TIAGO A PRÁTICA DA VIDA CRISTÃ

 

A Epístola Da Religião Pura:

Autor: Tiago, Irmão De Jesus, Casado, Homem De Caráter Íntegro, 

Honesto E Conselheiro;

Homem De Oração, Líder Da Igreja Em Jerusalém, Chamado "Tiago, O Justo"; Morreu, Segundo Historiadores, Por Volta Do Ano 60 D. C., Depois De Escrever Seu Livro Aproximadamente No Ano De 48 D. C..

Situação Da Época: Havia Grande Fome Na Judéia E O Movimento Zelote Usando De Violência,

Fazia Levantes Por Toda A Região, Promovendo Também Debates Religiosos; A Grande Preocupação De Tiago Era Com As Igrejas Abertas Por Todas As Províncias Vizinhas Quanto À Sua Liderança, Sem O Princípio Judaico, Que Estimulava As Boas Obras; O Mundo Estava Entrando Na Igreja: - O Rico Era Bajulado E O Pobre Humilhado;

Haviam Críticas E Palavras Descontroladas; A Sabedoria Era Terrena, Animal E Diabólica; A Inveja E A Ambição Promovia Violentas Discussões E Divisões; Era Grande A Inconstância Nas Coisas De Deus; Não Havia Reverência E Nem Temor De Deus; Os Doentes E Necessitados Eram Abandonados, Muitos Estavam Se Desviando Do Evangelho Verdadeiro. Falsos Mestres Se Introduziram Na Igreja. A Doutrina Da Justificação Pela Fé Era Largamente Difundida E Confundida Pela Igreja. Os Cristãos Foram Dispersos, Sendo Perseguidos E Maltratados;

Orações Não Eram Ouvidas Por Deus; Crentes Estavam Fracos Na Fé (Cheios De Problemas) Conselhos E Exortações De Tiago Para Solução Desses Problemas: 

Como Vencer As Provas E Tentações: 1 Jo 2:15,16 (Concupiscência Da Carne, Dos Olhos E Soberba Da Vida). Tentação É Indução Ao Mal Provação É Fidelidade A Deus Coisa Má, Vem Do Diabo Para Vencer Esse Mal. Pode Ser Também Passar Por Prova Vem De Deus, Coisa Boa

Águia E Pintainhos = A Águia Treina Seus Pintainhos Atirando-Os Do Despenhadeiro Até Que Os Mesmos Possam Voar Sozinhos.

Sete Passos Para A Vitória:

1-Saber Utilizar A Palavra De Deus.

2-Através Da Oração. 

3-Através Da Vigilância.

4-Através Da Disciplina Pessoal: Controle Do Corpo 

5-Resistindo Ao Diabo

6-Buscando A Santificação: Corpo, Alma E Espírito (1 Ts 4)

7-Ocupando A Mente Com Coisas Boas.

A Perseverança Na Oração: Buscar-Me-Eis E Me Achareis, Quando Me Buscardes De Todo O Vosso Coração, De Todo O Vosso Entendimento.

Duas Maneiras De Orar: Convencional E Oração Com Fé.

Tipos De Oração: Arrependimento ( 1 Jo 1:9),

Agradecimento (Ação De Graças),

Louvor (Pelo Que Deus Fez E Faz),

Adoração (Pelo Que Deus É),

Petição (Pedindo Por Nós Mesmos),

Consagração (Colocando-Nos A Disposição De Deus E De Sua Vontade),

Entrega Ou Lançamento ( Lançando Sobre Ele Todas As Vossas Anciedades),

Intercessão (Pelos Outros, A Favor De E Contra Satanás)

 

A Prática Da Palavra De Deus: Grande Distância Entre Falar E Fazer

Grande Distância Entre Pregar E Praticar

Grande Distância Entre Ensinar E Dar O Exemplo

Somos Vistos Pelo Mundo Como Cristãos Ou Como Atores, Representando Um Papel De Seguidores De Cristo? Analisemo-Nos A Nós Mesmos.

