o falso mestre
Quinta - Cl 2.4-8A vigilância quanto aos falsos mestres
Sexta - Gl 6.14 A glória do crente
Sábado - Fp 3.20A nossa pátria é o céu

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Filipenses 3.17-21
17 Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. 18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de CRISTO. 19 O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas. 20 Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO, 21 que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
 
3.18 INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO. Esses inimigos eram, segundo a melhor interpretação, crentes professos que estavam corrompendo o evangelho com suas vidas imorais e falsos ensinos. Uma das razões da grandeza de Paulo era que ele possuía convicções firmes, cujo coração ficava muito intranqüilo quando o evangelho era distorcido ou quando as pessoas a quem ele ministrava corriam perigo de deixar a fé (ver 3.2; Gl 1.9).
3.20 NOSSA CIDADE ESTÁ NOS CÉUS. O termo "cidade" aqui (gr. politeuma) significa "cidadania" ou "pátria". Paulo ressalta que os cristãos já não são cidadãos deste mundo: tornaram-se estranhos e peregrinos na terra (Rm 8.22-24; Gl 4.26; Hb 11.13; 12.22,23; 13.14; 1 Pe 1.17; 2.11).
(1) No que diz respeito ao nosso comportamento, valores e orientação na vida, o céu é agora a nossa cidade. Nascemos de novo (Jo 3.3); nossos nomes estão registrados nos livros do céu (4.3); nossa vida está orientada por padrões celestiais, e nossos direitos e herança estão reservados no céu.
(2) É para o céu que nossas orações sobem (2 Cr 6.21; 30.27) e para onde nossa esperança está voltada. Muitos dos nossos amigos e familiares já estão lá, e nós também estaremos ali dentro em breve. JESUS também está ali, preparando-nos um lugar. Ele prometeu voltar e nos levar para junto dEle (ver Jo 14.2,3; cf. Jo 3.3; 14.1-4; Rm 8.17; Ef 2.6; Cl 3.1-3; Hb 6.19,20; 12.22-24; 1 Pe 1.4,5; Ap 7.9-17). Por essas razões, desejamos profundamente uma cidade melhor, ou seja: a cidade celestial. Por isso, DEUS não se envergonha de ser chamado nosso DEUS, e Ele já nos preparou uma cidade eterna (Hb 11.16).
 
Filipenses - Epístolas Paulinas - E.P. myer pearlman - <http://pt.scribd.com/doc/146430796/E-P-Myer-Pearlman> 
- Uma Advertência Solene (Fp 3.17-19)
Nos versos 1-4, Paulo adverte seus leitores contra um erro do lado judaico, a saber, o legalismo, que é submeter a vida à escravidão das leis de Moisés. Nos versos 17-21, adverte-os contra o perigo do lado pagão, a saber: a frouxidão moral. “Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós” (cf. 1 Co 11.1; Rm 16.17). O que deviam imitar? Nos versos 7-13, lemos que Paulo não tinha confiança no seu eu-próprio, que estava disposto a sacrificar todas as coisas por CRISTO, que reconhecia a sua própria imperfeição e que estava grandemente desejoso para avançar rumo ao alvo - o Senhor. Sua advertência é necessária, porque há aqueles que tomam uma atitude diferente. São “inimigos da cruz de CRISTO”, não por causa de qualquer hostilidade da parte deles, mas por causa das vidas que vivem. Interessam-se mais em satisfazer os seus apetites do que servir a DEUS (“o deus deles é o ventre”) e jactam-se das liberdades que tomam na licenciosidade e vidas impuras (2 Pe 2.19). “Só pensam nas coisas terrenas” - alegam estar no caminho do Céu, mas amam as coisas mundanas; “o destino deles é a destruição”. Contraste com o verso 14.
 

- O Futuro Glorioso (Fp 3.20,21)
Aqueles homens vivem para as coisas da terra, mas “a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO”. Alguém interpretou: “Mas a nossa cidade está nos céus”. Filipos era uma colônia romana, ou seja, uma cidade tendo os mesmos direitos que um território romano e cujos habitantes eram cidadãos romanos, com os nomes registrados em Roma. De semelhante maneira, a igreja em Filipos era uma colônia do Céu, vivendo a vida celestial e tendo os seus nomes registrados no Céu. A pátria dos cristãos é o Céu. Os imperadores romanos às vezes visitavam as províncias. Paulo aqui imagina os cristãos esperando que seu divino Imperador atravesse a expansão azul para visitá-los. “Donde também esperamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO”. A palavra “esperar” dá a idéia de expectativa ansiosa; é como a sentinela nos muros de uma cidade sitiada, cujos olhos constantemente procuram o avanço do exército que trará alívio. Os falsos cristãos mencionados nos versos 18 e 19 provavelmente raciocinavam da seguinte maneira: este corpo, afinal, é da terra, fraco e perecível; quanto mais cedo nos vermos livre dele, melhor. Não importa o que fazemos com o corpo — os atos externos não afetam a alma (haviam seitas naqueles dias que realmente ensinavam assim).  A resposta de Paulo é que o Salvador vindouro “transformará o nosso corpo abatido [o corpo que é vinculado à nossa imperfeita existência terrestre], para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”. Muito longe de ser desprezível, o corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO (1 Co 6.19,20), e é tão precioso aos olhos de DEUS que será ressuscitado e glorificado (1 Co 6.14).
 
 
Alcançando o Prêmio - O Processo (Filipenses 3:17-21) - MacArthur, J. (2001). Philippians (309). Chicago: Moody Press.

Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. 18 Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de CRISTO. 19 Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. 20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor JESUS CRISTO. 21 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso. (3:17–21). As pessoas que fazem um impacto no mundo, invariavelmente, têm um compromisso único de espírito para alcançar seus objetivos. Se esses objetivos são conquistar o mundo, ter sucesso nos negócios, ou ganhar um campeonato, eles estão dispostos a fazer renúncias que são necessárias para alcançá-los. Por outro lado, aqueles que são consumidos com as suas próprias necessidades e conforto raramente conseguirão muito mais. O mesmo acontece na vida cristã. Não há segredos escondidos, truques, ou atalhos para uma vida que faz um impacto sobre o mundo para a verdade de JESUS CRISTO. Essas vidas são o resultado direto de um esforço máximo para alcançar os objetivos espirituais da semelhança de CRISTO na vida e ministério. Muitos nobres servos de DEUS sofreram muito para atingir essas metas. Muitos ainda pagaram com suas vidas. Todos tinham uma coisa em comum: o seu próprio conforto era menos importante para eles do que ser como o Senhor JESUS CRISTO neste mundo. Eles deixaram sua marca na igreja através de sua devoção eterna com Ele e seus esforços incansáveis para o Seu evangelho. Infelizmente, poucos na Igreja hoje têm esse nível de compromisso com a causa de CRISTO. Há muitas razões para isso, não menos do que o devastador impacto que a psicologia humanista fez na igreja. Um dos pressupostos básicos da psicologia moderna é que as pessoas existem para sua própria satisfação. O principal objetivo da vida, então, é que as pessoas tenham todas as suas necessidades e desejos atendidos. Só então eles vão ser felizes, contentes e satisfeitos. Apresentações contemporâneas do evangelho muitas vezes refletem essa filosofia humanista. DEUS tornou-se uma espécie de gênio utilitarista, que existe para conceder às pessoas o que for preciso para torná-las felizes e realizadas. A Escritura apresenta JESUS CRISTO como soberano Senhor e Salvador, diante do qual todo joelho se dobre em absoluta submissão e obediência (Fp 2:10). As apresentações modernas do evangelho contemporâneo oferece um JESUS como a cura rápida para todos os problemas da vida, apesar da Sua própria advertência: "No mundo tereis aflições" (João 16:33; cf Atos 14:22;. 1 Tessalonicenses 3:4; 2. Tim. 3:12). O exemplo mais flagrante da abordagem centrada no homem atual é o evangelho da prosperidade, com a sua busca descarada das coisas do mundo. Essas atitudes de satisfação egoísta são o oposto da atitude da verdadeira espiritualidade, que é humilde, discreta consciência do pecado e profunda gratidão pela menor expressão da graça de DEUS. O narcisismo que permeia o cristianismo contemporâneo tem também corrompido a doutrina da santificação. JESUS ensinou: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me" (Lucas 9:23). Em contraste, a ênfase hoje está na satisfação das necessidades das pessoas e satisfação de seus desejos, argumentando que só assim eles poderão ser cristãos de testemunho eficaz. Este é o foco principal de muitas pregações, ensinos e literaturas hoje divulgadas. Comentando sobre este novo paradigma para a vida cristã, Tony Walter escreve: - Está na moda seguir a opinião de alguns psicólogos de que a auto-satisfação é uma necessidade humana que deve ser satisfeita. Muitos cristãos acompanham e dão seu aval a essas crenças....Uma marca do sucesso quase total desta nova moralidade é que a Igreja cristã, tradicionalmente interessada em mortificar os desejos da carne, em crucificar as  suas necessidades em busca da semelhança de CRISTO, adotaram avidamente essa linguagem com o passar dos anos. Nós agora ouvimos sempre nas pregações o mesmo jargão: "JESUS vai atender todas as suas necessidades", como se Ele fosse uma espécie de psiquiatra divino ou detergente divino, como se DEUS existisse simplesmente para nos atender em tudo o que necessitamos. A adoção por parte da igreja da psicologia humanista trouxe a mentalidade de uma teologia centrada no homem que substituiu a santificação pela satisfação pessoal . Para muitos, o objetivo da vida cristã está em ter suas necessidades atendidas, ser feliz a qualquer custo, ter uma boa auto-imagem, sem ter que enfrentar os problemas da vida. O foco está nas pessoas, e não em CRISTO. Mas esta "teologia da necessidade" é sub-cristã e é diametralmente oposta ao que a Bíblia ensina. A satisfação das necessidades humanas não é o objetivo da salvação ou da santificação. O objetivo da salvação é para que os crentes sejam conformes à imagem do Filho de DEUS (Romanos 8:29). Assim, a santificação cristã olha para fora, para CRISTO, não para dentro, para as necessidades que os crentes sentem. O objetivo da vida cristã não é a satisfação dos crentes, mas de DEUS. Na verdade, os crentes ficam fortes quando eles estão fracos (2 Coríntios. 12:9-10). Que os cristãos devem imitar a JESUS CRISTO é a verdade simples que tende a ser obscurecida pela multiplicidade de teologias, seminários, livros, fórmulas, e os vídeos que se propõem a desvendar o segredo do crescimento espiritual. É evidente que no meio disso tudo existem algumas coisas que podem ser úteis, mas, apenas naquilo que contribuem para que os crentes possam se tornar mais parecidos com JESUS CRISTO.
O comando repetido do Senhor JESUS CRISTO é: "
siga-me" (Mt 4:19;.8:22; 9:9; 16:24, 19:21), isso não foi substituído nem melhorado, pois é a obrigação mais básica de um crente.
Paulo expressou esta mesma verdade aos Gálatas: "Meus filhinhos, por quem sinto de novo as dores de parto até que CRISTO seja formado em vós" (Gl 4:19) e aos Coríntios: "Sede meus imitadores, como eu também sou de CRISTO "(1 Cor. 11:1). O apóstolo João ensinou que "aquele que diz que permanece nele, deve andar da mesma maneira como Ele andou" (1 João 2:6).
Quando Paulo disse aos filipenses: "Uma coisa faço" (3:13), ele reduziu a vida cristã nesse objetivo. Por exemplo, os cristãos existem para glorificar a DEUS, mas só poderão fazê-lo à medida em que eles se parecerem com JESUS CRISTO. Quando eles evangelizarem os perdidos, eles estão imitando o Senhor, que veio para "buscar e salvar os que estavam perdidos" (Lucas 19:10). Quando os crentes amadurecem espiritualmente eles "crescem na graça e no conhecimento de seu Senhor e Salvador JESUS CRISTO" (2 Pedro 3:18). Quando eles "morrerem para o pecado e vivem para a justiça" (1 Pedro 2:24) eles se tornam mais e mais parecidos com JESUS ", que não conheceu pecado" (2 Coríntios 5:21;.. Cf Hb 7:26; 1. Pedro 2:22, 1 João 3:5).
Há simultaneamente um objetivo e um recurso subjetivo, ou espiritual, para perseguir o prêmio de CRISTO. O recurso objetivo é a Palavra de DEUS. A Bíblia é a revelação de CRISTO ", no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento de DEUS" (Cl 2:3). Quando Paulo escreveu que os crentes têm "a mente de CRISTO" (1 Cor. 2:16), ele estava se referindo à revelação da Escritura dada pelos apóstolos e escritores do Novo Testamento que lhes estão associados.
O poder subjetivo, ou espiritual, para se tornar mais parecido com JESUS CRISTO é a obra do ESPÍRITO SANTO. Ele usa o conhecimento de CRISTO adquirido a partir das Escrituras e as revelações sobrenaturais para mudar progressivamente os crentes à imagem de CRISTO (2 Cor. 3:18). O Novo Testamento nos mostra claramente os resultados do crescimento dos cristãos que estudaram as Escrituras e se submeteram ao ESPÍRITO SANTO.

