ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus foi fundada no Brasil em 1911, em Belém do Pará, por dois jovens de origem Sueca, membros da Igreja Batista em seu país. Deus os usou como instrumento poderoso em suas mãos. Daniel Berg e Gunnar Vingren deflagrou o maior movimento pentecostal da história contemporânea da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil.

Há exato 63 anos atrás, quando ainda a pequena Imperatriz não passava de uma vila espremida entre o campo de avião e o rio Tocantins, chegava aqui pastor Plínio Pereira de Carvalho, para fundar a Assembléia de Deus em Imperatriz, o trabalho começa com o histórico culto no dia 16.09.1952 em uma casa recém adquirida por aquele obreiro.

Estava com o pastor Plínio naquele inicio os seguintes irmãos: Maria Rodrigues Carvalho, Marcos Rodrigues Bandeira, Rosa Rodrigues Bandeira Jorge Pereira da Silva, Francisca Bandeira da Silva, Januário Rodrigues Bandeira, Pedro Pereira Rocha, Neném Bandeira, Amadeu Bandeira, Maria Doraci Bandeira, Teodoro Pereira Rocha, Jonas Bandeira, Eunice Bandeira, Felícia Rodrigues Bandeiras, Evaristo Rocha e Maria de Jesus Coelho.

Cinco anos depois, isto é, em 1957 agora na liderança do pastor Luis de França Moreira, que assumira o pastorado em 1954, é inaugurado o primeiro templo da Assembléia de Deus, no dia primeiro de setembro 1957 na rua quinze de novembro esquina com a rua Gonçalves Dias.

A igreja crescia, já era mais de 200 crentes na sede e se expandia nos povoados vizinhos, com a abertura da rodovia Belém Brasília em 1960, tanto a cidade como toda a região tocantina passa a receber pessoas de todos os estados brasileiros numa verdadeira explosão demográfica, com a mesma velocidade e proporção a igreja crescia ocupando espaço na cidade, abrindo igrejas nos povoados que surgiam.

Vêm os anos 80 e o velho guerreiro pastor Luis de França falece em 15 de julho de 1984, depois do seu falecimento assume em seu lugar o pastor Jose Ribeiro de Sousa, no mesmo ano o pastor Jairo Saldanha de Oliveira que hoje dorme no Senhor, assumiu a presidência e com ele veio o sonho do grande Templo Central, cuja construção teve o inicio em 1986 e terminou em 1999 já sob a liderança do pastor Raul Cavalcante Batista que assumira a presidência em 1993, sucedendo aos pastores Daniel Rodrigues e Sebastião Andrade de Sousa.

Pastor Raul com seu espírito empreendedor, cheio de sabedoria e graça do Espírito Santo e grande amor por missões, alavanca ainda mais o crescimento da igreja que contava com 22 congregações, hoje temos 173 congregações e mais de 700 missionários distribuídos em 10 estados brasileiro e em 15 nações. Na área da comunicação adquiriu a Radio Cidade Esperança e o canal de Televisão Cidade Esperança, onde tem levado a mensagem de salvação nos lares dos imperatrizenses e cidades vizinhas . Na educação o Ibadi hoje é um instituto com vários cursos teológicos, para melhor preparo dos obreiros, o CETE Centro de Recuperação Esperança. Enfim temos bênçãos e mais bênçãos, e Graças a Deus o evangelho de Jesus tem sido anunciado

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Igreja segue fiel à doutrina dos apóstolos, guiada a cada dia pelo espírito da verdade que distribui como lhe convém, a cada crente os dons espirituais tão necessários à caminhada vitoriosa, testemunhando de Cristo a este povo que, em trevas, tateiam sem rumos.

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE IMPERATRIZ - MA

Rua Gonçalves Dias, 565 - centro

www.apazdosenhor.org.br

EMAIL: templocentralassembleia@gmail.com

Imperatriz - Maranhão

HISTÓRICO DO TEMPLO CENTRAL

EM 25/12/1985 - FOI FEITO A LIMPEZA DO TERRENO EM 24/08/1986 - DEU-SE O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL AUTOR DO PROJETO: PASTOR JAIRO SALDANHA DE OLIVEIRA

ENGENHEIRO CIVIL: OTONIEL GOMES COSTA ALBERTO MILHOMEM

CONSTRUTOR: LUIS DE SOUSA LIMA, DAVI VIEIRA COSTA, SAMUEL CAVALCANTE ROMEU EM OUTUBRO DE 1986: DEU-SE INICIO A CONSTRUÇÃO NA GESTÃO DO Pr. PRESIDENTE: JAIRO SALDANHA DE OLIVEIRA CNCLUIDO A INAUGURAÇÃO EM 18/12/1999, NA GESTÃO DO Pr. RAUL CAVALCANTE BATISTA.

ESTRUTURA DO TEMPLO:

* AREA TOTAL: 60X100 = 6.000 M²

* AREA CONSTRUIDA: 33X87 = 2.871 M²

* AREA CONSTRUIDA DE GALERIA: 1.819 M²

* ALTURA: 14 Mts

* TOTAL DE AREA CONSTRUIDA: 4.690

* NAVE DO TEMPLO: 55X32 = 1.760 M²

* PÚLPITO: 18X8 = 144 M²

* SALA DE CONVENÇÃO: 12X7 = 84 M²

* 4 SALA PARA MATERIAIS DE EXPEDIENTE

* 15 SALAS PARA SECRETARIAS E DEPARTAMENTOS

* 4 SALAS PARA ARQUIVOS, SOM E ETC...

* VESTIARIOS MASCULINOS E FEMININOS

* PÁTIO DE ESTACIONAMENTO DIREITO: 17X128 = 2.176 M²

* PÁTIO DE ESTACIONAMENTO ESQUERDO: 10X100 = 1.000 M²

* BANHEIRO FEMININO: 12 BOX 6 PIAS

* BANHEIRO MASCULINO: 12 BOX 6 PIAS

* 3 BEBEDOUROS COLETIVOS

* CAPACIDADE GERAL 12.000 PESSOAS SENTADAS

* AGLOMERAÇÃO: 20.000 PESSOAS.

* A igreja cumprindo o ide de Jesus Cristo*