A Religião Pura E Imaculada

União Do Homem Com Deus - Processo Gradativo, Vamos Crescendo.

Características:

1.       Saber Refrear A Língua:

Pv18:21 - Poder De Vida E De Morte Na Língua, Por Suas Palavras Serás Justificado, Semear Na Carne, Na Carne Ceifará.

2.       Visitar Órfãos E Viúvas

Ajuda Material Também É Importante.

3.       Guardar-Se Da Corrupção Do Mundo

4.       Santificação No Corpo, Alma E Espírito

Maná: Colhido De Madrugada, Moído, Preparado Com Água, Bolo Para Comer E Dar De Comer.

Deus Condena A Acepção De Pessoas: Receber O Rosto, Olhar O Exterior, Rm 3:23: "Todos Pecaram E Destituídos Estavam Da Glória De Deus."

Espírito Santo Não Tem Sexo: Mulheres Podem E Devem Trabalhar Na Obra Do Senhor.

Predestinação: Equidade:

A Fé Sem Obras É Morta: O Mundo Só Saberá Que Temos Fé Em Deus Se Ver As Nossas Boas Obras Feitas Em Cristo. 1 Pe 2:12 "O Vosso Procedimento Entre Os Gentios Seja Correto, Para Que, Naquilo Em Que Falam Mal De Vós, Como De Malfeitores, Observando As Vossas Boas Obras, Glorifiquem A Deus No Dia Da Visitação.

Somos Justificados Pela Fé , Sem As Obras ( Ex.: Ladrão Da Cruz); Mas Somos Condenados Pela Falta De Fé Quando Não Praticamos Aquilo Para Que Fomos Chamados. As Obras Devem Ser O Resultado De Uma Legítima Conversão.

Circuncisão De Abrahão ( Justificado Pela Fé Antes Da Circuncisão, Sinal, Externo Exigido Depois)

Salvação ( Sinal Interno Que Os Que Nos Vêm Notam A Mudança Externa)

Batismo No Espírito Santo ( Sinal Interno)

Batismo Nas Águas ( Sinal Externo, Exigido Por Deus, Mc 16:15)

  O Tropeço Na Palavra: Pequeno Leme, Navio Grande (Língua)

                            Pv 18:21 "O Poder De Vida E De Morte Está Na Língua" ( Sempre Abençoar)

                            Batismo No Espírito Quando Deus Consegue Dominar A Língua. Penas De Galinha Espalhadas Pela Cidade Toda, Pegue=As De Volta Todas Se Puder (Nunca Mais Volta A Ser Como Dantes.).

    A Sabedoria Do Alto: Sábio É:

- Aquele Que Tem Bom Trato: Aquele Que Tem Obras De Mansidão De Sabedoria Aquele Que Vê O Mal E Se Esconde (Fugi De Toda A Aparência Do Mal)

Aquele Que Ganha Almas

Características Da Sabedoria Que Vem Do Alto: Pura, Pacífica, Moderada, Tratável, Cheia De Misericórdia, Cheia De Bons Frutos, Sem Parcialidade, Sem Hipocrisia (Fingimento).

    Diferença Entre Palavra De Sabedoria E Sabedoria Que Vem Do Alto: Palavra De Sabedoria : Dom Do Espírito, Palavra No Futuro, Só Deus Sabe, Manifestação Sobrenatural. Sabedoria Que Vem Do Alto, De Deus: Sabedoria Que É Dada Para Se Fazer Alguma Coisa Ou Resolver Algum Problema. É Residente Na Pessoa.

     Resistindo Às Paixões Humanas: Como Fazer Para Acabar Com As Divisões Entre Irmãos?