Nesta passagem, Paulo dá três elementos práticos de buscar a semelhança de CRISTO: seguir-exemplos, fugindo dos inimigos, e centrado nas expectativas.

SEGUINDO BONS EXEMPLOS
Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. (3:17)
Pela terceira vez neste capítulo Paulo carinhosamente trata dos Filipenses, como a irmãos (cf. vv.1,13). A frase juntar-se em seguir o meu exemplo literalmente lê no texto grego "ser imitadores e meus companheiros." Paulo exortou os Filipenses a imitar a maneira como ele viveu. Ele não estava se colocando em um pedestal de perfeição espiritual. Em vez disso, ele estava encorajando os filipenses a segui-lo, um pecador imperfeito, como ele perseguiu o objetivo de CRISTO. As falhas de Paulo estão registradas no Novo Testamento, bem como seus triunfos. Indignado com o tratamento abusivo nas mãos do sumo sacerdote, ele gritou: "Então Paulo lhe disse: DEUS te ferirá a ti, parede branqueada; tu estás aí sentado para julgar-me segundo a lei, e contra a lei mandas que eu seja ferido? "(Atos 23:3) - uma explosão que ele logo a seguir pediu desculpas (Atos 23:5). Por causa de sua luta com orgulho, o Senhor deu a Paulo um espinho na carne (2 Coríntios. 12:7). Três décadas depois de sua conversão, ele ainda pensava de si mesmo como o principal dos pecadores (1 Tm 1:15).
Se Paulo tivesse sido perfeito, não poderia ser um exemplo para os crentes seguirem. Precisamos seguir alguém que não é perfeito para que possamos ver como superar as nossas imperfeições, alguém que pode nos mostrar como lidar com as lutas da vida, suas decepções e seus ensaios, alguém que pode nos mostrar como lidar com o orgulho, a resistir às tentações, e resistir ao pecado. CRISTO é o  modelo e padrão perfeito para os crentes imitarem. Mas CRISTO nunca deixou de ser perfeito; Ele sempre foi perfeito. Paulo era um companheiro de viagem no caminho para a inatingível perfeição espiritual, e, portanto, um modelo para os fiéis seguirem. Ele foi modelo da virtude de moralidade, superando a carne, foi vitorioso sobre a tentação, foi modelo de adorador, de serviço a DEUS, de paciência no sofrimento, soube lidar com as posses (riquezas e pobreza), e soube não se corromper diante das ofertas do mundo. Se esforçando por ser exemplo, Paulo ordenou aos filipenses para que também observassem aqueles que andassem de acordo com o padrão que eles viam nele e em seus seguidores. Skopeo (observar) é a forma verbal do substantivo traduzido como "meta" no versículo 14, e poderia ser traduzida como "fixar o olhar em." Paulo está com vigor, dizendo: "Concentre-se naqueles cuja caminhada (conduta diária) é de acordo com o padrão correto que vocês viram em mim e em meus companheiros. "Isso incluiria Timóteo e Epafrodito, a quem os filipenses conheciam, assim como os bispos e diáconos de Filipos (cf. 1:1). A palavra nós, no entanto, é mais provável como um plural literário, uma forma humilde de Paulo para se referir a si mesmo.
O exemplo de Paulo estava disponível para os Filipenses em impressão, assim como é para os crentes hoje. Mas eles também haviam observado a sua vida em primeira mão durante a sua estadia em Filipos. Os crentes têm sempre exemplos de vida piedosa necessários como padrões.
Esses exemplos são os pastores e presbíteros da igreja, que são para "serem, eles próprios, exemplos daqueles que crêem" (1 Tm 4:12). Pela humildade de se disporem para a obra de DEUS, serviço altruísta, disposição para sofrer, a devoção a CRISTO, coragem, e dedicação para o crescimento espiritual. Aqueles que ensinam e pregam a Palavra devem mais ainda serem exemplos. Isso é especialmente importante hoje, quando a correta interpretação das Escrituras tem sido irremediavelmente embaçada e, tolerado qualquer ponto de vista. Paulo exortou a Timóteo: "Procura apresentar-te diante de DEUS aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm. 2:15). Mas o ensino para dar testemunho da verdade deve ser apoiado por uma vida piedosa.

FUGINDO DOS INIMIGOS
Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de CRISTO. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. (3:18–19).
O apóstolo advertiu que, na busca do prêmio espiritual da semelhança de CRISTO é preciso reconhecer que há muitos exemplos a serem evitados. Os inimigos dos quais Paulo advertiu não parecem ter sido abertamente hostis à fé cristã. Eram enganosos como seu mestre do mal, Satanás, que se disfarça como mensageiro de CRISTO, ou anjo de luz, e funcionário da justiça (2 Coríntios 11:13-15). Eles se tornaram parte da Igreja, possivelmente, poderiam até mesmo estarem ocupando cargos de liderança. Sua sutileza era excepcionalmente perigosa. O Novo Testamento constantemente alerta para o perigo representado por falsos mestres. No Sermão da Montanha, JESUS advertiu: "Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mateus 7:15). No Sermão do Monte Ele acrescentou: "Vede que ninguém engane vocês. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o CRISTO', e enganarão a muitos "(Mateus 24:4-5).
Atos registra os falsos mestres Simão, o Mago (Atos 8:9-24) e Elimas (At 13:8-11), enquanto Paulo lidou com Himeneu e Alexandre, em Éfeso (1 Tm 1:20.). O apóstolo advertiu tanto Timóteo (1 Tm 1:4) quanto Tito (Tito 3:9) para evitar falsos mestres que se envolvem em mitos e genealogias. Tanto Pedro (2 Pedro) como Judas escreveram sobre o perigo dos falsos mestres. João também alertou seus leitores a terem cuidado com os falsos mestres:
"1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de DEUS; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.2 Nisto conheceis o ESPÍRITO de DEUS: todo espírito que confessa que JESUS CRISTO veio em carne é de DEUS;3 e todo espírito que não confessa a JESUS não é de DEUS; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo". (1 João 4:1-3). Na sua segunda epístola, ele acrescentou: "Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que JESUS CRISTO veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo"(2 João 7). Infelizmente, por causa da apatia para a busca da verdade e conhecimento bíblico superficial, a igreja de hoje carece de discernimento. É surpreendente e preocupante ver as coisas que os cristãos acreditam e as pessoas que eles seguem atualmente. A falta de informações consistentes e exposição bíblica correta do púlpito em um longo prazo levou a igreja a uma falta de pensamento bíblico preciso e real discernimento. O resultado trágico é a vitimização generalizada da Igreja pelos inimigos da cruz de CRISTO. Ao contrário dos exemplos piedosos do verso 17, a caminhada (conduta diária) dos falsos mestres não é para ser imitada. Alguns vêem a frase de quem repetidas vezes vos disse como uma referência a 1:28. Mais provável, no entanto, refere-se às advertências que Paulo deu à Igreja de Filipos, quando ele estava com eles em pessoa. Ele deu um aviso semelhante aos anciãos da igreja de Éfeso: "28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, que ele adquiriu com seu próprio sangue. 29 Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho, 30 e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. 31 Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (Atos 20:28-31). Paulo advertiu aos filipenses que os falsos mestres são inimigos da cruz de CRISTO. Mas fê-lo não com alegria, mas com choro. Este é o único lugar no Novo Testamento que Paulo fala de si próprio chorando. Ele era um homem sensível, apaixonado, e o sofrimento dos pecadores perdidos ou a ameaça a suas amadas congregações, muitas vezes o levaram às lágrimas (cf. Atos 20:19, 31; Rm 9:2; 2 Cor 2:4). Paulo estava de coração partido quando ele reconheceu a destruição que os falsos mestres poderiam causar à igreja de Filipos. Ele, também chorou, sem dúvida, sabendo do destino que estava reservado para os falsos mestres (cf. Rom. 9:2). A condenação dos inimigos da cruz, o seu impacto destrutivo sobre a igreja de CRISTO, e seu castigo final trouxeram a Paulo profunda tristeza.
Paulo descreveu os falsos mestres como inimigos da cruz de CRISTO. O termo "cruz" não se limita ao instrumento real de madeira para condenação à morte (1 Co 1:1718, 23; 2:2; Gl 3:1; 6:14; Ef 2:16; Col 1:20, 2:14, 1 Pedro 2:24), mas significa a morte expiatória de CRISTO em todos os seus aspectos. Os falsos mestres eram contra a salvação!
Paulo não rotulou os inimigos específicos da cruz de CRISTO que estavam incomodando os filipenses. Existem, no entanto, apenas duas opções: eram judeus ou gentios, ou ambos. Os falsos mestres judeus que se identificavam com a Igreja eram conhecidos como os judaizantes (cf. Atos 15). Eles argumentaram que o evangelho por si só era insuficiente para salvar; a circuncisão e guardar a Lei também eram necessáriaspara eles. Paulo vigorosamente os denunciou em 3:2 como "cães, ... trabalhadores do mal", e "falsa circuncisão". Embora eles pensassem de si mesmos, como ovelhas do pasto de DEUS, os judaizantes eram realmente cães sarnentos e ladrões mestiços. Seus descendentes espirituais são aqueles que continuam a igreja até hoje, fazendo a obra para a salvação, através da pregação do evangelho.
Uma vez que Paulo não identifica especificamente esses inimigos da cruz como judaizantes, eles podem ter sido gentios convertidos convertidos ao cristianianismo. Alguns gentios, falsos mestres, acreditavam na filosofia dualista predominante no pensamento grego contemporâneo. Esses hereges, precursores do perigoso gnosticismo do segundo século heresia conhecida como ensinando que o espírito era bom e a matéria era má; diziam que o corpo é feito de matéria, portanto, intrinsecamente mau. Salvação, para eles, em última análise, era a libertação do corpo. Assim, uma vez que o corpo é mal e incurável, não importa o que se faz com ele. Seus desejos, portanto, poderiam ser saciados, uma pessoa poderia ser um glutão, um bêbado, um homossexual, ou adúltero. Todas essas coisas, ensinou os hereges, eram inconseqüentes, uma vez que eles afetaram apenas o corpo, não o espírito. Esse mesmo espírito de libertinagem antinomiano vive hoje. Há aqueles na igreja contemporânea que ensinam que a fé salvadora não precisa resultar em uma vida de santidade. A morte de JESUS pagou pelos pecados dos crentes, argumentam eles, não importa como eles vivem. Alguns até mesmo ensinam que todos os que professam a fé em CRISTO são salvos, mesmo que mais tarde se tornem ateus.

Paulo deu quatro marcas dos inimigos da cruz no versículo 19.
O DESTINO QUE ELES IRAM ENFRENTAR
Quanto a estes, o seu destino é a perdição (3:19a)
Tendo rejeitado a única verdade da salvação, a cruz de CRISTO, todos os falsos mestres enfrentarão o mesmo destino. O seu fim (a palavra grega "telos" se refere aqui ao seu destino final) será a destruição eterna (castigo ou tormento), no inferno (Mt 25:46; 2 Tessalonicenses 1:9). Os judaizantes mereciam esse destino porque eles adicionaram obras humanas ao sacrifício de CRISTO na cruz. Acreditar na verdade sobre a real salvação, mas também acreditar que as obras humanas são necessárias para a salvação deve ser condenado para sempre. Os hereges gentios mereciam o seu destino, porque tiraram a cruz de CRISTO do seu poder de transformar vidas. O resultado é uma fé morta, incapaz de salvar (Tiago 2:14-26).

A DIVINDADE QUE SERVEM
o seu deus é o estômago (3:19b)
Appetite traduz koilia, que refere-se anatomicamente ao abdômen, particularmente ao estômago. Aqui ele é usado metaforicamente para se referir a todos, sem restrições quanto ao sexo, cor, raça ou crença (cf. 1 Cor 6:13).
Os falsos mestres foram condenados porque não adoraram a DEUS, mas por terem se inclinado aos seus impulsos sexuais. Poderia ser uma referência aos judaizantes que davam maior ênfase em manter as leis dietéticas judaicas. Os falsos mestres, tendo em vista que eram gentios, buscavam desenfreadamente os prazeres sensuais. Judas descreve tais pessoas como "homens ímpios, que transformam a graça de nosso DEUS em libertinagem e negam ao único Soberano e Senhor, JESUS CRISTO" (Judas 4).

A DESGRAÇA QUE ELES CARREGAM
e têm orgulho do que é vergonhoso; (3:19c)
Surpreendentemente, os falsos mestres ostentavam as mesmas coisas que eram vergonha para o legítimo evangelho. Esta é a forma mais extrema de maldade, quando a conduta mais miserável do pecador diante de DEUS é o seu ponto mais alto de auto-exaltação. Os judaizantes se vangloriavam de seu "lixo" (3:8), como o próprio Paulo havia feito antes, eles deveriam aprender a contar tudo isso como" perda por causa de CRISTO" (3:7). Os libertinos gentios também se orgulhavam de sua suposta liberdade para satisfazer seus desejos sensuais pecaminosos. Eles eram orgulhosos de suas piores perversões (cf. 1 Cor. 5:1-2).