1- Sujeitando A Deus E Resistindo Ao Diabo

2- Chegando-Se A Deus

3- Purificando O Coração

4- Sentindo As Misérias

5- Humilhando-Se Perante O Senhor

6- Não Falar Mal Uns Dos Outros

A Falibilidade Dos Projetos Humanos: Muitos Planos Nascem Da Soberba Não Levam Em Conta A Vontade De Deus. O Dia De Amanhã Não Nos Pertence, A Vida É Como O Vapor. Devemos Sempre Dizer E Ter Consciência De Que Se O Senhor Quiser Faremos Isso Ou Aquilo; Também Nos Lembramos De Que Se Vivermos... Os Ricos Opressores São Condenados: Riquezas Criadas Por Deus Produzidas Pelo Homem Ricos Miseráveis Acumulação Iníqua De Riquezas Sistemas Econômicos Injustos Má Distribuição De Renda Efeitos Sociais Desastrosos A Igreja Deve Ensinar Que: Aquele Que Tem Muito, Ajuda Aquele Que Não Tem, Afim De Que Ao Que Tem Não Sobre, E Ao Que Não Tem Não Falte.(Ex.: At 4:34,35) O Que Tem Reparta Com O Que Não Tem. Paciência E Constância: A Paciência Do Crente O Leva À Presença De Deus E Ao Descanso Eterno. "Portanto, Meus Amados Irmãos, Sede Sempre Firmes E Constantes, Sempre Abundantes Na Obra Do Senhor, Sabendo Que O Vosso Trabalho Não É Vão No Senhor". 1co15:58. Vistes A Paciência De Jó? Paciência É Perseverar Na Fé Mesmo Que Lhe Custe A Vida. "Porquanto, Ainda Que A Figueira Não Floresça, Nem Haja Fruto Na Vide; O Produto Da Oliveira Minta, E Os Campos Não Produzam Mantimento; As Ovelhas Da Malhada Sejam Arrebatadas, E Nos Currais Não Haja Vacas, Todavia, Eu Me Alegrarei No Senhor, Exultarei No Deus Da Minha Salvação." "Porque Necessitais De Paciência, Para Que, Depois De Haverdes Feito A Vontade De Deus, Possais Alcançar A Promessa. Porque Ainda Um Poucochinho De Tempo, E O Que Há De Vir Virá E Não Tardará.

Mas O Justo Viverá Da Fé; E, Se Ele Recuar, A Minha Alma Não Tem Prazer Nele."  Administrando Os Meios Da Graça: Tt 2:11 "Porque A Graça De Deus Se Há Manifestado, Trazendo Salvação A Todos Os Homens" Sozo = Salvação = Abrange Corpo , Alma E Espírito. Se Está Aflito Ore, Se Está Alegre Cante. Sl 34:19 = "Muitas São As Aflições Do Justo, Mas O Senhor O Livra De Todas." Jo 16:33= "No Mundo Tereis Aflições, Mas Tende Bom Ânimo, Eu Venci O Mundo." Rm 8:37= "Mas Em Todas Essas Coisas Somos Mais Do Que Vencedores, Por Aquele Que Nos Amou." Em Todas As Situações Pelas Quais Passamos, Damos Graças A Deus Por Mais Uma Oportunidade De Sermos Provados E Vencermos Com Cristo Ao Nosso Lado. Está Alguëm Alegre, Cante = Diferença Entre Louvor E Adoração  A Beleza = A Verdadeira Beleza Vem De Dentro, De Um Espírito Manso E Quieto (1 Pe 3:4)

Rios De Água Viva Fluirão De Dentro Daquele Que Ama Ao Senhor E O Serve Com Alegria.

Procure Atentar Para Aqueles Que Estão Ao Pé Do Caminho, Que Não Têm Forças Para Caminhar,

        Aquele Que Fizer Um Desviado Voltar À Casa Do Senhor Salvará Da Morte Uma Alma E Cobrirá         Uma Multidão De Pecados.

 

 

   Topo

     Home