A MOTIVAÇÃO QUE ELES TRANSMITEM
eles só pensam nas coisas terrenas. (3:19d)
Seu foco terreno oferece evidências de que os falsos mestres não foram salvos. Tiago perguntou: "Você não sabe que a amizade do mundo é inimizade contra DEUS? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de DEUS "(Tiago 4:4). "Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 João 2:15). Os judaizantes eram focados em cerimônias, festivais, festas, sacrifícios, lua nova "que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de CRISTO" (Colossenses 2:17). Os libertinos eram focados nos prazeres sensuais passageiros do mundo. Os inimigos da cruz, próximos ou longe do legítimo evangelho devem ser evitados, nunca imitados.

MANTENDO NOSSAS EXPECTATIVAS
A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor JESUS CRISTO. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele
transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso. (3:20–21).
A motivação para ser semelhante a CRISTO é a esperança de seu retorno. Uma vez que CRISTO está no céu, aqueles que o amam devem estar preocupados com o céu, ansiando por CRISTO para voltar e levá-los para estar com Ele (1 Ts 4:17).
Paulo tinha pouco interesse nos confortos e prazeres deste mundo, como as seguintes passagens indicam: "
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor JESUS no nosso corpo, para que a vida de JESUS se manifeste também nos nossos corpos;"  (2 Coríntios. 4:8-10). "Antes, como ministros de DEUS, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no ESPÍRITO SANTO, no amor não fingido, Na palavra da verdade, no poder de DEUS, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros; Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo." (2 Coríntios. 6:4-10). "São ministros de CRISTO? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?" (2 Coríntios. 11:23-29). Essa visão o levou a escrever e o levou à convicção de que : "Eu sou muito pressionado de ambos os sentidos, tendo desejo de partir e estar com CRISTO, por que é muito melhor" (1:23).
É consistente que os crentes tenham um foco celeste, porque a nossa pátria está nos céus. Politeuma (cidadania) aparece somente aqui no Novo Testamento, embora Paulo tenha usado o verbo relacionado em 1:27. Refere-se ao lugar onde se tem um estatuto oficial, a comunidade onde o próprio nome está gravado no registro dos cidadãos. Embora os crentes vivam neste mundo, eles são cidadãos do céu. Eles são membros do reino de CRISTO, que não é deste mundo (João 18:36). Seus nomes estão registrados no céu (Lucas 10:20;. Cf. Fl 4:3;.. Hb 12:23; Rev. 13:8; 21:27); seu Salvador está lá (Atos 1:11; 1 Ts. 4:16), os seus santos companheiros estão lá (Hb 12:23); sua herança está lá (1 Pedro 1:4); sua recompensa está lá (Mt 5:12), e seu tesouro está lá (Mt 6:20).
Embora eles ainda não vivam no céu, os crentes vivem no reino celestial (Ef 2:6); eles experimentam em algum grau a vida celeste aqui na terra. Eles têm a vida de DEUS dentro deles, estão sob o domínio do rei do céu, e vivem por causa do céu.
A referência de Paulo à cidadania pode ter sido especialmente significativa aos Filipenses, uma vez que Filipos era uma colônia romana. Os filipenses eram cidadãos romanos, embora obviamente vivendo fora de Roma, assim como os crentes são cidadãos do céu embora vivam na terra.
É do céu que aguardamos um Salvador, o Senhor JESUS CRISTO. Para os discípulos que viram a ascensão de CRISTO ao céu e que ouviram dos anjos: "Homens da Galileia, por que estais olhando para o céu? Esse JESUS, que foi levado de vocês para o céu, há de vir exatamente da mesma maneira como vocês O têm visto ir para o céu "(Atos 1:11). Em João 14:2-3 O próprio JESUS prometeu: "Na casa de meu Pai há muitas moradas, se assim não fosse, eu vos não teria dito, pois vou preparar-vos lugar. Quando eu for e preparar um lugar para vocês, eu voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também." Por causa dessas promessas, os crentes devem estar "aguardando a revelação de nosso Senhor JESUS CRISTO" (1 Cor. 1:7), e "para esperar o seu Filho do céu, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, que é JESUS, que nos livra da ira vindoura "(1 Ts. 1:10). Até Ele voltar, os crentes "
...também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo." (Rom. 8:23b).
A esperança do retorno de CRISTO oferece aos crentes motivação, segurança e responsabilidade. Nessa promessa há ótima motivação para quem for encontrado fiel quando Ele voltar para recompensar os crentes, para que cada um preste contas a DEUS de suas obras:
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,(1 Coríntios 3:12). Há uma realidade negativa correspondente, como João escreveu: "Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão." (2 João 8). Finalmente, a promessa do retorno de CRISTO oferece segurança, já que JESUS prometeu: "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."(João 6:39-40).
Os crentes não devem esperar pela volta de CRISTO com atitudes de resignação passiva ou desinteresse entediado. Em vez disso, eles devem estar aguardando o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO. Os crentes não estão esperando por um evento, mas uma Pessoa. Apekdechomai (aguardamos) é freqüentemente usada para falar de esperar pela segunda vinda de CRISTO (por exemplo, Rm 8:19, 23, 25; Gal 5:5; 1 Coríntios 1:7; Hb 9:28). Apekdechomai (aguardamos) descreve não só ansiedade, mas também paciência.
Como mencionado acima, o retorno de CRISTO marca o fim da perseguição dos crentes que estão lutando pelo prêmio da perfeição dos santos, porque é então que Ele transformará o nosso corpo de humilhação, para ser conforme Seu corpo da glória. É então que a redenção aguardada do corpo terá lugar (Rm 8:23). É "quando ele aparecer que nós seremos semelhantes a Ele, porque nós vamos vê-Lo como Ele é" (1 João 3:2). Até então, a nova criatura (2 Coríntios 5:17) está presa na humanidade não redimida ("o corpo desta morte", Rm 7:24) a partir do qual deseja ser libertada.
Para os crentes que morrerem antes do retorno de CRISTO, a morte significa a separação temporária do espírito do corpo. O corpo vai para a sepultura, enquanto o espírito vai imediatamente para o paraíso de DEUS (1:21, 23; 2 Coríntios 5:6, 8). O paraíso é atualmente ocupado pelos "os espíritos dos justos aperfeiçoados" (Hebreus 12:23). Os crentes que vivem desde o Pentecostes até o Arrebatamento terão seus espíritos ajuntados a seus corpos ressurretos no arrebatamento (1 Ts. 4:15-17). Os crentes do Antigo Testamento e os salvos durante a Grande Tribulação receberão seus corpos ressurretos na segunda vinda de CRISTO (Dan. 12:2; Rev. 20:4).
CRISTO vai transformar totalmente os corpos de todos os crentes, cada grupo a seu tempo determinado (cf. 1 Co 15:22-23), para torná-los aptos para o céu. Os corpos dos crentes terão um esquema novo, eles vão ser refeitos e redesenhados de terrenos para celestiais. CRISTO vai mudar o atual corpo de nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da Sua glória. Como o corpo da ressurreição de CRISTO, os corpos dos crentes ressuscitados serão reconhecíveis. Eles serão capazes de comer, falar e andar, mas não terá as restrições físicas de nossos corpos atuais. Após sua ressurreição, CRISTO apareceu e desapareceu à vontade, até mesmo entrando em uma sala com as portas trancadas (João 20:19). Paulo dá a descrição mais detalhada dos corpos dos crentes da ressurreição em 1 Coríntios 15:35-49: "
Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas DEUS dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
A combinação de um espírito redimido e um corpo glorificado permitirá que todos os crentes manifestem a glória de DEUS perfeitamente. O pecado, fraqueza, tristeza, dor, decepção, sofrimento, dúvida, tentação, medo, ódio e fracasso dará lugar a alegria perfeita (Mateus 25:21), prazer (Sl 16:11), conhecimento (1 Coríntios. 13:12), conforto (Lucas 16:25), e do amor (1 Coríntios. 13:13).
A salvação envolve muito mais do que mera libertação do inferno. O objetivo final de DEUS para no resgate dos crentes é transformar seus corpos em conformidade com o corpo de Sua glória. Eles vão "tornar-se conformados (summorphos); a mesma palavra traduzida como " conforme v. 21] a imagem de Seu Filho" (Rm 8:29;. Cf 1 Jo 3:2). "Assim como trouxemos a imagem do terreno, vamos trazer também a imagem do celestial" (1 Co 15:49). Seus corpos transformados permitirá aos crentes, finalmente, serem a criação perfeita pretendida por DEUS para que elas tenham a alegria da comunhão perfeita com Ele para sempre. Descrevendo o céu, João escreveu: "Eu ouvi uma voz vinda do trono, dizendo: 'Eis aqui o tabernáculo de DEUS com os homens, e Ele irá habitar no meio deles, e eles serão o seu povo, e o mesmo DEUS estará entre eles "(Ap 21:03; cf João 14:1-3; 1 Tessalonicenses 4:17).
Esses corpos também irão permitir que os crentes vejam DEUS. Nas bem-aventuranças JESUS disse: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a DEUS" (Mateus 5:8), enquanto que João escreveu que no céu "
E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de DEUS e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome." (Ap 22:3-4). Os corpos dos crentes na ressurreição também serão perfeitamente adequados para o serviço eterno que DEUS a eles irá dar (cf. Ap 7:15). Para não alimentar qualquer dúvida sobre CRISTO transformar os corpos dos crentes, Paulo diz que Ele irá realizá-lo pelo poder que Ele tem de sujeitar todas as coisas a si mesmo. Hupotasso (sujeito) significa "organizar por ordem de classificação", ou CRISTO tem o poder de governar o reino milenar (Ap 12:5, 19:15; cf Is 9:6; 32 "para gerenciar"...: 1; Zc 14:9).. Pelo Seu poder CRISTO também vai transformar a topografia da terra (Zacarias 14:4-8) e o reino natural (Is. 11:6-9). O ponto de Paulo é que, se CRISTO pode sujeitar o universo inteiro ao Seu controle soberano (cf. 1 Cor. 15:24-27), Ele tem o poder de transformar os corpos dos crentes à Sua imagem.
À medida que a corrida espiritual prossegue(Hb 12:1), os crentes devem olhar para exemplos piedosos de inspiração e instrução. Eles também devem olhar para esses inimigos da verdade que os levaria ao erro. Finalmente, devem concentrar-se na gloriosa esperança que é deles com o retorno de CRISTO, a transformação de seus corpos em conformidade com a Sua. Então, serão totalmente regenerados, em alma e corpo, que será adequado para a alegria santa e glória eterna.
 
INTERAÇÃO
No capítulo três da Carta aos Filipenses, Paulo faz uma severa advertência contra os judaizantes, denominados pelo apóstolo de "inimigos da cruz de CRISTO". Estes apregoavam o legalismo, a lei e os códigos de conduta, porém não conheciam a cruz de CRISTO. Todavia, Paulo chama a atenção não somente a respeito dos judaizantes, mas também quanto os irmãos que não viviam de acordo com o modelo de serviço e sacrifício de CRISTO. Paulo pede aos filipenses que lutem contra estes inimigos a fim de que não venham sucumbir na fé. Esta advertência de Paulo deve ser levada a sério pela igreja na atualidade, pois atualmente também muitos são os inimigos da cruz de CRISTO.

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conscientizar-se a respeito da necessidade de se manter firme em CRISTO.
Saber quais são os inimigos da cruz de CRISTO
Aprender a respeito do futuro glorioso daqueles que amam a cruz de CRISTO.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para a apresentação do tópico II da lição sugerimos que o quadro abaixo seja reproduzido de acordo com as suas possibilidades. Divida a turma em grupos e distribua cópias e canetas. Em seguida faça as seguintes indagações: "Quem são os inimigos da cruz de CRISTO?" "Como combater estes inimigos?" Ouça a todos com atenção e em seguida peça que em grupo preencham o quadro. Reúna novamente os grupos. Solicite que mostrem o quadro completo e discuta com os alunos as respostas. Conclua enfatizando que para identificarmos e combatermos os inimigos da cruz de CRISTO precisamos conhecer a Palavra de DEUS e perseverar na doutrina dos apóstolos
 

RESUMO DA
LIÇÃO 9 - CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO

I. EXORTAÇÃO À FIRMEZA EM CRISTO (3.17)
1. Imitando o exemplo de Paulo (v.17a).
2. O exemplo de outros obreiros fiéis (v.17b).
3. Tendo outro estilo de vida.
II. OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO (3.18,19)
1. Os inimigos da cruz (v.18).
2. "O deus deles é o ventre" (3.19).
3. "A glória deles" (3.19).
III. - O FUTURO GLORIOSO DOS QUE AMAM A CRUZ DE CRISTO (3.20,21)
1. "Mas a nossa cidade está nos céus" (Fp 3.20).
2. "Que transformará o nosso corpo abatido" (Fp 3.21).
3. Vivendo em esperança.

SINOPSE DO TÓPICO (1) - Todo crente, obreiros ou não, tem livre acesso ao trono da Graça de DEUS por CRISTO JESUS.
SINOPSE DO TÓPICO (2) - Paulo conclamou a igreja a resistir os inimigos da cruz de CRISTO, mesmo que com lágrimas. Estes inimigos tinham como objetivo principal minar a fé dos irmãos.
SINOPSE DO TÓPICO (3) - À semelhança de Paulo precisamos ter a confiança de que o futuro daqueles que amam a cruz de CRISTO será glorioso.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico
"Cidadania e unidade celestial.
A visão cósmica e apocalíptica de Paulo da realidade é enfatizada pelo conceito de cidadania celestial do crente (3.20). Em Filipenses 1, esse conceito vem à tona no verbo politeuesthe ('viver como cidadão'). Seu cognato, politeuma ('nação; comunidade'), aparece no capítulo 3 de Filipenses. O termo sugere relação com polis ('Cidade-estado'), isto é, a nova comunidade de CRISTO, cuja origem é o céu. Por isso, Paulo escreve: 'Nossa nação [cidadania] está no céu' (3.20). Paulo afirma que esta cidadania existe hoje; não é apenas uma esperança futura. O termo, como tal, expressa uma orientação e uma identidade fundamentais dos crentes.
[...] Filipenses 1.27-30 apresenta o ponto de que a vida do crente deve ser digna dessa origem; ela deve ser digna de sua relação com o evangelho de CRISTO. Isso quer dizer que se deve perseguir a união, enquanto a comunidade permanece unida 'num mesmo espírito' (v. 27) no evangelho. Na verdade não é mais necessário temer os oponentes, embora o chamado para essa nova comunidade seja para crer e para sofrer. Os filipenses, ao se entregar a esse chamado, compartilhariam a mesma luta (agõna) que Paulo empreende, e, por essa razão, eles teriam comunhão com ele e demonstrariam sua união com ele e com CRISTO em humilde serviço (1.29-2.11)". (ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p.362).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Teológico
"Uma advertência solene (Fp 3.17-19)
Nos versos 1-4, Paulo adverte seus leitores contra um erro do lado judaico, a saber, o legalismo, que é submeter a vida à escravidão das leis de Moisés. Nos versos 17-21, adverte-os contra o perigo do lado pagão, a saber: a frouxidão moral.
'Sede meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós' (cf. 1 Co 11.1. Rm 16.17). O que deviam imitar? Nos versos 7-13, lemos que Paulo não tinha confiança no seu eu - próprio, que estava disposto a sacrificar todas as coisas por CRISTO, que reconhecia a sua própria imperfeição e que estava grandemente desejoso para avançar com o Senhor. Sua advertência é necessária, porque há aqueles que tomam uma atitude diferente. São 'inimigos da cruz de CRISTO', não por causa de qualquer hostilidade da parte deles, mas por causa das vidas que vivem. Interessam-se mais em satisfazer os seus apetites do que servir a DEUS ('o deus deles é o ventre') e jactam-se das liberdades que tomam na licenciosidade e vidas impuras (2 Pe 2.19). 'Só pensam nas coisas terrenas' - alegam estar no caminho do Céu, mas amam as coisas mundanas; 'o destino deles é a destruição'. Contraste com o verso 14" (PEARLMAN, Myer. Epístolas Paulinas: Semeando as Doutrinas Cristãs. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, pp.141-42).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 55, p.40.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 9 - CONFRONTANDO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO
Responda conforme a revista da CPAD do 3º Trimestre de 2013 - FILIPENSES
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, _____________________________, que são ________________________ da ___________________ de CRISTO" (Fp 3.18).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A _______________________ de CRISTO é o ponto ________________________ da fé cristã: sem ela não pode haver ____________________________.

I. EXORTAÇÃO À FIRMEZA EM CRISTO (3.17)
3- De que maneira devemos imitar o exemplo de Paulo (v.17a)?
(    ) Paulo pediu aos filipenses para que o imitassem, pois ele era um modelo de perfeição.
(    ) Quando Paulo pediu aos filipenses para que o imitassem, não estava sendo presunçoso.
(    ) Precisamos compreender a atitude do apóstolo não como falta de modéstia, ou falsa humildade, mas imbuída de uma coragem espiritual e moral de colocar-se, em CRISTO, como referência de vida e fé para aquela igreja.
(    ) Paulo mostrou que a verdadeira humildade acata serenamente a responsabilidade de vivermos uma vida digna de ser imitada.
(    ) Que saibamos refletir sobre isso num tempo em que estamos carentes de referências ministeriais.

4- Qual o exemplo de outros obreiros fiéis (v.17b)?
(    ) Paulo estava reconhecendo o valor testemunhal de outros como ele que se espelharam nele como modelo de perfeição.
(    ) O texto da ARA tem uma tradução melhor dessa passagem: "observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós".
(    ) Paulo estava reconhecendo o valor da influência testemunhal de outros cristãos, entre os quais Timóteo e Epafrodito, que eram referências para as suas comunidades.
(    ) O apóstolo chama a atenção dos cristãos filipenses para observarem os fiéis e aprenderem uns com os outros objetivando a não se desviarem da fé.

5- Quem deve ter outro estilo de vida?
(    ) Somente obreiros têm livre acesso a CRISTO JESUS para serem usados em milagres.
(    ) Muitas vezes somos forçados a acreditar que somente os obreiros devem ter um estilo de vida separado exclusivamente a DEUS.
(    ) Essa dualidade entre "clero" e "leigos" remonta à velha prática eclesiástica estabelecida pela Igreja Romana, na Idade Média, onde uma elite (o clero) governa a igreja e esta (os leigos) se torna refém daquela.
(    ) É urgente resgatar o ideal da Reforma Protestante, ou seja, a "doutrina do sacerdócio de todos os crentes", ou "Sacerdócio Universal", reivindicada em 1 Pedro 2.9.
(    ) Todos nós, obreiros ou não, temos o livre acesso ao trono da Graça de DEUS por CRISTO JESUS.
(    ) Não tentemos costurar o véu que DEUS rasgou!

II. OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO (3.18,19)
6- Quem eram os inimigos da cruz (v.18)?
(    ) Paulo chama os filipenses de "inimigos da cruz de CRISTO".
(    ) Depois de identificar os inimigos da cruz de CRISTO, Paulo mostra que o ministério pastoral é regado com muitas lágrimas.
(    ) A maior luta do apóstolo era com as heresias dos falsos cristãos judeus.
(    ) Paulo chama os judaizantes de "inimigos da cruz de CRISTO".
(    ) O apóstolo conclamou a igreja a resistir tais inimigos, mesmo que com lágrimas, pois eles tinham como objetivo principal minar a sua autoridade pastoral.
(    ) O apóstolo já havia enfrentado inimigos semelhantes em Corinto.
(    ) Agora, em Filipos, havia outro grupo que adotava a doutrina gnóstica.
(    ) Este grupo de falsos crentes afirmava erroneamente que a matéria é ruim.
(    ) Logo, não há nenhum problema em pecar através da "carne", pois toda e qualquer coisa que fizermos com o corpo, e através dele, não afetará a nossa alma.
(    ) Essa idéia herética e diabólica é energicamente refutada pela Palavra de DEUS.

7- "O deus deles é o ventre" (3.19). O que significa "ventre" e onde Paulo derruba por terra esse equivocado pensamento?
(    ) O termo "ventre" aqui representa o estômago dos glutões.
(    ) O termo "ventre" aqui é figurado e representa os "apetites" carnais e sensuais.
(    ) Os inimigos da cruz viviam para satisfazer os prazeres da carne - glutonaria, bebedice, imoralidade sexual, etc. - satisfazendo todos os desejos lascivos, pois acreditavam que tais atitudes "meramente carnais" não afetariam a alma nem o espírito.
(    ) Porém, o ensino de Paulo aos gálatas derruba por terra esse equivocado pensamento.

8- Paulo sabia que aqueles falsos crentes não tinham qualquer escrúpulo nem vergonha. Qual a "glória" futura deles?
(    ) Ocuparão tronos durante o milênio.
(    ) Entregavam-se às degradações morais sem o menor pudor e, mesmo assim, queriam estar na igreja como se nada tivessem feito de errado.
(    ) O apóstolo os trata como inimigos da cruz de CRISTO, porque as atitudes deles invalidavam a obra expiatória do Senhor.
(    ) A declaração paulina é enfática acerca daqueles que negam a eficácia da cruz de CRISTO: a perdição eterna.
(    ) O castigo dos ímpios será inevitável e eterno.
(    ) Um dia, eles ressuscitarão para se apresentarem diante do Grande Trono Branco, no Juízo Final, e serão julgados e lançados na Geena (o lago de fogo), que é o estado final dos ímpios e dos demônios.

III. - O FUTURO GLORIOSO DOS QUE AMAM A CRUZ DE CRISTO (3.20,21)
9- Onde está nossa cidade, segundo Paulo?
(    ) Paulo lembra aos irmãos de Filipos que "a nossa cidade está nos céus".
(    ) Paulo lembra aos irmãos de Filipos que "a nossa cidade está no céu dos céus".
(    ) Quando o apóstolo escreveu tais palavras, ele tomou como exemplo a cidade de Filipos.
(    ) Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, "Filipos estava localizada na principal rota de transportes da Macedônia, uma extensão da Via Ápia, que unia a parte oriental do império à Itália".
(    ) O apóstolo faz questão de mostrar que aquilo que CRISTO tem preparado para os crentes é algo muito superior a Filipos.
(    ) O apóstolo mostra que o cidadão romano honrava a César, porém os crentes de Filipos deveriam honrar muito mais a JESUS CRISTO, o Rei da pátria celestial.
(    ) Em breve o Senhor virá sobre as nuvens do céu com poder e glória, para arrebatar a sua igreja levando-a para a cidade celeste, a Nova Jerusalém.

10- Qual o estado atual do nosso corpo e qual seu futuro?
(    ) O estado atual do nosso corpo é de vaso de honra, portanto não podemos nos sujeitar a enfermidades e à morte.
(    ) O estado atual do nosso corpo é de fraqueza, pois ainda estamos sujeitos às enfermidades e à morte.
(    ) Mas um dia receberemos um corpo glorificado e incorruptível.
 
11- O que ensinavam os gnósticos em relação ao corpo?
(    ) Os gnósticos ensinavam que o mal era inerente à alma.
(    ) Os gnósticos ensinavam que o mal era inerente ao corpo.
(    ) Diziam que só se deve servir a DEUS com o espírito.
(    ) Eles afirmavam ainda que de nada aproveita cuidar do corpo, pois este se perderá.
(    ) Erroneamente, acrescentavam que o interesse de CRISTO é salvar apenas o espírito.

12- Como a Palavra de DEUS refuta a falsa doutrina dos gnósticos?
(    ) Ainda que venhamos a sucumbir à morte, seremos um dia transformados.
(    ) Ainda que venhamos a sucumbir à morte, teremos um corpo glorioso igual ao de CRISTO glorificado.
(    ) Ainda que venhamos a sucumbir à morte, teremos um corpo glorioso semelhante ao de CRISTO glorificado.

13- Sobre Viver em esperança, complete:
Vivemos ____________________________ trabalhosos e difíceis (2 Tm 3.1-9). Quantas falsas __________________________ querem adentrar nossas igrejas. Infelizmente, não são poucos os que __________________________ na fé. Nós, contudo, à semelhança de Paulo, nutrimos uma gloriosa esperança (Rm 8.18). Haja o que houver, aconteça o que acontecer, o nosso _______________________________ estará seguro em DEUS e em sua promessa (Ap 7.17;21.4).

CONCLUSÃO
14- Complete:
Precisamos estar atentos, pois muitos são os __________________________ da cruz de CRISTO. Eles procuram introduzir, sorrateiramente, __________________________ contrárias e perniciosas à fé cristã. Muitos são os __________________________ do adversário para enganar os crentes e macular a Igreja do Senhor. Por isso, precisamos vigiar, orar e perseverar no "________________________ dos apóstolos" até a vinda de JESUS. Eis a promessa que gera a gloriosa ____________________________ em nosso coração.
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão - nº 55 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paulo. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W . Wiersbe
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas - Autores: João C. Maxwell & Les Parrott, PH. D. - Editora: SEXTANTE
Perdoando Para Viver - Autor: Wilson de Souza- Editora: MK Editora
Filipenses - A Humildade de CRISTO Como Exemplo Para a Igreja - Elienai Cabral - Livro tema do trimestre
Filipenses - Introdução e comentário - Ralph P. Martin - Série Cultura Bíblica - Editora Vida
Filipenses_Hendriksen (1)
João Macarthur - Comentáio Filipenses - http://www.editoraculturacrista.com.br
Novo Comentário Bíblico Contemporâneo - Filipenses - F. F. Bruce - Série Cultura Bíblica - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA - São Paulo - SP - 12ª edição 2002
http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net
http://www.portalebd.org.br/
Epistolas paulinas - http://pt.scribd.com/doc/146430796/E-P-Myer-Pearlman
 
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